reconhecendo o reino animal e o reino vegetal
PROFESSORA
ROSANE SANTOS
Animal |
Modo de vida: livre ou parasita? Aquático ou terrestre? |
Locomove-se ou vive fixo (Séssil)? Como se locomove? |
De que se alimenta? É herbívoro, carnívoro ou onívoro? |
Como se reproduz? De forma assexuada ou sexuada? |
Água-viva |
Livre. Aquático. |
|
|
|
Minhoca |
|
Rasteja no interior da
terra. |
|
|
Tênia |
|
|
Parasita. Alimenta-se de
nutrientes do intestino do hospedeiro |
|
Esponja |
|
|
|
Assexuada e sexuada |
Vamos fazer uma aula para observar
diferentes vegetais ao nosso redor.
Façam registros tomando notas
sobre as características de cada um: estruturas da planta que observa (flor,
fruto, semente, folha), hábitat, interação com outros seres vivos e
características do local (úmido, ensolarado, sombreado, seco).
Observe e anote dois vegetais
diferentes, que poderão ser um de cada grupo (briófita, pteridófita, gimnosperma
e angiosperma).
Preencha com as informações que
observou e investigue o que não souber responder.
Para cada vegetal, faça um desenho
explicativo.
vegetal |
Estruturas |
Características da planta |
Hábitat e grupo vegetal |
Como se reproduz? |
samambaia |
Não
têm semente, flores e frutos. |
|
|
|
musgo |
|
Plantas pequenas. Têm células reprodutivas (gametas) que se unem na fecundação |
Em ambientes umidos Pteridóficas |
|
fOLHAS (acerola) |
|
|
Todos os ambientes do planeta. Angiospermas |
|
PINHA (SEMENTES DA araucária ou
pinheiro do paraná) |
Seus vasos condutores são mais
desenvolvidos e permitem maior captação de nutrientes. Têm sementes, mas não
têm flores nem frutos. |
Algumas espécies atingem metros
de altura e grandes diâmetros. Parte
das folhas adaptadas para suportar
climas amenos e frios, evitando danos
pelo frio e reduzir a taxa de transpiração, colaborando para a economia de
água nas estações com baixa pluviosidade. |
As araucárias são pinheiros nativos típicos da Região Sul do país Gimnosperma |
Quando os cones ou estróbilos femininos, são fecundados pelos grãos de
pólen do estróbilo ou cone masculinos, formam-se os pinhões.. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário