Queridos alunos e amigos...


A CRIATIVIDADE É UMA FORÇA QUE DORME DENTRO DA GENTE!


MAS, PODE SER ACORDADA DE VÁRIAS MANEIRAS


PORÉM, MOTIVAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO SÃO OS PRINCIPAIS INSTRUMENTOS PARA ESSE "ACORDAR"!

SEJAM BEM VINDOS!


PROFESSORA ROSANE SANTOS

quinta-feira, 17 de maio de 2012

MEDICAMENTOS VENCIDOS 

FAÇA O DESCARTE CORRETO


Atire a primeira pedra quem nunca fez a limpeza do armário e se deparou com um “monte” de remédios vencidos na farmacinha doméstica… A maioria certamente os jogou no lixo comum, na pia ou no vaso sanitário, contribuindo para que eles contaminassem solos e cursos d’água com substâncias químicas. Mais ainda, colocando em risco a saúde das pessoas que tivessem contato com esses materiais. Para se ter uma ideia, uma pesquisa realizada pela Fundação Oswaldo Cruz em 2003 no município de São Paulo apontou que 82,5% da população pesquisada descartava os medicamentos vencidos no lixo doméstico (http://www.oswaldocruz.br/download/artigos/saude20.pdf).
Nada bom…
Mas essa situação já pode ser evitada por moradores de várias cidades nas quais o programa Descarte Consciente está em funcionamento. A ação envolve um sistema de recolhimento e destinação correta de medicamentos vencidos ou em desuso (aqueles que ainda estão dentro do prazo de validade, mas que não serão mais utilizados). Criada pela Brasil Health Service (BHS), empresa de tecnologia e inovação em saúde, a iniciativa tem validação da Agência Nacional de Vigilância em Saúde (Anvisa) e é promovida em parceria com integrantes da cadeia produtiva farmacêutica.
Em 2011, o programa chegou a Minas Gerais: lojas da rede Droga Raia no Estado receberam os Ecomed, equipamentos apropriados para o descarte. Além de Minas, o Descarte Consciente tem pontos de coleta em lojas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul. Desde o início da ação, em 2010, foram recolhidas mais de 6,4 toneladas de medicamentos descartados, que evitaram a contaminação de mais de 2 bilhões e 880 milhões de litros de água.
Fizemos a nossa limpeza de início de ano e levamos para o Ecomed da Droga Raia Mangabeiras, na Avenida Afonso Pena, em Belo Horizonte. Quer fazer o mesmo? Confira o endereço das lojas com coletores no site www.descarteconsciente.com.br.
Ecomed do programa Descarte Consciente
Ecomed do programa Descarte Consciente

Como funciona

As Ecomed são equipamentos de autoatendimento, dotados de uma tela de computador que orienta os usuários sobre o passo a passo do descarte. Há três coletores em cada estação: um para pomadas e comprimidos, outro para líquidos e sprays e o último para caixas e bulas, que devem ser rasgadas antes do descarte. Não há risco de retirada e reaproveitamento dos materiais, pois os coletores têm aberturas do tipo boca de lobo e portas com fechamento a chave, impedindo o acesso ao que foi depositado.
Os equipamentos têm capacidade de 5 kg em cada compartimento. Quando o volume máximo é atingido, o saco plástico é pesado e fechado com um lacre numerado. Além disso, antes de fazer o descarte o consumidor registra o tipo do medicamento que será depositado por meio do leitor de código de barras da Ecomed. É possível, assim, rastrear os resíduos até o destino final. Todas as informações são enviadas para a central de controle, que gera um relatório e, automaticamente, comunica a empresa responsável pela coleta do material para a remoção. Do Ecomed, os materiais têm seu destino final na incineração ou são levados para os aterros industriais classe 1, dependendo do procedimento adotado em cada município relativo à destinação dos resíduos sólidos de saúde.
O Ecomed também gera informações on-line sobre o volume total de resíduos acumulados. Os dados registrados são usados para a elaboração do “Preservômetro”, índice que permite ao consumidor acompanhar quanto foi recolhido e quais os benefícios para o meio ambiente. As informações são disponibilizadas nas próprias estações de coleta e no site www.descarteconsciente.com.br.

Logística Reversa

O Descarte Consciente parte do princípio da Logística Reversa (LR) na cadeia produtiva do medicamento, prevista na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), aprovada em 2010 (Lei n° 12.305/2010 e Decreto nº 7.404/2010), que estabelece um conjunto de obrigações para produtores, importadores, vendedores e consumidores de produtos no caso de descarte dos mesmos. Logística é um processo que pode ser dividido em várias etapas: envolve compra e venda, devolução de mercadoria por motivo de desistência ou de defeito e, finalmente, se preocupa com o destino de um produto ao final de sua vida útil. A preocupação da Logística Reversa (LR) é fazer com que um produto sem condições de ser reutilizado retorne ao seu ciclo produtivo ou para o de outra indústria como insumo. Dessa forma, evita-se a utilização de novos recursos na natureza e permite-se um descarte ambientalmente correto daquilo que poderia ser um foco gerador de contaminação e poluição.
A Anvisa já vinha discutindo o tema descarte de medicamentos desde 2008, durante a elaboração da RDC nº 44/2009, que dispõe sobre as Boas Práticas em Farmácias e Drogarias. O art. 93 desta RDC diz que é permitido às farmácias e drogarias participar de programa de coleta de medicamentos a serem descartados pela comunidade. As ações realizadas pela Agência com relação ao tema podem ser conferidas no endereço http://189.28.128.179:8080/descartemedicamentos/apresentacao

PROFESSORA ROSANE SANTOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário