Queridos alunos e amigos...


A CRIATIVIDADE É UMA FORÇA QUE DORME DENTRO DA GENTE!


MAS, PODE SER ACORDADA DE VÁRIAS MANEIRAS


PORÉM, MOTIVAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO SÃO OS PRINCIPAIS INSTRUMENTOS PARA ESSE "ACORDAR"!

SEJAM BEM VINDOS!


PROFESSORA ROSANE SANTOS

domingo, 22 de maio de 2011

PARTE 1 - REVISÃO PARA O SIMULADO - 3O. ANO - EM - 2O. BIMESTRE - PROFESSORA ROSANE SANTOS

REVISÃO PARA O SIMULADO - 3O. ANO - EM
PARA 27/05/2011
EXERCITANDO O CÉREBRO
01- (PUC - CAMPINAS) Leia atentamente o texto adiante para responder às questões a seguir.
MONTEIRO LOBATO (1882-1947)
1. As obras "infantis" de Monteiro Lobato ajudaram muito na formação de milhares de pequenos brasileiros que, quando marmanjos, passariam a citar de boca cheia, e às vezes sem confessar, uma porção de coisas que aprenderam com as personagens do Sítio do Picapau Amarelo, inesquecíveis companheiras de aventuras por vários tempos e espaços. Quanto da história e da mitologia grega não se aprende ao lado da boneca Emília, que tagarela pedantemente com Péricles ou com Hércules? Na "História do mundo para as crianças", vai-se da origem do universo (sabiamente explicada pela vovó Benta como hipótese), passando pelo uso do fogo, pelos hieróglifos, pelos assírios e babilônios, pelo império romano, pelos tempos da cavalaria, pelas revoluções do século XVIII, até à chamada "era dos milagres", que é como Lobato batizou a vida com luz elétrica, telefone, cinema - e com o manejo atômico que deu na tragédia de Hiroshima, epílogo também do livro, que termina com esta frase da vovó sabida: "O tempo, só o tempo pode curar o grande defeito da humanidade - que é ser muito criança ainda". Dona Benta (permito-me eu), o homem continua brincando, e seus brinquedos são cada vez mais fantásticos e perigosos...
2. Sempre foi intenção de Lobato ensinar sem ser chato, opinar sem ser pretensioso. Se Dona Benta é uma velha de óculos e muita leitura, Emília é uma abelhuda crítica e irreverente. Em "Emília no país da Gramática", onde não faltam lições de fonética, de formação e de classes de palavras, há esta frase da boneca que muito lingüista moderno poderia adotar como lema, fazendo coro com os alunos: "- Que peste é a tal Gramática!". Já depois de ler a "Aritmética da Emília", o jovem leitor lamentará que Lobato não tenha entrado na Álgebra e na Geometria, nas expressões, nas equações de todos os graus, nas seqüências e nas funções - para que o escritor lhe apresentasse alguns dos "bichos de sete cabeças" da Matemática com a mesma graça e eficácia com que iniciara os meninotes nas frações e nos números complexos. Também um iniciante na Física não pode se queixar, lendo a "História das invenções": são sugestivas as explicações sobre a operação das alavancas (que permitiu ao homem a construção das pirâmides), das roldanas, das dragas (com as quais se escavou o Canal do Panamá), dos guindastes, dos moinhos... Nesse mesmo livro, qualquer um admirará a facilidade com que se explica a formação e as propriedades do vidro, do carvão, do petróleo... Quanto ao petróleo, não custa lembrar que a campanha nacionalista de Lobato, que incluía a exploração estatal do "ouro negro" (como também a do ferro), custou-lhe seis meses de cadeia, em 1941, num período especialmente sombrio da história do nosso país e trágico da história universal. Em "O poço do Visconde", jorra o precioso óleo em pleno sítio, e não falta a chegada do técnico norte-americano para tentar tomar conta da situação e acabar escorraçado pelos indignados habitantes...
3. Em "A reforma da natureza", as experiências realizadas por Emília e pelo Visconde geram monstros: 1alteram o funcionamento de "Dona Pituitária" em insetos, que assim adquirem novas formas, proporções e propriedades, espantando os vizinhos e provocando em D. Benta uma verdadeira manifestação ecológica: "- Mas que absurdo, Emília, reformar a natureza! Quem somos nós para corrigir qualquer coisa que existe? E quando reformamos qualquer coisa, aparecem logo muitas conseqüências 2que não previmos. Tudo quanto existe levou milhões de anos a formar-se, a adaptar-se; e se está no ponto em que está, existem mil razões para isso." Que diria hoje D. Benta acerca da clonagem e dos transgênicos?
4. As adaptações que faz Lobato de obras ficcionais ou a recuperação de fatos históricos são também notáveis: seu "D. Quixote" é alegre e comovente, seu "Hans Staden" introduz o leitor num capítulo importante de nossa história colonial, nem falta a apresentação de personagens como Marco Polo, Bolívar e Lincoln, conhecido por suas frases lapidares. O que espanta nessa pluralidade é que nada surge como aleatório, tudo parece fazer parte de uma didática natural, proveitosa e sempre polemizada pela palpiteira Emília.
5. O leitor que percorra essa obra notará, em muitos pontos, o quanto ela tem de orgânico. Se num livro o autor se referia, por exemplo à máquina a vapor, em outro esse invento vem associado ao carvão-de-pedra que, "mais o ferro, foi o que deu a vitória aos ingleses. Sem isso, a Inglaterra seria um quase nada, como o fora antes da invenção de Watt".
6. Ao instalar suas criaturas numa base rural, dispondo-se a dali falar de tudo e a contar qualquer história (numa linguagem ao mesmo tempo exata, imaginativa e fluente, sem concessões à famigerada "literatura infantil"), Lobato parece ter querido reunir a beleza natural do primitivo ao encantamento pelo enciclopédico. De certa forma, reuniu a seu modo as realidades de um país ainda arcaico e já moderno, contradição nossa até hoje. Soube admirar tanto a mangueira frondosa quanto a técnica fecunda; se vivesse nos dias de hoje, provavelmente estaria batalhando pelo desenvolvimento sustentável.
7. Sempre haverá a curiosidade nossa de saber o que Emília pensaria hoje da globalização, da difusão de novas seitas, dos conflitos religiosos, das ações terroristas... . Se nada mais sobrasse da obra de Lobato, essa vivíssima boneca de pano expressaria sempre um fundamento de malandragem, humor e vivacidade crítica - combinação que, dizem alguns, resume algo de nosso "temperamento", forjado no caldeirão de raças e culturas de que procedemos.
                                                                                                        (Eurípides de Souza e Passos, inédito)
Que diria hoje "D. Benta" acerca da "clonagem" e dos "transgênicos"? Atualmente ela teria notícias freqüentes sobre técnicas de manipulação do DNA. Um exemplo delas constitui a matéria publicada recentemente em um jornal, segundo a qual cientistas ingleses estão conseguindo transferir certos genes de bactérias para mosquitos anofelinos. Estes genes teriam a capacidade de impedir a instalação de determinadas fases do protozoário 'Plasmodium' no estômago e nas glândulas salivares do mosquito. Esse exemplo refere-se à construção de um organismo
a) transgênico útil para a erradicação da malária.
b) transgênico útil para a erradicação da esquistossomose.
c) transgênico útil para a erradicação da leishmaniose.
d) clonado útil para a erradicação da malária.
e) clonado útil para a erradicação da leishmaniose.

02- I. Retirou-se um óvulo da vaca Z. O núcleo foi desprezado, obtendo-se um óvulo anucleado.
II. Retirou-se uma célula da glândula mamária da vaca W. O núcleo foi isolado e conservado, desprezando-se o resto da célula.
III. O núcleo da célula da glândula mamária foi introduzido no óvulo anucleado. A célula reconstituída foi estimulada para entrar em divisão.
IV. Após algumas divisões, o embrião foi implantado no útero de uma terceira vaca Y, mãe de aluguel. O embrião se desenvolveu e deu origem ao clone. Considerando-se que os animais Z, W e Y não têm parentesco, pode-se afirmar que o animal resultante da clonagem tem as características genéticas da vaca.
a) Z, apenas
b) W, apenas
c) Y, apenas
d) Z e da W, apenas
e) Z, W e Y

03- Os avanços de Engenharia Genética permitem que um ser vivo forneça genes a outro de espécie diferente, sem alterar as principais características que os diferenciam. O seu que recebe o gene é denominado:
a) clone
b) parasitado
c) mutante
d) transgênico
e) mutagênico

04- (UFPR) Na(s) questão (ões) adiante, escreva no espaço apropriado a soma dos itens corretos.
Em parte motivada pela necessidade mundial de aumentar a produção de alimentos, a ciência do melhoramento genético procura encontrar soluções que aumentem a produtividade de certas espécies. Muitas vezes, usando técnicas sofisticadas, os cientistas provocam modificações nessas espécies em busca de seus benefícios e atuam à semelhança da natureza. Leia o texto adiante e compare-o com o esquema.
"Nos próximos meses chegam às lavouras dos Estados Unidos e Canadá sementes de milho, batata e algodão alteradas geneticamente em laboratório, para destruir as pragas que atacam essas culturas. Os cientistas alteraram o código genético dessas sementes e, nos testes experimentais, escolheram e reproduziram aquelas cujas plantas apresentassem a capacidade de produzir uma proteína inseticida. Essa proteína, quando ingerida com as folhas, matava os insetos que atacavam as plantações. Livre dos mesmos, a produtividade das lavouras será bem maior."
                                                                                                                                  (Veja, 21/02/1996)
- Da comparação entre o texto e o esquema, é correto afirmar:

01) A afirmativa "Os cientistas alteraram o código genético dessas sementes" está relacionada somente ao item 1 do esquema.
02) A afirmativa "Os cientistas alteraram o código genético dessas sementes" está relacionada aos itens 1, 2 e 4 do esquema.
04) A afirmativa "nos testes experimentais, escolheram e reproduziram aquelas cujas plantas apresentassem a capacidade de produzir uma proteína inseticida" está relacionada aos itens 3 e 4 do esquema.
08) A afirmativa "nos testes experimentais, escolheram e reproduziram aquelas cujas plantas apresentassem a capacidade de produzir uma proteína inseticida" está relacionada aos itens 4 e 5 do esquema.
16) A afirmativa "Livre dos mesmos, a produtividade das lavouras será bem maior" refere-se ao item 6 do esquema.
Soma = ( 01 + 08 + 16 = 25 )

05- A clonagem molecular é:
a) a técnica que emprega bactérias como multiplicadores de um fragmento de DNA;
b) o mecanismo para se obter resistência a antibióticos;
c) a fabricação de produtos farmacêuticos;
d) o processo utilizado para cortar o DNA;
e) a enzima utilizada na Geneterapia.

06- (MACKENZIE) Atualmente deixou de ser novidade a criação de plantas transgênicas, capazes de produzir hemoglobina. Para que isso seja possível, essas plantas recebem:
a) o RNAm que carrega os aminoácidos usados na síntese de hemoglobina;
b) o fragmento de DNA, cuja seqüência de nucleotídeos determina a seqüência de aminoácidos da hemoglobina;
c) somente os aminoácidos usados nessa proteína;
d) os anticódons que determinam a seqüência de aminoácidos nessa proteína;
e) os ribossomos utilizados na produção dessa proteína.

07- As enzimas de restrição são sintetizadas:
a) apenas pelas bactérias;
b) apenas pelos vírus;
c) por vírus e bactérias;
d) por todas as células procarióticas;
e) por qualquer tipo de célula.

08- (FATEC) A Engenharia Genética consiste numa técnica de manipular genes, que permite, entre outras coisas, a fabricação de produtos farmacêuticos em bactérias transformadas pela tecnologia do DNA recombinante. Assim, já é possível introduzir em bactérias o gene humano que codifica insulina, as quais passam a fabricar sistematicamente essa substância. Isto só é possível porque:
a) o cromossomo bacteriano é totalmente substituído pelo DNA recombinante;
b) as bactérias são seres eucariontes;
c) os ribossomos bacterianos podem incorporar o gene humano que codifica insulina, passando-o para as futuras linhagens;
d) as bactérias possuem pequenas moléculas de DNA circulares (plasmídeos), nas quais podem ser incorporados genes estranhos a elas, experimentalmente;
e) as bactérias são seres muito simples, constituídos por um único tipo de ácido nucléico (DNA).

09- (FUVEST) Enzimas de restrição são fundamentais à Engenharia Genética porque permitem:           
a) a passagem de DNA através da membrana celular;
b) inibir a síntese de RNA a partir de DNA;
c) inibir a síntese de DNA a partir de RNA;
d) cortar DNA onde ocorrem seqüências específicas de bases;
e) modificar seqüências de bases do DNA

07- (UFF – RJ) Ao se injetar o núcleo de uma célula diferenciada de uma rã em um ovo de outra rã, não fertilizado e cujo núcleo tenha sido removido, ocorrerá:
a) a morte da célula-ovo, uma vez que o núcleo injetado proveniente da célula diferenciada contém DNA cuja composição de bases nitrogenadas é diferente da célula-ovo;
b) a morte da célula-ovo, uma vez que o núcleo injetado não contém determinados genes, removidos durante a diferenciação;
c) a formação de um clone de células não diferenciadas, uma vez que o núcleo injetado não possui alguns genes, removidos durante a diferenciação;
d) a expulsão do núcleo injetado por meio de exocitose realizada pela célula-ovo.
e) a formação de um girino normal a partir do ovo, uma vez que o núcleo injetado contém toda a informação (DNA) necessária à formação do girino;

08- (FUVEST – SP) Num caso de investigação de paternidade, foram realizados exames para identificação de grupos sangüíneos e análise de DNA. A tabela a seguir resume os resultados parciais da análise de grupos sangüíneos (do menino, de sua mãe e do suposto pai) e de duas seqüências de DNA ( do menino e do suposto pai), correspondentes a um segmento localizado num autossomo e outro no cromossomo X.
Considerando apenas a tabela adiante, podemos afirmar que:

a) os resultados dos grupos sangüíneos excluem a possibilidade do homem ser o pai da criança; os outro exames foram desnecessários.
b) os resultados dos grupos sangüíneos não excluem a possibilidade do homem ser o pai da criança, mas a seqüência de DNA do cromossomo X exclui.
c) os resultados dos grupos sangüíneos e de DNA não excluem a possibilidade do homem ser pai da criança.
d) os três resultados foram necessários para confirmar que o homem é mesmo o pai da criança.
e) os resultados de DNA contradizem os resultados dos grupos sangüíneos.

09- (ENEM)
I. Retirou-se um óvulo da vaca Z. O núcleo foi desprezado, obtendo-se um óvulo anucleado.
II. Retirou-se uma célula da glândula mamária da vaca W. O núcleo foi isolado e conservado, desprezando-se o resto da célula.
III. O núcleo da célula da glândula mamária foi introduzido no óvulo anucleado. A célula reconstituída foi estimulada para entrar em divisão.
IV. Após algumas divisões, o embrião foi implantado no útero de uma terceira vaca Y, mãe de aluguel. O embrião se desenvolveu e deu origem ao clone.
Se a vaca Y, utilizada como "mãe de aluguel", for a mãe biológica da vaca W, a porcentagem de genes da "mãe de aluguel", presente no clone será
a) 0 %
b) 25 %
c) 50 %
d) 75 %
e) 100 %

10- Na(s) questão(ões) a seguir escreva nos parênteses a soma dos itens corretos.
Clones são seres vivos obtidos pelo desenvolvimento de células retiradas de indivíduos já existentes. A clonagem é um processo que vem sendo desenvolvido rapidamente com vários organismos e, em humanos, encontra barreiras de ordem ética. Sobre esse processo é CORRETO afirmar:
01. Os clones são como irmãos gêmeos fraternos do doador das células.
02. O material genético do doador das células e do clone é idêntico.
04. Se o doador das células possuir um defeito genético, como o albinismo, seu clone possuirá, também, essa anomalia.
08. Órgãos transplantados do clone para o doador das células serão sempre rejeitados.
16. Já existem seres humanos que foram originados e desenvolvidos plenamente por clonagem.
32. Se o doador de células sofrer a perda de um membro antes de ser realizada a clonagem, o organismo originado posteriormente, por esse processo, nascerá sem o referido membro.
Soma ( 02 + 04 = 06 )

11- (PUC-RJ) Lei de Biossegurança

Prestes a completar dois anos em vigor, a Lei de Biossegurança sancionada pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva segue entre polêmicas. A principal delas diz respeito ao artigo 5º, que libera as pesquisas com células-tronco embrionárias no país. A questão foi levada ao Supremo Tribunal Federal em maio de 2005 pelo ex-procurador da República Cláudio Fonteles, que considera o artigo inconstitucional. Fonteles argumenta que o artigo 5º da Constituição Federal garante o direito à inviolabilidade da vida humana, e que os embriões são seres vivos. Coube ao STF decidir quando começa a vida. A atual Lei de Biossegurança, embora permita estudos com as células-tronco embrionárias e também a produção de alimentos transgênicos, restringe uma série de outras atividades que envolvam o bem-estar de seres humanos. Entenda o que estipula a lei sobre os organismos geneticamente modificados.
a) Os institutos de pesquisa têm autonomia sobre suas pesquisas com as células embrionárias?
Não, pela lei, as instituições de pesquisa e serviços de saúde que realizam pesquisa ou terapia com células-tronco embrionárias humanas devem submeter seus projetos à apreciação e aprovação de comitês de ética em pesquisa. Além disso, os institutos devem obter a autorização da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CNTBio).

b) Que tipo de embriões podem ser utilizados em pesquisas?
Apenas os embriões inviáveis – aqueles que, na fertilização in vitro, não são introduzidos no útero da mulher por não possuir qualidade para implantação (podem estar muito fragmentados ou pararam de se dividir) ou por conterem mutações responsáveis por doenças genéticas – e os embriões congelados há mais de três anos. Em qualquer caso, é necessário o consentimento dos genitores

c) A lei permite que o material produzido a partir destas células seja comercializado?
Não. A comercialização é crime sujeito à pena de reclusão, de três a oito anos, e multa, de 200 a 360 dias-multa.
PROFESSORA ROSANE SANTOS

2 comentários:

  1. Muito Obrigado.Ajudou muito a me preparar para minha prova de Biotecnologia.

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  2. Qual é a resposta da questão de número 4 ? obrigado!

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