REVISÃO PARA O SIMULADO – 1º. ANO – EM
PROTEÍNAS
São as moléculas orgânicas mais abundantes e importantes nas células e perfazem 50% ou mais de seu peso seco. São encontradas em todas as partes de todas as células, uma vez que são fundamentais sob todos os aspectos da estrutura e função celulares. Existem muitas espécies diferentes de proteínas, cada uma especializada em uma função biológica. Além disso, a maior parte da informação genética é expressa pelas proteínas.
AS MACROMOLÉCULAS DA VIDA
O papel das proteínas e dos ácidos nucléicos está diretamente relacionado ao controle de tudo o que a célula é e tudo o que a célula faz. A estrutura e o funcionamento das proteínas são conhecidos há mais tempo do que os dos ácidos nucléicos.
OS TRÊS PAPÉIS DAS PROTEÍNAS
As proteínas são componentes obrigatórios dos seres vivos, aparecendo até nos vírus, que não tem estrutura celular. Um de seus papéis fundamentais está relacionado à construção da matéria viva. Reposição de material celular desgastado e crescimento dependem, portanto, da fabricação de proteínas pelos ribossomos da célula.
Algumas proteínas desempenham uma função de regulação do metabolismo celular: trata-se das enzimas, sem as quais as reações químicas numa célula não seriam possíveis.
Outras proteínas ainda, os anticorpos, defendem o organismo das invasões de agentes externos.
LIGAÇÃO PEPTÍDICA
Dois aminoácidos se unem na molécula de proteína através de uma ligação peptídica. A reação ocorre entre a carboxila de um aminoácido e a amina de outro, havendo perda de uma molécula de água: trata-se de uma síntese por desidratação.
O produto formado quando aminoácidos se ligam = dipeptídeo (dois) / tripeptídeo (três) / tetrapepitídeo (quatro) / polipeptídeo (maior número de aminoácido na molécula).
Geralmente usamos o termo proteína para designar peptídeo com número superior a setenta aminoácidos.
PROTEÍNAS: MATERIAL DE CONSTRUÇÃO
As proteínas têm um importante papel estrutural, ou seja, muitas delas fazem parte da estrutura da matéria viva. O hialoplasma, por exemplo, é constituído principalmente de água e proteínas. Nas membranas celulares sempre estão presentes proteínas associadas a lipídios.
IMPORTANTES PROTEÍNAS ESTRUTURAIS (DE CONSTRUÇÃO)
PROTEÍNAS ESTRUTURAIS | OCORRÊNCIA | PAPEL BIOLÓGICO |
COLÁGENO | Abundante nos tendões, cartilagens e ossos. Presente ainda na pele, a qual confere resistência. | A resistência de um osso é responsabilidade do colágeno, enquanto o cálcio determina a rigidez. |
QUERATINA | Presente na superfície da pele, nas garras, unhas, bicos e pêlos dos vertebrados. | Tem importante papel de impermeabilização das superfícies dos vertebrados terrestres em contato com o ar. |
ACTINA E MIOSINA | Principais componentes dos músculos. | São proteínas contráteis, portanto, fundamentais para o movimento. |
ALBUMINA | É a proteína mais abundante do plasma, a parte líquida do sangue, ao qual confere certa viscosidade e pressão osmótica | Presente também na clara de ovo, que serve de reserva alimentar para o embrião da galinha. |
ENZIMAS: AS PROTEÍNAS CATALIZADORAS
A realização das reações químicas depende em grande parte da presença de proteínas especiais, as enzimas, que facilitam a ocorrência das reações. Substâncias com essas propriedades são chamadas de catalisadores.
Reações químicas podem acontecer sem enzimas; porém, no caso das células, essas reações seriam tão lentas que certamente impossibilitariam a existência da vida.
A equação a seguir descreve o modo de funcionamento de uma enzima: E + S = ES = E + P , onde E é a enzima, S é o substrato, ES é o complexo enzima-substrato, e P são os produtos da reação.
O papel de qualquer enzima é muito específico; isso quer dizer que uma determinada enzima facilita a ocorrências de uma determinada reação. Veja a tabela abaixo:
ENZIMA | PAPEL NO ORGANISMO |
LIPASE | Facilita a digestão de lipídios. |
LACTASE | Facilita a digestão da lactose. |
DNA POLIMERASE | Catalisa a duplicação do DNA. |
RIBONUCLEASE | Facilita a digestão do RNA. |
CATALASE | Facilita a decomposição da água oxigenada. |
Reações químicas podem acontecer sem enzimas; porém, no caso das células, essas reações seriam tão lentas que certamente impossibilitariam a existência da vida.
COMO FUNCIONAM AS ENZIMAS
A forma, numa molécula de proteína é particularmente importante quando se trata de enzimas. É como se houvesse um encaixe entre a molécula de enzima e a de substrato, da mesma forma que uma chave se encaixa numa fechadura.
CONDIÇÕES PARA QUE A ENZIMA FUNCIONE: pH e TEMPERATURA
Cada enzima funciona melhor num determinado valor de pH, que é dito ótimo. Acima ou abaixo do ótimo, sua função é menos eficiente.
Da mesma forma que o pH, cada enzima tem uma temperatura ótima de funcionamento. A velocidade da reação é máxima na temperatura ótima, diminuindo sua eficiência abaixo ou acima dela.
É claro que a temperatura superior a 50º.C, a maioria das enzimas perde a função, já que sofrem desnaturação, isto é, elas se alteram, muitas vezes de modo permanente; suas proteínas celulares se deformam e perdem a capacidade de desempenhar suas funções. Um ótimo exemplo de desnaturação é observado quando cozinhamos um ovo: a clara, rica em albumina (proteína), logo endurece, não voltando a se liquefazer após o resfriamento. A albumina se desnaturou, sofrendo coagulação.
Todas contêm carbono, hidrogênio, nitrogênio e oxigênio, e quase todas contêm enxofre. Algumas proteínas contêm elementos adicionais, particularmente fósforo, ferro, zinco e cobre. Seu peso molecular é extremamente elevado.
Todas as proteínas, independentemente de sua função ou espécie de origem, são construídas a partir de um conjunto básico de vinte aminoácidos, arranjados em várias seqüências específicas.
FUNÇÃO
Elas exercem funções diversas, como:
- Catalisadores;
- Elementos estruturais (colágeno) e sistemas contráteis;
- Armazenamento (ferritina);
- Veículos de transporte (hemoglobina);
- Hormônios;
- Anti-infecciosas (imunoglobulina);
- Enzimáticas (lipases);
- Nutricional (caseína);
- Agentes protetores.
ORGANIZAÇÃO ESTRUTURAL DAS PROTEÍNAS
As proteínas possuem complexas estruturas espaciais, que podem ser organizadas em quatro níveis, crescentes em complexidade:
1 - Estrutura Primária
- É o nível estrutural mais simples e mais importante, pois dele deriva todo o arranjo espacial da molécula.
- A estrutura primária da proteína resulta em uma longa cadeia de aminoácidos semelhante a um "colar de contas", com uma extremidade "amino terminal" e uma extremidade "carboxi terminal".
- A estrutura primária de uma proteína é destruída por hidrólise química ou enzimática das ligações peptídicas, com liberação de peptídeos menores e aminoácidos livres.
- Sua estrutura é somente a seqüência dos aminoácidos, sem se preocupar com a orientação espacial da molécula.
- É dada pelo arranjo espacial de aminoácidos próximos entre si na seqüência primária da proteína.
- É o último nível de organização das proteínas fibrosas, mais simples estruturalmente.
- Ocorre graças à possibilidade de rotação das ligações entre os carbonos a dos aminoácidos e seus grupamentos amina e carboxila.
- O arranjo secundário de um polipeptídeo pode ocorrer de forma regular; isso acontece quando os ângulos das ligações entre carbonos a e seus ligantes são iguais e se repetem ao longo de um segmento da molécula.
- Dada pelo arranjo espacial de aminoácidos distantes entre si na seqüência polipeptídica.
- É a forma tridimensional como a proteína se "enrola".
- Ocorre nas proteínas globulares, mais complexas estrutural e funcionalmente.
- Cadeias polipeptídicas muito longas podem se organizar em domínios, regiões com estruturas terciárias semi-independentes ligadas entre si por segmentos lineares da cadeia polipeptídica.
- Os domínios são considerados as unidades funcionais e de estrutura tridimensional de uma proteína.
- Dada pela distribuição espacial de mais de uma cadeia polipeptídica no espaço, as subunidades da molécula.
- Estas subunidades se mantém unidas por forças covalentes, como pontes dissulfeto, e ligações não covalentes, como pontes de hidrogênio, interações hidrofóbicas, etc.
- As subunidades podem atuar de forma independente ou cooperativamente no desempenho da função bioquímica da proteína.
AMINOÁCIDOS
CARACTERÍSTICAS GERAIS
- São as unidades fundamentais das proteínas.
- Todas as proteínas são formadas a partir da ligação em seqüência de apenas 20 aminoácidos.
- Existem, além destes 20 aminoácidos principais, alguns aminoácidos especiais, que só aparecem em alguns tipos de proteínas.
Os aminoácidos que intervêm na composição das proteínas (existem outros) são número de 20 e obedecem à estrutura geral representada na figura abaixo:
PROTEÍNAS QUE IMUNIZAM
As vacinas são produtos constituídos por microorganismos mortos ou atenuados (enfraquecidos) ou, ainda, por toxinas produzidas por esses microorganismos inativadas em laboratório. Assim, as vacinas contêm antígenos incapazes de provocar a doença, mas capazes de induzir o nosso organismo a produzir anticorpos, Dessa forma, se o indivíduo, depois de vacinado, entrar em contato com esses microrganismos, o corpo já terá anticorpos suficientes para sua defesa.
É importante que todas as crianças sejam vacinadas segundo recomendações médicas. Nos postos de saúde são aplicadas vacinas contra muitas doenças, como a tuberculose, o tétano, a difteria, a coqueluche, o sarampo e a paralisia infantil. É necessário que os pais levem seus filhos para tomarem as vacinas na época certa. Quando tomadas adequadamente, as vacinas imunizam a pessoa contra às doenças as quais se destinam.
Entretanto, o corpo de uma pessoa pode ser invadido por um microorganismo contra o qual ainda não está protegido. Suponha que a ação desse microorganismo seja rápida e devastadora e que a pessoa não tenha tempo hábil para produzir anticorpos. Nesse caso, é preciso que a pessoa receba o soro terapêutico, que já contém os anticorpos necessários à inativação dos antígenos.
A ciência moderna dispõe de soros terapêuticos contra a ação de toxinas produzidas por certos microorganismos (exemplo: soro antitetânico, que combate o tétano, doença causada por um tipo de bactéria), e também contra toxinas presentes no veneno de certos animais, como cobras peçonhentas (soro antiofídico). Assim, enquanto as vacinas contêm antígenos e induzem o organismo a produzir anticorpos, os soros já contêm anticorpos prontos. As vacinas, graças às “células de memória”, que podem garantir uma imunidade duradoura; os soros curam a doença, proporcionando uma proteção rápida, mas temporária.
EXERCITANDO O CÉREBRO
01- (UFSC) Considere os compostos, apresentados na coluna da superior, e as características, apresentadas na coluna inferior e, após, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as proposições adiante.
(I) água
(II) sal mineral
(III) monossacarídeo
(IV) lipídIo
(V) enzima
(A) biocatalizador de origem protéica
(B) molécula mais abundante na matéria viva
(C) composto orgânico
(D) composto inorgânico
(E) tipo de carboidrato
( ) III - E
( ) II - B
( ) III - C
( ) I – C
( ) IV - C
( ) V – D
resposta:V F V F V F V
02- (UNITAU) As________ são compostos formados por ________unidos (as) por ligações ________e as _______são ________ orgânicos, de natureza _______sensíveis às variações de temperatura.
Os termos que corretamente preenchem as lacunas são, respectivamente,
a) gorduras - proteínas - peptídicas - enzimas - açúcares - lipídica.
b) proteínas - aminoácidos - energéticas - gorduras - compostos - protéica.
c) proteínas - aminoácidos - peptídicas - enzimas - catalisadores - protéica.
d) enzimas - aminoácidos - hídricas - proteínas - catalisadores - lipídica.
e) proteínas - açúcares - protéicas - enzimas - açúcares - enzimática.
03- (CESGRANRIO) "Ceará joga fora opção alimentar"
Segundo pesquisas da UFC, a cada ano 800 toneladas de carne de cabeça de lagosta não são aproveitadas sendo lançadas ao mar. "0 estudo sobre hidrólise enzimática de desperdício de lagosta", título do pesquisador Gustavo Vieira, objetiva o uso de material de baixo custo para enriquecer a alimentação de populações carentes. O processo consiste na degradação de moléculas orgânicas complexas em simples por meio de um catalisador e na posterior liofilização. O pó resultante é de alto teor nutritivo, com baixa umidade e resiste, em bom estado de conservação, por longos períodos.
(Jornal do Brasil - 27/08/94)
Com base nos processos descritos no artigo anterior, assinale a opção correta.
a) As moléculas orgânicas simples obtidas são glicerídios que são utilizados pelo organismo com função reguladora.
b) As moléculas orgânicas complexas empregadas são proteínas que, ao serem digeridas em aminoácidos são utilizadas pelo organismo com função estrutural.
c) O catalisador do processo é uma enzima capaz de degradar proteínas em monossacarídeos essenciais à liberação de energia para as atividades orgânicas.
d) A hidrólise enzimática de moléculas orgânicas complexas é realizada por catalisador inorgânico em presença de água.
e) O alto teor nutritivo do produto é devido ao fato de as moléculas orgânicas simples obtidas serem sais minerais indispensáveis ao desenvolvimento orgânico.
04- (CESGRANRIO) Analise a seguinte experiência.
PRIMEIRA ETAPA
Procedimento:
Em dois tubos de ensaio, numerados como I e II, acrescenta-se:
Em dois tubos de ensaio, numerados como I e II, acrescenta-se:
TUBO I - água oxigenada + dióxido de manganês
TUBO II - água oxigenada + fígado
Resultado obtido: formação de borbulhas nos dois tubos.
Conclusão: desprendimento de gás oxigênio proveniente da decomposição da água oxigenada devido ao dióxido de manganês (Tubo I) e alguma substância liberada pela fígado (Tubo II).
SEGUNDA ETAPA
SEGUNDA ETAPA
Procedimento: adição de nova quantidade de água oxigenada nos dois tubos da primeira etapa desta experiência.
Resultado obtido: novo desprendimento de borbulhas (gás oxigênio) nos dois tubos.
Conclusão: O dióxido de manganês (Tubo I) e a substância liberada pelo fígado (Tubo II) não foram consumidas nas reações da primeira etapa experiência.
Conclusão: O dióxido de manganês (Tubo I) e a substância liberada pelo fígado (Tubo II) não foram consumidas nas reações da primeira etapa experiência.
Com base nesta experiência podemos concluir que o dióxido de manganês e a substância liberada pelo fígado são:
a) enzimas.
b) catalisadores.
c) ionizadores.
d) substâncias orgânicas.
e) substâncias inorgânicas.
05- (Fei) Muitas estruturas do nosso organismo possuem em sua estrutura o colágeno. Quimicamente, o colágeno pertence ao grupo de:
a) carboidratos
b) lipídios
c) proteínas
d) glicídios
e) ácidos nucléicos
06- Considere as seguintes afirmativas:
I - As proteínas são moléculas de grande importância para os organismos - atuam tanto estruturalmente como também metabolicamente.
II - As enzimas são proteínas que atuam como catalisadores biológicos.
III - Existem proteínas que atuam como linhas de defesa do organismo e algumas delas são conhecidas como anticorpos. Quais estão corretas?
a) Apenas I
b) Apenas II
c) Apenas III
d) Apenas II e III
e) I, II, III
07- (UFF-RJ) Considere um gato siamês, que difere de outras raças de gatos por sua pelagem característica: escura nas patas, no focinho e no pavilhão auditivo, contrastando com o resto do corpo, onde é clara. As regiões escuras são as mais frias e nelas, a substância que controla a produção do pigmento responsável pela pelagem escura é ativa, enquanto nas claras, que são quentes, essa substância é inativa.
Pela sua ação no escurecimento da pelagem do animal, conclui-se que essa substância é:
a) um glicídio
b) um lipídio
c) uma enzima
d) um glicosaminoglicano
e) uma vitamina
08- O que são aminoácidos ? Que funções orgânicas eles possuem?
Um aminoácido é uma molécula orgânica formada por átomos de carbono, hidrogênio, oxigênio, e nitrogênio unidos entre sí de maneira característica. Tem o objetivo de fornecer nutrientes para pacientes convalescentes que apresentam dificuldades em receber alimentos por via oral. São administrados, também, para auxiliar no tratamento de diversas doenças, seja sob a forma isolada ou associada.
09- Escolha um aminoácido e descreva sua importância.
Glicina, é um dos aminoácidos codificados pelo código genético, sendo portanto um dos componentes das proteínas dos seres vivos.
10- Por que alguns refrigerantes apresentam a indicação fenilcetonúrico: contém fenilalanina”?
Porque tem excesso de glicose, gorduras trans e saturadas.
11- Explique o caráter anfótero dos aminoácidos.
Os aminoácidos apresentam um caráter anfótero, ou seja, reagem tanto com ácidos como com bases formando sais orgânicos.
12- O principal componente dos seres vivos são as proteínas.O que são? Como elas se formam? O que é uma ligação peptídica?
Proteínas: são compostos orgânicos de alto peso molecular, são formadas pelo encadeamento de aminoácidos.- Formam-se a partir de outras por desnaturação ou hidrólise. - Uma ligação peptídica é uma ligação química que ocorre entre duas moléculas quando o grupo carboxila de uma molécula reage com o grupo amino de outra molécula, liberando uma molécula de água ( H2O ).
13- Explique as estruturas de uma proteína : primária, secundária, terciária e quaternária.
Estrutura primária: É dada pela seqüência de aminoácidos ao longo da cadeia polipeptídica. É o nível estrutural mais simples e mais importante, pois dele deriva todo o arranjo espacial da molécula.
Estrutura secundária: É dada pelo arranjo espacial de aminoácidos próximos entre si na seqüência primária da proteína. É o último nível de organização das proteínas fibrosas, mais simples estruturalmente, ajudando os ossos com células musculares e bacilo.
Estrutura terciária: Resulta do enrolamento da hélice ou da folha pregueada, sendo mantido por ligações de hidrogênio e dissulfeto. Esta estrutura confere a actividade biológica às proteínas.
Estrutura quaternária: Algumas proteínas podem ter duas ou mais cadeias polipeptídicas. E essa transformação das proteínas em estruturas tridimensionais é a estrutura quaternária.
14- O que significa desnaturar uma proteína, explique e dê exemplo.
Cada proteína tem uma forma e se mudar a forma muda sua função assim ocorrendo a desnaturação protéica os fatores desnaturantes são: Temperatura acima de 45craus; Ph ácido.
15- Cite pelo menos 5 (cinco) proteínas, suas principais funções e onde são encontradas.
• Histonas - são as principais proteínas que compõem a cromatina. Actuam como a matriz na qual o DNA se enrola. Têm um papel importante na regulação dos genes. São encontradas no núcleo das células eucariotas.
• Enzimas: As enzimas atuam ainda como reguladoras deste conjunto complexo de reações. As enzimas são, portanto, consideradas as unidades funcionais do metabolismo celular. Elas estão entre as biomoléculas mais notáveis devido a sua extraordinária especificidade e poder catalítico, que são muito superiores aos dos catalisadores produzidos pelo homem.
• Alimentos que contém proteínas: ovos, carne, leite e seus derivados, cereais, nozes, pão, legumes cozidos, vegetais da cor verde escura.
16- (UFRN) Duas crianças foram levadas a um posto de saúde: uma delas, para se prevenir contra poliomielite; a outra, para atendimento, em virtude de uma picada de serpente peçonhenta.
Indique o que deve ser aplicado em cada criança, respectivamente.
Indique o que deve ser aplicado em cada criança, respectivamente.
a) Vacina (porque contém antígenos) e soro (porque contém anticorpos).
b) Soro (porque contém antígenos) e vacina (porque contém anticorpos).
c) Vacina (porque contém anticorpos) e soro (porque contém antígenos).
d) Soro (porque contém anticorpos) e vacina (porque contém antígenos).
e) N.r.a
17- No final do século XIX, a descoberta dos agentes causadores de doença infecciosas representou um passo fundamental no avanço da medicina. Um dos principais aspectos desse avanço foi o desenvolvimento de soros e vacinas. Responda o que se pede:
a) Qual a origem desses produtos?
Os dois produtos são de origem biológica (chamados também de imunobiológicos) e são usados na prevenção e tratamento de doenças.
b) Diferencie soro de vacina.A diferença básica entre soro e vacina reside no fato dos soros já conterem os anticorpos necessários para combater uma determinada doença ou intoxicação, enquanto que as vacinas contêm agentes infecciosos atenuados, incapazes de provocar a doença (a vacina é inócua), mas que induzem o sistema imunológico da pessoa a produzir anticorpos, evitando a contração da doença. Portanto, a vacina é essencialmente preventiva e o soro é curativo.
PROFESSORA ROSANE SANTOS
isso vai mim ajuda bastante
ResponderExcluirOww valeu a ajuda me ajudou muito mesmo... principalmente a parte das proteínas que imunizam... obrigada
ResponderExcluirolha brigada to fazendo um curso e isso vai me cair muito bem
ResponderExcluir