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PROFESSORA ROSANE SANTOS

segunda-feira, 28 de março de 2011

PARTE 2 - REVISÃO PARA O SIMULADO - 2O. ANO - EM - PROFESSORA ROSANE SANTOS


REVISÃO PARA O SIMULADO – PARTE 2

REINO FUNGI
CARACETRÍSTICAS GERAIS
  • Eucariontes, Uni ou Pluricelulares, sempre heterótrofos, que se nutrem por absorção dos alimentos.

ESTRUTURA
  • Parede de quitina
  • Pode haver ainda celulose
  • No citoplasma ficam dispersos muitos grânulos de reserva de glicogênio.
  • Em cada célula pode haver um só núcleo, ou dois, pareados, além de ribossomos e mitocôndrias.

CÉLULA – HIFA - MICÉLIO - TALO

  • HIFA – longas e ramificadas formam um emaranhado que cresce irregularmente nos interior dos substratos constituindo o MICÉLIO, que não é um tecido verdadeiro, pois células de hifas não têm paredes em comum. Nos fungos superiores o micélio de organiza produzindo o TALO ou corpo de frutificação.

Tipos de hifas: Cenocítica (não tem septos transversais) – Haplóide (com septos ou membranas transversais) – Dicariótica (dois núcleos pareados).

HETEROTROFISMO
                Não apresentam qualquer tipo de pigmento fotossintetizante, nem fazem quimiossíntese como algumas bactérias.
                Tipo de nutrição: todos são heterótrofos
  • Decompositores Þ Permite que a matéria orgânica dos seres mortos possa ser aproveitada pelos novos seres que nascem Þ saprófitas (atacam matéria morta) .
  • Mutualismo Þ micorrizas = células de raiz + fungo. Tanto o fungo quanto a célula hospedeira se beneficiam com essa associação. O fungo obtém das raízes açúcares, aminoácidos e outras substâncias orgânicas, das quais se nutre. Em contraposição, o fungo aumenta a capacidade de a raiz absorver minerais escassos no solo – os micronutrientes – indispensáveis para o crescimento da planta.
  • Os liquens são associações de fungos com algas e permite que os liquens habitem locais onde nem algas nem fungos poderiam viver separadamente.
  • Predadores Þ fungos com micélios no solo, capazes de capturar e digerir pequenos “vermes” terrestres. Suas hifas têm anéis de três células que incham rapidamente e aprisionam os vermes que ocasionalmente passam por dentro deles.
  • Parasitas (patogênicos) = micoses (externas ; internas = micetomas ou tumores). Algumas doenças causadas por fungos parasitas em plantas (fitomicoses) são: ferrugem do café, cancro-da-maçã, podridão da batata, esporão-do-centeio, verrugas da batata, carvão dos cereais.
REPRODUÇÃO
De origem meiótica – são sexuados, pois na sua formação ocorreu recombinação gênica.
  • Fungos mais simples = esporos
De origem mitótica – produz assexuadamente um número grande de novos micélios com a mesma característica genética dos originais.
       ESPOROS MAIS COMUNS
  • Aplanósporo = sem locomoção própria;
  • Zoósporo = com flagelos, típicos de fungos aquáticos;
  • Conidiósporos = pequenos como partículas de poeira, produzidos em fileira na extremidade das hifas de Penicillium e Aspergillus.
  • Endósporos = produzidos no interior de grandes esporângios esféricos (bolor).

Nos fungos mais complexos:
  • Basidiósporos = formados em grupos de quatro.
  • Ascóporos = formados em grupos de oito no interior de um esporângios alongado (asco).

GRUPO DE FUNGOS

  • Zigomicetos (ficomicetos) = Fungos mais simples.
Desenvolvem-se sobre matéria orgânica úmida, constituindo o bolor que pode ser branco ou preto (Mucor e Rhizopus). O micélio é ramificado e desorganizado. Saprolegnia é ficomiceto, aquático, que decompõe animais mortos. Pilobolus é saprófita encontrado sobre fezes recentes de herbívoros (cavalos, capivaras, antas, etc.).

·         BASIDIOMICETOS = As hifas são septadas, portanto celulares.
As hifas constituem o micélio subterrâneo que pode formar corpos de frutificação, basidiocarpos, fora do substrato e com forma de “guarda-chuva”, como os champignons comestíveis.
Amanita é um cogumelo venenoso semelhante ao champignon (América do Norte, Europa).
Polyporus (orelha-de-pau) cresce no interior de troncos mortos.
Há espécies parasitas que atacam o centeio (Claviceps purpurea), o amendoim (Aspergillus flavus = aflatoxinas) além de outras que produzem substâncias alucinógenas (Psilocybe).

FUNGOS COMESTÍVEIS
 Amanita muscaria   
                                    
Fungo orelha-de-pau

  •    ASCOMICETOS = São fungos com alternância de geraçõese complexos corpos de frutificação, os ascocarpos.
Reprodução semelhante ao dos basidiomicetos, a partir das hifas dicarióticas formam-se na região central dos ascocarpos, muitos ascos alongados. São heterotálicos (as hifas fecundadas provêm de micélios diferentes).
Exemplo de ascomicetos:
                Tuber: Trufas (brancas – amadurecidas, ou escuras – não amadurecidas), com grandes ascocarpos subterrâneos de excelente sabor, muito apreciadas na cozinha européia.
                Aspergillus e Penicilliu: bolor “azul-esverdeado” em cascas de laranja. Do Penicillium, Alexander Fleming, 1929, descobriu o antibiótico penicilina, que impede a formação das paredes das células bacterianas, que não podem, então, se reproduzir.
                Saccharomyces: Lêvedo ou fermento biológico usado em fermentação alcoólica (cerveja) e nas panificadoras, conservado em tabletes em baixas temperatura.

·         Deuteromicetos = São os Fungos Imperfeitos causadores da candidíase, - Candida albicans (causam doenças no homem - micoses, sapinho, frieiras).

Nos Fungos Imperfeitos existem esporos assexuais, os conídios, produzidos por hifas férteis denominadas conidióforos. Os conidióforos podem ser livres ou produzidos em corpos de frutificação que, se forem globosos e ostiolados, recebem o nome de picnídio e, se achatados em forma de pires, acérvulos.
Baseando nessas características os Fungos Imperfeitos são divididos em quatro ordens:
Conídios produzidos em picnídios: Sphaeropsidales
Conídios produzidos em acérvulos: Melanconiales
Conídios não produzidos em picnídios nem acérvulos: Moniliales
Conídios Ausente: Micelia sterilia
Em alguns Fungos Imperfeitos, além de conídios, aparece outro tipo de esporos de gênese diferente, os clamidosporos, células hifálicas, circundadas por uma espessa parede celular, que ocasionalmente se separam das hifas paternas comportando-se como esporos de resistência. O termo clamidosporo também se aplica aos teliosporos de carvões e cáries (Ustilaginales).

Importância econômica dos fungos
Cerca de duzentos tipos de cogumelos são usados na alimentação humana. Algumas espécies são largamente cultivadas, como é o caso do basidiomiceto Agaricus campestris; ascomicetos como a Morchella esculenta, depois de secos, constituem finíssima iguaria.

Produção de pão - As leveduras são fungos microscópicos, utilizados desde a Antiguidade na preparação de alimentos e bebidas fermentadas. O levedo Saccharomyces cerevisiae, empregado na fabricação de pão e de bebidas alcoólicas fermenta açúcares para obter energia, liberando gás carbônico e álcool etílico. Na produção do pão é o gás carbônico que interessa; as bolhas microscópicas desse gás, eliminadas pelo levedo na massa, contribuem para tornar o pão leve e macio.
Produção de bebidas alcoólicas - A produção dos diferentes tipos de bebida alcoólica varia de acordo com o substrato fermentado, com o tipo de levedura utilizada e com as diferentes técnicas de fabricação. Por exemplo, a fermentação da cevada produz cerveja, enquanto a fermentação da uva produz vinho. Depois da fermentação, certas bebidas passam por processos de destilação, o que aumenta sua concentração em álcool. Exemplos de bebidas destiladas são a aguardente, ou pinga, obtida a partir de fermentado de cana-de-açúcar, o uísque, obtido de fermentados de cereais como a cevada e o centeio, e o saquê, obtido a partir de fermentados de arroz.
Produção de queijos - Certos fungos são empregados na produção de queijos, sendo responsáveis por seu sabor característico. Os fungos Penicillium roqueforti e Penicillium camemberti, por exemplo, são utilizados na fabricação de queijos tipos roquefort e camembert respectivamente.
Queijo Roqueforti

Fungos e produção de substâncias de uso farmacêutico

Foi do ascomiceto Penicillium chrysogenum que se extraiu originalmente a penicilina, um dos primeiros antibióticos a ser empregado com sucesso no combate a infecções causadas por bactérias.

Penicillium roqueforti (visto em microscópio eletrônico, colorido artificialmente)

Certos fungos produzem toxinas poderosas, que vêm sendo objeto da pesquisa farmacêutica. Muitos fungos produzem substâncias denominadas ciclopeptídios, capazes de inibir a síntese de RNA mensageiro nas células animais. Basta a ingestão de um único corpo de frutificação (cogumelo) do basidiomiceto Amanita phalloides, por exemplo, para causar a morte de uma pessoa. Um fungo muito estudado do ponto de vista farmacêutico foi o ascomiceto Claviceps purpurea, popularmente conhecido como ergotina. Foi dele que se extraiu originalmente o ácido lisérgico, ou LSD, substância alucinógena que ficou famosa na década de 1970.
A ergotina cresce sobre grãos de cereal, principalmente centeio e trigo. Cereais contaminados por ergotina causaram, no passado, intoxicações em massa, com muitas mortes. Desde o século XVI as parteiras já conheciam uma propriedade farmacêutica da ergotina: se ingerida em pequenas quantidades, acelerava as contrações uterinas durante o parto.


Exercitando o cérebro

01- (UFRJ) Em 1928, Alexander Fleming isolou a penicilina a partir de culturas de fungos do gênero Penicilium. Primeiro antibiótico conhecido, a penicilina foi produzida em larga escala para o combate às infecções bacterianas. Desde então, inúmeros outros antibióticos foram isolados de seres vivos ou sintetizados em laboratório. Cada um destes antibióticos interfere em uma via do metabolismo das bactérias. Os antibióticos, porém, são inúteis no combate às infecções por vírus.
Explique por que os antibióticos não têm efeito contra os vírus.
Os vírus não apresentam as vias metabólicas das bactérias, que são afetadas pela ação dos antibióticos.

02- (Fuvest-SP) O molho de soja mofado vem sendo usado na China, há mais de 2500 anos, no combate a infecções de pele. Durante a Segunda Guerra Mundial, prisioneiros russos das prisões alemãs, que aceitavam comer pão mofado, sofriam menos infecções de pele que os demais prisioneiros, os quais recusavam esse alimento.
a) O que é mofo?
Mofo ou bolor é o termo usado para designar as colônias de certos tipos de fungos.
b) Por que esses alimentos mofados podem combater as infecções de pele?
Alguns tipos de fungos são capazes de produzir antibióticos, substâncias que combatem certos microorganismos; daí os prisioneiros que comiam alimentos mofados terem sofrido menos infecções de pele (provocadas por certos microorganismos parasitas).

03- (Unicamp – SP) Fungos crescem sobre alimentos formando colônias de várias colorações, visíveis a olha nu (mofo ou bolor). Em um experimento, um meio de cultura à base de amido foi preparado sob fervura e a seguir distribuído nos frascos de I a IV, nas seguintes condições:
I – Tampado imediatamente.
II - Tampado depois de frio;
III - Tampado depois de frio por plástico com furos;
IV – Tampado.
a) Em qual frasco, teoricamente, se espera que maior número de colônias se desenvolva? Por quê?
Frasco IV. Nesse frasco, destampado, mais esporos de fungos existentes no ar atmosférico entrem em contato com o material orgânico.
b) Indique as etapas do desenvolvimento de uma colônia.
Esporo — hifa — micélio — corpo de frutificação — esporos.
c) Por que os fungos crescem sobre substratos orgânicos?
São organismos heterótrofos e necessitam de uma fonte orgânica de alimentos para a sua sobrevivência.

04- (Vunesp – SP) Fungos e bactérias têm sido considerados, por muitos, os “vilões” entre os seres vivos. Sabemos, entretanto, que ambos apresentam aspectos positivos e desempenham importantes funções ecológicas.
a) Cite uma forma pela qual bactérias e fungos podem contribuir para a reciclagem de nutrientes minerais.
Bactérias e fungos decompõem a matéria orgânica morta, transformando – a em matéria inorgânica relativamente simples, que pode ser utilizada pelo mundo vivo; assim, contribuem para a reciclagem da matéria na natureza.
b) Cite um exemplo de conquista científica no combate a infecções que foi possível a partir da utilização de fungos.
Certos fungos fornecem antibióticos, como a penicilina.

05- (UFRGS) Uma das possíveis conseqüências do aquecimento global provocado pelo aumento do efeito estufa seria a ampliação de habitats de animais transmissores de doenças tropicais. Essas doenças seriam difundidas para regiões onde não ocorrem atualmente. Assinale a alternativa que apresenta doenças que poderiam ter sua área de ocorrência expandida pelo fenômeno exposto acima.
a) Malária, leishmaniose, doença do sono.
b) Tétano, sífilis e amarelão.
c) Doença de Chagas, leptospirose e hanseníase.
d) Febre tifóide, hidrofobia e rífilis.
e) Gonorréia, sífilis e Candidíase.

06- (UFF_RJ) O pediatra, após observar múltiplos pontos brancos na mucosa da boca de um recém-nascido, diagnosticou a doença como sapinho. À mãe da criança, tanquilizando-a, corretamente inofrmou tratar-se de uma doença causada por:
a) protozoários
b) bactérias
c) vírus
d) fungos
e) algas unicelulares

07- (UFMA) Assinale a afirmativa falsa com relação a algumas características gerais dos fungos.
a) alguns são parasitas e outros são saprófitos.
b) podem viver em simbiose.
c) são autótrofos.
d) podem formar micorrizas.
e) possuem reprodução assexuada e sexuada.

08- (UEG) Observe a figura a seguir e faça o que se pede:
a) O organismo representado na figura pertence ao reino 'Fungi'. Cite duas características que são fundamentais para a sua inclusão nesse reino.
Apresenta micélio (conjunto de hifas), reservas de glicogênio, são aclorofilados, e parede celular com quitina.
b) Qual é a principal forma de reprodução apresentada pelo "bolor do pão"?
A principal forma de reprodução dos fungos é a esporulação

09- (UFRRJ) Um dos armários do laboratório da escola apareceu com pontos e fios brancos em suas portas, do lado interno. Um dos alunos identificou os pontos e os fios brancos como sendo um tipo de mofo. Para eliminá-lo, passou um pano embebido em álcool na porta, até limpá-la totalmente. Na semana seguinte, para surpresa do aluno, os pontos e fios reapareceram.
A partir dos seus conhecimentos a respeito da estrutura e biologia dos fungos, explique por que o mofo reapareceu.
O aluno retirou apenas os corpos de frutificação dos fungos quando passou o pano com álcool. O micélio vegetativo ou corpo vegetativo do fungo permaneceu no interior da madeira da porta e, após uma semana, toda a parte externa reprodutiva foi refeita.

10- (UNICAMP) O impressionante exército de argila de Xian, na China, enfrenta finalmente um inimigo. O oponente é um batalhão composto por mais de quarenta tipos de fungos, que ameaça a integridade dos 6000 guerreiros e cavalos moldados em tamanho natural. Os fungos que agora os atacam se alimentam da umidade provocada pela respiração das milhares de pessoas que visitam a atração a cada ano.
(Adaptado de "Veja", 27/09/2000)
a) Ao contrário do que está escrito no texto, a umidade não é suficiente para alimentar os fungos. Explique como os indivíduos do Reino Fungi se alimentam.
Os fungos são saprófitos ou parasitas, além de serem heterótrofos
b) Os fungos são encontrados em qualquer ambiente. Como se explica essa grande capacidade de disseminação?
Reprodução por esporos, que são resistentes em praticamente todos os ambientes.

11- (UFC) O reino Fungi possui cerca de 70.000 espécies, entre elas fungos de importância ecológica e/ou econômica.
a) Explique, sucintamente, por que os fungos, juntamente com as bactérias heterotróficas, são ecologicamente tão importantes?
Os fungos são organismos uni ou pluricelulares aclorofilados e heterótrofos. Junto com as bactérias eles têm papel importante nos ecossistemas, pois são responsáveis pela decomposição da matéria orgânica participando da circulação de matéria na natureza.
b) Por que alguns fungos como Aspergillus flavus e A. parasiticus, que crescem em sementes estocadas de milho, trigo e amendoim, são danosos à saúde humana mesmo depois do fungo ter sido eliminado dessas sementes?
Esses fungos produzem toxinas que permanecem nas sementes mesmo após a eliminação dos mesmos. Essas toxinas podem causar intoxicação no homem.
c) Planta ou animal? Os fungos não são nem uma coisa nem outra. Cite uma característica dos fungos que se assemelha aos animais e uma outra que se assemelha às plantas.
Assemelham-se aos animais, pois são heterótrofos e não conseguem produzir seu próprio alimento como as plantas fazem. No entanto, há fungos que, como as plantas, formam e lançam seus esporos ao vento. Assemelham-se aos vegetais devido a presença da parede celular.

a) O que são liquens?
São resultantes da associação entre fungos e algas verdes ou fungos com cianobactérias.
b) Que tipo de relação ecológica apresentam as espécies que compõem um líquen?
Mutualismo, onde ambas as espécies beneficiam-se da associação.
c) Qual a importância dos liquens na formação de uma comunidade?

Os liquens são organismos muito resistentes, são os primeiros seres a se instalarem em um local sem vida, criando condições para o desenvolvimento de uma comunidade.

13- (FGV) PNEUMOTÓRAX
Febre, hemoptise, dispnéia e suores noturnos.
A vida inteira que podia ter sido e que não foi.
Tosse, tosse, tosse.
.............................................................................................................................
Mandou chamar o médico:
- Diga trinta e três.
- Trinta e três... trinta e três... trinta e três...
-Respire.
...............................................................................................................................
- O senhor tem uma escavação no pulmão esquerdo e o pulmão direito infiltrado.
- Então, doutor, não é possível tentar o pneumotórax?
-Não. A única coisa a fazer é tocar um tango argentino.

O senhor tem uma escavação no pulmão... O pulmão pode ser alvo de diversos agentes patogênicos, tais como os fungos. Esse grupo de seres vivos
(    ) é constituído de seres heterotróficos e eucariontes, como os cogumelos.
(     ) causa várias doenças, como a "frieira", no homem, e as "ferrugens", nas plantas.
(     ) é capaz de, ao fermentar, produzir bebidas, como a cerveja e o vinho.
(    ) possui representantes que são empregados na produção de antibióticos naturais.
resposta:C C C C

14- (FGV) Todos os seres vivos (exceto os vírus) são formados por células. De acordo com o tipo estrutural de células que os compõem, os organismos podem ser classificados em eucariontes ou procariontes.
Assinale a alternativa correta.
a) Os protozoários e as bactérias possuem células eucarióticas.
b) Os fungos (bolores e leveduras) possuem células eucarióticas.
c) Os fungos e as bactérias possuem células procarióticas.
d) As bactérias e as algas possuem células eucarióticas.
e) As bactérias e os protozoários possuem células procarióticas.

15- (UFPE) Com relação a associações de bactérias e fungos com raízes de plantas é correto afirmar que:
a) As bactérias formadoras de nódulos em raízes leguminosas favorecem a entrada de CO2 pelas raízes, acelerando o processo fotossintético.
b) As bactérias associadas a raízes de leguminosas realizam processos bioquímicos que resultam na produção de açúcares, que são cedidos à planta.
c) Certos fungos se associam a raízes de plantas, formando micorrizas; ambos se beneficiam com a associação (mutualismo).
d) Os líquens, resultantes da associação do tipo amensalismo entre fungos e bactérias, são capazes de transformar nitrogênio (N2) em amônia (NH3) e enriquecer o solo.
e) 'Rhizobium' é uma espécie de bactéria que parasita as raízes das gimnospermas e promove a fixação de nitrogênio do ar, tão importante nas lavouras.

11 comentários:

  1. vocee me ajudaram muitoo,valeuu...
    adorei.bejooo

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  2. Ameiii *--*
    me ajudou muitoo mesmo
    Beijos,beijos
    continue assim flor .

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  3. muito bom seu blog!! está me ajudando demais, adorei!
    bjs

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  4. Adorei... respostas muito boas
    Obrigada =)

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  5. Me ajudaram d+, muito boas estas respostas, continuem sempre assim!! Ameii, Ameii... ;)

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  6. Muito obrigado por esse site profff.. me ajudou muito com a atividade

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  7. Blog magnífico, respostas excelentes, bem claras e objetivas. Parabéns e muito obrigada.

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  8. vlw, me ajudou muito p prova.

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  9. . . pow valeu pela força,, me ajudou bastante. .

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  10. Muito interessante..... foi de grande ajuda! Obrigada# Gloria Reis - RR

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  11. Super informativo e bem explicado. Parabéns! :)

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