Queridos alunos e amigos...


A CRIATIVIDADE É UMA FORÇA QUE DORME DENTRO DA GENTE!


MAS, PODE SER ACORDADA DE VÁRIAS MANEIRAS


PORÉM, MOTIVAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO SÃO OS PRINCIPAIS INSTRUMENTOS PARA ESSE "ACORDAR"!

SEJAM BEM VINDOS!


PROFESSORA ROSANE SANTOS

terça-feira, 17 de abril de 2012

ASTRONÁUTICA - PROJETO APOLLO - PROFESSORA ROSANE SANTOS

PROJETO APOLLO

Apollo 201

Em 26 de fevereiro de 1966 foi realizado o primeiro teste de vôo do foguete Saturn I-B, que não carregava uma cápsula Apollo, mas apenas o cone aerodinâmico. Foi um vôo sub-orbital, que recebeu o nome de Apollo AS-201. O cone aerodinâmico foi resgatado normalmente. Esta missão foi extraoficialmente conhecida, na época, como Apollo 1.

Apollo 203

Em 5 de julho de 1966 foi realizado o primeiro teste orbital do foguete Saturn I-B, novamente apenas com a presença do cone aerodinâmico. Foi a missão Apollo AS-203, conhecida extraoficialmente como Apollo 3.

Apollo 202

Em 25 de agosto de 1966 foi lançado novo foguete Saturn I-B, em novo teste sub-orbital, desta vez com uma nave Apollo. Foi a missão Apollo AS-202. A nave foi resgatada sem problemas.

Apollo 1

No dia 27 de janeiro de 1967 ocorreu um acidente fatal, durante um treinamento realizado a bordo da cápsula Apollo AS-204. Este acidente, que causou a morte dos astronautas Virgil I. Grissom, Edward H. White e Roger B. Chaffee, foi causado por um incêndio a bordo da nave (módulo de comando) durante testes realizados no solo. O vôo estava programado para o dia 21 de fevereiro de 1967, menos de um mês após o acidente.
Os astronautas respiravam uma atmosfera de oxigênio puro a baixa pressão. Um curto circuito provocou uma faísca, que produziu uma explosão e liberação de monóxido de carbono. As chamas tomaram conta do laboratório onde a nave estava instalada, e por muito pouco não ocorreu um incêndio de proporções gigantescas na NASA. Os médicos socorreram 27 técnicos por causa da inalação de fumaça. Quando a porta da nave Apollo finalmente conseguiu ser aberta, já era tarde, e os três astronautas jaziam mortos em seus assentos. Este acidente provocou a suspensão dos vôos por cerca de um ano.
O acidente com a Apollo AS-204 ocorreu apenas 3 meses antes da morte do astronauta soviético Vladimir Komarov a bordo da Soyuz 1, ocorrida em 24 de abril de 1967, demonstrando claramente que tanto os soviéticos quanto os americanos estavam apressando demais o ritmo da corrida espacial, chegando às raias da irresponsabilidade.
Em meados de 1967, a NASA determinou que a missão de Grissom, White e Chaffee passaria a ser conhecida como Apollo 1, e o primeiro lançamento do foguete Saturn V, a ser realizado em novembro de 1967, seria denominado de Apollo 4. Nenhuma missão recebeu os nomes de Apollo 2 e Apollo 3.
Saturn I-B
Saturn V

Apollo 4

Em 9 de novembro de 1967 foi realizado o primeiro teste orbital do foguete Saturn V. A missão recebeu o nome de Apollo 4. Foram realizados testes dos sistemas de vôo da cápsula Apollo, parcialmente reprojetada em função do acidente ocorrido com a Apollo 1. A nave foi recuperada normalmente.

Apollo 5

Em 22 de janeiro de 1968 foi realizado o primeiro teste de lançamento do Módulo Lunar (LM), utilizando um foguete Saturn I-B. A missão foi chamada de Apollo 5. Foram realizadas diversas manobras espaciais, numa órbita bastante elíptica (172 x 961 km).

Apollo 6

Em 4 de abril de 1968 foi lançado novo foguete Saturn V, carregando uma nave Apollo; foi a missão Apollo 6. Os três estágios do Saturn V apresentaram problemas. O terceiro estágio falhou na tentativa de religar o motor. A cápsula foi recuperada com sucesso. O teste teve a duração de 2 dias e, apesar dos sérios problemas ocorridos, foi dado o sinal verde para a realização da primeira missão tripulada da série.
Cerca de um mês antes deste lançamento (2 de março de 1968), os soviéticos haviam lançado a sonda não tripulada Zond 4 num vôo circunlunar bem sucedido.

Apollo 7

Em 11 de outubro de 1968 foi realizado o primeiro vôo tripulado de uma cápsula Apollo, com o nome de Apollo 7. O foguete utilizado foi um Saturn I-B. Os astronautas foram Walter Schirra, Donn Eisele e Walter Cunningham.
Os sistemas de vôo funcionaram corretamente, e foram realizadas manobras de acoplamento com o estágio S-4B, visando simular o acoplamento com o módulo lunar. Apesar do sucesso da missão, os astronautas ficaram muito rabugentos e mal-humorados. A nave retornou a salvo, após 175 órbitas em torno da Terra, realizadas em 10 dias. Esta missão foi realizada apenas 8 meses após a tragédia da Apollo 1.
Os soviéticos, por sua vez, lançavam as naves Soyuz 2 (não tripulada) e Soyuz 3 (tripulada), de forma bem sucedida. Foram os primeiros lançamentos após o acidente com a Soyuz 1 que matou Komarov.

Apollo 8

Em 21 de dezembro de 1968 foi lançada a missão Apollo 8, tripulada por Frank Borman, James Lovell e William Anders. Foi a primeira missão tripulada a orbitar a Lua, num total de 10 órbitas.
Também foi o primeiro teste tripulado realizado com um foguete Saturn V, que não apresentou problemas.
Após a decolagem, a nave Apollo, ainda conectada ao estágio S-4B, realizou 2 órbitas ao redor da Terra; em seguida, o estágio S-4B foi acionado (este teste de religamento havia falhado durante o vôo não tripulado da Apollo 6) e impulsionou a Apollo 8 em direção à Lua, num vôo com duração de 66 horas.
Ao chegar nas proximidades da Lua, a Apollo acionou seu motor para desacelerar, e conseguiu entrar em órbita lunar. Após as 10 órbitas, a tripulação acionou novamente o motor e retornou à Terra. O pouso ocorreu normalmente. A duração da missão foi de 6 dias.
Em janeiro de 1969, os soiéticos lançavam as naves tripuladas Soyuz 4 e Soyuz 5, que realizaram um acoplamento com troca de tripulação. As experiências realizadas incluíram orientação manual, correções de órbita, experimentos científicos e tecnológicos, investigações biomédicas, observações geográficas e geológicas, entre outras.
Os soviéticos anunciaram o feito como sendo a primeira estação espacial da humanidade (um certo exagero...) Mas, sem Sergei Korolev, falecido em 1966, os soviéticos enfrentavam problemas insolúveis com seu foguete N-1, equivalente ao Saturn V, e já não tinham mais condições de alcançar os americanos na corrida para a Lua.

Apollo 9

Em 3 de março de 1969, foi lançada a missão Apollo 9, o primeiro teste do módulo lunar (LEM - Lunar Excursion Module). A tripulação era constituída por James A. McDivitt, David R. Scott e Russell Schweikhart.
Os astronautas testaram todos os sistemas de bordo do módulo lunar e realizaram diversas encontros espaciais, acoplamentos com o módulo de comando Apollo e transferências de tripulação. Num dos testes, o módulo lunar se distanciou a mais de 160 km (100 milhas) da Apollo 9, e depois conseguiu realizar o acoplamento sem problemas.
Também foram testados novos trajes espaciais e unidades de suporte à vida, em caminhadas espaciais (cerca de 1 hora de duração).
Foi o primeiro teste conjunto, em órbita terrestre, do Saturn V, da nave Apollo e do módulo lunar. Foram realizadas 162 órbitas terrestres em 10 dias. A Apolo 9 não se dirigiu à Lua. O módulo de comando foi recuperado normalmente, juntamente com a sua tripulação.
A tripulação apelidou o módulo de comando de Gumdrop, e o módulo lunar de Spider.

Apollo 10

Em 18 de maio de 1969 um foguete Saturn V lançou a missão Apollo 10, que se constituiu num ensaio geral para a descida humana na Lua. A nave Apollo, tripulada por Thomas P. Stafford, John W. Young e Eugene A. Cernan, orbitou a Terra duas vezes, com o módulo lunar acoplado, e dirigiu-se rumo à Lua. Após entrar em órbita lunar, Stafford e Cernan entraram no módulo lunar, desacoplaram e realizaram todas as manobras necessárias para a alunissagem.
Quando chegaram a cerca de 12 km da superfície lunar, retornaram para a órbita lunar, e voltaram a acoplar-se ao módulo de comando da Apollo 10. Foram realizadas 31 órbitas lunares. A nave foi recuperada normalmente, após um vôo com duração de 8 dias.
A tripulação apelidou o módulo de comando de Charlie Brown, e o módulo lunar de Snoopy.

Apollo 11

Finalmente, o objetivo traçado pelo presidente John Kennedy em 1961, de lançar uma nave tripulada rumo à Lua e trazer os astronautas de volta em segurança ainda na década de 60, foi alcançado.
A Apollo 11 foi lançada em 16 de julho de 1969, por um foguete Saturn V. A NASA afirmou que a viagem foi tranqüila, sem maiores sobressaltos. Veja o Slide Show.
A Apollo 11 foi tripulada por Neil Armstrong (comandante, o primeiro homem a pisar na Lua), Michael M. Collins (comandante do módulo de comando) e Edwin Aldrin Jr. (piloto do módulo lunar e segundo homem a pisar na Lua). Já na órbita da Lua, foi realizado o desacoplamento entre os módulos de comando (com Michaell Collins) e o módulo lunar (com Neil Armstrong e Edwin Aldrin). O módulo lunar pousou no Mare Tranquillitatus (Mar da Tranqüilidade) no dia 20 de julho, às 15:17.
A notícia foi transmitida imediatamente: "A Águia pousou" (Águia era o apelido do módulo lunar).
Cerca de 6 horas após o pouso, Armstrong desceu da nave e tornou-se o primeiro homem a pisar na Lua. Proferiu a sua célebre frase: "Este é um pequeno passo para um homem, mas um grande passo para a humanidade". A seguir, Aldrin também pisou no solo lunar. No horário brasileiro, o passeio de Armstrong ocorreu no início da madrugada do dia 21.
O passeio dos astronautas durou cerca de 2 horas e 40 minutos. Neste período foram recolhidos cerca de 21 quilos de rochas lunares e amostras do solo, e realizadas diversas experiências científicas, entre as quais um sismógrafo e um equipamento de medição (via laser) da distância precisa da Terra à Lua. Deixaram na superfície lunar a estação científica ALSEP 11.
O estágio superior do módulo lunar decolou da Lua 21 horas e 36 minutos após o pouso. Os astronautas retornaram à órbita lunar, acoplaram as duas naves, voltaram ao módulo de comando, descartaram o módulo lunar e voltaram para a Terra, onde foram resgatados normalmente, após o pouso no Oceano Pacífico. A duração total da missão foi de 8 dias e 3 horas.
A tripulação apelidou o módulo de comando de Columbia, e o módulo lunar de Eagle.
Os soviéticos lançaram duas naves não tripuladas na mesma época: em 13 de julho de 1969 foi lançada a Luna 15. Foi uma tentativa mal sucedida de pouso suave, que falhou, após muitas manobras de aproximação, por erro na programação dos dados ou pane no sistema de direção da nave. Também foi lançada a Zond 7, em 8 de agosto de 1969, com a missão de estudar o espaço circunlunar, obter fotos coloridas da Terra e da Lua de diversas distâncias e testar sistemas de vôo. A Zond 7 reentrou na atmosfera terrestre, pousando suavemente no dia 14 de agosto, três semanas após o pouso tripulado da Apollo 11 na Lua.
Mas, de qualquer forma, os norte-americanos haviam vencido a corrida para a Lua.

Apollo 12

Novo pouso lunar foi conseguido com a missão Apollo 12, lançada em 14 de novembro de 1969. Foi tripulada por Charles Conrad, Richard F. Gordon (comandante do módulo de comando, não desceu na Lua) e Alan F. Bean.
O módulo lunar desceu no dia 19 no Oceanus Procellarum (Mar das Tormentas), a poucos metros de distância da sonda não tripulada Surveyor 3 (que pousou em 20 de abril de 1967).
Conrad e Bean realizaram duas caminhadas lunares (3 horas e 56 minutos e 3 horas e 49 minutos), nas quais recolheram 34 quilos de amostras de solo e rochas lunares. Eles também realizaram diversas experiências científicas e recolheram partes do Surveyor 3 [ foto ]. Deixaram na superfície lunar a estação científica ALSEP 12.
Após 31 horas e 31 minutos em solo lunar, os astronautas retornaram à órbita lunar. Foi realizado novo acoplamento com o módulo de comando da Apollo 12, e a nave trouxe os 3 astronautas de volta à Terra. A duração total da missão foi de 10 dias e 4 horas. Foram realizadas 45 órbitas lunares.
A tripulação apelidou o módulo de comando de Yankee Clipper, e o módulo lunar de Intrepid.
Em 11 de outubro de 1969 os soviéticos lançaram a Soyuz 6, numa missão conjunta com as naves Soyuz 7 e Soyuz 8. Estas naves se restringiram a manobras e experiências na órbita terrestre, não tendo se dirigido à Lua.

Apollo 13

Lançada em 11 de abril de 1970, a Apollo 13 não se converteu em uma tragédia espacial por muita sorte e uma boa capacidade de improvisação dos astronautas James A. Lovell Jr., John L. Swigert Jr. (comandante do módulo de comando, substituiu Thomas Mattingly, que havia sido exposto a rubéola; não desceria na Lua) e Fred W. Haise Jr.
Durante o vôo da Terra à Lua, ocorreu a explosão de um tanque de oxigênio no módulo de serviço, arrancando parte da cobertura lateral da nave, que ficou com um estoque crítico de oxigênio e quase sem energia elétrica.
Imediatamente foi cancelada a descida na Lua.
A tripulação passou frio, e teve de contar com o equipamento de suporte à vida do módulo lunar, em função dos sérios problemas enfrentados pelo módulo de comando.
Foi utilizado o motor do módulo lunar para impulsionar a Apollo 13, por medo de que o uso do motor do módulo de comando causasse a explosão de toda a nave. Para a correção da trajetória, foi utilizado o periscópio da nave e a Terra como ponto de referência. Este mesmo procedimento havia sido utilizado anteriormente pelas naves russas Voskhod 2 e Soyuz 1 (um pouco antes da morte de Vladimir Komarov).
Finalmente, a tripulação foi recuperada, após quase 6 angustiantes dias no espaço. Foi realizada apenas 1 órbita lunar.
A tripulação apelidou o módulo de comando de Odyssey, e o módulo lunar de Aquarius.
Os soviéticos, por sua vez, após terem perdido a corrida para o pouso tripulado na Lua, investiram em robôs exploradores. Em 10 de novembro de 1970 foi lançada a Luna 17, que tinha como novidade o Lunokhod 1, um veículo de 8 rodas teleguiado pelo controle da missão, na União Soviética.
Ele se manteve ativo por 11 meses, explorando a área ao redor do local de pouso. Percorreu mais de 10 km neste período, enviou 200 vistas panorâmicas e mais de 20.000 fotografias da superfície lunar. Também realizou 25 análises de solo e fez 500 testes mecânicos.

Apollo 14

A missão Apollo 14, a primeira após o acidente quase fatal da Apollo 13, foi lançada em 31 de janeiro de 1971.
Foi tripulada por Alan Shepard, Stuart A. Roosa (comandante do módulo de comando, não desceu na Lua) e Edgar Mitchell. O módulo lunar desceu no dia 5 de fevereiro na Cratera Fra Mauro.
Sheppard e Mitchell realizaram duas caminhadas lunares (4 horas e 49 minutos e 4 horas e 35 minutos), nas quais recolheram 43 quilos de amostras de solo e rochas lunares. Eles também realizaram diversas experiências científicas. Deixaram na superfície lunar a estação científica ALSEP 14.
Após o retorno à órbita lunar, foi realizado novo acoplamento com o módulo de comando da Apollo 14, e a nave trouxe os 3 astronautas de volta à Terra. A duração total da missão foi de 9 dias. Foram realizadas 34 órbitas lunares.
A tripulação apelidou o módulo de comando de Kitty Hawk, e o módulo lunar de Antares.

Apollo 15

A missão Apollo 15 foi lançada em 26 de julho de 1971. Foi tripulada por David Scott, Alfred M. Worden (comandante do módulo de comando, não desceu na Lua) e James Irwin.
Quatro horas antes de entrar em órbita lunar, a tripulação removeu a cobertura protetora do equipamento científico do módulo de serviço.
A nave levava a bordo um detector de raios Gama, um espectrômetro de massa, um espectrômetro de raios X, um espectrômetro de raios Alfa, um altímetro laser e diversas câmaras fotográficas, além de uma pequena base de lançamento de um sub-satélite de 36 quilos, destinado à realização de experimentos científicos diversos.
O módulo lunar pousou no dia 30 de julho próximo às Montanhas Apeninas Lunares.
Scott e Irwin realizaram 3 passeios lunares: 6 horas e 14 minutos, 6 horas e 55 minutos e 4 horas e 27 minutos. Foi a estréia do veículo lunar de propulsão elétrica, conhecido como "jipe lunar". Eles recolheram 77 quilos de amostras de solo e rochas, tendo percorrido quase 50 quilômetros.
Deixaram na superfície lunar a estação científica ALSEP 15.
Após 66 horas e 55 minutos em solo lunar, Scott e Irwin retornaram à órbita. Foi realizado novo acoplamento com o módulo de comando da Apollo 15. Em 4 de agosto, durante a última órbita lunar, os astronautas lançaram o sub-satélite científico em órbita lunar. Também foi realizada uma breve caminhada espacial de meia hora (por Worden e Irwin), quando coletaram filmes de uma câmara do módulo de serviço.
A duração total da missão Apollo 15 foi de 12 dias e 7 horas. Foram realizadas 74 órbitas lunares.
A tripulação apelidou o módulo de comando de Endeavour, e o módulo lunar de Falcon.

Apollo 16

A missão Apollo 16 foi lançada em 16 de abril de 1972. Foi tripulada por John W. Young, Thomas K. Mattingly (comandante do módulo de comando, não desceu na Lua) e Charles M. Duke.
Antes de entrar em órbita lunar, a tripulação removeu a cobertura protetora do equipamento científico do módulo de serviço. O módulo lunar desceu no dia 21 de abril nas planícies da região de Descartes.
Young e Duke realizaram 3 passeios lunares: 7 horas e 11 minutos, 7 horas e 23 minutos e 5 horas e 40 minutos. Com o uso do veículo lunar de propulsão elétrica, recolheram 96 quilos de amostras de solo e rochas, tendo percorrido cerca de 27 quilômetros. Deixaram na superfície lunar a estação científica ALSEP 16.
Após 71 horas em solo lunar, Young e Duke retornaram à órbita e realizaram novo acoplamento com o módulo de comando da Apollo 16. Em 24 de abril os astronautas lançaram um sub-satélite (igual ao da Apollo 15) em órbita lunar, destinado à realização de experimentos científicos diversos. Devido a problemas no sistema de propulsão do módulo de serviço da Apollo, o sub-satélite não foi lançado na órbita correta, tendo se espatifado na Lua apenas 5 semanas depois.
Mattingly realizou uma breve caminhada espacial de pouco mais de uma hora, quando coletou filmes de uma câmara do módulo de serviço.
A duração total da missão Apollo 16 foi de 11 dias e 2 horas. Foram realizadas 65 órbitas lunares.
A tripulação apelidou o módulo de comando de Casper, e o módulo lunar de Orion.

Apollo 17

A missão Apollo 17 foi lançada em 7 de dezembro de 1972.
Foi tripulada por Eugene A. Cernan, Ronald R. Evans (comandante do módulo de comando, não desceu na Lua) e Harrison Schmitt.
O módulo lunar desceu no dia 11 de dezembro no planalto de Taurus-Littrow [ foto ].
Cernan e Schmitt realizaram 3 passeios lunares a bordo do jipe lunar: 7 horas e 12 minutos, 7 horas e 37 minutos e 7 horas e 21 minutos. Recolheram 110 quilos de amostras de solo e rochas, tendo percorrido cerca de 36 quilômetros. Foi a exploração lunar mais proveitosa, pois Harrison Schmitt era geólogo. Aliás, Schmitt deveria participar da missão Apollo 18, mas o cancelamento desta (e das posteriores) antecipou a sua ida à Lua. Os astronautas deixaram na superfície lunar a estação científica ALSEP 17.
Após o retorno à órbita lunar, foi realizado novo acoplamento com o módulo de comando da Apollo 17. Ao contrário das duas missões anteriores, não foi lançado nenhum sub-satélite. Evans realizou uma breve caminhada espacial de pouco mais de uma hora, quando coletou filmes de uma câmara do módulo de serviço.
A duração total da missão Apollo 17 foi de 12 dias e 14 horas. Foram realizadas 75 órbitas lunares.
A tripulação apelidou o módulo de comando de America, e o módulo lunar de Challenger.
Havia mais três vôos planejados:
  • Apollo 18 (previsto para julho de 1973, seria tripulado por Richard F. Gordon, Jr., Vance Brand e Harrison Schmitt),
  • Apollo 19 (previsto para dezembro de 1973, seria tripulado por Fred W. Haise Jr., William Pogue e Gerald Paul Carr) e
  • Apollo 20 (previsto para julho de 1974, seria tripulado por Charles Peter Conrad Jr., Paul Joseph Weitz e Jack Robert Lousma).
No entanto, foram todos cancelados, em função do pouco interesse despertado na mídia, da pouca novidade científica que as próximas missões acabariam por trazer, de contenção de despesas e do grande risco de acidentes que pudessem causar perda de vidas humanas. Afinal, não houve mortes durante a missão Apollo 13 por muita sorte.
Passada a corrida à Lua, os esforços espaciais (tanto norte-americanos quanto soviéticos) se voltaram à construção de estações espaciais. Os soviéticos haviam lançado a sua estação espacial Salyut 1 em 19 de abril de 1971, e os americanos lançaram o Skylab em 14 de maio de 1973.
Os americanos utilizaram as naves Apollo para levar as tripulações ao Skylab. Foram realizadas as seguintes missões:

Apollo Skylab 2

A cápsula Apollo da missão Skylab 2 foi lançada em 25 de maio de 1973.

Apollo Skylab 3

A cápsula Apollo da missão Skylab 3 foi lançada em 28 de julho de 1973.

Apollo Skylab 4

A cápsula Apollo da missão Skylab 4 foi lançada em 16 de novembro de 1973.
Também ocorreram 2 cancelamentos: a missão denominada Skylab Rescue, que seria lançada em setembro de 1973 e tripulada por Vance Brand e Don Leslie Lind, e a missão Skylab 5, que seria lançada em abril de 1974 e tripulada por Vance Brand, Don Leslie Lind e William Lenoir.

Apollo ASTP

A última missão realizada por uma nave Apollo foi o projeto conjunto americano-soviético chamado ASTP (Apollo-Soyuz Test Project). A cápsula foi lançada em 15 de julho de 1975.
A nave Soyuz foi lançada primeiro, e manobrou rumo a uma órbita de acoplamento. A Apollo foi lançada 7,5 horas depois, com 3 astronautas (Thomas P. Stafford, Vance D. Brand e Donald K. Slayton). O acoplamento das duas naves ocorreu no terceiro dia da missão. A tripulação de cada nave visitou a outra, e foram realizadas experiências conjuntas e reportagens de rádio e TV. Nesta missão os objetivos políticos foram mais importantes do que os científicos.
Na comparação entre as naves Mercury, Gemini e Apollo fica clara a necessidade de foguetes cada vez maiores e mais potentes.

História da Conquista Espacial © Karl H. Benz



PROFESSORA ROSANE SANTOS

Um comentário: