Queridos alunos e amigos...


A CRIATIVIDADE É UMA FORÇA QUE DORME DENTRO DA GENTE!


MAS, PODE SER ACORDADA DE VÁRIAS MANEIRAS


PORÉM, MOTIVAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO SÃO OS PRINCIPAIS INSTRUMENTOS PARA ESSE "ACORDAR"!

SEJAM BEM VINDOS!


PROFESSORA ROSANE SANTOS

segunda-feira, 11 de julho de 2011

VITAMINA C - AJUDA A REDUZIR RISCO DE MORTE - PROFESSORA ROSANE SANTOS






VITAMINA C
AJUDA A REDUZIR RISCO DE MORTE

A teoria controversa de Linus Pauling - duas vezes ganhador do Prêmio Nobel - sobre os benefícios da vitamina C ganhou apoio com um estudo realizado por cientistas da Universidade de Cambridge (Reino Unido).
A pesquisa mostra que o acréscimo de 50g de frutas e verduras na alimentação diária pode reduzir em 20% o risco de morte por câncer ou por doenças do coração.
O estudo, publicado na revista "The Lancet", que pode ser acessado no site http://www.thelancet.com/, avaliou a relação entre a concentração de vitamina C no sangue e a taxa de mortalidade num grupo formado por cerca de 20 mil homens e mulheres, com idade que variavam de 45 a 79 anos.
Eles foram divididos em 5 subgrupos, de acordo com os níveis de vitaminas C no sangue, e acompanhados por quatro anos, para determinar o índice de mortalidade e suas causas.
Os resultados revelaram que os níveis de vitamina C estavam inversamente relacionados com os níveis de mortalidade, não importando a causa da morte, fosse ela câncer ou doença do coração.
Para Luiz Roberto Ramos, geriatra e diretor do Centro de Estudos do Envelhecimento da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), os dados da pesquisa britânica não chegam a surpreender. O pesquisador ressalva que essa diminuição nas taxas de mortalidade não deve ser conseqüência somente da concentração mais elevada da vitamina C.
Provavelmente, não só a vitamina C mais elevada contribui para reduzir os índices de mortalidade, mas também outras vitaminas e nutrientes.
"O efeito de uma vitamina sozinha não é tão grande. Normalmente agem em conjunto a vitamina C, a E e o beta-caroteno, enfim, um "pool" de antioxidantes. Os resultados dos pesquisadores de Cambridge são mais um reforço para essa teoria", diz.
Assim, o estudo britânico reforça tese de que mais frutas e verduras na dieta diminuem a taxa de mortalidade por câncer.

Oxidação de gordura
Os antioxidantes estão relacionados à diminuição das taxas de oxidação de gordura. Segundo o Dr. Ramos, dentro do grupo do colesterol ruim, o grande vilão é o colesterol oxidado, resultado da ação dos radicais livres. "Tomar vitaminas significa oxidar menos. Baixando a oxidação da gordura, evitam-se problemas cardiovasculares", explica o geriatra.
No entanto, ele não recomenda a ninguém aumentar consideravelmente o consumo de vitamina por conta própria. Cada pessoa tem uma dieta diferente e um padrão de absorção particular.
"É preciso que o paciente passe por uma avaliação bioquímica para a determinação dos níveis basais de vitaminas, com o objetivo de estabelecer os níveis que devem ser administrados", alerta.
De acordo com o Dr. Ramos, o organismo tem capacidade de absorver até dois gramas de vitamina C por dia. Mais do que isso o corpo elimina, antes que ela tenha chance de causar algum grande efeito.

Suplementação é fundamental para idosos
O grupo do geriatra Luiz Roberto Ramos, da UNIFESP, realiza desde 1998 estudo em que analisa os níveis de vitamina C em pessoas idosas e os compara com os de pessoas jovens.
Os resultados mostram que, mesmo bem alimentados, os idosos não conseguem manter no sangue os níveis elevados de vitamina. No entanto, quando submetidos à suplementação vitamínica, a concentração no sangue é capaz de subir.
"Nos pacientes idosos, a comida só não chega. É preciso suplementação", diz o Dr. Ramos.
A pesquisa da UNIFESP não pára por aí. O geriatra e sua equipe também estão seguindo esses pacientes para determinar a relação entre os níveis de vitamina e a taxa de mortalidade, como fez o grupo britânico. "Devemos estar lançando alguma coisa nos próximos três anos."
Para ele, esse tipo de estudo é complexo e difícil de ser conduzido. Acredita, porém, que nos próximos cinco anos várias dessas pesquisas estarão sendo publicadas, devido a importância que o tema vem adquirindo, diante do crescente envelhecimento da população mundial.

Fonte Folha de São Paulo

TODA A FAMÍLIA UNIDA CONTRA O ENEVELHECIMENTO
 
A amora faz parte da família berry. E todo os berries têm uma função. A amora (mulberry) e suas irmãs blackberry (amora preta), strawberry (morango), raspberry (framboesa), crawberry e blueberrre (ambas sem tradução), além de serem a alegria dos fabricantes de geléia, são ótimas aliadas contra o envelhecimento.
Os berries, de maneira geral, são ricos em antioxidantes, vitamina C e colina, a vitamina precursora do neurotransmissor conhecido como acetilcolina, essencial para a capacidade de raciocínio e memória. Tudo isso ajuda na regeneração das células e na manutenção da coordenação motora.
Segundo pesquisas do Instituto Nacional de Envelhecimento Americano e do Departamento Americano de Agricultura, os berries podem proteger o corpo contra problemas de estresse oxidativo, um dos motivos biológicos, para o aumento do número de doenças neuro-degenerativas.
Isso porque, quando a célula converte oxigênio em energia, forma as moléculas de radicais livres. Quando produzidas em quantidades normais, os radicais livres trabalham para conduzir o corpo com toxinas harmoniosas, mantendo-o saudável. Quando produzidas em quantidades tóxicas, os radicais livres estragam as células, resultando na morte delas e no estrago do tecido.
Além disso, o elemento fitoquímico, presente em plantas e em frutas como o blueberry, pode trazer benefícios adicionais às atividades antioxidantes. Como por exemplo, a fluidez da membrana, deixando importantes nutrientes e sinais químicos passarem de dentro para fora da célula e vice-versa, reduzindo o processo inflamatório dos tecidos.
Os japoneses acreditam também que os berries ajudam a curar sintomas de visão, como fadiga e dor. Especialmente o blueberry. Segundo os orientais, bastariam 250mg de extrato de blueberry por dia durante três semanas ou mais para enxergar tudo.
Também recomendam o consumo de suco (ou chá) de crawberry e blueberry para a prevenção de infecções urinárias, já que alguns elementos desses berries inibem a aderência do Escherichia Coli - um dos principais agentes das infecções da bexiga - nas células epiteliais do aparelho urinário.

Até o caroço
A cura de alguns males pode ser auxiliada com receitinhas simples. É claro que esta mãozinha da Mãe Natureza não exclui, em nenhuma hipótese, a consulta média.

· Como diurético: coloque um molho de folhas frescas de amoreira-preta em meio litro de água fervente. Filtre o líquido e quando estiver morno, na dose de um cálice, tome duas vezes ao dia.

· Prisão de ventre: ferva, em meio litro de água, 15g de raiz e casca de amoreira-preta. Filtre o líquido quando estiver morno e adoce com mel. Beba pequena porção duas vezes ao dia. Os frutos frescos, ingeridos preferivelmente crus temperados com açúcar, também excitam a motilidade intestinal.

· Inflamação da garganta: esprema um punhado de amoras-pretas. Recolha o líquido e dilua com água; realize bochechos freqüentes.

· Ferimentos e úlceras: passe o suco das folhas de amora sobre as partes afetadas, três vezes ao dia.

· Reumatismo, artrite: tome um copo do suco da fruta, várias vezes ao dia. Com a casca do tronco, tome uma xícara de chá por infusão, de três a cinco vezes ao dia.

· Obstipação intestinal: coma, em jejum, um prato de amoras ao natural e a seguir tome um copo de suco de amoras diluído em água morna.

· amigdalite, laringite, gengivite, glossite, afta: tome uma xícara de suco quente, adoçado com mel, de três a cinco vezes ao dia.

· Afecções febris: tome um copo de suco diluído em água várias vezes ao dia.

Fonte Jornal do Brasil - Caderno Vida
PROFESSORA ROSANE SANTOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário