Queridos alunos e amigos...


A CRIATIVIDADE É UMA FORÇA QUE DORME DENTRO DA GENTE!


MAS, PODE SER ACORDADA DE VÁRIAS MANEIRAS


PORÉM, MOTIVAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO SÃO OS PRINCIPAIS INSTRUMENTOS PARA ESSE "ACORDAR"!

SEJAM BEM VINDOS!


PROFESSORA ROSANE SANTOS

quinta-feira, 26 de maio de 2011

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE FÍSICA - OBF - 2011 - PROFESSORA ROSANE SANTOS



A Olimpíada Brasileira de Física(OBF) é realizada em três fases:
  • A primeira fase ocorre no mês de Maio; é realizada na escola de cada estudante e dela pode participar todo estudante inscrito no ensino médio e na oitava série (atual nono ano) do ensino fundamental.
  • A segunda fase ocorre no mês de Agosto; é realizada em locais determinados pelo Coordenador Estadual e dela participam os estudantes que atingirem na primeira fase um número mínimo de acertos definido pela Comissão da Olimpíada Brasileira de Física (COBF).
  • A terceira fase ocorre no mês de Outubro ou Novembro; é realizada na sede da coordenação estadual e dela participam os estudantes que na segunda fase atingirem a nota mínima definida pela Comissão da Olimpíada Brasileira de Física(COBF).
Em 2011, as fases serão realizadas na seguintes datas e horários:
  • Primeira fase: sábado, 21 de maio das 13h às 17h
  • Segunda fase: sábado, 13 de agosto das 13h às 17h
  • Terceira fase: Prova Teórica - sábado, 8 de outubro das 13h às 17h 
  • Prova Prática - sábado, 8 de outubro das 9h às 11h30m
As questões das provas teóricas da primeira fase são objetivas e aquelas da segunda e terceiras fases discursivas. A prova prática é somente na terceira fase e para alunos do 9º ano do ensino fundamental e da 1ª e 2ª séries do ensino médio. Os detalhes e programa encontram-se no Regulamento da OBF.

Das provas da 1ª fase
3.1 A prova da 1ª fase será realizada no dia 21 de maio de 2011, sábado, no período das 13h às 17h, na própria escola (horário local).
3.2 Arquivos, em formato pdf, das provas para a 1ª fase serão disponibilizados on-line aos professores credenciados das escolas pela Coordenação da OBF (através da área de acesso restrito do professor). A cópia das provas em quantidade suficiente para a aplicação será de responsabilidade da escola participante.
3.3 As provas da 1ª fase serão específicas para cada série e conterão questões de múltipla escolha.
     3.3.1 As provas dos estudantes do 9º ano do ensino fundamental e      da 1ª série do ensino médio terão 30 (trinta) questões das quais o      participante poderá escolherá 20 (vinte) para resolver, de acordo      com as instruções específicas no caderno de resposta.
     3.3.2 As provas dos estudantes da 2ª série e da 3ª série do ensino      médio terão 30 (trinta) questões das quais o participante escolherá      20 (vinte) para resolver, de acordo com as instruções específicas no      caderno de resposta.
3.4 As provas deverão ser corrigidas pelos professores da escola, conforme orientação e gabarito fornecidos pela Comissão da OBF (COBF) e seus resultados divulgados para os estudantes.
3.5 Os resultados das provas da 1ª. fase deverão ser lançados no Banco de Dados da OBF pelos professores credenciados  até 11 de junho de 2011, conforme a orientação dada às escolas no ato do credenciamento dos professores.
3.6 A COBF divulgará o número mínimo de acertos necessários para o estudante ser classificado para 2ª fase até 15 de junho de 2011.

4.1 A escola que participar da 1ª fase terá automaticamente inscritos para a 2ª fase todos os estudantes que atingirem o número mínimo de acertos estipulado pela Comissão da OBF.
4.1.1 Caso o número de estudantes classificados pelo critério do item 4.1 seja inferior a três (03) estudantes em alguma série, o sistema de seleção completará automaticamente este número indicando os alunos com nota imediatamente inferior à nota mínima e os classificará, podendo, em caso de empate de notas, haver mais do que três alunos indicados por série.
4.2 Na 2ª fase, as provas, dos estudantes do 9º ano do ensino fundamental e da 1ª série do ensino médio, terão 16 (dezesseis) questões das quais o participante escolherá 8 (oito) para resolver, de acordo com as instruções específicas no caderno de resposta.
4.3 Na 2ª fase, as provas, dos estudantes da 2ª série e da 3ª série do ensino médio, terão 16 (dezesseis) questões das quais o participante escolherá 8 (oito) para resolver, de acordo com as instruções específicas no caderno de resposta.
4.4 Na 3ª fase, as provas, dos estudantes da 1ª série e da 2ª série do ensino médio, terão 16 (dezesseis) questões das quais o participante escolherá 8 (oito) para resolver, de acordo com as instruções específicas no caderno de resposta.
4.5 Na 3ª fase, os participantes do  9º ano do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio terão 8 (oito) questões para serem resolvidas.
4.6 A prova da 2ª fase será realizada no dia 13 de agosto de 2011, sábado, das 13h às 17h, em local a ser divulgado pela Coordenação Estadual.
4.7 Participarão da 3a fase os estudantes que atingirem na fase anterior a nota mínima estipulada pela COBF, garantindo-se a cada Estado o número mínimo de um estudante por série.
4.8 A prova da 3ª fase será realizada no dia 08 de outubro de 2011, sábado, em local a ser divulgado pela Coordenação Estadual.
4.8.1 A prova dos estudantes do 9º ano do ensino fundamental e das 1ª e 2ª séries do ensino médio será composta por uma parte experimental, das 9h às 11h30min, e por uma parte teórica, das 13h às 17h. A prova experimental terá valor de 40% da nota final.
4.8.2 A prova dos estudantes da 3ª série do ensino médio será composta apenas por uma parte teórica, das 13h às 17h.
4.9 Na realização da prova será permitido somente o uso de lápis ou lapiseira, borracha, caneta e régua.
4.10 Excetuando a parte experimental, não será permitido o uso de calculadora.
4.11 O aluno que se atrasar não poderá fazer a prova.
4.12 O estudante não poderá se retirar do recinto da prova antes de decorrida uma hora e meia de seu início.
4.13 Nos dias das provas o aluno deverá portar documento de identificação com foto recente e expedido por órgão oficial (Secretaria da Educação, Segurança Pública, Forças Armadas, UNE, UMES ou Ministério do Trabalho), sem o qual o estudante não poderá realizar a prova. O aluno também deverá apresentar documento (carteira de estudante, por exemplo) que comprove a série que está cursando.

5.1 Os resultados das 2ª e 3ª fases serão divulgados na página oficial da OBF2011 (http://www.sbf1.sbfisica.org.br/olimpiadas/).
5.2 As Coordenações Estaduais serão responsáveis pela correção das provas da 2a fase.
5.3 Caberá a uma banca examinadora nomeada pela COBF a correção das provas da 3ª fase.
5.4 As provas ficarão arquivadas na sede da SBF e não serão aceitos pedidos de revisão de provas.
5.5 Os gabaritos das provas das 2ª e 3ª fases serão divulgados através da página oficial da olimpíada (http://www.sbf1.sbfisica.org.br/olimpiadas/) conforme calendário.


Nenhum comentário:

Postar um comentário