Queridos alunos e amigos...


A CRIATIVIDADE É UMA FORÇA QUE DORME DENTRO DA GENTE!


MAS, PODE SER ACORDADA DE VÁRIAS MANEIRAS


PORÉM, MOTIVAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO SÃO OS PRINCIPAIS INSTRUMENTOS PARA ESSE "ACORDAR"!

SEJAM BEM VINDOS!


PROFESSORA ROSANE SANTOS

domingo, 27 de março de 2011

PARTE 1 - REVISÃO PARA O SIMULADO – 2º. ANO – EM - REINO PROTOCTISTA - PROFESSORA ROSANE SANTOS

REVISÃO PARA O SIMULADO 
 2º. ANO – EM

REINO PROTOCTISTA

O termo protoctista em substituição ao protista é aceito por muitos biólogos pelo fato de desvincular a idéia de organismos unicelulares.

  • Protoctistas autótrofos unicelulares = Algas simples
  • Protoctistas autótrofos pluricelulares = Algas pluricelulares
  • Protoctistas heterótrofos = Protozoários.



Protoctistas autótrofos unicelulares
Algas simples

Filo pirrófitas (dinoflagelados
Filo crisófitas (diatomáceas)


Protoctistas autótrofos pluricelulares
Algas pluricelulares

Filo clorófitas
Filo feófitas
Filo rodófitas



Protoctistas heterótrofos
Protozoários

Filo rizópodes
Filo actnópodes
Filo foraminíferos
Filo zooflagelados
Filo apicomplexos
Filo cilióforos



PROTOCTISTA AUTÓTROFOS UNICELULARES

·         Filo pirrófitas – Maioria planctônica, marinha, de formas variadas e merece destaque pela importância nos ecossistemas aquáticos, nos quais constituem a base da teia alimentar. Através da fotossíntese são responsáveis pela liberação de grandes quantidades de oxigênio na atmosfera. Seus dois flagelos lhe dão um movimento de rotação (dinoflagelados).
Fenômeno da maré vermelha - Nos plastos, há além da clorofila, pigmentos vermelho-vivos. É por isso que, quando há uma exagerada proliferação de certas espécies planctônicas, as águas costeiras mostram esse fenômeno. Nele as algas liberam na água altas taxas de fortes toxinas, que podem provocar a morte de peixes, moluscos e outros animais marinhos. Acumulando em seus corpos toxinas, que podem chegar ao ser humano em altas concentrações, causando intoxicações às vezes mortais.
·         Filo crisófitas ou Doiatomáceas – De água salgada e água doce. Parede celular espessa formada por sílica. Não são flageladas e no citoplasma tem cromatóforos dourados e gotículas de óleo; estas, além de reserva energética, facilitam a flutuabilidade.

Protoctistas autótrofos pluricelulares
·         Filo Clorófitas (clorofíceas ou algas verdes) - Unicelulares e Pluricelulares, talófitas. Habita água doce, salgada, solo úmido e tronco. Podem estabelecer relações de mutualismo com outros seres vivos, como os fungos, formando os liquens. Constituem um dos mais importantes componentes do fitoplâncton, são responsáveis pela maior parte da produção de oxigênio moleculares disponível do planeta a partir da fotossíntese. Algumas algas pluricelulares são utilizadas na alimentação.
·         Filo Feofíceas ( algas pardas (marrons) - Pluricelulares, quase exclusivamente marinhos, que podem viver no substrato ou flutuando. São Utilizadas na alimentação humana, na indústria de sorvete e também como fertilizantes.
·         Filo Rodofíceas (algas vermelhas) - Pluricelulares, marinhos. Vivem com os talos fixos no substrato e podem atingir vários metros de comprimento. Podem ser utilizadas como: alimentos, fabricação de gomas e laxantes.

Protozoa ( protozoários )
Os protozoários são seres vivos unicelulares, eucariontes e desprovidos de clorofila. Podem viver como parasitas ou ter vida livre, habitando os mais variados tipos de ambiente. Como parasitas do homem e de outros seres vivos, podem causar muitas doenças.
Classes:
  • Rizópoda (pseudópodes)
  • Mastigophora (flagelados)
  • Ciliophora (cílios)
  • Esporozoa
OBS: A classificação dos protozoários é baseada na forma de locomoção, de reprodução e de captura de alimentos.

Doenças causadas por protozoários
Muitos protozoários causam doenças nos seres humanos. Entre elas estão a amebíase ou disenteria amebiana, a doença de Chagas, a úlcera de Bauru, a giardíase e a malária.

DOENÇA DE CHAGAS - Protozoário: Trypanosoma cruzi (Flagelado parasita).
Transmissão: O Trypanosoma cruzi vive no INTESTINO do PERCEVEJO (BARBEIRO). Os percevejos se alojam nas frestas de paredes de chiqueiros e casas de pau-a-pique. Ao picar,  suga o sangue das pessoas. Durante a picada, ele elimina fezes que contêm tripanossomos. Coçando o local, os parasitas são introduzidos na pele através do orifício deixado pela picada. Através da corrente sangüínea, os tripanossomos chegam ao coração e se fixam. Também pode ocorrer a transmissão pela transfusão de sangue contaminado pelo protozoário; de mãe para filho através da placenta ou amamentação.
Sintomas: feridas na pele, doenças cardíacas e até a morte. Um terço dos infectados apresentam sintomas na fase crônica, entre 20 e 30 anos mais tarde, aparecem problemas cardíacos - aumento do coração, arritmia e parada cardíaca. O sistema digestivo também pode ser afetado, com inchaço de órgãos e dificuldade de engolir. A gravidade da infecção depende da virulência do parasita e a suscetibilidade do paciente infectado
Prevenção: Tapar frestas onde os percevejos possam se esconder; Substituir moradias de barro e de madeira por outras de tijolos; Exigir garantia de sangue sadio em transfusões de sangue; Usar inseticidas para combater o percevejo.

·         LEISHMANIOSE ou Úlcera de Bauru - Protozoário: Leishmania brasiliensis (Flagelado parasita).
Transmissão: picada do mosquito do gênero Phlebotomus, popularmente conhecido como ‘mosquito-palha. Estima-se em 12 milhões o número de pessoas acometidas, em 88 países da Ásia, África, Europa e Américas. De modo geral, essa enfermidade se divide em leishmaniose tegumentar, que atacam a pele e as mucosas, e visceral (ou calazar ), que atacam os órgãos internos. A Leishmania é transmitida ao homem e às demais espécies de hospedeiros vertebrados por pequenos insetos, de cor amarelada: os flebotomíneos.
Sintomas: Ulcerações (feridas que não cicatrizam) no rosto, braços e pernas. As feridas podem obstruir parcialmente as cavidades nasais, provocando sono agitado e insônia
Prevenção: Telagem nas habitações, mosquiteiros e repelentes. Uso de inseticida

·         MALÁRIA - Protozoário: Plasmodium (Esporozoário parasita).
Transmissão: picada da fêmea contaminada do mosquito do gênero Anopheles, conhecido popularmente como mosquito-prego. Durante a picada, o mosquito libera SALIVA contendo os plasmódios. Os parasitas penetram no organismo através do orifício deixado pela picada. Os plasmódios se instalam durante em diversos órgãos, tais como o FÍGADO e o BAÇO. Após um certo período, os parasitas retornam ao SANGUE e penetram nos GLÓBULOS VERMELHOS , onde se reproduzem. Cheios de novos parasitas, os glóbulos vermelhos se rompem liberando novos protozoários que irão infectar outros glóbulos vermelhos.
Sintomas: febre alta.
Prevenção: Pulverização de inseticidas em córregos, lagos e poças de água parada para matar as larvas do mosquito; Evitar o acesso dos mosquitos às moradias.

   DOENÇAS CAUSADAS POR PROTOZOÁRIOS FLAGELOS PSEUDÓPODES CÍLIOS

·         AMEBÍASE INTESTINAL - A disenteria amebiana aguda manifesta-se com quadro disentérico agudo, melena, cólicas abdominais, tenesmo, náuseas, vômitos, emagrecimento e fadiga muscular. manter sanitários limpos; lavar as mãos antes das refeições e após a defecação; tratar os doentes e portadores assintomáticos; não usar excrementos, como fertilizantes; combater as moscas e baratas.

·         GIARDÍASE INTESTINAL - A giardíase é uma parasitose intestinal, também denominada giardose ou lamblíase, causada pelo protozoário flagelado Giardia lamblia

·         TRICOMONÍASE VAGINAL Doença infecto-contagiosa do sistema gênito-urinário do homem e da mulher. No homem causa uma uretrite de manifestações em geral discretas, podendo, eventualmente ser ausentes em alguns e muito intensas em outros. É uma das principais causas de vulvovaginite da mulher adulta podendo, porém, cursar com pouca ou nenhuma manifestação clínica.


EXERCITANDO O CÉREBRO

01- (Vunesp) A cidade de São Paulo, atravessada por dois grandes rios Tietê e Pinheiros, e seus inúmeros afluentes, é frequentemente assolada por grandes enchentes nos períodos chuvosos. Após as enchentes, seguem-se casos de leptospirose. Um político, em sua campanha, propõe acabar com a doença adotando as cinco medidas seguintes.
I. Exterminar o maior número possível de ratos.
II. Aplicar semanalmente inseticidas nas margens dos rios.
III. Multar as famílias que acumulam água nos fundos dos quintais.
IV. Evitar o acúmulo de lixo próximo a residências e margens dos rios.
V. Desenvolver campanha para estimular o uso de calçados, principalmente em dias de chuva.
As medidas que, de fato, podem contribuir para acabar com a leptospirose são:
A_ I e II.
b) II e III.
c) I e IV.
d) III e V.
e) IV e V.

02- (PUC-RS) Sabe-se que a fixação do nitrogênio atmosférico constitui uma reação química importantíssima para a manutenção da vida em nosso planeta. Esse tipo de atividade química pode ser encontrado em:
a) bactérias e cianofitas.b) fungos e mixofitos.
c) pirrofitas e diatomáceas.
d) mixofitos e algas.
e) fungos e algas.

03- (PUC-SP) São citados a seguir quatro parasitas humanos:
I. Trypanossoma cruzi
II. Entamoeba histolytica
III. Leishmania brasiliensis
IV. Plasmodium falciparum
Com relção a esses parasitas pode-se afirmar que:
a) Dois deles são transmitidos por contato sexual.
b) Três deles são transmitidos por insetos e um pela ingestão de alimentos contaminados com cistos.
c) Dois deles são transmitidos pela penetração das larvas na pele.
d) Dois deles são transmitidos por ingestão de alimentos contaminados com cistos.
e) Os quatro são transmitidos por insetos.

04- (PUC-RS) No ciclo da Malária somente as fêmeas podem participar da transmissão da doença, o que é devido:
a) à reprodução sexuada, que é partenogenética.
b) ao seu hábito alimentar hematófago.
c) a pouca quantidade de machos na população.
d) ao fato de se alimentarem da seiva vegetal.
e) à ausência, nos machos, de glândulas salivares.

05- (Fuvest-SP) Uma pessoa pretende processar um hospital, com o argumento de que a doença de Chagas, da qual é portadora, foi ali adquirida em uma transfusão de sangue. A acusação:
 a) não procede, pois a doença de Chagas é causada por um verme platelminto que se adquire em lagoas.
b) não procede, pois a doença de Chagas é causada por um protozoário transmitido pela picada de mosquitos.
c) não procede, pois a doença de Chagas resulta de uma malformação cardíaca congênita.
d) procede, pois a doença de Chagas é causada por um protozoário que vive no sangue.e) procede, pois a doença de Chagas é causada por um vírus transmitido por contato sexual ou por transfusão sangüínea.

06- (UA-AM) Os protozoários de água doce apresentam uma organela, denominada vacúolo contrátil, que tem como principal função:
a) estabelecer trocas gasosas de O2 e CO2 entre a célula e o meio.
b) realizar a digestão celular, expulsando os resíduos não-utilizáveis pela célula.
c) armazenar nutrientes oriundos de processos digestivos intracelulares.
d) eliminar o excesso de água do citoplasma, mantendo o equilíbrio osmótico da célula com o meio.
e) captar nutrientes e água do meio, pra utilização no metabolismo celular.

07- (UFPA) Organismos autótrofos, cujas células possuem clorofila, mas não possuem plastos, pertencem ao grupo:
a) das algas verdes
b) dos fungos
c) das bactérias decompositoras
d) dos protozoários
e) das cianofíceas


08- (PUC – SP) Analise as seguintes frases:
I. As diatomáceas são algas microscópicas constituintes do fitoplâncton.
II. As diatomáceas são produtores primários de ecossistemas marinhos.
III. As diatomáceas realizam fotossíntese liberando oxigênio para a atmosfera.
Pode-se considerar:
a) apenas III é verdadeira
b) I, II e III são falsas
c) I, II e III são verdadeiras
d) apenas I é verdadeira
e) N.r.a

09- As células de bactérias e as de cianofíceas apresentam estruturas comuns e algumas diferentes. Quais são essas estruturas?
a) Diferentes: a mesma estrutura de uma célula procarionte. Comuns: as cianofíceas apresentam pigmentos (clorofilas e ficocianinas). As bactérias não possuem clorofilas nas suas células. Existem raras exceções de bactérias clorofiladas.
b) Comuns: a mesma estrutura de uma célula procarionte. Diferentes: as cianofíceas apresentam pigmentos (clorofilas e ficocianinas). As bactérias não possuem clorofilas nas suas células. Existem raras exceções de bactérias clorofiladas.
c) Comuns: a mesma estrutura de uma célula procarionte. Diferentes: as cianofíceas apresentam pigmentos (clorofilas e ficocianinas). As bactérias possuem clorofilas nas suas células. Não existem exceções de bactérias clorofiladas.
d) Comuns: a mesma estrutura de uma célula procarionte. Diferentes: as cianofíceas apresentam uma parede celular espessa. As bactérias possuem clorofilas nas suas células. Existem raras exceções de bactérias clorofiladas.
e) Diferentes: a mesma estrutura de uma célula procarionte. Comuns: as cianofíceas apresentam uma parede celular espessa. As bactérias possuem clorofilas nas suas células. Não existem exceções de bactérias clorofiladas.

10- Pode ocorrer maré vermelha numa região litorânea que teve mau tempo, com vários dias escuros e chuvosos?
Com muitos dias de baixa luminosidade não há boa proliferação de dinoflagelados, que são fotossintetizantes e, portanto, não ocorrem marés vermelhas.



Com muitos dias de baixa luminosidade não há boa proliferação de dinoflagelados, que são fotossintetizantes e, portanto, não ocorrem marés vermelhas.

PROFESSORA ROSANE SANTOS

5 comentários: