Queridos alunos e amigos...


A CRIATIVIDADE É UMA FORÇA QUE DORME DENTRO DA GENTE!


MAS, PODE SER ACORDADA DE VÁRIAS MANEIRAS


PORÉM, MOTIVAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO SÃO OS PRINCIPAIS INSTRUMENTOS PARA ESSE "ACORDAR"!

SEJAM BEM VINDOS!


PROFESSORA ROSANE SANTOS

terça-feira, 29 de maio de 2012

EXERCÍCIOS DE FÍSICA - AS LEIS DE NEWTON - 9O. ANO - EF - PROFESSORA ROSANE SANTOS

COLÉGIO DE APLICAÇÃO DE RESENDE - CAR
TREINANDO PARA O SIMULADO - 9O. ANO - EF

As Leis de Newton

Parte superior do formulário

 01- (Vunesp-SP) Assinale a alternativa que apresenta o enunciado da Lei de Inércia, também conhecida como Primeira Lei de de Newton.

a) Qualquer planeta gira em torno do Sol descrevendo uma órbita elíptica, da qual o Sol ocupa um dos focos.

b) Dois corpos quaisquer se atraem com uma força proporcional ao produto de suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância entre eles.

c) Quando um corpo exerce uma força sobre outro, este reage sobre o primeiro com uma força de mesma intensidade e direção, mas de sentido contrário.

d) A aceleração que um corpo adquire é diretamente proporcional à resultante das forças que nele atuam, e tem mesma direção e sentido dessa resultante.

e) Todo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em uma linha reta, a menos que sobre ele estejam agindo forças com resultante não nulas.



02- (Vunesp-SP) As estatísticas indicam que o uso do cinto de segurança deve ser obrigatório para prevenir lesões mais graves em motoristas e passageiros no caso de acidentes. Fisicamente, a função do cinto está relacionada com a:

a) Primeira Lei de Newton.

b) Lei de Snell.

c) Lei de Ampère.

d) Lei de Ohm.

e) Primeira Lei de Kepler.



03- (UFMG) Um corpo de massa m está sujeito à ação de uma força F que o desloca segundo um eixo vertical em sentido contrário ao da gravidade.

Se esse corpo se move com velocidade constante é porque:

a) A força F é maior do que a da gravidade.

b) A força resultante sobre o corpo é nula.

c) A força F é menor do que a da gravidade.

d) A diferença entre os módulos das duas forças é diferente de zero.

e) A afirmação da questão está errada, pois qualquer que seja F o corpo estará acelerado porque sempre existe a aceleração da gravidade.



04- (UFMG) A Terra atrai um pacote de arroz com uma força de 49 N. Pode-se então afirmar que o pacote de arroz:

a) atrai a Terra com uma força de 49 N.

b) atrai a Terra com uma força menor do que 49 N.

c) não exerce força nenhuma sobre a Terra.

d) repele a Terra com uma força de 49 N.

e) repele a Terra com uma força menor do que 49 N.



05- (Unitau-SP) Analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta:
I - Massa e peso são grandezas proporcionais.

II - Massa e peso variam inversamente.

III - A massa é uma grandeza escalar e o peso uma grandeza vetorial.

a) Somente I é correta.

b) I e II são corretas.

c) I e III são corretas.

d) Todas são incorretas.

e) Todas são corretas.



06- (ITA-SP) No campeonato mundial de arco e flecha dois concorrentes discutem sobre a física que está contida no arco do arqueiro. Surge então a seguinte dúvida: quando o arco está esticado, no momento do lançamento da flecha, a força exercida sobre a corda pela mão do arqueiro é igual à:

I - força exercida pela sua outra mão sobre a madeira do arco.

II - tensão da corda.

III - força exercida sobre a flecha pela corda no momento em que o arqueiro larga a corda.

Neste caso:

a) todas as afirmativas são verdadeiras.

b) todas as afirmativas são falsas.

c) somente I e III são verdadeiras.

d) somente I e II são verdadeiras.

e) somente II é verdadeira.



07- (UFRGS) A inércia de uma partícula de massa m se caracteriza:

I - pela incapacidade de essa partícula, por si mesma, modificar seu estado de repouso ou de movimento retilíneo uniforme.

II - pela incapacidade de essa partícula permanecer em repouso quando uma força resultante é exercida sobre ela.

III - pela incapacidade de essa partícula exercer forças sobre outras partículas.

Das afirmações acima, quais estão corretas?

a) apenas II

b) apenas III

c) apenas I e II

d) apenas I e III

e) I, II e III



08- (FURRN) Numa história em quadrinhos, os personagens fizeram uma viagem de avião e, como não havia assentos, permaneceram de pé e soltos durante toda a viagem. Considerando-se as condições normais, os personagens, nos momentos da decolagem e da aterrissagem, foram deslocados:

a) no sentido da cauda do avião, na decolagem e no da cabine de comando, na aterrissagem.

b) no sentido da cabine, na decolagem, e no da cauda do avião, na aterrissagem.

c) sempre no sentido da cabine do avião.

d) sempre no sentido contrário ao da cabine de comando.

e) desceram numa vertical nos dois momentos.



09- (FAFI-MG) As afirmativas abaixo referem-se às leis de Newton.

I - As forças sempre existem aos pares: quando um corpo A exerce uma força FAB sobre um corpo B, este exerce sobre A uma força igual e oposta.

II - Se nenhuma força resultante atua sobre um corpo, sua aceleração é nula.

III - Quando várias forças atuam sobre um corpo, cada uma produz independentemente sua própria aceleração. A aceleração resultante é a soma vetorial das várias acelerações independentes.

Está(ão) correta(s):

a) apenas I

b) apenas I e II

c) apenas II

d) apenas II e III

e) todas as três



10- (UEPA) Na parte final de seu livro Discursos e demonstrações concernentes a duas novas ciências, publicado em 1638, Galileu Galilei trata do movimento do projétil da seguinte maneira: "Suponhamos um corpo qualquer, lançado ao longo de um plano horizontal, sem atrito; sabemos que esse corpo se moverá indefinidamente ao longo desse plano, com um movimento uniforme e perpétuo, se tal plano for limitado."

O princípio físico com o qual se pode relacionar o trecho destacado acima é:

a) o princípio da inércia ou primeira lei de Newton.

b) o prinicípio fundamental da Dinâmica ou Segunda Lei de Newton.

c) o princípio da ação e reação ou terceira Lei de Newton.

d) a Lei da gravitação Universal.

e) o princípio da energia cinética.



11- (Univali-SC) Uma única força atua sobre uma partícula em movimento. A partir do instante em que cessar a atuação da força, o movimento da partícula será:

a) retilíneo uniformemente acelerado

b) circular uniforme.

c) retilíneo uniforme.

d) retilíneo uniformemente retardado.

e) nulo. A partícula pára.



12- (U. Tocantins -TO) Assinale a proposição correta:

a) A massa de um corpo na Terra é menor do que na Lua.

b) O peso mede a inércia de um corpo.

c) Peso e massa são sinônimos.

d) A massa de um corpo na Terra é maior do que na Lua.

e) O sistema de propulsão a jato funciona baseado no princípio da ação e reação.



13- (PUC-RS) Para exemplificar pares de forças, segundo o principio da ação e reação, são apresentadas as seguintes situações:

1. Ação: a Terra atrai os corpos.

Reação: os corpos atraem a Terra.

2. Ação: o pé do atleta chuta a bola.

Reação: a bola adquire velocidade.

3. Ação: o núcleo atômico atrai os elétrons.

Reação: os elétrons movem-se em torno do núcleo.

O par de forças ação-reação está corretamente identificado

a) somente na situação 1.

b) somente na situação 2.

c) somente na situação 3.

d) nas situações 2 e 3.

e) nas situações 2 e 3.



14- (UFMG) Uma pessoa está empurrando um caixote. A força que essa pessoa exerce sobre o caixote é igual e contrária à força que o caixote exerce sobre ela.

Com relação a essa situação assinale a afirmativa correta:

a) A pessoa poderá mover o caixote porque aplica a força sobre o caixote antes de ele poder anular essa força.

b) A pessoa poderá mover o caixote porque as forças citadas não atuam no mesmo corpo.

c) A pessoa poderá mover o caixote se tiver uma massa maior do que a massa do caixote.

d) A pessoa terá grande dificuldade para mover o caixote, pois nunca consegue exerce uma força sobre ele maior do que a força que esse caixote exerce sobre ela.

e) nenhuma das afirmativas acima.



15- (U.Uberaba-MG) O princípio da ação e reação explica o fato de que:

a) algumas pessoas conseguem tirar a toalha de uma mesa puxando-a rapidamente, de modo que os objetos que estavam sobre a toalha permaneçam em seus lugares sobre a mesa.

b) um corpo, ao ser lançado verticalmente para cima, atinge o ponto mais alto da trajetória e volta ao ponto de lançamento.

c) quando atiramos uma pedra em qualquer direção no espaço, se nenhuma força atuar nela, a pedra seguirá seu movimento sempre com a mesma velocidade e na mesma direção.

d) a força de atração do Sol sobre a Terra é igual, em intensidade e direção, à força de atração da Terra sobre o Sol.

e) quanto maior a massa de um corpo é mais difícil movimenta-lo, se está parado, e mais difícil pará-lo, se está em movimento.



16- (PUC-MG) Abaixo, apresentamos três situações do seu dia-a-dia que devem ser associados com as três leis de Newton.

1. Ao pisar no acelerador do seu carro, o velocímetro pode indicar variações de velocidade.
A) Primeira Lei, ou Lei da Inércia.
2. João machucou o pé ao chutar uma pedra.
B) segunda Lei ( F = m . a )
3. Ao fazer uma curva ou frear, os passageiros de um ônibus que viajam em pé devem se segurar.
C) Terceira Lei de Newton, ou Lei da Ação e Reação.

A opção que apresenta a sequência de associação correta é:

a) A1, B2, C3

b) A2, B1, C3

c) A2, B3, C1

d) A3, B1, C2

e) A3, B2, C1



17- (CESCEA-SP) Um cavalo puxa uma carroça em movimento. Qual das forças enumeradas a seguir é responsável pelo movimento do cavalo?

a) A força de atrito entre a carroça e o solo.

b) A força que o cavalo exerce sobre a carroça.

c) A força que o solo exerce sobre o cavalo.

d) A força que o cavalo exerce sobre o solo.

e) A força que a carroça exerce sobre o cavalo.



18- (UnB-DF) Uma nave espacial é capaz de fazer todo o percurso da viagem, após o lançamento, com os foguetes desligados (exceto para pequenas correções de curso); desloca-se à custa apenas do impulso inicial da largada da atmosfera. Esse fato ilustra a:

a) Terceira Lei de Kepler.

b) Segunda Lei de Newton.

c) Primeira Lei de Newton.

d) Lei de conservação do momento angular.

e) Terceira Lei de Newton.



19- (FCMSC-SP) As leis de Newton da Mecânica são verificadas:

a) só para observadores em repouso.

b) para quaisquer observadores.

c) só para observadores em movimento acelerado.

d) para observadores parados ou com aceleração vetorial nula em relação a um sistema inercial.

e) para observadores parados ou acelerados.



20- (FUVEST-SP) A lei fundamental da Dinâmica afirma que a aceleração de um corpo é diretamente proporcional à força resultante que age sobre ele. De acordo esse enunciado:

a) a aceleração de uma partícula eletrizada, sob a ação de um campo elétrico, não depende da massa da partícula.

b) o Sol não exerce força sobre a Terra porque esta não cai sobre aquele.

c) se a velocidade de um móvel é muito grande, a força nele exercida também deve ser grande.

d) mesmo sem apresentar movimento, um copo pode estar sob ação de forças.

e) o deslocamento de um móvel se efetua sempre na direção da força resultante.



21- (PUC-RS) Um corpo sob a ação de uma força constante desenvolve uma trajetória retilínea sobre um plano horizontal sem atrito; cessando de atuar a força:

a) o corpo cessa seu movimento.

b) o corpo movimenta-se com velocidade constante.

c) o corpo movimenta-se com aceleração constante.

d) o corpo movimenta-se com aceleração decrescente.

e) nenhuma das afirmações acima é correta.



22- (UFRGS) Um operário puxa, por uma das extremidades, uma corda grossa presa, pela outra extremidade, a um caixote depositado sobre uma mesa. Em suas mãos o operário sente uma força de reação à força que ele realiza. Essa força é exercida:

a) pela corda.

b) pela terra.

c) pela mesa.

d) pelo chão.

e) pelo caixote.

23- (PUC-SP) No arremesso de peso, um atleta gira um corpo rapidamente e depois o abandona. Se não houvesse a influência da Terra, a trajetória do corpo após ser abandonado pelo atleta seria:

a) circular.

b) parabólica.

c) uma curva qualquer.

d) retilínea.

e) espiral.



24- A terceira Lei de Newton diz que: "A uma ação corresponde uma reação de módulo igual à ação, porém de sentido contrário". No caso de um corpo em queda livre, dizemos que ele está sujeito apenas:

a) à força de atração da Terra.

b) à força de atração da Terra e à força de reação, de modo que a resultante fornece aceleração g.

c) à força de atração da Terra, porque é desprezível a força de reação.

d) à força de reação proveniente da ação da força da Terra.

e) à forças de ação e reação, que, agindo sobre o corpo, se anulam.





25- (UFMG) Todas as alternativas contêm um par de forças ação e reação, exceto:

a) A força com que a Terra atrai um tijolo e a força com que o tijolo atrai a Terra.

b) A força com que uma pessoa, andando, empurra o chão para trás e a força com que o chão empurra a pessoa para a frente.

c) A força com que um avião empurra o ar para trás e a força com que o ar empurra o avião para a frente.

d) A força com que um cavalo puxa uma carroça e a força com que a carroça puxa o cavalo.

e) O peso de um corpo colocado sobre uma mesa horizontal e a força normal da mesa sobre ele.



26- (U.Uberaba-MG) Coloca-se um cartão sobre um copo e uma moeda sobre o cartão. Puxando-se bruscamente o cartão a moeda cai no copo. O fato descrito ilustra:

a) inércia.

b) aceleração.

c) atrito.

d) ação e reação.

e) n.r.a.



27- (Unisinos-RS) Desde outubro do ano passado, é obrigatório o uso do cinto de segurança no Rio Grande do Sul. Numa freada brusca, a tendência do corpo do motorista ou dos passageiros é permanecer em movimento por:

a) ressonância.

b) inércia.

c) ação e reação.

d) atrito.

e) gravitação.



28- (Unisinos-RS) Após saltar de um avião, e já com o pára-quedas aberto, um pára-quedista desce com velocidade vertical constante. Nessa situação, o módulo do peso do conjunto (pára-quedas + pára-quedista) é .................... módulo da resistência do ar e a aceleração resultante ....................

As lacunas são corretamente preenchidas, respectivamente, por


a) igual ao; é nula.

b) igual ao; está orientada para baixo.

c) maior que o; está orientada para baixo.

d) maior que o; é nula.

e) menor que o; está orientada para cima.



29- (ITA-SP) De acordo com as leis da mecânica newtoniana, se um corpo de massa constante:

a) tem velocidade escalar constante, é nula a resultante das forças que nele atuam

b) descreve uma trajetória retilínea com velocidade escalar constante, não há forças atuando nele.

c) descreve um movimento com velocidade vetorial constante, é nula a resultante das forças nele aplicadas.

d) possui velocidade vetorial constante, não há forças aplicadas no corpo.

e) está em movimento retilíneo e uniforme, é porque existem forças nele aplicadas.



30- (PUC-SP) Têm-se as seguintes proposições:

I - Se nenhuma força externa atuar sobre um ponto material, certamente ele estará em equilíbrio estático ou dinâmico.

II - Só é possível um ponto material estar em equilíbrio se estiver em repouso.

III - Inércia é a propriedade da matéria de resistir à variação de seu estado de repouso ou de movimento.

a) Somente a proposição I é correta.

b) Somente a proposição II é correta.

c) Somente a proposição III é correta.

d) As proposíções I e II são corretas.

e) As proposíções I e IlI são corretas.

PROFESSORA ROSANE SANTOS

64 comentários:

  1. me ajudou muito com o meu trabalho.

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    1. obrigada pela ajuda!

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    2. vai me ajudar muito para a minha prova de amanha kakakak obrigado!!!!!!!<3s2

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  2. Parabéns por este trabalho.
    Prof. Sandro Prass - RS

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  3. gostei de seu trabalho,espero que continue assim com toda essa capacidade,pois ajuda outras pessoas.Muito sucesso.
    Prof.Fátima Santos-Pb

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  4. Parabéns professora pela criatividade na elaboração das diversas questões.Foi bastante útil pra mim.Obrigado!

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  5. Muito bom seu blog! Me ajudou bastante.
    Obrigada
    Adriana

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  6. Parabéns pela sua dedicação e criatividade!!!
    Foi muito interessante e proveitoso o seu trabalho.
    Obrigada!!

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  7. obrigado professora!! me ajudou muito no meu estudo para o concurso que irei fazer.

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  8. muito boa a explicação,gosto q e assim curta e gossa

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  9. Muito bom o material! Ótimos exercícios

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  10. Muito bom ,,,me ajudo umuito,,abrçs!!

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  11. Anônimo 15 de agosto de 2013 19:00

    Amei, achei bem criativo.

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  12. Amei tudo. Voce está de parabéns e obg pela ajuda!!!!

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  13. Uhuu..mto bom!
    me ajudou bastante

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  14. valeu professora Rosane Santos, ótimo exercicio.

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  15. parabéns professora Rosean

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  16. Parabéns professora Rosane.

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  17. parabéns, otímos exercícios

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  18. ajudou muito fessora Rosane , vlw mesmo , me ajudou a compreender mais o assunto !

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  19. Prof. Obrigado gostei dos exercícios achei que esta voltado ao dia a dia.

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  20. Muito obrigado, me ajudou bastante

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  21. Gostei mt me ajudo pra caramba

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  22. Parabéns ! Adorei ! rsrs

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  23. Olá. Sua seleção de questões sobre as leis de Newton é boa. Também sou professor de ciências no Ensino Fundamental e de Biologia no Ensino Médio.
    Meu nome é Francisco.
    Obrigado por disponibilizar suas questões de prova.

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  24. Ótimo conteúdo, atividade sobre as leis de Newton muito bem elaborada. Gostei e me ajudou muito. Obrigada!

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  25. Adorei essas questões. Vão me ajudar pra prova. Muito obrigado. Só queria que você colocasse a resposta em baixo da questão ao invés de grifa-la, pois assim possibilata que eu faca a questao antes de ver a resposta

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  26. Alex camocim -ce
    adorei essasa questões .bravo!

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  27. mt bom esse site vlw msm obg galera do blog!!

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  28. Muito bom, essas questões são ótimas para um melhor compreendimento do tema.

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  29. muito bom esse blog me ajudou a compreender melhor sobre as leis de newton'

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  30. jeferson camocim-ce
    eeep monsehor expedito da silveira de sousa
    1ºano edificacoes

    questoes muito boas e explicativas sobre as leis de newton

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  31. Meu nome e joão victor dos reis gomes 1 edificacoes da EEEP Monsenhor Expedito da Silveira de Sousa:
    este e um conteudo muito bom aprendi muitas coisa principalmente sobre o arco e flecha.

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  32. gostei bastante das questoes só as melhores de vestibular' me ajudaram.

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  33. Willian Camocim-ce
    Amei as questões, foram muito instrutivas para meus conhecimentos adiquiridos atraves das questões acima. adorei

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  34. Valeu aew! Tais questões servem para dar uma boa revisada, que é fundamental para a prova! Com questões bem úteis e simples. Abraço! Diego Brito 1 Eletro.

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  35. 11 de setembro de 2014 as 13:37 :Esse blog vai me ajudar muito nas aulas e provas de física Vlw Tio Alex

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  36. Graciano Paixão Sampaio11 de setembro de 2014 às 09:41

    dê valô Alex muito massa essas perguntas e muito faceis tambem

    De: Graciano Paixão Sampaio 1º Eletromecânica

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  37. Otimo Conteudo EEEP Camocim-Ce

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  38. Valeu pela dica de estudo professor Alex!!!
    P.s:O senhor já usou algumas questoẽs daqui kkkkkk

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  39. Queria agradecer ao(a) dono(a) desse blog por esses maravilhosos conteúdos que tive a oportunidade de desfrutá-los!!!!!!!!!
    Muito Obrigado!
    Me ajudou bastante!
    Que Jesus Cristo Possa te Abençoar de forma tremenda! E que a cada dia de sua vida vc possa ser, quem vc realmente é!

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  40. eeep Camocim CE !!!!!!!!!!

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  41. Muito boas essas questões, me ajudou bastante

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  42. otimo eu gostei e essas questões vão me ajudar bastante nas aulas

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  43. gostei muito do site<muito bom para aprender coisas novas <3

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  44. Muito bom, parabéns!
    (Y)

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  45. Me ajudou muito esse site, amei ! bjs *-*

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  46. fiquei com duvidas na questão 3. não era pra ser a opção a?

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  47. vlw :) me ajudará muito tenho uma prova na qunta e eu e a física não somos lá muito amigas se me entende Vlw beijos

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  48. me ajudo muito no meu trabalho eu vou fechar ele

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  49. Muito me ajudou, muito obrigado, muito bem organizado! Parabéns !

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  50. eu queria pra eu mesma marcar e no final ver quantas eu acertei

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