Queridos alunos e amigos...


A CRIATIVIDADE É UMA FORÇA QUE DORME DENTRO DA GENTE!


MAS, PODE SER ACORDADA DE VÁRIAS MANEIRAS


PORÉM, MOTIVAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO SÃO OS PRINCIPAIS INSTRUMENTOS PARA ESSE "ACORDAR"!

SEJAM BEM VINDOS!


PROFESSORA ROSANE SANTOS

terça-feira, 28 de junho de 2011

EXERCITANDO O CÉREBRO - 3O. ANO - EM - PROFESSORA ROSANE SANTOS

BIOLOGIA E SAÚDE

EXERCITANDO O CÉREBRO

01- (CPS) Com a popularização do uso da Internet, acrescentou-se um novo fator de risco à saúde dos adolescentes: o hábito de passar horas na frente do computador, com postura descuidada. Sentar de qualquer maneira e/ou deitar em posição viciosa podem acarretar dores e desvios da coluna, além de tendinite - inflamação dos tendões - causada principalmente pela utilização repetida do mouse
(adaptado de "Veja", edição especial Jovens, junho 2004)
A seguir são apresentados alguns conselhos úteis, extraídos do site http://www.biosaude.com.br/artigos
Assinale a alternativa que apresenta uma sugestão de atitude mas que não apresenta a devida explicação teórica para a mesma.
a) Manter o peso, pois o excesso de gordura na barriga aumenta a pressão entre os discos e sobrecarrega a musculatura (o risco é leve com aumento de cinco quilos, moderado se o aumento for de 6 a 8 quilos e grande, caso seja acima de 8 kg do peso ideal).
b) Evitar o sedentarismo, que leva à flacidez da musculatura e à necessidade de aumento da contração muscular, com maior pressão nos discos e dificuldade local de circulação.
c) Reforçar a musculatura do abdômen, quadris e costas por meio de musculação e exercícios abdominais, que funcionam como colete de proteção da coluna.
d) Renunciar ao tabagismo, pois a nicotina dificulta a vascularização dos discos da coluna vertebral, levando-os ao enfraquecimento pela desidratação.
e) Criar novos hábitos de postura ao sentar, dormir, dirigir, etc. (a hidroginástica, natação e caminhadas são excelentes para melhorar a postura).

02- (UFG) Leia o texto:
"Mutirão de cirurgia de catarata foi prorrogado pela SESAB Estatísticas do Ministério da Saúde indicam que a cada ano, no Brasil, são registrados em torno de 120 mil novos casos de catarata, condição que pode levar à cegueira, mas é reversível mediante cirurgia. A doença afeta o cristalino, provocando dificuldades de visão, mas, na maioria dos casos, avança de forma lenta."
(Disponível em Acesso em: 11 set. 2007.)
Uma pessoa submetida a essa cirurgia tem o cristalino substituído por uma outra lente intraocular que permite
a) regular a quantidade de luz que incide sobre o globo ocular.
b) responder aos estímulos luminosos de baixa e alta intensidades.
c) convergir os raios de luz, possibilitando a formação da imagem na retina.
d) lubrificar o globo ocular devido à produção de fluido lacrimal.
e) promover barreira física externa de proteção ao globo ocular.

03- (CPS) Segundo a Associação Brasileira de Medicina de Trânsito (ABRAMET), o número de acidentes de trânsito cresce em torno de 20% durante o Carnaval. Ainda segundo a ABRAMET, as bebidas alcoólicas estão presentes em 61% dos acidentes de trânsito. É por isso que, durante o período das festas carnavalescas, encontramos várias recomendações veiculadas pela mídia.
Leia as informações sobre as conseqüências do álcool no organismo, adaptadas dos sites do Correio da Bahia e do Boasaude/Uol. Aponte a alternativa que relaciona o efeito ao álcool na coordenação motora e na atenção dos indivíduos, aumentando, assim, a chance de ocorrer acidentes de trânsito.
a) O uso abusivo de álcool pode levar a quadros de intoxicações alcoólicas, caracterizadas por náuseas, vômitos, diarréia e dor abdominal.
b) A ingestão excessiva de álcool pode levar o folião a um quadro de indisposição e hipoglicemia (redução do açúcar no sangue).
c) A bebida alcoólica possui calorias que costumam enganar o organismo, dando uma falsa impressão de saciedade e fazendo com que a pessoa não sinta fome e não se alimente.
d) O álcool exerce vários efeitos no organismo, podendo retardar os reflexos, dificultando a adaptação da visão a diferentes movimentos e luminosidades.
e) O álcool é um diurético cujo efeito pode provocar a eliminação de água pelo organismo.

04- (UFC) Leia o texto a seguir:
"A TOXOPLASMOSE é uma doença causada pelo protozoário Toxoplasma gondii e é particularmente perigosa para crianças na fase fetal. O parasita é capaz de invadir, naturalmente, qualquer organismo animal homeotermo, no qual se multiplica em ciclo assexuado.
Além deste, existe o ciclo gametogônico, que ocorre em felinos e processa-se nas células do intestino, sendo o parasita eliminado juntamente com as fezes do animal. É um parasita estrito do interior celular que, após várias divisões, invade novas células, inclusive aquelas de defesa, que são móveis e levam o parasita em seu interior para os gânglios linfáticos, com conseqüente disseminação em todo o organismo do hospedeiro. Com a introdução do protozoário, têm início os fenômenos imunológicos, que se traduzem primeiro pelo aparecimento de anticorpos circulantes do tipo IgM (imunoglobulinas do tipo M), constituindo a chamada imunidade imediata.
Posteriormente, com a cura da doença, tais anticorpos são substituídos por anticorpos denominados de IgG. O tratamento consiste no uso de medicamentos específicos, entre os quais alguns corticóides."
(Texto adaptado de http:// www.saudeanimal.com.br/artig162.htm)
Tomando como base o texto que você acabou de ler, analise as seguintes afirmativas.
I. O protozoário apresenta pouca especificidade de hospedeiros e a possibilidade de localizar-se em vários órgãos dos mesmos.
II. No exame pré-natal, a ausência de imunoglobulinas do tipo M (IgM) e a presença de IgG indicam que a mãe está imunizada e que o feto não corre risco de contrair a doença.
lII. O parasita multiplica-se tanto no soro sangüíneo como no lúmen intestinal do animal hospedeiro.
IV. A profilaxia da doença é feita através do uso de corticóides e da eliminação de roedores e insetos que possam estar contaminados.
V. A reprodução sexuada do protozoário que ocorre em felinos possibilita a contaminação através das fezes de gatos domésticos infectados.
Marque a alternativa que contém todas as afirmativas verdadeiras.
a) II, IV e V.
b) II e III.
c) I, II e V.
d) III e IV.
e) I, III e IV.

05- (CPS) Alimentação equilibrada, exercícios físicos freqüêntes e lazer são indicações para a prevenção de doenças cardiovasculares, pois durante
a) a alimentação, os músculos do sistema digestório provocam a inatividade dos demais músculos do organismo.
b) a digestão, os músculos dilatam-se assumindo a coordenação das atividades metabólicas e motoras.
c) o lazer, os capilares sangüíneos sofrem inversão de movimento, irrigando melhor a musculatura do coração.
d) os exercícios físicos, há um trabalho maior do coração, vasos sangüíneos, sistema nervoso, pulmões e fígado.
e) os exercícios físicos, as válvulas presentes no coração mudam o sentido do fechamento, obrigando a musculatura a se contrair mais rapidamente.

06- (UNEM) Sobre os grandes grupos animais: poríferos, celenterados, platelmintos, nematódeos, anelídeos, artrópodes, moluscos, equinodermos e cordados, assinale o que for correto.
(01) A existência de indivíduos de todos os filos citados em meio aquático está relacionada tanto à própria origem da vida na água quanto ao processo evolutivo.
(02) Todos os filos citados têm representantes nos ambientes aquático e terrestre, independente de suas origens em um ou em outro ambiente.
(04) Não ocorre, entre esses grupos animais, a reprodução do tipo assexuada.
(08) Somente entre os invertebrados há espécies que são transmissoras de organismos causadores de doenças ao homem.
(16) O corpo de qualquer desses animais inclui dois tipos de espaços distintos: o intracelular e o extracelular. O espaço extracelular é o local onde ocorre a maioria das reações químicas que mantém a vida.
(32) Nos grupos que apresentam órgãos e sistemas, a integração entre as atividades realizadas pelas várias partes do corpo é responsabilidade dos sistemas nervoso e endócrino.
(64) Dentre os filos citados, nematódeos, anelídeos, artrópodes, moluscos, equinodermos e cordados têm sistema digestório completo, isto é, com boca e ânus.
resposta:97

07- (UFF) Cigarros viram droga nos E.U.A.
Washington - O presidente americano, Bill Clinton, deve anunciar amanhã, que o cigarro passa a ser considerado uma droga que vicia, de acordo com a proposta da F.D.A. (Federal Drug Administration) .... Trecho da reportagem - Jornal "O Dia", de 22/08/96.
Com relação ao fumo assinale a opção que encerra a afirmação INCORRETA.
a) O fumo ocasiona problemas de saúde, com sobrecarga do sistema cárdio-respiratório.
b) Os fumantes "passivos" não apresentam risco de desenvolver doenças respiratórias ou mesmo cardiovasculares. c) O fumo afeta o sistema nervoso central, podendo ocasionar distúrbios do sono.
d) Existe uma forte correlação entre o câncer de pulmão e o hábito de fumar.
e) Quando submetidas à exposição de fumaça de cigarro, mesmo antes do nascimento, as crianças apresentam maior risco de sofrer morte súbita.

08- (UFSC) Nos seres humanos, durante e após a gravidez, a relação entre mãe e filho compreende vários aspectos endócrinos e imunológicos. Com relação a estes fatos, assinale a(s) proposição(ões) VERDADEIRA(S).
(01) Durante a gravidez, a placenta permite a passagem de macrófagos, neutrófilos e hemácias maternos para o sangue da criança.
(02) A importância do aleitamento materno nos primeiros meses de vida da criança, sob o ponto de vista imunológico, está relacionada à presença de anticorpos no leite materno.
(04) O hormônio prolactina, produzido logo após o parto, estimula a secreção de leite e sua produção é mantida pelos estímulos nervosos da sucção da mama pela criança.
(08) Os anticorpos maternos, durante a gestação, protegem a criança contra doenças e não podem, em nenhuma situação, causar danos a ela.
(16) As hemácias do sangue materno, ao entrarem no sistema circulatório da criança, auxiliam a ação dos anticorpos.
resposta:02 + 04 = 06

09- (CFTSC) "Nunca, desde o momento em que nasceu, David Vetter sentiu o toque direto de outro ser humano. David sofria de uma condição hereditária chamada síndrome da imunodeficiência severa combinada (SCID), a incapacidade de o corpo gerar linfócitos B e linfócitos T, ambos cruciais em nossa reação imunológica, que o deixava suscetível à mais reles infecção."
(WATSON, J. D. "DNA: o segredo da vida". 2005)
As células citadas no texto fazem parte do sistema imunológico humano. Sobre esse sistema, assinale a alternativa CORRETA:
a) Ao nascer, uma criança recebe de sua mãe, através da placenta e, mais tarde, através da amamentação, anticorpos prontos para a defesa de seu organismo.b) Os anticorpos ou imunoglobulinas, produzidas pelos linfócitos, são moléculas de natureza lipídica, responsáveis pelo reconhecimento de antígenos no organismo humano.
c) Os linfócitos são células produzidas pelo organismo e responsáveis pela fagocitose de microorganismos invasores, fazendo parte dos mecanismos de defesa inespecíficos do organismo.
d) As vacinas antivirais são desenvolvidas a partir de vírus mortos ou atenuados e são utilizadas na prevenção de doenças importantes como raiva, gripe, tuberculose, cólera, entre outras.
e) O sistema imunológico humano não estaria, em hipótese alguma, relacionado ao sistema circulatório.

10- (FEI) Assinale a alternativa que contiver doenças causadas, exclusivamente, por vírus:
a) sífilis, aids, cólera:
b) poliomielite, raiva, cólera;
c) poliomielite, aids, sífilis;
d) poliomielite, aids, raiva;
e) sífilis, cólera, meningite.

11- (UEPG) Sobre vírus, assinale o que for correto.
01) O vírus é o único ser vivo acelular.
02) Seu material genético é exclusivamente o RNA.
04) AIDS, raiva, tétano, coqueluche e sífilis são todas doenças causadas por vírus.
08) Os vírus também causam várias doenças aos animais e às plantas.
16) Os vírus não manifestam atividade vital fora da célula hospedeira.
resposta:25

12- (PUC – MG) O beijo, sinal normalmente de carinho, tem trazido ao longo da vida humana outras conotações, como, por exemplo, sinal de cumprimentos, traição. Pode ser também veículo de doenças causadas por vírus. Das doenças abaixo, qual NÃO é virótica e transmitida pela saliva?
a) hidrofobia
b) hepatite
c) caxumba
d) cólera
PROFESSORA ROSANE SANTOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário