Queridos alunos e amigos...


A CRIATIVIDADE É UMA FORÇA QUE DORME DENTRO DA GENTE!


MAS, PODE SER ACORDADA DE VÁRIAS MANEIRAS


PORÉM, MOTIVAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO SÃO OS PRINCIPAIS INSTRUMENTOS PARA ESSE "ACORDAR"!

SEJAM BEM VINDOS!


PROFESSORA ROSANE SANTOS

sábado, 4 de setembro de 2021

Experimento 1 – MÁQUINAS MODERNAS E O DESAFIO DA SUSTENTABILIDADE

professora rosane santos

 

Introdução:

 

             As máquinas estão cada vez mais adaptadas para atender às necessidades da sociedade. A geração atual tem um grande desafio a­o: desenvolver máquinas que não dependam apenas de petróleo e carvão mineral, recursos naturais não renováveis. Assim, o desenvolvimento de máquinas que utilizem fontes renováveis é muito importante, pois conserva os recursos naturais e ameniza os impactos ambientais decorrentes do uso de petróleo e carvão mineral, contribuindo para o equilíbrio dos ecossistemas.

             O termo sustentabilidade começou a ser propagado na década de 1980, quando se intensi­ficou o debate global sobre as problemáticas ambientais, como as mudanças climáticas, a perda de biodiversidade e a degradação dos recursos naturais.

              A manutenção preventiva é um conjunto de ações de controle e monitoramento aplicadas para conservar um determinado bem nas melhores condições possíveis. Por isso, é uma estratégia voltada a bens móveis como do seu automóvel. É melhor “prevenir é melhor do que remediar”. Assim, quando adotamos uma postura preventiva, estamos nos colocando em posição de evitar que um mal maior aconteça.

 

Objetivo:

 

·         Minimizar a possibilidade de interrupção imprevista de uma linha de produção ou de grandes avarias, descobrindo eventuais condições que possam levar a isso e tornar o automóvel, sempre pronto para uso. Além de manter a eficiência produtiva dos equipamentos e máquinas em níveis ideais de sustentabilidade.

 

Material:

 

·         Pedaço de tecido de algodão.

·         Elástico ou barbante prender o tecido no cano de descarga do carro.

 

Estratégias e recursos da aula:

 

·         Atividade de investigação.

·         Questionamentos.

·         Atividades individuais.

·         Exibição de vídeo ou álbum de fotografias.

 

Procedimento:

 

·         Amarrar o tecido de algodão com o barbante no cano de descarga do carro do seu responsável que será utilizado.

·         Após algum tempo, esperar o cano de descarga esfriar e retirar o tecido.

·         Fazer observação: O que aconteceu?

·         Fazer relatório (aula remota – postar foto no Teams / aula presencial – entregar em folha de tarefa).

 

 

Conclusão: Fazer um “Relatório” respondendo as seguintes perguntas:

 

·      O tecido saiu limpo ou sujo?

·      Se saiu sujo, por que você acredita que isso acontece?

·      Se sair uma fumaça preta e manchar o tecido, por que isso aconteceu?

·      Como é formada a fumaça preta que sai pelo cano de descarga de alguns carros?

·      Você acredita que essa fumaça preta que sai pelo “escapamento” incomoda as pessoas? Justifique.

·         O que poderia ser feito para resolver esse problema?


Nenhum comentário:

Postar um comentário