Queridos alunos e amigos...


A CRIATIVIDADE É UMA FORÇA QUE DORME DENTRO DA GENTE!


MAS, PODE SER ACORDADA DE VÁRIAS MANEIRAS


PORÉM, MOTIVAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO SÃO OS PRINCIPAIS INSTRUMENTOS PARA ESSE "ACORDAR"!

SEJAM BEM VINDOS!


PROFESSORA ROSANE SANTOS

quinta-feira, 31 de março de 2011

PARTE 3 - REVISÃO PARA O SIMULADO – 2º. ANO – EM - PROFESSORA ROSANE SANTOS


 REVISÃO PARA O SIMULADO
 PARTE 3
2O. ANO - EM

               VÍRUS

Os vírus são apenas moléculas de ácido nucléico (DNA ou RNA) envolvidas por uma cápsula protéica e, portanto, muito menores e mais simples do que as bactérias.
Os vírus são organismos acelulares que contêm um pequeno material genético (DNA ou RNA) e uma cápsula de proteínas para protegê-lo.
Os vírus são o assunto do momento. Desde a divulgação dos primeiros casos de gripe tipo A, em abril, de 2009 no México, a mídia vem veiculando permanentemente informações sobre a referida doença no Brasil e no mundo.  Portanto, é um tópico com grande possibilidade de aparecer em provas de vestibulares e do Enem.
Ao estudar o assunto o vestibulando deve primar por alguns pontos básicos:
- Os vírus são seres acelulares;
- Sofrem mutações;
- Reproduzem-se (somente dentro de uma célula viva à são parasitas intracelulares obrigatórios);
- Possuem apenas 1 tipo de ácido nucléico (há vírus de DNA e vírus de RNA).  No caso do vírus da gripe tipo A, temos um vírus de RNA.
- São constituídos por uma cápsula protéica (capsídeo) e um miolo de material genético.
- Reconhecem a célula a ser infectada através de interações entre proteínas do capsídeo e proteínas da membrana plasmática da célula a ser infectada

COMO SÃO OS VÍRUS

                Cilíndricos (TMV – Tabacco Mosaic Vírus), arredondados (vírus da gripe), poliédricos (adenovírus) e até  parecer um espermatozóide, com uma “cabeça” e uma “cauda”.      














Nos vírus o material genético pode ser o DNA ou o RNA, mas nunca os dois juntos. O DNA ou o RNA pode ser de fita simples ou de fita dupla. Em qualquer caso, o ácido nucléico sempre está envolvido por uma camada de proteína chamada capsídeo.

·  Ácido nucléico + Capsídeo = Vírion (partícula viral individual). Existe ainda, em alguns vírus, uma espécie de envelope ou cápsula dupla externa, de composição lipoprotéica, muitas vezes derivada da membrana plasmática das células infectadas. Essa cápsula também contém proteínas e glicoproteínas feitas pelo próprio vírus. Pode haver em alguns vírus, algumas poucas enzimas no interior do capsídeo.

·  Capsídio - é o envoltório do vírus, formado por proteínas. Além de proteger o ácido nucléico, o capsídio tem a capacidade de combinar-se quimicamente com substâncias presentes na superfície da célula. Alguns vírus podem apresentar lipídio, proveniente da membrana da célula onde se originaram.


·  Vírion - A partícula viral, quando fora da célula hospedeira, é chamada de vírion. Cada espécie de vírus apresenta vírions de formatos diferentes.


·  São parasitas obrigatórios, ou seja, precisam de uma célula hospedeira para se reproduzir. O vírus invade uma célula e assume o comando, fazendo com que ela trabalhe quase que exclusivamente para produzir novos vírus. A infecção viral geralmente causa profundas alterações no metabolismo celular, podendo levar à morte das células afetadas. Os vírus causam doenças em plantas e animais (incluindo o homem).
Fora da célula hospedeira, os vírus não manifestam nenhuma atividade vital e se houver alguma célula compatível à sua disposição, um único vírus é capaz de originar, em cerca de 20 minutos, centenas de novos vírus.
Até o momento, poucas drogas se mostraram eficazes em destruir os vírus sem causar sérios efeitos colaterais. A melhor maneira de combater as doenças virais é através de vacinas.

·  Especificidade viral - Um tipo de vírus ataca apenas determinados tipos de células, por que o vírus só consegue infectar a célula que tiver em sua membrana substâncias às quais ele possa se ligar.

Por exemplo: o vírus da poliomielite infecta apenas células nervosas, intestinais e da mucosa da garganta. O vírus da Rubéola já consegue infectar maior número de tecidos humanos. O vírus da gripe é bastante versátil e pode infectar diversos tipos de células humanas.

Reprodução

A reprodução envolve dois aspectos: a duplicação do material genético viral e a síntese das proteínas do capsídio. O vírus entra na célula hospedeira, inibe o funcionamento do material genético da célula infectada e passa a comandar as sínteses de proteína.

Bacteriófago

Esse vírus (Bacteriófago T4), se reproduz em certas linhagens de bactéria Escheirchia coli. Ao entrar em contato com a bactéria, adere à parede celular por meio de certas proteínas presentes nas fibras de sua cauda. Na cauda desse vírus, estão presentes também enzimas que são capazes de digerir e perfurar a parede da célula bacteriana. O DNA do bacteriófago é injetado no citoplasma celular.
Os genes do vírus são transcritos em moléculas de RNA e traduzidos em proteínas virais. Isso ocorre por que a célula não diferencia os genes do invasor de seus próprios genes. Em poucos minutos, a bactéria está totalmente controlada pelo bacteriófago. O passo seguinte será a produção de proteínas que constituirão as cabeças e caudas dos novos vírus. Depois, as cabeças e caudas se agregam ao DNA formando vírions completos.
Cerca de 30 minutos após a entrada de um único vírus, a célula já está repleta de partículas virais. Nesse momento, são produzidas enzimas que iniciam a destruição ou lise (do grego lysys, destruição) da parede bacteriana, que arrebenta e libera centenas de vírions maduros que podem reiniciar o ciclo.

Lise da célula bacteriana, liberando centenas de novos vírions


Doenças Causadas por Vírus
Os vírus podem causar doenças em plantas e animais. As principais doenças causadas por vírus que atingem o homem são:
Hidrofobia (Raiva): saliva introduzida pela mordida de animais infectados (o cão, por exemplo). Infecção: o vírus penetra pelo ferimento e instala-se no sistema nervoso. Controle: vacinação de animais domésticos e aplicação de soro e vacina em pessoas mordidas. Sintomas e características: febre, mal-estar, delírios, convulsões, paralisia dos músculos respiratórios (é doença mortal).
Hepatite Infecciosa: transmissão: gotículas de muco e saliva; contaminação fecal de água e objetos. Infecção: o vírus instala-se no fígado onde se multiplica, destruindo células. Controle: injeção de gamaglobulina em pessoas que entram em contato com o doente; saneamento, cuidados com alimentos ingeridos. Sintomas e características: febre, anorexia, náuseas, mal-estar, icterícia (pode ser fatal).
Caxumba: transmissão: contato direto; objetos contaminados; gotículas de saliva. Infecção: o vírus multiplica-se nas glândulas parótidas; eventualmente localiza-se em outros órgãos, como ovários e testículos. Controle: vacinação. Sintomas e características: parotidite (infecção das parótidas), com inchaço abaixo e em frente das orelhas (pode tornar a pessoa estéril se atingir os testículos ou os ovários).
Gripe: Existem centenas de variedades desse vírus, e todos portadores de RNA. A infecção começa quando o vírion adere à substâncias presentes na superfície das células (geralmente as que revestem as vias respiratórias). O vírus penetra por inteiro, diferindo-se do vírus bacteriófago que só injeta o material genético. No interior da célula já infectada, o capsídio é digerido por enzimas, liberando o RNA viral no citoplasma celular. O RNA é capaz de se duplicar, dando origem à inúmeras cópias dentro da célula hospedeira. A união de ácidos nucléicos e capsídios originam novos vírions que se libertam das células infectadas. Não há a morte da célula hospedeira, embora isso possa ocorrer. Transmissão: gotículas de secreção expelidas pelas vias respiratórias. Infecção: o vírus penetra pela boca ou pelo nariz, localizando-se nas vias respiratórias superiores. Controle: nenhum. Sintomas e características: febre, prostração, dores de cabeça e musculares, obstrução nasal e tosse.
Rubéola: transmissão: gotículas de muco e saliva; contato direto. Infecção: o vírus penetra pelas vias respiratórias e se dissemina através do sangue. Controle: aplicação de imunoglobulina (com efeito protetor discutível). Sintomas e características: febre, prostração, erupções cutâneas (em embriões provoca a morte ou deficiências congênitas).
Varíola: transmissão: gotículas de saliva; objetos contaminados e contato direto. Infecção: o vírus penetra pelas mucosas das vias respiratórias e dissemina-se através do sangue; finalmente, atinge a pele e as mucosas, causando lesões. Controle: vacinação. Sintomas e características: febre alta e erupções cutâneas (geralmente deixando cicatrizes na pele; pode ser fatal).
Sarampo: transmissão: contato direto e indireto com secreções nasofaríngeas da pessoa doente. Infecção: o vírus penetra pelas mucosas das vias respiratórias e dissemina-se através do sangue. Controle: vacinação. Sintomas e características: febre alta, tosse, vermelhidão por todo o corpo (pode ser fatal em crianças).
Febre Amarela: transmissão: Picada de mosquitos, entre os quais se destaca o Aedes aegypti. Infecção: o vírus penetra através da pele, dissemina-se pelo sangue e localiza-se no fígado, na medula óssea, no baço e em outros órgãos. Controle: vacinação e combate aos mosquitos transmissores. Sintomas e características: febre alta, náuseas, vômitos, calafrios, prostração e pele amarelada (pode ser fatal).
Poliomielite: transmissão: alimento e objetos contaminados; secreções respiratórias. Infecção: o vírus penetra pela boca, multiplica-se no intestino, dissemina-se pelo sangue e instala-se no sistema nervoso central, onde destrói os neurônios. Controle: vacinação. Sintomas e características: paralisia dos membros; em muitos casos ocorrem apenas febres baixas e indisposição, que logo desaparecem sem causar problemas (provoca deficiência física).

AIDS (Síndrome da Imuno-Deficiência Adquirida): Há certos retrovírus como o HIV (Human Immunodeficiency Virus) que ataca os linfócitos T do sangue e é o agente causador da AIDS. Transmissão: sangue, esperma e muco vaginal contaminados. Infecção: o vírus penetra no organismo através de relações sexuais, uso de agulhas de injeção contaminadas ou transfusões de sangue infectado; ataca o sistema imunológico. Controle: uso de preservativos (Camisinha-vénus) nas relações sexuais e de agulhas descartáveis ou esterilizadas; controle rigoroso, por parte dos bancos de sangue da qualidade do sangue doado; ainda não existem remédios ou vacinas eficazes contra a doença. Sintomas e características: febre intermitente, diarréia, emagrecimento rápido, inflamação dos gânglios linfáticos, doenças do aparelho respiratório, infecções variadas, câncer de pele (doença mortal em 100% dos casos).

Retrovírus: Seu material hereditário é o RNA e sua principal característica é a presença da enzima transcriptase reversa, capaz de produzir moléculas de DNA a partir do RNA. A membrana desse vírus se funde com a membrana da célula e o capsídio viral penetra no citoplasma celular. O RNA, então, produz uma molécula de DNA que irá penetrar no núcleo da célula, introduzir-se em um dos cromossomos do hospedeiro e recombinar-se com o DNA celular. Esse DNA viral integrado ao cromossomo celular é chamado de provírus, que irá produzir moléculas de RNA, originando centenas de vírions completos. Uma vez com os genes do provírus integrados aos da célula, esta irá produzir partículas virais durante toda a sua vida. Não leva a morte da célula hospedeira, mas esta poderá transmitir o provírus para suas células filhas. Os retrovírus contêm cadeias simples de RNA, enzima transcriptase reversa e produzem DNA tendo como modelo o RNA viral.

Câncer: Muitos retrovírus possuem genes denominados oncogenes, que induzem as células hospedeiras à divisão descontrolada com a formação de tumores cancerosos.


EXERCITANDO O CÉREBRO
01- (UNIVASF-JUNHO/2008)  Da tabela abaixo constam distintas doenças virais, juntamente com alguns de seus mecanismos de transmissão e de prevenção. A esse propósito, assinale a alternativa incorreta.



Doenças
Transmissão
Prevenção
a)
Hepatite A
Água ou alimentos contaminados pelo vírus
Saneamento básico, vacinação.
b)
Rubéola, sarampo e toxoplasmose
Gotículas eliminadas por tosse, espirro e fala.
Vacinação e fuga ao contato com doentes.
c)
Hepatite B
Transfusão de sangue, contato sexual, materiais contaminados
Evitar contágio por sangue e materiais contaminados e vacinação.
d)
Dengue e febre amarela urbana
Picada de mosquito Aedes aegypti.
Combate ao mosquito e vacinação (quando existente).
e)
Raiva
Mordedura por animais, principalmente, gatos e cães infectados pelo vírus.
Vacinação de animais transmissores.



02- (UFJF-JULHO/2003) Os vírus não são considerados células porque:
a) possuem somente um cromossomo e são muito pequenos.
b) não possuem mitocôndrias e o retículo endoplasmático é pouco desenvolvido.
c) não têm membrana plasmática nem metabolismo próprio.
d) parasitam plantas e animais e dependem de outras células para sobreviver.
e) seu material genético sofre muitas mutações e é constituído apenas por RNA.

03- (UEPB/2009) Sobre os vírus, podemos afirmar que:
a) a transmissão dos vírus das plantas ocorre exclusivamente por difusão mecânica, ou seja, quando uma pessoa manipula uma planta infectada e a seguir uma sadia.
b) são estruturalmente simples, sendo formados por uma ou mais cápsulas protéicas, que envolvem o DNA e o RNA, compondo o nucleocapsídeo. Alguns vírus apresentam ainda um envoltório externo ao nucleocapsídeo denominado envelope.
c) se reproduzem sempre no interior de uma célula hospedeira, exceto os bacteriófagos, por terem dois tipos de ciclos de replicação: o ciclo lítico e o ciclo lisogênico.
d) a infecção viral é específica, sendo esta especificidade decorrência do fato de que para um vírus penetrar em uma célula deve haver uma interação das proteínas virais com as proteínas receptoras existentes na membrana plasmática das células.
e) os retrovírus podem apresentar DNA ou RNA, mas obrigatoriamente apresentam a transcriptase reversa.

04- (UNIFAL/2008)  Os estudos sobre as formas de replicação dos vírus intensificaram-se nos últimos anos, objetivando encontrar meios mais eficientes de prevenção e tratamento de doenças virais nos seres humanos. Tais estudos têm demonstrado que existem diferentes tipos de vírus e diferentes formas de replicação. Os vírus de RNA de cadeia simples podem ser divididos em três tipos básicos, conhecidos como vírus de cadeia positiva, vírus de cadeia negativa e como retrovírus.
Com relação aos diferentes tipos de replicação dos vírus, analise as afirmativas abaixo.
I - Os retrovírus contêm cadeias simples de RNA, enzima transcriptase reversa e produzem DNA tendo como modelo o RNA viral.
II - Os vírus de cadeia negativa possuem RNA genômico com as mesmas seqüências de bases nitrogenadas dos RNA mensageiros (RNAm) formados. Dessa maneira, moléculas de RNA servem de modelo para a síntese de moléculas de RNA complementares à cadeia molde.
III - Os vírus de cadeia positiva possuem RNA genômico com seqüências de bases nitrogenadas complementares às dos RNAm formados. Desta maneira, moléculas de RNA servem de modelo para a síntese do RNAm.
IV - Os retrovírus contêm uma cadeia de RNA dupla hélice que serve de base para a transcrição do DNA necessário à replicação.
Marque a alternativa correta.
a) Somente II e III são corretas.
b) Somente IV é correta.
c) Somente I é correta.
d) Somente I, II e III são corretas.

05- (UFLA-JULHO/2006) O jornal Folha de São Paulo, em 6/4/2006, noticiou que a AIDS (em português: SIDA – síndrome da Imunodeficiência Adquirida), hoje em dia, já faz parte do grupo das doenças negligenciadas pelos países ricos. Estando 95% dos portadores dessa doença nos países pobres, o investimento em pesquisa é pequeno, ocasionando pouco avanço na descoberta de novos tratamentos.
Em relação a essa doença, afirma-se:
I- A doença é causada por vírus.
II- A doença provoca diminuição na produção de hemácias.
III- Os sintomas iniciais são característicos, contribuindo para o diagnóstico.
IV- A doença atua sobre o sistema imunológico, diminuindo a resistência do organismo.
De acordo com os conhecimentos atuais, assinale
a) Se apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
b) Se apenas as afirmativas I e II estão corretas.
c) Se apenas as afirmativas I e III estão corretas.
d) Se apenas as afirmativas I e IV estão corretas.
e) Se apenas as afirmativas II e III estão corretas.

06- (UFES/2008) Das doenças abaixo, a que NÃO é causada por vírus é
a) Síndrome da Imunodeficiência Adquirida.
b) Dengue.
c) Tétano.
d) Influenza.
e) Raiva.

07- (UFScar/2006) "Nesta cidade, vacinação anti-rábica. Não deixe de levar seus cães e gatos".
A Vigilância Sanitária promove, ao longo do ano, campanha para a vacinação anti-rábica de cães e gatos. Nessas campanhas, as pessoas não são vacinadas porque
a) com os animais vacinados, é menor a probabilidade dos humanos contraírem a doença.
b) a raiva só ocorre em humanos quando contraída através da mordida de morcegos.
c) ainda não existe uma vacina específica para os humanos.
d) a raiva é uma doença exclusiva de cães e gatos.
e) já foram imunizadas com a vacina tríplice tomada quando criança.

08- (UFV/2004) Os vírus são parasitas intracelulares obrigatórios que realizam todas as fases do ciclo no interior de uma célula hospedeira. Sem contato com as células, as partículas virais são inertes e não apresentam atividade biológica aparente. Com relação aos vírus que infectam eucariotos, assinale a alternativa INCORRETA:
a) Alguns vírus são capazes de infectar células animais e vegetais, multiplicando-se em ambos os organismos.
b) Os vírus que infectam animais normalmente penetram na célula por meio de endocitose mediada por receptores.
c) A infecção de uma célula vegetal por vírus com genoma de DNA tem como desfecho a lise da parede celular.
d) Os retrovírus integram seu genoma ao genoma da célula e alguns estão associados à ocorrência de câncer.
e) Morcegos hematófagos e roedores são exemplos de vetores de vírus que infectam seres humanos.

09- (FGV/2009) CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA RUBÉOLA COMEÇA HOJE. HOMENS DE 20 A 39 ANOS SÃO O PRINCIPAL FOCO.
                                                                                                                   ("Folha de S. Paulo", 09.08.2008)
Na campanha promovida pelo Ministério da Saúde, embora homens e mulheres tenham sido chamados à vacinação, a ênfase foi para a vacinação dos homens adultos. Sobre isso, foram feitas as seguintes afirmações:
I. A rubéola, nos adultos, geralmente não é grave; caracteriza-se por febre baixa e pequenas manchas vermelhas no corpo, sintomas que desaparecem depois de alguns dias.
II. Quando a rubéola se manifesta em gestantes, principalmente nos primeiros meses da gravidez, pode acarretar a morte do feto, provocar malformações ou a surdez do bebê.
III. As mulheres são obrigatoriamente vacinadas quando dos exames pré-natal e por isso correm menor risco de contrair a rubéola, o que justifica não terem sido o principal foco da campanha de vacinação.
IV. A vacinação dos homens não é regular e, embora a rubéola não traga risco ao organismo do homem, obriga-os a faltar ao trabalho, o que justifica serem o principal foco da campanha de vacinação.
Pode-se dizer que estão corretas as afirmações:
a) I e II, apenas.
b) II e III, apenas.
c) I, II e III, apenas.
d) II, III e IV, apenas.
e) I, II, III e IV.

10- (UTFPR/2008) Em 25 anos o HIV matou 25 milhões de pessoas e está presente em outros 40 milhões. É a segunda doença infecciosa que mais faz vítimas no mundo, logo atrás da tuberculose. Em 2005, 3 milhões de pessoas morreram devido a AIDS; dessas vítimas, 570 mil eram crianças. Dentre as características biológicas citadas a seguir a única que pode ser encontrada no vírus da AIDS é:
a) parede celular formada por substâncias mucocomplexas.
b) DNA de fita simples.
c) pequenos anéis de DNA, os plasmídeos, dispersos no capsídeo.
d) membrana externa lipoprotéica.
e) enzima especial, a transcriptase reversa, para produzir DNA.

11- (PUC-RJ/2008)  A dengue continua sendo um problema de saúde pública para o Estado do Rio de Janeiro. Assim, conhecendo-se o causador da dengue e seu vetor, podemos usar como medidas profiláticas a:
a) vacinação em massa da população contra a bactéria causadora dessa doença.
b) exterminação de ratos vetores do vírus causador dessa doença.
c) eliminação dos insetos vetores da bactéria causadora dessa doença.
d) eliminação dos insetos vetores do vírus causador dessa doença.
e) distribuição de antibióticos contra a bactéria causadora dessa doença.

12- (UFJF-JULHO/2003) Os vírus não são considerados células porque:
a) possuem somente um cromossomo e são muito pequenos.
b) não possuem mitocôndrias e o retículo endoplasmático é pouco desenvolvido.
c) não têm membrana plasmática nem metabolismo próprio.
d) parasitam plantas e animais e dependem de outras células para sobreviver.
e) seu material genético sofre muitas mutações e é constituído apenas por RNA.

13- (UFC/2008) A Inglaterra anunciou que meninas entre 12 e 13 anos poderão receber vacina contra o HPV (papilomavírus humano), que causa grande parte dos tipos de câncer do colo do útero, além do condiloma acuminado. Com base nessa informação, responda ao que se pede.
a) Cite dois métodos que podem impedir a contaminação por essa doença e ao mesmo tempo evitar uma gravidez não planejada.
Preservativo masculino / preservativo feminino / abstinência sexual.
b) Considerando a diversidade de opção sexual, vacinar apenas indivíduos do sexo feminino será uma medida eficaz para acabar com a transmissão da doença condiloma acuminado na população? Justifique.
Não, pois casais homossexuais masculinos que se relacionam sem preservativo podem transmitir e/ou contrair o HPV.
c) A descoberta e a utilização de uma vacina para uma determinada doença é um grande avanço para a saúde pública. Porém, além das vacinas existe também o soro como forma de imunizar a população. Qual a diferença entre vacina e soro e qual é o mais indicado para uma situação na qual o antígeno já está no organismo?
A vacina contém o antígeno em forma atenuada, enfraquecido, ou com microorganismos mortos.Tem função preventiva.
Já o soro contém os anticorpos e tem ação curativa.

d) O HPV é um vírus, e os vírus não são considerados como seres vivos por muitos cientistas. Qual a principal justificativa para não se considerar vírus como um ser vivo?
A ausência de célula.

14- (UFRJ/2009) O herpes genital é uma doença infecciosa causada pelo vírus HSV-2, geralmente transmitido por meio de relações sexuais. Quando um médico detecta o HSV-2 em uma mulher grávida, costuma recomendar que o parto seja realizado por cesariana, uma intervenção cirúrgica que extrai o feto diretamente do útero.
Apresente a razão desse cuidado.
A cesariana evita o contato, que provavelmente aconteceria no parto normal, do recém-nascido com o tecido infectado pelo vírus HSV-2.
PROFESSORA ROSANE SANTOS

quarta-feira, 30 de março de 2011

PARTE 3 - REVISÃO PARA O SIMULADO – 1º. ANO – EM - PROFESSORA ROSANE SANTOS

REVISÃO PARA O SIMULADO – 1º. ANO – EM

PROTEÍNAS

            São as moléculas orgânicas mais abundantes e importantes nas células e perfazem 50% ou mais de seu peso seco. São encontradas em todas as partes de todas as células, uma vez que são fundamentais sob todos os aspectos da estrutura e função celulares. Existem muitas espécies diferentes de proteínas, cada uma especializada em uma função biológica. Além disso, a maior parte da informação genética é expressa pelas proteínas.
           

AS MACROMOLÉCULAS DA VIDA
               
O papel das proteínas e dos ácidos nucléicos está diretamente relacionado ao controle de tudo o que a célula é e tudo o que a célula faz. A estrutura e o funcionamento das proteínas são conhecidos há mais tempo do que os dos ácidos nucléicos.

OS TRÊS PAPÉIS DAS PROTEÍNAS
               
As proteínas são componentes obrigatórios dos seres vivos, aparecendo até nos vírus, que não tem estrutura celular. Um de seus papéis fundamentais está relacionado à construção da matéria viva. Reposição de material celular desgastado e crescimento dependem, portanto, da fabricação de proteínas pelos ribossomos da célula.
Algumas proteínas desempenham uma função de regulação do metabolismo celular: trata-se das enzimas, sem as quais as reações químicas numa célula não seriam possíveis.
Outras proteínas ainda, os anticorpos, defendem o organismo das invasões de agentes externos.

LIGAÇÃO PEPTÍDICA
               
Dois aminoácidos se unem na molécula de proteína através de uma ligação peptídica. A reação ocorre entre a carboxila de um aminoácido e a amina de outro, havendo perda de uma molécula de água: trata-se de uma síntese por desidratação.
O produto formado quando aminoácidos se ligam = dipeptídeo (dois) / tripeptídeo (três) / tetrapepitídeo (quatro) / polipeptídeo (maior número de aminoácido na molécula).
Geralmente usamos o termo proteína para designar peptídeo com número superior a setenta aminoácidos.

PROTEÍNAS: MATERIAL DE CONSTRUÇÃO

                As proteínas têm um importante papel estrutural, ou seja, muitas delas fazem parte da estrutura da matéria viva. O hialoplasma, por exemplo, é constituído principalmente de água e proteínas. Nas membranas celulares sempre estão presentes proteínas associadas a lipídios.

IMPORTANTES PROTEÍNAS ESTRUTURAIS (DE CONSTRUÇÃO)
PROTEÍNAS
ESTRUTURAIS
OCORRÊNCIA
PAPEL BIOLÓGICO

COLÁGENO
Abundante nos tendões, cartilagens e ossos. Presente ainda na pele, a qual confere resistência.
A resistência de um osso é responsabilidade do colágeno, enquanto o cálcio determina a rigidez.

QUERATINA
Presente na superfície da pele, nas garras, unhas, bicos e pêlos dos vertebrados.
Tem importante papel de impermeabilização das superfícies dos vertebrados terrestres em contato com o ar.
ACTINA E MIOSINA
Principais componentes dos músculos.
São proteínas contráteis, portanto, fundamentais para o movimento.

ALBUMINA
É a proteína mais abundante do plasma, a parte líquida do sangue, ao qual confere certa viscosidade e pressão osmótica
Presente também na clara de ovo, que serve de reserva alimentar para o embrião da galinha.

ENZIMAS: AS PROTEÍNAS CATALIZADORAS
                A realização das reações químicas depende em grande parte da presença de proteínas especiais, as enzimas, que facilitam a ocorrência das reações. Substâncias com essas propriedades são chamadas de catalisadores.
 O papel de qualquer enzima é muito específico; isso quer dizer que uma determinada enzima facilita a ocorrências de uma determinada reação. Veja a tabela abaixo:
               
ENZIMA
PAPEL NO ORGANISMO
LIPASE
Facilita a digestão de lipídios.
LACTASE
Facilita a digestão da lactose.
DNA POLIMERASE
Catalisa a duplicação do DNA.
RIBONUCLEASE
Facilita a digestão do RNA.
CATALASE
Facilita a decomposição da água oxigenada.

              







Reações químicas podem acontecer sem enzimas; porém, no caso das células, essas reações seriam tão lentas que certamente impossibilitariam a existência da vida.

COMO FUNCIONAM AS ENZIMAS
                A forma, numa molécula de proteína é particularmente importante quando se trata de enzimas. É como se houvesse um encaixe entre a molécula de enzima e a de substrato, da mesma forma que uma chave se encaixa numa fechadura.
A equação a seguir descreve o modo de funcionamento de uma enzima: E + S = ES = E + P , onde E é a enzima, S é o substrato, ES é o complexo enzima-substrato, e P são os produtos da reação.
     
CONDIÇÕES PARA QUE A ENZIMA FUNCIONE: pH e TEMPERATURA     

             Cada enzima funciona melhor num determinado valor de pH, que é dito ótimo. Acima ou abaixo do ótimo, sua função é menos eficiente. 
             Da mesma forma que o pH, cada enzima tem uma temperatura ótima de funcionamento. A velocidade da reação é máxima na temperatura ótima, diminuindo sua eficiência abaixo ou acima dela.
             É claro que a temperatura superior a 50º.C, a maioria das enzimas perde a função, já que sofrem desnaturação, isto é, elas se alteram, muitas vezes de modo permanente; suas proteínas celulares se deformam e perdem a capacidade de desempenhar suas funções. Um ótimo exemplo de desnaturação é observado quando cozinhamos um ovo: a clara, rica em albumina (proteína), logo endurece, não voltando a se liquefazer após o resfriamento. A albumina se desnaturou, sofrendo coagulação.
               


COMPOSIÇÃO

             Todas contêm carbono, hidrogênio, nitrogênio e oxigênio, e quase todas contêm enxofre. Algumas proteínas contêm elementos adicionais, particularmente fósforo, ferro, zinco e cobre. Seu peso molecular é extremamente elevado.
            Todas as proteínas, independentemente de sua função ou espécie de origem, são construídas a partir de um conjunto básico de vinte aminoácidos, arranjados em várias seqüências específicas.  

FUNÇÃO

             Elas exercem funções diversas, como:
            - Catalisadores;
            - Elementos estruturais (colágeno) e sistemas contráteis;
            - Armazenamento (ferritina); 
            - Veículos de transporte (hemoglobina); 
            - Hormônios; 
            - Anti-infecciosas (imunoglobulina);
            - Enzimáticas (lipases);
            - Nutricional (caseína);
            - Agentes protetores.

ORGANIZAÇÃO ESTRUTURAL DAS PROTEÍNAS
            
As proteínas possuem complexas estruturas espaciais, que podem ser organizadas em quatro níveis, crescentes em complexidade:
          
1 - Estrutura Primária

            - Dada pela  seqüência de aminoácidos e ligações peptídicas da molécula.
            - É o nível estrutural mais simples e mais importante, pois dele deriva todo o arranjo espacial da molécula.
            - A estrutura primária da proteína resulta em uma longa cadeia de aminoácidos semelhante a um "colar de contas", com uma extremidade "amino terminal" e uma extremidade "carboxi terminal".
            - A estrutura primária de uma proteína é destruída por hidrólise química ou enzimática das ligações peptídicas, com liberação de peptídeos menores e aminoácidos livres.
             - Sua estrutura é somente a seqüência dos aminoácidos, sem se preocupar com a orientação espacial da molécula. 

 2 - Estrutura Secundária

            - É dada pelo arranjo espacial de aminoácidos próximos entre si na seqüência primária da proteína.
            - É o último nível de organização das proteínas fibrosas, mais simples estruturalmente.
            - Ocorre graças à possibilidade de rotação das ligações entre os carbonos a dos aminoácidos e seus grupamentos amina e carboxila.
            - O arranjo secundário de um polipeptídeo pode ocorrer de forma regular; isso acontece quando os ângulos das ligações entre carbonos a e seus ligantes são iguais e se repetem ao longo de um segmento da molécula.

3 - Estrutura Terciária

            - Dada pelo arranjo espacial de aminoácidos distantes entre si na seqüência polipeptídica.
            - É a forma tridimensional como a proteína se "enrola".
            - Ocorre nas proteínas globulares, mais complexas estrutural e funcionalmente.
            - Cadeias polipeptídicas muito longas podem se organizar em domínios, regiões com estruturas terciárias semi-independentes ligadas entre si por segmentos lineares da cadeia polipeptídica.
            - Os domínios são considerados as unidades funcionais e de estrutura tridimensional de uma proteína.

4 - Estrutura Quaternária

            - Surge apenas nas proteínas oligoméricas.
            - Dada pela distribuição espacial de mais de uma cadeia polipeptídica no espaço, as subunidades da molécula.
            - Estas subunidades se mantém unidas por forças covalentes, como pontes dissulfeto, e ligações não covalentes, como pontes de hidrogênio, interações hidrofóbicas, etc.
            - As subunidades podem atuar de forma independente ou cooperativamente no desempenho da função bioquímica da proteína.


AMINOÁCIDOS
CARACTERÍSTICAS GERAIS
            - São as unidades fundamentais das proteínas.
            - Todas as proteínas são formadas a partir da ligação em seqüência de apenas 20 aminoácidos.
            - Existem, além destes 20 aminoácidos principais, alguns aminoácidos especiais, que só aparecem em alguns tipos de proteínas.
            Os aminoácidos que intervêm na composição das proteínas (existem outros) são número de 20 e obedecem à estrutura geral representada na figura abaixo:

 

PROTEÍNAS QUE IMUNIZAM
As vacinas são produtos constituídos por microorganismos mortos ou atenuados (enfraquecidos) ou, ainda, por toxinas produzidas por esses microorganismos inativadas em laboratório.  Assim, as vacinas contêm antígenos incapazes de provocar a doença, mas capazes de induzir o nosso organismo a produzir anticorpos, Dessa forma, se o indivíduo, depois de vacinado, entrar em contato com esses microrganismos, o corpo já terá anticorpos suficientes para sua defesa.
É importante que todas as crianças sejam vacinadas segundo recomendações médicas. Nos postos de saúde são aplicadas vacinas contra muitas doenças, como a tuberculose, o tétano, a difteria, a coqueluche, o sarampo e a paralisia infantil. É necessário que os pais levem seus filhos para tomarem as vacinas na época certa. Quando tomadas adequadamente, as vacinas imunizam a pessoa contra às doenças as quais se destinam.
Entretanto, o corpo de uma pessoa pode ser invadido por um microorganismo contra o qual ainda não está protegido. Suponha que a ação desse microorganismo seja rápida e devastadora e que a pessoa não tenha tempo hábil para produzir anticorpos. Nesse caso, é preciso que a pessoa receba o soro terapêutico, que já contém os anticorpos necessários à inativação dos antígenos.
A ciência moderna dispõe de soros terapêuticos contra a ação de toxinas produzidas por certos microorganismos (exemplo: soro antitetânico, que combate o tétano, doença causada por um tipo de bactéria), e também contra toxinas presentes no veneno de certos animais, como cobras peçonhentas (soro antiofídico).  Assim, enquanto as vacinas contêm antígenos e induzem o organismo a produzir anticorpos, os soros já contêm anticorpos prontos. As vacinas, graças às “células de memória”, que podem garantir uma imunidade duradoura; os soros curam a doença, proporcionando uma proteção rápida, mas temporária.


EXERCITANDO O CÉREBRO 
01-               (UFSC) Considere os compostos, apresentados na coluna da superior, e as características, apresentadas na coluna inferior e, após, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as proposições adiante.
(I) água
(II) sal mineral
(III) monossacarídeo
(IV) lipídIo
(V) enzima
(A) biocatalizador de origem protéica
(B) molécula mais abundante na matéria viva
(C) composto orgânico
(D) composto inorgânico
(E) tipo de carboidrato

( ) III - E
( ) II - B
( ) III - C
( ) I – C
( ) IV - C
( ) V – D

resposta:V F V F V F V

02- (UNITAU) As________ são compostos formados por ________unidos (as) por ligações ________e as _______são ________ orgânicos, de natureza _______sensíveis às variações de temperatura.
Os termos que corretamente preenchem as lacunas são, respectivamente,
a) gorduras - proteínas - peptídicas - enzimas - açúcares - lipídica.
b) proteínas - aminoácidos - energéticas - gorduras - compostos - protéica.
c) proteínas - aminoácidos - peptídicas - enzimas - catalisadores - protéica.
d) enzimas - aminoácidos - hídricas - proteínas - catalisadores - lipídica.
e) proteínas - açúcares - protéicas - enzimas - açúcares - enzimática.

03- (CESGRANRIO) "Ceará joga fora opção alimentar"

Segundo pesquisas da UFC, a cada ano 800 toneladas de carne de cabeça de lagosta não são aproveitadas sendo lançadas ao mar. "0 estudo sobre hidrólise enzimática de desperdício de lagosta", título do pesquisador Gustavo Vieira, objetiva o uso de material de baixo custo para enriquecer a alimentação de populações carentes. O processo consiste na degradação de moléculas orgânicas complexas em simples por meio de um catalisador e na posterior liofilização. O pó resultante é de alto teor nutritivo, com baixa umidade e resiste, em bom estado de conservação, por longos períodos.
(Jornal do Brasil - 27/08/94)
Com base nos processos descritos no artigo anterior, assinale a opção correta.
a) As moléculas orgânicas simples obtidas são glicerídios que são utilizados pelo organismo com função reguladora.
b) As moléculas orgânicas complexas empregadas são proteínas que, ao serem digeridas em aminoácidos são utilizadas pelo organismo com função estrutural.
c) O catalisador do processo é uma enzima capaz de degradar proteínas em monossacarídeos essenciais à liberação de energia para as atividades orgânicas.
d) A hidrólise enzimática de moléculas orgânicas complexas é realizada por catalisador inorgânico em presença de água.
e) O alto teor nutritivo do produto é devido ao fato de as moléculas orgânicas simples obtidas serem sais minerais indispensáveis ao desenvolvimento orgânico.

04- (CESGRANRIO) Analise a seguinte experiência.
PRIMEIRA ETAPA
Procedimento:
Em dois tubos de ensaio, numerados como I e II, acrescenta-se:
TUBO I - água oxigenada + dióxido de manganês
TUBO II - água oxigenada + fígado
Resultado obtido: formação de borbulhas nos dois tubos.
Conclusão: desprendimento de gás oxigênio proveniente da decomposição da água oxigenada devido ao dióxido de manganês (Tubo I) e alguma substância liberada pela fígado (Tubo II).

SEGUNDA ETAPA
Procedimento: adição de nova quantidade de água oxigenada nos dois tubos da primeira etapa desta experiência.
Resultado obtido: novo desprendimento de borbulhas (gás oxigênio) nos dois tubos.
Conclusão: O dióxido de manganês (Tubo I) e a substância liberada pelo fígado (Tubo II) não foram consumidas nas reações da primeira etapa experiência.
Com base nesta experiência podemos concluir que o dióxido de manganês e a substância liberada pelo fígado são:
a) enzimas.
b) catalisadores.
c) ionizadores.
d) substâncias orgânicas.
e) substâncias inorgânicas.

05- (Fei) Muitas estruturas do nosso organismo possuem em sua estrutura o colágeno. Quimicamente, o colágeno pertence ao grupo de:
a) carboidratos
b) lipídios
c) proteínas
d) glicídios
e) ácidos nucléicos

06- Considere as seguintes afirmativas:
I - As proteínas são moléculas de grande importância para os organismos - atuam tanto estruturalmente como também metabolicamente.
II - As enzimas são proteínas que atuam como catalisadores biológicos.
III - Existem proteínas que atuam como linhas de defesa do organismo e algumas delas são conhecidas como anticorpos. Quais estão corretas?
a) Apenas I
b) Apenas II
c) Apenas III
d) Apenas II e III
e) I, II, III

07- (UFF-RJ) Considere um gato siamês, que difere de outras raças de gatos por sua pelagem característica: escura nas patas, no focinho e no pavilhão auditivo, contrastando com o resto do corpo, onde é clara. As regiões escuras são as mais frias e nelas, a substância que controla a produção do pigmento responsável pela pelagem escura é ativa, enquanto nas claras, que são quentes, essa substância é inativa.
Pela sua ação no escurecimento da pelagem do animal, conclui-se que essa substância é:
a) um glicídio
b) um lipídio
c) uma enzima
d) um glicosaminoglicano
e) uma vitamina

08- O que são aminoácidos ? Que funções orgânicas eles possuem?
Um aminoácido é uma molécula orgânica formada por átomos de carbono, hidrogênio, oxigênio, e nitrogênio unidos entre sí de maneira característica. Tem o objetivo de fornecer nutrientes para pacientes convalescentes que apresentam dificuldades em receber alimentos por via oral. São administrados, também, para auxiliar no tratamento de diversas doenças, seja sob a forma isolada ou associada.

09- Escolha um aminoácido e descreva sua importância.
Glicina, é um dos aminoácidos codificados pelo código genético, sendo portanto um dos componentes das proteínas dos seres vivos.

10- Por que alguns refrigerantes apresentam a indicação fenilcetonúrico: contém fenilalanina”?
Porque tem excesso de glicose, gorduras trans e saturadas.

11- Explique o caráter anfótero dos aminoácidos.
Os aminoácidos apresentam um caráter anfótero, ou seja, reagem tanto com ácidos como com bases formando sais orgânicos.

12- O principal componente dos seres vivos são as proteínas.O que são? Como elas se formam? O que é uma ligação peptídica?
Proteínas: são compostos orgânicos de alto peso molecular, são formadas pelo encadeamento de aminoácidos.- Formam-se a partir de outras por desnaturação ou hidrólise. - Uma ligação peptídica é uma ligação química que ocorre entre duas moléculas quando o grupo carboxila de uma molécula reage com o grupo amino de outra molécula, liberando uma molécula de água ( H2O ).

13- Explique as estruturas de uma proteína : primária, secundária, terciária e quaternária.
Estrutura primária: É dada pela seqüência de aminoácidos ao longo da cadeia polipeptídica. É o nível estrutural mais simples e mais importante, pois dele deriva todo o arranjo espacial da molécula.
Estrutura secundária: É dada pelo arranjo espacial de aminoácidos próximos entre si na seqüência primária da proteína. É o último nível de organização das proteínas fibrosas, mais simples estruturalmente, ajudando os ossos com células musculares e bacilo.
Estrutura terciária: Resulta do enrolamento da hélice ou da folha pregueada, sendo mantido por ligações de hidrogênio e dissulfeto. Esta estrutura confere a actividade biológica às proteínas.
Estrutura quaternária: Algumas proteínas podem ter duas ou mais cadeias polipeptídicas. E essa transformação das proteínas em estruturas tridimensionais é a estrutura quaternária.

14- O que significa desnaturar uma proteína, explique e dê exemplo.
Cada proteína tem uma forma e se mudar a forma muda sua função assim ocorrendo a desnaturação protéica os fatores desnaturantes são: Temperatura acima de 45craus; Ph ácido.

15- Cite pelo menos 5 (cinco) proteínas, suas principais funções e onde são encontradas.
• Histonas - são as principais proteínas que compõem a cromatina. Actuam como a matriz na qual o DNA se enrola. Têm um papel importante na regulação dos genes. São encontradas no núcleo das células eucariotas.
• Enzimas: As enzimas atuam ainda como reguladoras deste conjunto complexo de reações. As enzimas são, portanto, consideradas as unidades funcionais do metabolismo celular. Elas estão entre as biomoléculas mais notáveis devido a sua extraordinária especificidade e poder catalítico, que são muito superiores aos dos catalisadores produzidos pelo homem.
• Alimentos que contém proteínas: ovos, carne, leite e seus derivados, cereais, nozes, pão, legumes cozidos, vegetais da cor verde escura.

16- (UFRN) Duas crianças foram levadas a um posto de saúde: uma delas, para se prevenir contra poliomielite; a outra, para atendimento, em virtude de uma picada de serpente peçonhenta.
Indique o que deve ser aplicado em cada criança, respectivamente.
 
a) Vacina (porque contém antígenos) e soro (porque contém anticorpos).
b) Soro (porque contém antígenos) e vacina (porque contém anticorpos).
c) Vacina (porque contém anticorpos) e soro (porque contém antígenos).
d) Soro (porque contém anticorpos) e vacina (porque contém antígenos).
e) N.r.a
17- No final do século XIX, a descoberta dos agentes causadores de doença infecciosas representou um passo fundamental no avanço da medicina. Um dos principais aspectos desse avanço foi o desenvolvimento de soros e vacinas. Responda o que se pede:
a) Qual a origem desses produtos?
Os dois produtos são de origem biológica (chamados também de imunobiológicos) e são usados na prevenção e tratamento de doenças.
b) Diferencie soro de vacina.A diferença básica entre soro e vacina reside no fato dos soros já conterem os anticorpos necessários para combater uma determinada doença ou intoxicação, enquanto que as vacinas contêm agentes infecciosos atenuados, incapazes de provocar a doença (a vacina é inócua), mas que induzem o sistema imunológico da pessoa a produzir anticorpos, evitando a contração da doença. Portanto, a vacina é essencialmente preventiva e o soro é curativo.

PROFESSORA ROSANE SANTOS