Queridos alunos e amigos...


A CRIATIVIDADE É UMA FORÇA QUE DORME DENTRO DA GENTE!


MAS, PODE SER ACORDADA DE VÁRIAS MANEIRAS


PORÉM, MOTIVAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO SÃO OS PRINCIPAIS INSTRUMENTOS PARA ESSE "ACORDAR"!

SEJAM BEM VINDOS!


PROFESSORA ROSANE SANTOS

quarta-feira, 29 de junho de 2011

REVISÃO PARA O SIMULADO - 1O. ANO - EM - PROFESSORA ROSANE SANTOS

MEMBRANA CELULAR - TRANSPORTE

A célula está em constante troca de substâncias com o meio e é a membrana plasmática que seleciona essas substâncias em trânsito e possui, desta forma, permeabilidade seletiva. As substâncias dentro e fora da célula tendem, por meio de seu movimento natural, a atingir um equilíbrio em suas concentrações. Por esse motivo a membrana permite a passagem de algumas substâncias, sem gasto de energia, mantendo o equilíbrio celular. A esse transporte damos o nome de passivo. Poderíamos comparar o transporte passivo ao movimento de uma pedra caindo do alto de um prédio a favor da gravidade, e por isso sem gasto de energia.
Numa solução, chamaremos de solvente a substância que permite a dispersão de outras substâncias em seu meio. Por exemplo, numa solução de água e sal de cozinha, a água é o solvente porque dispersa no seu meio o sal, que é o soluto. Juntos eles formam uma solução.

 

Transporte Passivo
O transporte passivo, no qual não há gasto de energia, pode ocorrer nas células de três maneiras: difusão simples, difusão facilitada e osmose.
A difusão simples ocorre quando há duas soluções de diferentes concentrações, separadas por uma membrana permeável ao soluto; assim, as partículas deste soluto deslocam-se da solução mais concentrada (hipertônica) para a solução menos concentrada (hipotônica), até que as concentrações dos dois meios fiquem iguais (isotônicas).
A difusão facilitada é muito parecida com a difusão simples, porém o transporte do soluto de um meio mais concentrado para um meio menos concentrado acontece com a ajuda de proteínas especiais presentes na membrana plasmática, facilitando o transporte e, consequentemente, aumentando a velocidade. Lembrar que a difusão facilitada ocorre sem gasto de energia, pois acontece a favor de um gradiente de concentração. Como exemplo, pode citar o papel da insulina, que liberada pelo pâncreas ativa transportadores de glicose na membrana plasmática das células, facilitando assim seu transporte para o meio intracelular.


Um esquema do que ocorre na difusão facilitada e simples.

Na osmose, em vez da passagem do soluto, como acontece na difusão, ocorre a passagem de solvente, que desloca de uma solução hipotônica para um solução hipertônica. Isso ocorre devido a presença de uma membrana semipermeável separando as soluções, ou seja, uma membrana que permite apenas a passagem de solvente. O transporte tende a cessar quando as soluções chegam ao equilíbrio (isotonicidade).


Na osmose ocorre a passagem do solvente.
Observa-se claramente este fenômeno ao temperarmos uma salada de alface com vinagre e sal. O meio externo, por ser mais concentrado que as folhas, retira água destas por osmose, e como consequência as folhas ficam murchas.
É o tipo de membrana que promove o tipo de transporte; assim, se a membrana for do tipo permeável, acontecerá a difusão. Já se a membrana for do tipo semipermeável, teremos a osmose.
Hemácias, quando colocadas em solução hipertônica, perdem água para o meio, ficando com sua membrana de aspecto enrugado, fenômeno conhecido como crenação. Mergulhadas numa solução hipotônica, como, por exemplo, água destilada, hemácias tendem a absorver água até a ruptura de sua membrana, caracterizando uma hemólise com destruição da célula. Conclui-se então que, quando se torna necessário a administração de soluções fisiológicas no sangue, alguns pacientes precisam de rápida reposição de líquidos no organismo, devendo receber uma solução fisiológica isotônica em relação às hemácias, pois somente a solução isotônica (0,9% de cloreto de sódio) manterá o volume da hemácia inalterado.


1 - hemácia em meio hiprtônico; 2- hemácia em meio isotônico; 3 - hemácia em meio hipotônico

Células vegetais, por serem dotadas da parede celulósica, têm um comportamento levemente diferente das células animais com relação ao fenômeno osmose. A solução presente nos vacúolos destas células determinará a entrada ou a saída de água nelas, dependendo de sua concentração.



Quando uma célula vegetal é colocada em meio isotônico, tem um volume de entrada de água igual ao volume de saída, ficando então com seu volume inalterado. É a chamada célula flácida.
Num meio hipertônico, a célula vegetal perderá água, porém manterá seu arcabouço devido à presença da rígida parede celulósica. Seu citoplasma ficará reduzido e a célula é chamada plasmolisada.
Colocada num meio hipotônico, a célula vegetal tende a absorver água por osmose, mas ao contrário das hemácias ela não se rompe, visto que a presença da parede celulósica lhe confere resistência. Nessas condições, com máximo volume, a célula vegetal é chamada túrgida.


1 - célula vegetal túrgida; 2 - célula vegetal flácida; 3 - célula vegetal plasmolisada

01- A membrana plasmática, apesar de invisível ao microscópio óptico, está presente:
a) em todas as células, seja ela procariótica ou eucariótica.
b) apenas nas células animais.
c) apenas nas células vegetais.
d) apenas nas células dos eucariontes.
e) apenas nas células dos procariontes.

02- Quimicamente, a membrana celular é constituída principalmente por:
a) acetonas e ácidos graxos.
b) carboidratos e ácidos nucleicos.
c) celobiose e aldeídos.
d) proteínas e lipídios.
e) RNA e DNA.

03- A membrana plasmática é constituída de uma bicamada de fosfolipídeos, onde estão mergulhadas moléculas de proteínas globulares. As proteínas aí encontradas:
a) estão dispostas externamente, formando uma capa que delimita o volume celular e mantém a diferença de composição molecular entre os meios intra e extracelular.
b) apresentam disposição fixa, o que possibilita sua ação no transporte de íons e moléculas através da membrana.
c) têm movimentação livre no plano da membrana, o que permite atuarem como receptores de sinais.
d) dispõem-se na região mais interna, sendo responsáveis pela maior permeabilidade da membrana a moléculas hidrofóbicas.
e) localizam-se entre as duas camadas de fosfolipídeos, funcionando como um citoesqueleto, que determina a morfologia celular.
Respostas: 1-A, 2-D, 3-C

04- O esquema representa parte da membrana plasmática de uma célula eucariótica. A que correspondem X, Y e Y?
X = lipídeos, Y = proteína, Z = gliicocálix



05- Considere as seguintes situações:
I- Uma célula da raiz de um vegetal absorvendo água do solo.
II- Uma célula da folha de uma alface, temperada com sal e vinagre.
III- Uma hemácea em um capilar do pulmão.
Assinale a alternativa que apresenta o tipo de transporte que cada célula realiza, em cada caso.
ASituação ISituação IISituação III
Transporte ativoDifusãoDifusão
BOsmoseDifusãoOsmose
COsmoseDifusãoTransporte ativo
DOsmoseOsmoseDifusão
ETransporte ativoOsmoseOsmose

06- O movimento de moléculas de aminoácidos para o interior das células faz-se, geralmente, por:
a) osmose
b) simples difusão
c) difusão facilitada
d) transporte ativo
e) fagocitose

07- Diferencie a membrana plasmática da parede celular quanto à composição química e ao tipo de células em que ocorrem.
A membrana plasmática é lipoprotéica e ocorre em todas as células, a parede celular é de natureza celulósica nas plantas e ocorre em células vegetais, nas bactérias, nas algas e nos fungos.

08- A membrana plasmática é uma película que envolve o citoplasma de todas as células. Ela controla as trocas de íons e moléculas entre o interior da célula e o meio externo (permeabilidade seletiva). Em alguns casos, substancias passam pela membrana plasmática através da fagocitose e pinocitose. Qual é a diferença entre dois processos?
Na fagocitose, a célula engloba partículas sólidas do meio circundante, através da emissão de pseudopodes. Na pinocitose, as partículas englobadas são de natureza liquida e o englobamento se dá através da invaginação da membrana.


09- Algumas pessoas, após constatarem que o feijão que prepararam ficou muito salgado, colocam pedaços de batatas para torna-lo menos salgados. Durante o processo no caldo do feijão:
a) O sal passa para a batata por osmose, diminuindo o gosto salgado.
b) O amido da batata, pela fervura é transformado em glicose, “adoçando” o feijão.
c) O sal passa por transporte ativo, para a batata, diminuindo o gosto salgado.
d) O amido da batata se dissolve, diminuindo o gosto salgado.
e) O sal se difunde pela batata, diminuindo sua concentração.

10-  No esquema a seguir, são apontadas três especializações de membrana presentes nas células do epitélio intestinal. Complete o quadro com o nome ou a função correspondente.

Nome da especialização
Função
1Glicocálix;Digestão de enzimas
2Microvilosidadesaumento da superfície de absorção.
3DesmossomosAumento da adesão entre células adjacentes

11-  A parede celular é uma estrutura de revestimento externo de células vegetais. Sobre a parede celular, é correto afirmar que:
1) apresenta pontuações (poros) que permitem o intercambio entre células vizinhas
2) apresenta celulose em sua composição
4) é impermeável
16) é resistente à tensão esta ausente nas células mais velhas
32) dependendo do tipo vegetal, pode apresentar outras substancias em sua composição, tais como a suberina.
RESPOSTA: VVFVFV

12-  Um estudante colocou dois pedaços recém-cortados de um tecido vegetal em dois recipientes, I e II, contendo solução salina. Depois de algumas horas verificou que no recipiente I as células do tecido vegetal estavam plasmolisadas. No recipiente II, as células mantiveram seu tamanho normal.
a) Qual a conclusão do estudante quanto à concentração das soluções salinas nos recipientes I e II, em relação ao suco celular do tecido?
A solução I é hipertônica e a II é isotônica.
b) O que significa dizer que em I as células estavam plasmolisadas?
Significa que as células perderam muita água para o meio e a membrana plasmática descolou-se da parede celular, exibindo o citoplasma retraído.
13- Uma células vegetal é retirada de uma solução hipertônica é retirada de uma solução isotônica 1, mergulhada numa solução hipertônica 2 e, a seguir, colocada numa solução 3, que apresenta concentração idêntica à solução 1.
a) O que acontece com a célula em 2?
A célula perde água e fica plasmolisada.
b) E em 3?
A célula absorve água e volta ao estado de equilíbrio com o meio.

2 comentários: