Queridos alunos e amigos...


A CRIATIVIDADE É UMA FORÇA QUE DORME DENTRO DA GENTE!


MAS, PODE SER ACORDADA DE VÁRIAS MANEIRAS


PORÉM, MOTIVAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO SÃO OS PRINCIPAIS INSTRUMENTOS PARA ESSE "ACORDAR"!

SEJAM BEM VINDOS!


PROFESSORA ROSANE SANTOS

domingo, 5 de junho de 2011

REVISÃO PARA O SIMULADO - 3O. ANO - EM - PROFESSORA ROSANE SANTOS

ENGENHARIA GENÉTICA

I - FERRAMENTAS DA ENGENHARIA GENÉTICA

Vetores – Neles insere-se o DNA estranho, que poderá mais tarde, ser incorporado a outro organismo (vírus, incluindo fagos, bactérias).
Os plasmídios de bactérias são vetores muito importantes para a duplicação ou clonagem.
Genetecas – Culturas de fagos ou de bactérias recombinados , com genes específicos em seu genoma –  são verdadeiras “bibliotecas de genes” utilizadas por empresas de biotecnologia.

 AS ENZIMAS          
                                                  
De restriçãoPode cortar o DNA em pontos determinados (tesoura química)                                      
LigasesUne fragmentos de DNA, produz moléculas de DNA recombinado.                                              
DNA polimeraseProduz fita complementar de DNA.

II – RESULTADOS DA ENGENHARIA GENÉTICA  

Plantas transgênicas – Produção de plantas com novas características, especialmente maior resistência e pragas e maior valor nutricional.

Animais transgênicos – Supermouse – Obtido a partir da injeção de DNA num zigoto normal de rato. O fragmento de DNA era uma cópia do gene humano para o hormônio de crescimento.



Terapia Gênica – Geneterapia – Consiste em introduzir no organismo de uma pessoa que tenha doença genética células contendo o alelo normal correspondente ao alelo causador de doença. Teve início em 1990 em crianças com deficiência imunológica por falta de determinadas substâncias nos linfócitos.

Há ainda muitos problemas a resolver para que se possa usar com segurança a geneterapia, uma vez que houve muitos casos de efeitos indesejados, entre os quais a possibilidade de determinados vírus vetores causarem câncer.

III – CLONES E CLONAGEM:

 Clones – São cópias geneticamente idênticas, obtidas de um indivíduo inicial.
            Todos os organismos que têm reprodução sexuada (hidra/esponjas) formam clones. Quando se propaga uma planta por meio de estacas – pedaços de caule – os organismos originados são clones. As plantas por brotamento de seus rizomas, tubérculos, bulbos e folhas, também originam clones. Gêmeos que provém, de um único zigoto são clones, já que têm patrimônio genético idêntico.

CLONAGEM 
                                           
Reprodutora – Produção de novos indivíduos, com constituição genética idêntica a do doador. 

Terapêutica – Consiste em utilizar essa nova  terapia para o tratamento de inúmeros tipos de doenças, como degenerativas e genéticas.

IV – GENOMA:

            Conjunto de todo material genético de um organismo, contido  em seus cromossomos. Com exceção dos RNAvírus (retrovírus) em todo os seres vivos o genoma é representado pelo DNA, o código genético, responsável por toda a informação necessária para a formação de um organismo completo.

     
PGH – Projeto Genoma Humano – Um dos seus objetivos iniciais é a produção de um banco de dados do seqüênciamento das bases do DNA que codificam proteínas, correspondendo portanto a genes ativos, que estará disponível para diversas pesquisas. A decifração do genoma humano poderá ter, num futuro bem próximo, algumas aplicações de grande importância, como,  por exemplo:
- Terapia gênica;
- Identificação de cada gene e a determinação de sua função;
- Produção de drogas específicas para o tratamento de algumas doenças genéticas;
- Diagnóstico precoce de muitas doenças de predisposição genética, como vários tipos de câncer;
- Determinação da identidade genética das pessoas, que seria registrada como uma espécie de “RG genético”.

V- PROTEOMAS:

            Sabemos que o dogma básico da genética é:
           

 DNA                 RNA                  proteínas          Expressão gênica                                                      


Ao conjunto de proteínas produzidas pela expressão dos genes de um genoma dá-se o nome de proteoma. A análise dos proteomas poderá ser usada para as áreas de medicina, agricultura e pecuária. A presença de determinada proteína permitirá o diagnóstico de doenças que ainda não se manifestaram no indivíduo.

EXERCITANDO O CÉREBRO
 
01. (FUVEST) Enzimas de restrição são fundamentais à Engenharia Genética porque permitem:
                
a) a passagem de DNA através da membrana celular;
b) inibir a síntese de RNA a partir de DNA;
c) inibir a síntese de DNA a partir de RNA;
d) cortar DNA onde ocorrem seqüências específicas de bases;
e) modificar seqüências de bases do DNA.
                       
02. As enzimas de restrição são sintetizadas:
a) apenas pelas bactérias;
b) apenas pelos vírus;
c) por vírus e bactérias;
d) por todas as células procarióticas;
e) por qualquer tipo de célula.

03. (FATEC) A Engenharia Genética consiste numa técnica de manipular genes, que permite, entre outras coisas, a fabricação de produtos farmacêuticos em bactérias transformadas pela tecnologia do DNA recombinante. Assim, já é possível introduzir em bactérias o gene humano que codifica insulina, as quais passam a fabricar sistematicamente essa substância. Isto só é possível porque:
a) o cromossomo bacteriano é totalmente substituído pelo DNA recombinante;
b) as bactérias são seres eucariontes;
c) os ribossomos bacterianos podem incorporar o gene humano que codifica insulina, passando-o para as futuras linhagens;
d) as bactérias possuem pequenas moléculas de DNA circulares (plasmídeos), nas quais podem ser incorporados genes estranhos a elas, experimentalmente;
e) as bactérias são seres muito simples, constituídos por um único tipo de ácido nucléico (DNA).

04. (MACKENZIE) Atualmente deixou de ser novidade a criação de plantas transgênicas, capazes de produzir hemoglobina. Para que isso seja possível, essas plantas recebem:
a) o RNAm que carrega os aminoácidos usados na síntese de hemoglobina;
b) somente os aminoácidos usados nessa proteína;
c) os anticódons que determinam a seqüência de aminoácidos nessa proteína;
d) os ribossomos utilizados na produção dessa proteína.
e) o fragmento de DNA, cuja seqüência de nucleotídeos determina a seqüência de aminoácidos da hemoglobina;
 
05.
A clonagem molecular é:
a) a técnica que emprega bactérias como multiplicadores de um fragmento de DNA;
b) o mecanismo para se obter resistência a antibióticos;
c) a fabricação de produtos farmacêuticos;
d) o processo utilizado para cortar o DNA;
e) a enzima utilizada na Geneterapia.

06. Os avanços de Engenharia Genética permitem que um ser vivo forneça genes a outro de espécie diferente, sem alterar as principais características que os diferenciam. O seu que recebe o gene é denominado:
 a) clone
b) parasitado
c) mutante
d) mutagênico
e) transgênico

07. (ENEM) I. Retirou-se um óvulo da vaca Z. O núcleo foi desprezado, obtendo-se um óvulo anucleado.
II. Retirou-se uma célula da glândula mamária da vaca W. O núcleo foi isolado e conservado, desprezando-se o resto da célula.
III. O núcleo da célula da glândula mamária foi introduzido no óvulo anucleado. A célula reconstituída foi estimulada para entrar em divisão.
IV. Após algumas divisões, o embrião foi implantado no útero de uma terceira vaca Y, mãe de aluguel. O embrião se desenvolveu e deu origem ao clone. Considerando-se que os animais Z, W e Y não têm parentesco, pode-se afirmar que o animal resultante da clonagem tem as características genéticas da vaca.
a) Z, apenas
b) W, apenas
c) Y, apenas
d) Z e da W, apenas
e) Z, W e Y

08- (UFF) Ao se injetar o núcleo de uma célula diferenciada de uma rã em um ovo de outra rã, não fertilizado e cujo núcleo tenha sido removido, ocorrerá:
a) a morte da célula-ovo, uma vez que o núcleo injetado proveniente da célula diferenciada contém DNA cuja composição de bases nitrogenadas é diferente da célula-ovo;
b) a morte da célula-ovo, uma vez que o núcleo injetado não contém determinados genes, removidos durante a diferenciação;
c) a formação de um clone de células não diferenciadas, uma vez que o núcleo injetado não possui alguns genes, removidos durante a diferenciação;
d) a formação de um girino normal a partir do ovo, uma vez que o núcleo injetado contém toda a informação (DNA) necessária à formação do girino;
e) a expulsão do núcleo injetado por meio de exocitose realizada pela célula-ovo.

09- Num caso de investigação de paternidade, foram realizados exames para identificação de grupos sangüíneos e análise de DNA. A tabela a seguir resume os resultados parciais da análise de grupos sangüíneos (do menino, de sua mãe e do suposto pai) e de duas seqüências de DNA ( do menino e do suposto pai), correspondentes a um segmento localizado num autossomo e outro no cromossomo X.
Considerando apenas a tabela adiante, podemos afirmar que:

a) os resultados dos grupos sangüíneos excluem a possibilidade do homem ser o pai da criança; os outro exames foram desnecessários.
b) os resultados dos grupos sangüíneos não excluem a possibilidade do homem ser o pai da criança, mas a seqüência de DNA do cromossomo X exclui.
c) os resultados dos grupos sangüíneos e de DNA não excluem a possibilidade do homem ser pai da criança.
d) os três resultados foram necessários para confirmar que o homem é mesmo o pai da criança.
e) os resultados de DNA contradizem os resultados dos grupos sangüíneos.

10- (PUC - RJ) Atualmente, poucos assuntos geram tanta controvérsia como os produtos transgênicos. Esta interferência do homem na natureza se dá por meio da engenharia genética. Sobre este tema, destaque a afirmação correta:
a) O objetivo dos cientistas é criar novas espécies, aumentando a produtividade e minimizando, por conseqüência, o uso de herbicidas.
b) A aplicação da engenharia genética nos alimentos teve origem em países do terceiro mundo, que apresentam uma grande incidência de pragas na agricultura.
c) Modificar um organismo geneticamente significa cruzar espécies diferentes, para se obter uma espécie nova que não ocorre naturalmente.
d) A modificação genética dos alimentos consiste na transferência de material hereditário de um organismo para outro receptor, gerando novas combinações genéticas.
e) Os ambientalistas defendem o uso da engenharia genética pois os seus efeitos são totalmente previstos e controlados, não trazendo perigos para a humanidade.

11- (UFF) Pesquisadores de alguns centros de pesquisa brasileiros, utilizando técnicas de engenharia genética, obtiveram, recentemente, plantas que produzem proteínas humanas, entre as quais o hormônio do crescimento (GH). Estas plantas são chamadas transgênicas.
Considere estas informações e assinale a opção incorreta:
a) O gene para a produção de GH é, em geral, introduzido no plasmídeo antes de sua introdução na célula vegetal.
b) a utilização de células vegetais diminui a possibilidade de contaminação humana por vírus animais.
c) Antes de se obter a planta produtora de GH é necessária a produção do DNA recombinante.
d) O RNA mensageiro, relacionado ao GH, quando introduzido na célula vegetal é transcrito em DNA na presença da enzima transcriptase vegetal.
e) O DNA relacionado à síntese do GH pode ser obtido a partir do RNA mensageiro.

12- (PUC-SP) No vaga-lume há um gene que determina produção de luciferase, enzima responsável pela oxidação da substância luciferina, levando à produção de luz.
Através da engenharia genética, esse gene foi transferido para uma célula vegetal e, a partir desta, obteve-se uma planta inteira. Após ser regada com solução de luciferina, a referida planta começou a emitir luz.
O resultado desse experimento indica que a planta
a) incorporou um segmento de RNA do vaga-lume, a partir do qual as células da planta produziram RNA e luciferase.
b) incorporou um segmento de RNA do vaga-lume, a partir do qual as células da planta produziram DNA e luciferase.
c) incorporou um segmento de DNA do vaga-lume, que possibilitou às células da planta a produção de luciferase.
d) incorporou um segmento de DNA do vaga-lume, que não possibilitou a produção de RNA e nem de luciferase.
e) não expressou o gene do vaga-lume.

13- (PUC-CAMPINAS) As técnicas de manipulação genética, utilizadas para a obtenção de seres transgênicos, permitiram a criação do primeiro produto transgênico de grande impacto na agricultura: a soja resistente a um potente herbicida, o "round-up". Com o uso dessa variedade, as técnicas de controle de pragas nas culturas de soja sofreram mudanças e os custos de produção diminuíram. A transferência de genes bacterianos para o genoma de uma planta amplamente cultivada e usada na alimentação animal e humana vem gerando, porém, questionamentos de cunho político, científico e filosófico.
Esses questionamentos justificam-se porque
a) o custo dos transgênicos será certamente maior do que o dos produtos convencionais.
b) todos os países passarão a produzir soja, prejudicando os atuais exportadores.
c) não se conhecem os efeitos que os transgênicos podem ter na saúde das pessoas.d) eliminando-se as pragas da lavoura, muitas cadeias alimentares desaparecerão, beneficiando o meio ambiente.
e) os transgênicos simplificarão muitas cadeias alimentares, eliminando todos os competidores do homem e dos animais que ele cria.

14- (UFSC) Porcos têm sido criados transgenicamente para que seus órgãos possam ser transplantados em homens; cientistas desenvolvem ovelhas "autotosquiáveis", isto é, a lã cai sozinha no devido tempo; gens de galinha são introduzidos em batatas, deixando os vegetarianos confusos com a perspectiva de cruzar animais com plantas...
("CICLO VITAL", vol. 4, 1999, p.14.)
A citação anterior mostra avanços da Engenharia Genética.
Assinale a(s) proposição(ões) VERDADEIRA(S) sobre a transgenia e suas implicações com relação à saúde e ao meio ambiente.
(01) Cientistas interferem na evolução natural das espécies, alterando geneticamente animais e plantas.
(02) Os genes alienígenas permitem ao organismo receptor produzir substâncias que nunca produziriam em condições naturais.
(04) Os alimentos transgênicos não representam nenhuma ameaça à saúde humana, e por isso não necessitam ser testados em outras espécies de animais, antes de chegarem ao homem.
(08) a produção de insulina, a partir de transferência de genes humanos para bactérias, que passam, incontinentimente, a produzir esse hormônio, é uma das experiências bem sucedidas da transgenia.
(16) Os organismos transgênicos são aqueles que recebem segmentos de DNA da mesma espécie.
(32) É fundamental o estabelecimento de limites, tanto por parte dos cientistas como dos governantes, para que as manipulações genéticas não resultem em impactos ambientais irreversíveis.        
resposta:01 + 02 + 08 + 32 = 43
15- (UERJ) As técnicas modernas de biologia molecular têm permitido a inserção de segmentos novos de DNA em células vegetais, em crescimento no meio apropriado, para gerar uma nova planta com novas características. Estes novos segmentos de DNA introduzidos podem, por exemplo, gerar novas plantas com reservas modificadas de lipídios, amido e proteínas em suas sementes ou melhorar a resistência das plantas a pestes e vírus ou ainda aumentar a sobrevivência destes organismos em ambientes adversos.
Estas novas plantas são exemplos de organismos criados por engenharia genética e são genericamente conhecidos como:
a) reversos
b) recessivos
c) dominantes
d) transgênicos

16- (MACKENZIE) Recentemente foi noticiada a criação de uma planta transgênica, capaz de produzir hemoglobina. Para que isso fosse possível, essa planta recebeu:
a) os anticódons que determinam a seqüência de aminoácidos nessa proteína.
b) os ribossomos utilizados na produção dessa proteína.
c) o fragmento de DNA, cuja seqüência de nucleotídeos determina a seqüência de aminoácidos da hemoglobina.
d) O RNAm que carrega os aminoácidos usados na síntese de hemoglobina.
e) somente os aminoácidos usados nessa proteína.

17- (UNESP) A engenharia genética permitiu a introdução, em ratos, do gene humano para produção do hormônio de crescimento, levando à produção de ratos gigantes. Estes ratos são considerados
a) isogênicos.
b) transgênicos.
c) infectados.
d) mutantes.
e) clones.

18- (FUVEST) A introdução de uma cópia de um gene humano no genoma do pronúcleo masculino de um zigoto originou uma ovelha transgênica. Se essa ovelha for cruzada com um macho não-transgênico, que porcentagem de descendentes portadores do gene humano espera-se obter?
a) Zero.
b) 25 %.
c) 50 %.
d) 75 %.
e) 100 %.

19- (UFC) No fim de junho de 2000, foi considerado concluído, depois de dez anos de trabalho, o "Projeto Genoma Humano", um marco no estudo da biologia, que recebeu ampla divulgação na imprensa internacional. Numa breve história da genética, podemos relacionar alguns fatos que marcaram época pela sua importância científica, como segue.
I. Observação da estrutura espiralada do DNA.
II. Estabelecimento das leis da hereditariedade.
III. Surgimento da técnica de identificação das pessoas pelo exame do DNA.
IV. Clonagem do primeiro mamífero a partir de uma célula de um animal adulto.
V. Identificação da localização cromossômica dos genes.
VI. Transformação genética de bactérias para a produção de insulina humana.
Assinale a alternativa que correlaciona os fatos mencionados anteriormente em ordem cronológica crescente.
a) II, V, I, VI, III, IV.
b) II, V, III, I, VI, IV.
c) V, II, IV, I, VI, III.
d) V, II, I, IV, III, VI.
e) IV, III, VI, I, V, II.

20- (FUVEST) Uma maneira de se obter um clone de ovelha é transferir o núcleo de uma célula somática de uma ovelha adulta A para um óvulo de uma outra ovelha B do qual foi previamente eliminado o núcleo. O embrião resultante é implantado no útero de uma terceira ovelha C, onde origina um novo indivíduo. Acerca do material genético desse novo indivíduo, pode-se afirmar que
a) o DNA nuclear e o mitocondrial são iguais aos da ovelha A.
b) o DNA nuclear e o mitocondrial são iguais aos da ovelha B.
c) o DNA nuclear e o mitocondrial são iguais aos da ovelha C.
d) o DNA nuclear é igual ao da ovelha A, mas o DNA mitocondrial é igual ao da ovelha B.
e) o DNA nuclear é igual ao da ovelha A, mas o DNA mitocondrial é igual ao da ovelha C.

21- (PUC-MG) Recentemente, o mundo foi abalado pela notícia da produção do clone de uma ovelha. Nessa clonagem, utilizou-se o núcleo de uma célula da mama de uma ovelha (A) e o citoplasma de um óvulo de outra ovelha (B). É CORRETO concluir que:
a) todos os cromossomos do clone são iguais aos da ovelha A.
b) os autossomos do clone são iguais aos da ovelha A, e os cromossomos sexuais são iguais aos da ovelha B.
c) todos os cromossomos do clone são iguais aos da ovelha B, e os cromossomos sexuais são iguais aos da ovelha A.
d) os autossomos do clone são iguais aos da ovelha B, e os cromossomos sexuais são iguais aos da ovelha A.
e) existem cromossomos no clone que são diferentes de A e de B.

22- (FATEC) Clone é um população de seres geneticamente idênticos, originados pela multiplicação assexuada de um único genitor ou por manipulação citogenética.
Recentemente os jornais publicaram uma receita de clonagem para "fazer" a ovelha "Dolly" da raça "Finn Dorset".
A receita propõe os seguintes passos:
Os cientistas retiraram óvulos de uma ovelha adulta da raça "Scottish Blackface". Deles removeram os núcleos e guardaram o resto.
Foram retiradas as células das glândulas mamárias de uma ovelha adulta da raça "Finn Dorset". Delas são retirados os núcleos, que são guardados. Os ingredientes foram colocados numa solução química para "hibernar" e esperar um tempo para serem encaixados nos óvulos anucleados.
Os cientistas transferiram o núcleo da célula mamária para o óvulo da ovelha "Scottish Blackface" Passado um tempo, ele começou a se dividir, formando um aglomerado de células.
O aglomerado celular foi transferido para o aparelho reprodutor da ovelha "Scottish Blackface".
ele se formou um embrião que deu origem à Dolly.
Tomando por base o texto, podemos afirmar que:
a) A clonagem está correta mas não revela a tecnologia necessária para as células "hibernarem" e acertarem o tempo, também necessário, para a transferência do núcleo para o óvulo anucleado.
b) "Dolly" não tem pai mas é, certamente, filha da ovelha da raça "Scottish Blackface", que cedeu o óvulo anucleado.
c) A clonagem está errada, pois o pai é a ovelha da raça "Finn Dorset", uma vez que no seu genótipo há cromossomos de seu avô.
d) A clonagem está correta, pois a genitora é a ovelha da raça "Scottish Blackface", uma vez que "Dolly" veio de seu óvulo.
e) Há uma falha técnica no experimento, pois núcleo de célula de glândula mamária não pode influir nas características da "Dolly".

23- (UFES) Os conhecimentos científicos envolvendo a "clonagem" têm proporcionado à humanidade grandes avanços e sua utilização em vegetais tem sido mais fácil e menos controversa que em animais, porque
a) os mecanismos de regulação gênica nos vegetais são mais simples, devido ao seu menor grau de complexidade.
b) os embriões resultantes da clonagem em vegetais são mais resistentes às modificações ambientais.c) os vegetais apresentam, em sua maioria, a capacidade de propagação vegetativa, o que facilita a continuidade do processo.
d) a regulação hormonal da reprodução nos vegetais é mais facilmente controlada pelos cientistas.
e) os vegetais produzem maior número de embriões por indivíduo, o que diminui a perda em caso de rejeição.

24- (UNB) Os morangos de excelente qualidade que se encontram atualmente nos supermercados são produto principalmente de técnicas de propagação vegetativa "in vitro". A partir de células de um morangueiro, faz-se uma cultura de tecidos e, a partir desta, obtêm-se plantas adultas. Essas técnica permite, por exemplo, a eliminação de infecções virais presentes na planta-mãe e que, pelo procedimento tradicional, seriam passadas para as plantas-filhas. Com base nessa informação, julgue os itens adiante.
(1) As plantas obtidas de uma mesma cultura de tecidos são geneticamente iguais.
(2) Uma vantagem dessa técnica é que as plantas produzidas não são suscetíveis ao ataque de pragas.
(3) A cultura de tecidos vegetais facilita o melhoramento genético de plantas, pois as células podem ser manipuladas geneticamente e, a partir delas, podem-se obter indivíduos adultos com características alteradas.
(4) Uma vez obtida uma variedade de morangueiro com as características ideais, não se justifica preservar as variedades silvestres, muito menos produtivas.
resposta:V F V F

25- (UERJ) Se retirarmos o núcleo de uma célula-ovo de rã e o substituirmos por outro núcleo diplóide de uma célula de tecido epitelial normal de rã já adulta, a nova célula-ovo assim formada será capaz de produzir outra rã normal.
Dentre as alternativas a seguir, a que apresenta a melhor explicação sobre o que ocorre neste caso, em relação à seqüência funcional do DNA da célula diplóide doadora, é:
a) foi integralmente inativada
b) foi integralmente mantida ativa
c) expressou-se como na célula epitelial
d) expressou-se como na célula germinativa

26- (ENEM) Considerando-se que os animais Z, W e Y não têm parentesco, pode-se afirmar que o animal resultante da clonagem tem as características genéticas da vaca.
a) Z, apenas
b) W, apenas
c) Y, apenas
d) Z e da W, apenas
e) Z, W e Y

27- (ENEM) Se a vaca Y, utilizada como "mãe de aluguel", for a mãe biológica da vaca W, a porcentagem de genes da "mãe de aluguel" presente no clone será
a) 0 %
b) 25 %
c) 50 %
d) 75 %
e) 100 %

 PROFESSORA ROSANE SANTOS

Um comentário:

  1. O exercício 7, do ENEM, está com gabarito errado. Ela apresenta características de Z e W. Imaginemos, por exemplo, alguma pessoa com Doença de Leber. Essa doença está relacionada com o DNA-mitocondrial. Se acontecesse algo do tipo no animal, a característica não seria herdada do núcleo introduzido, e sim do DNA-mitocondrial do gameta. É errado dizer que o DNA-mitocondrial não representa o genoma da pessoa. Sim, sei que "genoma" se refere ao DNA-nuclear. Digo "genoma" com sentido de "conjunto de genes capazes de expressarem características".

    ResponderExcluir