Queridos alunos e amigos...


A CRIATIVIDADE É UMA FORÇA QUE DORME DENTRO DA GENTE!


MAS, PODE SER ACORDADA DE VÁRIAS MANEIRAS


PORÉM, MOTIVAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO SÃO OS PRINCIPAIS INSTRUMENTOS PARA ESSE "ACORDAR"!

SEJAM BEM VINDOS!


PROFESSORA ROSANE SANTOS

quinta-feira, 2 de junho de 2011

REVISÃO PARA O SIMULADO - 9O. ANO - EF - PROFESSORA ROSANE SANTOS

REVISÃO PARA O SIMULADO 
9O. ANO - EF

EXERCITANDO O CÉREBRO 
FISICA
TEMPERATURA E CALOR

01. (ITA) O verão de 1994 foi particularmente quente nos Estados Unidos da América. A diferença entre a máxima temperatura do verão e a mínima do inverno anterior foi de 60ºC. Qual o valor desta diferença na escala Fahrenheit?

a) 33ºF                                  d) 108ºF
b) 60ºF                                  e) 140ºF    
c) 92ºF

02. (UESC-BA) Na embalagem de um produto existe a seguinte recomendação: "manter a - 4° C". Num país em que se usa a escala Fahrenheit, a temperatura correspondente à recomendada é:
a) -39,2°F                             d) 39,2°F
b) -24,8°F                             e) 40,2°F                                           
c) 24,8°F

03. (FIA-SP) Um termômetro foi graduado segundo uma escala arbitrária X, de tal forma que as temperaturas 10ºX e 80ºX correspondem a 0ºC e 100ºC, respectivamente. A temperatura em X que corresponde a 50ºC é:  
a) 40ºX                                  d) 55ºX
b) 45ºX                                          e) 60ºX   
c) 50ºX

04. (UF-Londrina) Uma escala termométrica E adota os valores –10ºE para o ponto de gelo e 240ºE para o ponto de vapor. Qual a indicação que na escala E corresponde a 30ºC? 
a) 55ºE                                  d) 54ºE
b) 65ºE                                          e) 38ºE   
c) 66ºE

05. (MACKENZIE) Um turista brasileiro sente-se mal durante a viagem e é levado inconsciente a um hospital. Após recuperar os sentidos, sem saber em que local estava, é informado de que a temperatura de seu corpo atingira 104 graus, mas que já “caíra” de 5,4 graus. Passado o susto, percebeu que a escala termométrica utilizada era a Fahrenheit. Desta forma, na escala Celsius, a queda de temperatura de seu corpo foi de: 
a) 1,8ºC                                 d) 6,0ºC
b) 3,0ºC                                         e) 10,8ºC     
c) 5,4ºC

06. (UNIBAN-SP) Ao utilizar um termômetro de mercúrio para medir a temperatura de uma pessoa, um médico percebeu que a escala do instrumento estava apagada entre os valores 36,5ºC  40ºC. Para saber a temperatura do paciente, o medico mediu o comprimento da escala do instrumento (de 35ºC a 45°C), encontrando 5,0cm. Em seguida mediu a altura da coluna de mercúrio correspondente à temperatura da pessoa, encontrando 1,5cm. Qual a temperatura determinada pelo médico?  
a) 18ºC                                   d) 30ºC
b) 26ºC                                   e) 38ºC   
c) 24ºC

07. A escala de temperatura Fahrenheit foi inventada pelo cientista alemão Daniel Gabriel Fahrenheit (1686 - 1736). Ele teria usado para 0°F a temperatura do dia mais frio de 1727, na Islândia, marcada por um amigo e para 100°F a temperatura do corpo da sua esposa, num determinado dia. Se isso é verdade, então:  A
 a) no ano de 1727, na Islândia, a temperatura atingiu marcas inferiores a -20°C;
 b) no ano de 1727, na Islândia, a temperatura não atingiu marcas inferiores a -10°C;
 c) nesse dia, a sua esposa estava com febre;
 d) nesse dia, a sua esposa estava com a temperatura inferior à normal (37°C);
e) é impossível, pois 100°F corresponde a uma temperatura superior à máxima possível     para o ser humano. 

08. (MACKENZIE) Ao nível do mar, mediante os termômetros, um graduado da escala Celsius e outro na escala Fahrenheit, determinamos a temperatura de certa massa de água líquida. A diferença entre as leituras dos dois termômetros é 100. A temperatura dessa massa de água na escala Kelvin é: 
     a) 85K                                      d) 358K
     b) 108K                                    e) 438K     
     c) 273K
    
09. (FATEC - SP) Certo dia, um viajante verificou que a temperatura local acusava X°F. Se a escala utilizada tivesse sido a Celsius, a leitura seria 52 unidades mais baixa. Essa temperatura é:  
     a) agradável                                      d) 100°C
     b) 50°C                                    e) acima de 100°C     
     c) 84°C

10. (MACLENZIE) O quíntuplo de uma certa indicação de temperatura registrada num termômetro graduado na escala Celsius excede em 6 unidades o dobro da correspondente indicação na escala Fahrenheit. Esta temperatura, medida na escala Kelvin, é de:  
      a) 50K                                     d) 300K
      b) 223K                                   e) 323K     
      c) 273K
          
11. Leia atentamente as frases abaixo. Com base nos seus conhecimentos, identifique a frase incorreta.
a) Caloria é a quantidade de calor necessária para elevar um grama de água de 14,5ºC para 15ºC.
b) O calor é a energia que passa de um corpo para outro quando eles apresentam temperaturas iguais.
c) Temperatura é a grandeza física que mede o estado de agitação térmica de um corpo.

12. No Rio de Janeiro, a temperatura ambiente chegou a atingir, no verão de 2010, o valor de 49o C. Qual seria o valor dessa temperatura, se lida num termômetro na escala Fahrenheit?

13. A temperatura média do corpo humano é 36o C. Determine o valor dessa temperatura na escala Kelvin.

14. Lê-se no jornal que a temperatura em certa cidade da Rússia atingiu, no inverno, o valor de 14o F. Qual o valor dessa temperatura na escala Celsius?

15. Um termômetro graduado na escala Fahrenheit, acusou, para a temperatura ambiente em um bairro de Belo Horizonte, 64o F. Expresse essa temperatura na escala Celsius.

 16.  Qual a quantidade de calor que 300g de ferro precisa receber para ter sua temperatura elevada de 20ºC para 140ºC? Lembre-se o calor específico do ferro é 0,12.

17. Certa massa de água a 20ºC recebeu 1200cal e teve sua temperatura alterada para 80ºC. Qual a massa de água que foi usada? Lembre-se o calor específico da água é 1.

18.  Denomina-se transmissão de calor à passagem da energia térmica de um local para outro. Essa transmissão pode ocorrer de três formas diferentes: condução, convecção e radiação. Na figura abaixo identifique essas três formas de transmissão, utilizando:


19. (UFU MG/1ªFase) Analise as afirmações abaixo e assinale a INCORRETA.
a)   A temperatura normal do corpo humano é de cerca de 37ºC; esta temperatura corresponde na escala Kelvin a 310K.
b) Um carro estava estacionado ao Sol com o tanque de gasolina completamente cheio. Depois de um certo tempo, em virtude da elevação de temperatura, uma certa quantidade de gasolina entornou. Essa quantidade representa a dilatação real que a gasolina sofreu.
c) Um pássaro eriça (arrepia) suas penas para manter o ar entre elas, evitando, assim, que haja transferência de calor de seu corpo para o ambiente.
d) Enchendo-se demasiadamente uma geladeira haverá dificuldade para a formação de correntes de convecção.
e) Dois automóveis, um claro e outro escuro, permanecem estacionados ao sol durante certo tempo. O carro escuro aquece mais porque absorve mais radiação térmica solar.


20. (Acafe SC/Janeiro) Nos noticiários, grandes partes dos apresentadores da previsão do tempo expressam, erroneamente, a unidade de temperatura em graus centígrados.
A maneira de expressar corretamente essa unidade é:
a)   Celsius, pois não se deve citar os graus.
b)   graus Kelvin, pois é a unidade do sistema internacional.
c)   Centígrados, pois não se deve citar os graus.
d)   graus Celsius, pois existem outras escalas em graus centígrados.
e)   graus Fahrenheit, pois é a unidade do sistema internacional.

21. Em um laboratório, 100g de água à temperatura de 10ºC, recebe 2000cal de uma fonte de calor. Qual a temperatura final dessa massa de água? Lembre-se o calor específico da água é 1.
 

22. (Unifesp SP/1ªFase) O texto a seguir foi extraído de uma matéria sobre congelamento de cadáveres para sua preservação por muitos anos, publicada no jornal O Estado de S. Paulo de 21.07.2002.
Após a morte clínica, o corpo é resfriado com gelo. Uma injeção de anticoagulantes é aplicada e um fluido especial é bombeado para o coração, espalhando-se pelo corpo e empurrando para fora os fluidos naturais. O corpo é colocado numa câmara com gás nitrogênio, onde os fluidos endurecem em vez de congelar. Assim que atinge a temperatura de –321º, o corpo é levado para um tanque de nitrogênio líquido, onde fica de cabeça para baixo.
Na matéria, não consta a unidade de temperatura usada.
Considerando que o valor indicado de –321º esteja correto e que pertença a uma das escalas, Kelvin, Celsius ou Fahrenheit, pode-se concluir que foi usada a escala:
a) Kelvin, pois trata-se de um trabalho científico e esta é a unidade adotada pelo Sistema Internacional.
b) Fahrenheit, por ser um valor inferior ao zero absoluto e, portanto, só pode ser medido nessa escala.
c)  Fahrenheit, pois as escalas Celsius e Kelvin não admitem esse valor numérico de temperatura.
d) Celsius, pois só ela tem valores numéricos negativos para a indicação de temperaturas.
e) Celsius, por tratar-se de uma matéria publicada em língua portuguesa e essa ser a unidade adotada oficialmente no Brasil.

23. (FMTM MG/1ªFase/Julho) Um estudante traduziu um texto, originalmente em língua inglesa, no qual se dizia que no Estado da Califórnia está a região mais quente do planeta, conhecida como “Vale da Morte”. Como desejava uma tradução perfeita, também converteu o valor da maior temperatura registrada naquele local, encontrando 57ºC. Supondo-se que a conversão tenha sido feita corretamente, a versão original que estava escrita, na escala Fahrenheit, tinha o valor de:
a)   13,7ºF.                            d)   134,6ºF.
b)   44,6ºF.                           e)   192,0ºF.
c)   120,6ºF
PROFESSORA ROSANE SANTOS

Um comentário:

  1. Muito bom o apoio aos estudos dados nesta postagem! Realmente muito útil e com facilidade de entendimento.. muito obrigada!

    ResponderExcluir