Queridos alunos e amigos...


A CRIATIVIDADE É UMA FORÇA QUE DORME DENTRO DA GENTE!


MAS, PODE SER ACORDADA DE VÁRIAS MANEIRAS


PORÉM, MOTIVAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO SÃO OS PRINCIPAIS INSTRUMENTOS PARA ESSE "ACORDAR"!

SEJAM BEM VINDOS!


PROFESSORA ROSANE SANTOS

quarta-feira, 30 de março de 2011

PARTE 3 - REVISÃO PARA O SIMULADO – 3º. ANO – EM - PROFESSORA ROSANE SANTOS

REVISÃO PARA O SIMULADO – PARTE 3

AGLUTINOGÊNIO E AGLUTININAS

Aglutinogênio: São antígenos que os glóbulos vermelhos possuem. Participam no processo de aglutinação das células sanguíneas. Servem para verificar o tipo sanguíneo.
São aqueles Anti A e Anti B, que estão presentes no soro (parte liquida ) no sangue B e A respectivamente.
Exemplo:
  • Se o tipo de sangue da pessoa é A ela produz o aglutinogênio A.
  • Se for O (doador universal no sistema ABO) ela não produzirá antígenos.
 Aglutinina: São anticorpos, proteínas ligadas ao sistema imunológico.
Exemplo:
  • Se o sangue for A apresenta anti-B (aglutinina).
  • Se for B anti-A.
  • Se for AB não possuirá anticorpos.
  • Se for O possuirá anti-A e anti-B(por isso e doador universal em pequenas transfusões caso contrario pode provocar aglutinação como os demais, por isso recomenda-se o uso do mesmo tipo sanguíneo).
PROTEÍNAS DOS GLÓBULOS VERMELHOS = AGLUTINOGÊNIO = ANTÍGENO
PROTEÍNAS DO PLASMA = AGLUTININA = ANTICORPO


SEGUNDA LEI DE MENDEL

Mendel nos seus experimentos iniciais, trabalhou com sete caracteres de ervilha, uma por vez, chegando às conclusões que denominamos de primeira lei de Mendel. No entanto, mais tarde ele fez experimentos nos quais considerou dois caracteres ao mesmo tempo, procurando entender se sua transmissão se dava de forma independente ou “amarrada”.
A segunda lei de Mendel, ou lei da segregação independente, pode ser expressa do seguinte modo:

Os genes para dois ou mais caracteres são transmitidos nos gametas de modo totalmente independente, um em relação ao outro, formando tantas combinações gaméticas quantas possíveis, com igual probabilidade.

Casos em que as Leis de Mendel não se aplicam de forma absoluta:

LINKAGE: Não se verifica a segunda lei de Mendel, porque os genes se localizam no mesmo cromossomo.

INTERAÇÃO GÊNICA: Dois pares de genes “trabalham” em conjunto para condicionar uma única característica. Todos os casos que estudamos em genética até agora nos mostram que cada característica é definida por um par de genes alelos. No entanto, em interações gênicas, dois ou mais pares de genes alelos de segregação independente trabalham conjuntamente na determinação de um único carácter.
                  
 PLEIOTROPIA: Mecanismo em que um par de genes condiciona vários caracteres. A pleiotropia constitui, de certo modo, um fenômeno inverso à interação gênica.

Herança quantitativa: A herança quantitativa é o caso de interação gênica muito especial, diferente de todos os outros é também chamada de herança aditiva ou herança poligênica. Estuda justamente caracteres de variação contínua, como a estatura na espécie humana, a cor da pele, a inteligência, a produtividade de leite no gado, a produção de ovos pelas galinhas e a de sementes ou frutos pelas plantas. Em todos esses casos existem muitos fenótipos intermediários entre os fenótipos extremos.
A coloração da pele humana constitui um ótimo exemplo de herança quantitativa. Podemos, simplicadamente, considerar que dois pares de genes condicionam a produção de melanina, pigmento escuro, cuja quantidade determina a coloração apresentada pela pele. Chamando os genes A e B de dominantes, em relação aos seus respectivos alelos a e b (recessivos), e considerando que A e B condicionam a síntese de melanina, conclui-se que quanto maior o número de genes dominantes em um indivíduo, mais escura será a coloração da sua pele. Veja a tabela a seguir:


FENÓTIPOS
GENÓTIPOS
Negros
AABB
Mulatos
AABb, AaBB
Mulatos médios
AAbb, AaBb, aaBB
Mulatos claros
Aabb, aaBb



 




Observe que a presença de quatro genes dominantes determina o surgimento de indivíduos de pele negra; a presença de três genes dominantes acarreta o aparecimento de mulatos escuros; com dois genes dominantes o indivíduo será mulato médio; com apenas um gene dominante, será mulato claro; e a condição para ter a pele branca é a ausência de genes dominantes. Logo, o fato que determina a expressividade do caráter é a quantidade dos genes e não a sua qualidade: a expressividade do caráter pele escura diminui à medida que diminui a quantidade dos genes dominantes.

LEMBRETES ÚTEIS NO CASO DE HERANÇA QUANTITATIVA

  • Na herança quantitativa não há dominância; os genes aditivos (A, B, etc) têm o mesmo efeito “acrescentador” no fenótipo.
  • Número de fenótipos = número de genes + 1; portanto, o número de genes = número de fenótipos – 1.
  •  No cruzamento de indivíduos de fenótipos extremos, obtêm-se sempre indivíduos de fenótipos médios, heterozigotos.

EXERCITANDO O CÉREBRO

01 – (UFV-MG) Em tomates, a cor vermelha do fruto é dominante sobre a cor amarela, e a forma esférica é dominante sobre a forma longa.
a) Represente o cruzamento de frutos vermelhos e longos com plantas também homozigotas de frutos amarelos e esféricos.
O cruzamento de plantas homozigotas de frutos vermelhos e longos (AAll) com esféricas (aaLL) produzirá gametas Al e AL, respectivamente; em F1, todos os descendentes serão AaLl (Heterozigotos).

b) Supondo que os dois genes estejam em cromossomos diferentes, quais os genótipos  possíveis na geração F2?
AALL, AALl, AaLL, AAll, Aall, AaLl, aaLL, aaLl, aall.

c) Quais são as proporções esperadas para os diferentes fenótipos em F2?
A proporção dos frutos é de 9/16 = vermelhos e esféricos; 3/16 = vermelhos e longos; 3/16 = amarelos e esféricos; 1/16 = amarelos e longos.

02- UFU–MG) A cor do caule dos tomateiros é determinada por um par de genes alelos, sendo que o gene dominante (A) confere a cor púrpura, enquanto o gene recessivo (a) determina a cor verde. O aparecimento de duas cavidades no tomate é determinado por um gene dominante (M), enquanto cavidades múltiplas são determinadas pelo alelo recessivo (m). Considerando que esses dois locigênicos se segregam independentemente, a proporção fenotípica esperada na geração F1 de uma planta diíbrida submetida a um cruzamento-teste é de:
a) 9 : 3 : 3 : 1
b) 4 : 2 : 2 : 1
c) 9 : 7
d) 1 : 1 : 1 : 1
e) 9 : 6 : 1

03- (FCC) Em camundongos, a coloração da pelagem  é determinada por dois pares de genes, Aa e Cc, com segregação independente. O gene A determina coloração aguti e é dominante sobre seu alelo a que condiciona coloração preta. O gene C determina a produção de pigmentos e é dominante sobre seu alelo c que inibe a formação de pigmentos dando origem a indivíduos albinos. Do cruzamento de um camundongo preto com um albino, foram obtidos apenas descendentes agutis. Qual é o genótipo desse casal?
a) aaCC  x  aacc
b) Aacc  x  aaCc
c) aaCc  x  AAcc
d) AaCc  x  AaCc
e) aaCC  x  AAcc

04- (PUC-SP) No homem, a sensibilidade ao PTC é devida a um gene dominante P e a insensibilidade, ao seu alelo p; o uso da mão direita é devido a um gene dominante C e o da mão esquerda, ao seu alelo c. Um homem canhoto, sensível ao PTC, casa-se com uma mulher destra, também sensível. O casal tem 4 filhos canhotos, sendo 2 sensíveis e 2 insensíveis. Qual o genótipo do casal?



      HOMEM
MULHER
a)     ccPP
CCPP
b)     cCPp
cCPp
c)     cP             
CP
d)     cPp           
CcPp
e)     ccPp
ccPp










05- (UFU-MG) A cor da pelagem em cavalos, depende, dentre outros fatores, da ação de dois pares de genes Bb e Ww. O gene B determina pêlos pretos e o seu alelo b determina pêlos marrons. O gene dominante W "inibe" a manifestação da cor, fazendo com que o pêlo fique branco, enquanto que o alelo recessivo w permite a manifestação da cor.
Cruzando-se indivíduos heterozigotos para os dois pares de genes obtém-se:
a) 3 brancos: 1 preto
b) 9 brancos: 3 pretos: 3 mesclados de marrom e preto: 1 branco
c) 1 preto: 2 brancos: 1 marrom
d) 12 brancos: 3 pretos: 1 marrom
e) 3 pretos: 1 branco

06- (UEPG-PR) É um fenômeno inverso ao da pleiotropia:
a) interação gênica.
b) epistasia.
c) criptomeria.
d) polialelia.
e) alelos múltiplos.             

07- Tipo de cristas nas galinhas:
Qual a proporção de nascer galinhas com crista rosas  num cruzamento entre um casal diíbrido?

08- Na cebola existe um gene I, epistático dominante, sobre outro locus “R”. Assim, os indivíduos iiR_ produzem bulbos vermelhos e iirr produzem bulbos amarelos. Quando o gene I está presente, a cor não se manifesta. Quando determinada linhagem branca pura é cruzada com linhagem vermelha pura, são produzidos F1 inteiramente brancos e F2 com 12/16 brancas, 3/16 vermelhas e 1/16 amarelas. Quais eram os genótipos dos indivíduos parentais?
Os genótipos dos indivíduos parentais eram Iirr e iiRR, que cruzados entre si originaram F2 com a proporção fornecida pelo problema.

 
TODO O MEU CARINHO PARA VOCÊS!


PROFESSORA ROSANE SANTOS

8 comentários:

  1. oi eu amei serra que voces padem me ajudar para estuda para a prova

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  2. adorei o site, é muito agíl e claro nas respostas.Parabens.

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  3. Muito legal,eu gostei,me ajudou muito

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  4. Muito obrigado, gostei muito !!!

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  5. AMEI, POR FAVOR CONTINUE PUBLICANDO, AJUDA MUUUUITO! SUCESSO

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