Queridos alunos e amigos...


A CRIATIVIDADE É UMA FORÇA QUE DORME DENTRO DA GENTE!


MAS, PODE SER ACORDADA DE VÁRIAS MANEIRAS


PORÉM, MOTIVAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO SÃO OS PRINCIPAIS INSTRUMENTOS PARA ESSE "ACORDAR"!

SEJAM BEM VINDOS!


PROFESSORA ROSANE SANTOS

sábado, 4 de setembro de 2021

 

reconhecendo o reino animal e o reino vegetal

PROFESSORA ROSANE SANTOS

             Como podemos organizar os animais para facilitar seu estudo? A tabela abaixo traz algumas espécies de animais. Pesquise-as e preencha as informações sobre cada uma. Depois, organize esses animais em grupos de acordo com características comuns. Justifique sua organização.

       Observação: É importante ressaltar que os sistemas mais modernos de classificação biológica consideram a história evolutiva dos organismos (sistemas de classificação naturais), não apenas as características morfológicas e comportamentais (sistemas de classificação artificiais).

 

 

Animal

Modo de vida:

livre ou parasita?

Aquático ou terrestre?

Locomove-se ou

vive fixo (Séssil)?

Como se locomove?

De que se alimenta?

É herbívoro,

carnívoro ou

 onívoro?

Como se reproduz?

De forma

assexuada

ou sexuada?

 

 

Água-viva

 

 

 

Livre.

Aquático.

 

 

 

 

 

 

Minhoca

 

 

 

Rasteja no interior da terra.

 

 

 

Tênia

 

 

 

 

 

Parasita.

Alimenta-se de nutrientes do intestino do hospedeiro

 

 

 

Esponja

 

 

 

 

Assexuada

e

sexuada

 Que tal investigar os grupos vegetais na prática?

Vamos fazer uma aula para observar diferentes vegetais ao nosso redor.

Façam registros tomando notas sobre as características de cada um: estruturas da planta que observa (flor, fruto, semente, folha), hábitat, interação com outros seres vivos e características do local (úmido, ensolarado, sombreado, seco).

Observe e anote dois vegetais diferentes, que poderão ser um de cada grupo (briófita, pteridófita, gimnosperma e angiosperma).

Preencha com as informações que observou e investigue o que não souber responder.

Para cada vegetal, faça um desenho explicativo.

 

 

vegetal

 

Estruturas

 

Características

da planta

 

 

Hábitat e

grupo vegetal

 

 

Como se reproduz?

 

 

 

samambaia

 

 

 

 

Não têm semente, flores e frutos.

 

 

 

 

 

 

 

musgo

 

 

 

 

Plantas pequenas.

Têm células reprodutivas (gametas) que se unem na fecundação

 

Em ambientes umidos

 

Pteridóficas

 

 

 

 

 

fOLHAS

(acerola)

 

 

 

 

 

 

Todos os ambientes do planeta.

 

Angiospermas

 

 

  

PINHA

(SEMENTES DA araucária ou pinheiro do paraná)

 

 

 

 

Seus vasos condutores são  mais desenvolvidos e permitem maior captação de nutrientes. Têm sementes, mas não têm flores nem frutos.

 

Algumas espécies atingem  metros de altura e grandes diâmetros.  Parte das  folhas adaptadas para suportar climas  amenos e frios, evitando danos pelo frio e reduzir a taxa de transpiração, colaborando para a economia de água nas estações com baixa pluviosidade.

 

 

As araucárias são pinheiros nativos típicos da Região Sul do país

 


Gimnosperma

 

Quando os cones ou estróbilos femininos, são fecundados pelos grãos de pólen do estróbilo ou cone masculinos, formam-se os pinhões..

 

 

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