Queridos alunos e amigos...


A CRIATIVIDADE É UMA FORÇA QUE DORME DENTRO DA GENTE!


MAS, PODE SER ACORDADA DE VÁRIAS MANEIRAS


PORÉM, MOTIVAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO SÃO OS PRINCIPAIS INSTRUMENTOS PARA ESSE "ACORDAR"!

SEJAM BEM VINDOS!


PROFESSORA ROSANE SANTOS

domingo, 3 de junho de 2012

SUSTENTABILIDADE - PROFESSORA ROSANE SANTOS

SUSTENTABILIDADE

Garanta o Presente

sem Descuidar do Futuro

Sustentabilidade


Embora a maior parte da população do mundo já saiba o que é sustentabilidade, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o real significado desse termo e, principalmente, sobre as ações que estão associadas a ele.
Ser sustentável significa equilibrar as necessidades de consumo do ser humano com a capacidade de renovação da natureza. Sem isso, a tendência é o esgotamento de recursos fundamentais como a água, comprometendo o equilíbrio do meio ambiente e as futuras gerações.
Os temas de sustentabilidade mais recorrentes atualmente estão relacionados ao reaproveitamento de água, à destinação correta do lixo e à geração de energia sustentável.
O reaproveitamento de água é um dos temas mais urgentes, até mesmo para nações que contam com esse recurso natural em abundância. Diversas medidas vêm sendo adotadas para reduzir o consumo de água, além de outras que visam à coleta e o tratamento do esgoto para evitar a contaminação de rios e outras fontes.
Outro fator que polui muito o meio ambiente é o lixo produzido pelo ser humano, especialmente nas grandes cidades. Esses resíduos contaminam o solo e as fontes de água, por meio do seu processo de decomposição e pela deposição de produtos químicos oriundos de pilhas, baterias e outros componentes. A coleta seletiva, os processos de reaproveitamento, reciclagem e a destinação adequada do lixo são atitudes necessárias para reverter esse quadro.
Outro tema de grande relevância é a adoção de fontes de energias sustentáveis, uma alternativa sobre as atuais fontes utilizadas em larga escala, que são baseadas na queima de combustíveis fósseis, gerando gases que provocam a poluição do ar.
Mas não são apenas governos e ONGs que precisam tomar atitudes a respeito da degradação acelerada do meio ambiente. Para que as mudanças sejam efetivas, todos os indivíduos devem assumir responsabilidades, adotando hábitos mais sustentáveis em seu dia a dia.
Autor: Gabi Batista - • 31 de maio de 2012


RECURSOS NATURAIS 
Mantenha a Preservação do Meio Ambiente
Mundo Sustentável 
Os recursos naturais são bens preciosos oferecidos pelo planeta, para que possamos realizar diversas atividades em nosso dia, como tomar banho, nos alimentar etc. Em quase todas as atividades diárias dependemos desses recursos, que são os rios, os lagos, as árvores, entre muitos outros.
Para garantir a sobrevivência do planeta e, consequentemente, a nossa sobrevivência, é nossa obrigação conservar os recursos naturais. Uma maneira bem interessante de fazer isso é seguindo o termo sustentabilidade, o qual defende a preservação do meio ambiente. Essa atitude não é tão difícil de ser tomada, basta que o indivíduo se empenhe para mudar certos hábitos rotineiros da sua vida.
Transformar os resíduos orgânicos do lixo em adubo já é uma boa alternativa a ser adotada, pois a coleta de muitas cidades não promove essa ação e joga o lixo em um aterro. Por meio dessa atitude, o lixo orgânico pode chegar às redes pluviais e tornar este recurso natural impróprio para uso. Outra pequena atitude que tem grandes consequências é apagar as luzes ao sair dos cômodos, o que evita o gasto desnecessário de energia elétrica. Usar as torneiras apenas quando for necessário e deixar o chuveiro sempre na opção verão em dias de muito calor são também são alternativas fáceis de serem praticadas que ajudam muito na preservação ambiental.
Há outras medidas que são mais urgentes, como abandonar o uso de sacolas plásticas dadas em estabelecimentos. As sacolas demoram muito tempo para decompor-se no meio ambiente, além de poder matar animais por asfixia, entupir bueiros, entre outros malefícios. Mesmo as sacolas biodegradáveis, produzidas com amido de milho, demoram 10 anos para se decompor. É importante também não jogar óleo ou outras substâncias densas em ralos e pias, pois esse produto vai chegar à natureza e poluí-la, e descartar corretamente pilhas, baterias e materiais altamente poluentes.
 Autor: Gabi Batista - • 18 de abril de 2012

PROGRESSO COM ENERGIAS RENOVÁVEISAtitudes Sustentáveis - Energia Renovável

Atualmente, tem-se discutido muito sobre sustentabilidade e também a respeito das fontes de energia não renováveis e altamente poluentes utilizadas em todo o planeta diariamente como os derivados do petróleo e o carvão. Esses elementos, depois de utilizados, produzem uma série de resíduos como gases nocivos e produtos de difícil decomposição, que poluem o ar, o solo e a água. Além disso, o próprio processo de extração desses recursos não renováveis provoca impactos negativos à natureza.
O petróleo é um dos maiores causadores de danos ao ecossistema, fato que se deve à sua utilização em larga escala ao redor do mundo, sobretudo em países como os Estados Unidos e a China. Outro fator que aumenta o poder de poluição desse componente é que dele podem ser extraídos diversos derivados como a gasolina, o óleo diesel e a querosene de aviação. Todos esses produtos são utilizados em motores a combustão de carros, ônibus, caminhões e aviões, produzindo gases que contribuem para o aquecimento do planeta.
Além de altamente poluentes, as fontes de energia que provêm de combustíveis fósseis (petróleo e carvão) são finitas e se esgotarão com o passar do tempo. Esse fato tem impulsionado governos e instituições privadas de inúmeros países a encontrar e desenvolver fontes de energia renovável.
Um dos países que está mais adiantado na implementação de programas de energia sustentável é o Brasil que, há décadas, já investe na produção de energia por meio das hidrelétricas, um método que provoca menor impacto ambiental. Outro fator que colabora para a imagem do Brasil como uma nação consciente sobre a necessidade de adotar fontes de energia renovável é o avanço na construção de usinas eólicas, especialmente na região nordeste do país. Uma usina eólica é uma das melhores formas de gerar energia limpa e contribuir para a preservação do planeta.

Autor: Carlos Abreu - 25 de maio de 2012

TRANSFORME O SEU LAR EM

UMA CASA ECOLÓGICAMENTE CORRETA

Transforme seu Lar em uma Casa Ecologicamente Correta

 

 

Os cuidados com o ecossistema não são exclusividade das esferas políticas ou de Organizações Não Governamentais, mas um dever com o qual toda a sociedade deve se comprometer. Cada indivíduo pode contribuir com a preservação do planeta, adotando hábitos mais sustentáveis como reciclar materiais e reaproveitar a água.

O cidadão consciente compreende que pode começar a fazer sua parte com ações simples, implantadas em seu próprio lar, transformando-o em uma casa ecologicamente correta. Essas mudanças de hábitos requerem pouco esforço e proporcionam excelentes resultados para a natureza.
A primeira de uma série de atitudes sustentáveis que podem ser adotadas em sua casa está relacionada com a economia de água. Este é um recurso abundante em nosso planeta, mas as reservas de água potável, aquela que pode ser consumida, são bastante limitadas. Fechar a torneira para escovar os dentes, reduzir o tempo no banho, utilizar lavagem a seco para o carro e incentivar o reaproveitamento da água da lavadora de roupas são algumas dicas para quem deseja atingir esse objetivo.
Outra sugestão é realizar a limpeza da casa com produtos biodegradáveis ou que provocam menores impactos ao meio ambiente. Convém ter cuidado também com os aerossóis, muitos ainda empregam o CFC, um gás nocivo à camada de ozônio.
A destinação correta do lixo é outro aspecto positivo para quem deseja adotar atitudes mais sustentáveis no dia a dia. Plásticos, papéis e metais podem ser reutilizados após passarem pelo processo de reciclagem, por isso, é importante que eles sejam separados do lixo úmido (orgânico) e entregues à coleta seletiva da cidade. Pilhas e baterias também não devem ser dispostas no lixo comum, mas sim entregues em postos de coleta. A mesma regra se aplica às lâmpadas fluorescentes, já que elas possuem mercúrio, um metal pesado capaz de contaminar o solo e o lençol freático.

Autor: Carlos Abreu - 16 de maio de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário