Queridos alunos e amigos...


A CRIATIVIDADE É UMA FORÇA QUE DORME DENTRO DA GENTE!


MAS, PODE SER ACORDADA DE VÁRIAS MANEIRAS


PORÉM, MOTIVAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO SÃO OS PRINCIPAIS INSTRUMENTOS PARA ESSE "ACORDAR"!

SEJAM BEM VINDOS!


PROFESSORA ROSANE SANTOS

quinta-feira, 7 de julho de 2011

DIA MUNDIAL DA SAÚDE OCULAR - 10/07/2011 - PROFESSORA ROSANE SANTOS

Dia Mundial da Saúde Ocular:
 informação amplia a visão

Entre os esforços mundiais para erradicar as causas de cegueira no planeta, destaca-se o movimento mundial “Visão: 2020: O Direto de Ver”, resultado da parceria entre a OMS e International Agency for Prevention of Blindness.
A verdade é que oito em cada dez casos de perda da visão poderiam ter sido evitados. A questão é que algumas patologias oftalmológicas são assintomáticas e outras, quando se manifestam, costumam estar em estágio avançado. Ainda falta informação para grande parte da sociedade, que procura assistência quando é tarde demais. Visitas anuais ao oftalmologista fazem a diferença para os adultos. É através do exame clínico e de testes complementares muitas vezes simples, como a aferição da pressão intraocular, que se verificam eventuais alterações.
A catarata, principal causa de cegueira no Brasil, é curável graças aos avanços no campo da microcirurgia. Outras doenças podem ser controladas a partir da detecção precoce e do acompanhamento especializado. São elas: glaucoma, degeneração macular relacionada à idade e retinopatia diabética.
Na infância, a atenção não deve ser minimizada. Os cuidados iniciam-se na gestação, pois durante sua formação a criança pode ter a visão afetada por uma série de fatores. A catarata congênita é a principal causa de cegueira infantil. Embora ela possa ter caráter hereditário, muitas vezes está ligada ao contágio por rubéola. Ou seja: basta o devido acompanhamento pré-natal, com a observação das recomendações médicas, para que a mãe proteja a visão de seu filho.
Vale destacar também a importância do Teste do Olhinho, realizado pelo pediatra logo apos o nascimento. O exame verifica a presença de leucoria – mancha branca no olho – e descarta problemas congênitos. Todo recém-nascido deve realizá-lo.
Outro cuidado relevante, diz respeito às crianças em fase escolar. Todas devem ser submetidas ao exame de acuidade visual. Os defeitos refrativos – miopia, hipermetropia e astigmatismo – também protagonizam a perda visual quando não são corrigidos no momento certo.
Fonte
Carla Furtado – Jornalista, com 12 anos de atuação na área científica. Dirige, em Brasília, a agência de notícias Editoria de Saúde
 
“Ora ora, não percebeis que com os olhos alcançais toda a beleza do mundo? O olho é o senhor da astronomia e o autor da cosmografia; ele desvenda e corrige toda a arte da humanidade; conduzem os homens as partes mais distantes do mundo; é o príncipe da matemática, e as ciências que o têm por fundamento são perfeitamente corretas.
O olho mede a distância e o tamanho das estrelas; encontra os elementos e suas localizações; ele... deu origem à arquitetura, a perspectiva, e a divina arte da pintura. ...Que povos, que línguas poderão descrever completamente sua função! O olho é a janela do corpo humano pela qual ele abre os caminhos e se deleita com a beleza do mundo.” (LEONARDO DA VINCI 1452-1519)                 


SAÚDE OCULAR 
   
O dia 10 de julho chama atenção para um tema muito importante do nosso dia-a-dia: Dia da Saúde Ocular.
A visão é um dos sentidos mais importantes e requer muitos cuidados.
O que é mais importante saber é que com ações preventivas, as principais doenças da visão podem ser evitadas.
Várias doenças que levam à cegueira ocorrem nos países em desenvolvimento, como o Brasil.
As pessoas ainda não têm o hábito de realizar exames periódicos, conseqüentemente, preventivos. Dois em cada três casos de cegueira poderiam ser evitados caso houvesse a descoberta do problema em seu estágio inicial. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado e rápido das doenças evitam complicações, que podem acarretar na perda da visão.

BEBÊS
Os cuidados com a visão começam ao nascimento. Até mesmo no útero, os bebês sabem a diferença entre claro e escuro. Ao nascer, eles conseguem enxergar formas, acompanhando as linhas onde o claro e o escuro se encontram. Mesmo assim, eles levam várias semanas até enxergar a primeira cor primária: o vermelho. Os recém-nascidos enxergam a uma distância aproximada de 25 a 30 centímetros - distância do rosto da mãe quando está amamentando. Com três meses conseguem seguir um objeto em movimento. Móbiles e brinquedos podem estimular o desenvolvimento visual. Já com seis meses a retina está bem desenvolvida. Conseguem ver pequenos detalhes; a percepção de distância e profundidade continua melhorando.

Com um ano de idade o bebê possui coordenação olho-mão que é aperfeiçoada através de jogos que envolvem a relação ver e pegar.

Assim, desde o nascimento já podemos dar diagnósticos de algumas doenças:

Hipermetropia;
 
Miopia;
Estrabismo;

Retinopatia da prematuridade e muitas outras.

Seria importante observar se o seu filho tem alguma perda de visão aparente, se esfrega muito ou fecha um dos olhos com freqüência, se apresenta olhos desalinhados após o quarto mês de vida, se estiver com olhos inflamados ou se ao tirar uma foto alguns dos olhos estiver branco (Leucocoria)
Ainda que o desenvolvimento físico do olho seja mais intenso no primeiro ano de vida, as crianças continuam aperfeiçoando sua capacidade visual ao longo da infância.

ADOLESCÊNCIA ATÉ OS 40 ANOS
Já na adolescência e até os 40 anos, além dos cuidados normais devemos lembrar que sessenta milhões de pessoas sofrem de problemas visuais devido ao uso do computador - e esse número vem aumentando em um milhão a cada ano. Devemos sempre ter o cuidado de a cada 40 minutos do uso do computador dar um descanso de 10 minutos. Mantenha o monitor de seu computador a 50 ou 60 cm de seus olhos, ligeiramente abaixo da linha dos olhos. Os sintomas podem ser:

Olhos secos, vermelhos e irritados;

Dores de cabeça;

Dores nas costas e no pescoço e

Dificuldade de focalização.

Com o passar do tempo, nossa visão pode sofrer alterações. Podemos passar a precisar de mais luz para enxergar, ter maior dificuldade em diferenciar tons de azul e verde e apresentar problemas ao focalizar objetos próximos. Felizmente, existem muitos produtos e tratamentos que podem nos ajudar a manter uma visão de boa qualidade.

A PARTIR DOS 40 ANOS
A partir dos 40 anos começamos a ter uma baixa de visão para perto, conhecida como vista cansada (presbiopia). Nesta fase temos que avaliar também, em um exame de rotina, a pressão intra-ocular e o mapeamento de retina. Algumas doenças como catarata e glaucoma podem aparecer. Doenças sistêmicas como Hipertensão Arterial e Diabetes exigem uma avaliação oftalmológica semestral.

Exames periódicos são a melhor forma de proteger a visão - uma precaução fácil de tomar , já que muitas doenças podem ser curadas ou desaceleradas se descobertas a tempo.


TERCEIRA IDADE
Quando chegamos na TERCEIRA IDADE, conhecida também como “melhor idade” devemos nos preocupar em visitar nosso oftalmologista regularmente - e aprender sobre problemas de visão que podem nos afetar. Uma das doenças que é considerada a principal causa de baixa de visão após 50 anos de idade é a DEGENERAÇÃO MACULAR RELACIONA À IDADE – DMRI. Ocorrem em ambos os olhos e é causada pelo envelhecimento da área central da retina, isto é, a mácula – localizada no fundo do olho. O dano afeta os fotorreceptores, que são células da retina envolvidas no processo visual. Os sintomas iniciais podem ser apenas um embaçamento visual, principalmente para leitura, ou subitamente a perda da visão central (mancha escura).
A doença tem caráter hereditário (predisposição genética), no entanto existem fatores de risco para que ela se desenvolva, tais como:
Exposição à luz solar (radiação ultravioleta), principalmente em pessoas de pele e olhos claros;
Indivíduos fumantes e Diabéticos.
A pessoa que apresenta os sintomas descritos ou que tenha alguém na família com a doença deve procurar mediatamente o seu oftalmologista, já que a evolução é rápida. Poderá ser necessária a realização de alguns exames, como a retinografia que fornece fotografias do fundo do olho, ou a Tomografia de Coerência Óptica para se analisar o estágio da doença. A partir daí, se for o caso, o oftalmologista indicará nesta fase o tratamento para estabilizar a visão. Estudos têm mostrado que minerais antioxidantes e outras vitaminas podem ajudar a combater os radicais livres e a retardar ou prevenir doenças relacionadas a eles.

Já a CATARATA é uma forma degenerativa de doença ocular na qual a lente se torna gradativamente opaca, e a visão, desfocada. Pode ocorrer como resultado de outras doenças oculares, mas a maioria dos casos é causada pela idade (figura 4). Na verdade, acredita-se que todas as pessoas teriam catarata se vivessem tempo suficiente. Hoje em dia, a catarata é a principal causa de cegueira entre adultos nos Estados Unidos. Embora não haja uma forma de prevenir a catarata, existem alguns cuidados que podemos tomar:

Evitar o cigarro;
Evitar o consumo em excesso de bebidas alcoólicas;
Proteger os seus olhos contra a luz solar.

Não há medicamentos, colírios, exercícios ou óculos que curem a catarata. No entanto, ela pode ser tratada com êxito através de cirurgia. A cirurgia envolve a remoção da lente afetada e a substituição dela por uma lente chamada lente intra-ocular.
Atualmente já está sendo usada no Brasil, em Belo Horizonte inclusive, uma lente intra-ocular, de tecnologia avançada, que permite aos pacientes tanto a visão de perto quanto de longe, sem o uso de óculos.
Essa lente possui ainda um filtro amarelo para proteger os olhos dos efeitos danosos dos raios UV invisíveis e raios azuis visíveis, que podem ser prejudiciais à sua visão.

O GLAUCOMA ocorre quando um acúmulo de líquido cria pressão no olho, danificando o nervo óptico. Pode ser causado por um bloqueio gradual no canal que normalmente drena o excesso de líquido do olho. Muitas vezes, o ângulo de drenagem se torna menos eficiente devido ao processo de envelhecimento. O glaucoma geralmente inicia de forma lenta, não exibindo nenhum sintoma até que danos sérios e irreversíveis tenham sido causados. Esse distúrbio é o principal motivo pelo qual devemos consultar um oftalmologista periodicamente após completarmos 40 anos. Com uma intervenção precoce, você terá uma chance muito maior de preservar a sua visão. Os três sinais mais comuns do glaucoma são:

Aumento da pressão intra-ocular;
Redução do campo visual e
Dano ao nervo óptico e às fibras ópticas.

Colírios podem reduzir a pressão do olho, diminuindo a produção de líquido ou aumentando o fluxo de drenagem. Esses medicamentos normalmente são eficazes, desde que usados regularmente. O glaucoma também pode ser tratado com cirurgia, com o objetivo de prevenir ou retardar danos maiores.
Estando bem informado, podemos aprender a reconhecer problemas e, possivelmente, curar ou retardar uma doença que represente ameaça à nossa visão.
Por isso insistimos em falar no quanto é importante manter uma periodicidade de visitas no oftalmologista optando, assim, por cuidados preventivos. Afinal de contas, as melhores coisas da vida são para serem vistas de perto e nitidamente.

fonte: (http://www.ficarjovemlevatempo.com.br/exibe_materia.php?codigo=298)
PROFESSORA ROSANE SANTOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário