Queridos alunos e amigos...


A CRIATIVIDADE É UMA FORÇA QUE DORME DENTRO DA GENTE!


MAS, PODE SER ACORDADA DE VÁRIAS MANEIRAS


PORÉM, MOTIVAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO SÃO OS PRINCIPAIS INSTRUMENTOS PARA ESSE "ACORDAR"!

SEJAM BEM VINDOS!


PROFESSORA ROSANE SANTOS

quinta-feira, 5 de maio de 2011

POLÍTICA DOS 3 R,s - REDUZIR, REUTILIZAR E RECICLAR - PROFESSORA ROSANE SANTOS

Todos nós deveríamos respeitar os 3 R's.

Ter uma vida ecologicamente mais correta depende tanto de uma política pública de limpeza urbana quanto da atitude da população. Poderemos verificar uma notável diferença nos resultados finais deste investimento, partindo da reeducação ambiental e da prática dos 3 R's, por exemplo.
Diante de muita poluição, desperdício e pouca educação de alguns, é necessário ter consciência e cuidar mais desse planeta tão belo. 

Os 3 R's são Reduzir, reciclar e reutilizar
*Reduzir: diminuir a quantidade de lixo residual que produzimos é essencial. Os consumidores devem adotar hábitos de adquirir produtos que sejam reutilizáveis, como exemplo: guardanapos de pano, sacos de pano para fazer suas compras diárias, embalagens reutilizáveis para armazenar alimentos ao invés dos descartáveis.

*Reutilizar: utilizar várias vezes a mesma embalagem, com um pouco de imaginação e criatividade podemos aproveitar sobras de materiais para outras funcionalidades, exemplo: garrafas de plástico/vidro para armazenamento de líquidos e recipientes diversos para organizar  os materiais de escritório.
*Reciclar: transformar o resíduo antes inútil em matéria-prima ou novo produto é um benefício tanto para o aspecto ambiental como energético.
Os bons hábitos começam em casa, é preciso apenas um na família ou comunidade para fazer a diferença , por mais que as pessoas não demonstrem interesse pelo que você estará fazendo mas, estão a reparar e a aprender contigo, mais cedo ou mais tarde serão eles a passarem os teus hábitos, faça a diferença! Comece por separar o lixo reciclável como: plástico, papel, vidro e metal, com o tempo você vai ver que  depois estará  fazendo por hábito, custa alguns segundos da sua vida e dá muitos anos ao nosso meio ambiente.

Os 4 principais da Coleta Seletiva são: Metal (Amarelo), Papel/Papelão (Azul), Plástico (Vermelho) e Vidro (Verde).

Metal - Latas de alumínio (latas de bebidas), latas de aço (latas de óleo, sardinha, molho de tomate), tampas, ferragens, canos, esquadrias e molduras de quadros.
Não são - Clipes, grampos, esponjas de aço, latas de tintas e pilhas.

Papel/Papelão - Jornais, revistas, caixas, papelão, papel de fax, formulários de computador, folhas de caderno, cartolinas, cartões, rascunhos escritos, envelopes, fotocópias, folhetos e impressos em geral.
Não são - Adesivos, etiquetas, fita crepe, papel carbono, fotografias, papel toalha, papel higiênico, papéis e guardanapos engordurados, papéis metalizados, parafinados e plastificados.

Plástico - Tampas, potes de alimentos (margarina), frascos, utilidades domésticas, embalagens de refrigerante, garrafas de água mineral, recipientes para produtos de higiene e limpeza, PVC, tubos e conexões, sacos plásticos em geral, peças de brinquedos, engradados de bebidas e baldes.
Não são - Cabos de panela, tomadas, embalagens metalizadas (ex. alguns salgadinhos), isopor, adesivos e espuma.

Vidro - Tampas, potes, frascos, garrafas de bebidas, copos e embalagens. (Podem ser inteiros ou quebrados)
Não são - Espelhos, cristal, ampolas de medicamentos, cerâmicas e louças, lâmpadas e vidros temperados planos.

Resíduos Sólidos
1 – Orgânicos (Marrom);
2 - Industriais/Tóxicos ou Perigosos (Laranja);
3 – Radioativos (Roxo);
4 – Ambulatoriais (Branco);
5 - Não Recilaveis (Cinza).

1- Resíduos Orgânicos - Lixo de origem animal ou vegetal, é composto por restos de alimentos, folhas, sementes e ossos e grande parte dele se encontra no lixo doméstico. Quando acumulado ou disposto inadequadamente, o lixo orgânico pode tornar-se altamente poluente do solo, das águas e do ar. Também, vem a criar um ambiente propício ao desenvolvimento de organismos patogênicos. Entretanto, ele é composto para a fabricação de adubos ou utilizado para a produção de combustíveis como biogás, que é rico em metano.

2 - Resíduos Industriais - Composto por processos industriais, que se tem uma enorme variação de resíduos sólidos, e também de líquidos e gasosos. Alguns deles podem ser reaproveitados e reutilizados. Muitos são utilizados como ração animal(indústria alimentícia). Mas aqueles que produzem material químico, não costumam ter certo proveito, devido ao grau elevado de toxicidade e com isso, são materiais que, as vezes, exige o uso da tecnologia e para que assim, seja reciclado. Os Resíduos Industriais são também chamados de Perigosos ou Tóxicos, devido a liberação dos 'não-necessários' para a indústria, o que pode transmitir a poluição do ar e do solo, e contaminação da água.

3 - Resíduos Radioativos/Nuclear - No popular, é chamado de lixo atômico e é gerado em processos de produção de energia nuclear, tanto em uso pacífico como em armamento nuclear. Podendo ainda ser originado de outros usos, como tratamentos e diagnósticos radiológicos e pesquisa científica. Com isso, possui resíduos de elementos químicos radioativos e que não tem ou deixaram de ter utilidade (restos de combustíveis nuclear, produtos hospitalares que tiveram contato com a substância: como o avental, papeis, etc.) Todos eles que tiveram exposição prolongada, ou que possui algum grau, continuarão a emitir radioatividade por um longo tempo, e com isso, eles precisam ser confinados e isolados do resto do mundo.

4 - Resíduos Ambulatoriais - São classificados como resíduos perigosos e que são produzidos dentro de hospitais, clínicas, ambulatórios e entre outros serviços de saúde. Também, são divididos nas seguintes partes:

Sólidos - Resíduos em estado sólido ou semi-sólido e líquido. Torna-se inviável seu lançamento na rede pública de esgotos.

Grupo A - Apresentam riscos devido à presença de agentes biológicos. Exemplos:
·  Sangue e hemoderivados
·  Excreções, secreções e líquidos orgânicos
·  Meios de cultura
·  Tecidos, órgãos, fetos e peças anatômicas
·  Filtros de gases aspirados de áreas contaminadas
·  Resíduos vindos da área de isolamento
·  Resíduos alimentares de área de isolamento
·  Resíduos laboratoriais de análises clínicas
·  Resíduos da unidade de atendimento ambiental
·  Resíduos sanitários de unidades de internação
·  Objetos perfurocortantes provenientes dos estabelecimentos prestadores de serviços de saúde.

Os estabelecimentos deverão ter um responsável técnico e registrado em conselho profissional, para o gerenciamento de seus resíduos.
Todos devem ser identificados com a Simbologia de Substância Infectante: 

·  Resíduos sólidos do grupo A não podem ser reciclados e deverão ser acondicionados em sacos plásticos grossos, brancos leitosos e resistentes. Devem ser esterilizados ou incinerados. 
·  Os perfurocortantes deverão ser acondicionados em recipientes rígidos, estanques, e vedados.

Os restos alimentares em natura não poderão ser encaminhados para a alimentação de animais.

5 - Lixo Comum - Os que não são recicláveis.

Madeira - Também é um material reciclavel e provavelmente se encaixa no grupo principal da Coleta Seletiva (Metal, Papel, Plástico e Vidro). Por também fazerem parte de Resíduos de Destruição e Demolição, ou geralmente conhecido como Entulho que é dividido em 4 classes (A, B, C e D). Eles pertencem a Classe B, que podem ser reutilizados no próprio canteiro de obra ou encaminhados para a reciclagem. 


Benefícios que trazem a Coleta Seletiva:
  • Menor redução de florestas nativas.
  • Reduz a extração dos recursos naturais.
  • Diminui a poluição do solo, da água e do ar.
  • Economiza energia e água.
  • Possibilita a reciclagem de materiais que iriam para o lixo.
  • Diminui o lixo nos aterros e lixões; Conserva o solo.
  • Prolonga a vida útil dos aterros sanitários.
  • Reduz os custos da produção, com o aproveitamento de recicláveis pelas indústrias.
  • Diminui o desperdício.
  • Melhora a limpeza e higiene da cidade.
  • Previne enchentes.
  • Economiza os gastos com a limpeza urbana.
  • Cria oportunidade de fortalecer cooperativas. 
Dica: você pode aproveitar latas grandes de tinta, baldes de cloro (vazios, é claro) para fazer seus recipientes para reciclagem, é só pintar nas cores e usar a criatividade!


PROFESSORA ROSANE SANTOS

3 comentários:

  1. isso td ta mt legalll e maneiro!!!
    Gostei mt, espero q continue assim.
    Bjoss

    ResponderExcluir
  2. gostei muito do seu blog...
    apoio essa causa da reciclagem...
    continue assim

    ResponderExcluir
  3. Meu nome é Edirle Menezes
    e estou grata pelas informações
    de ouro que obtive.
    Deus te dê mais Sabedoria
    Obrigada.

    ResponderExcluir