COLÉGIO DE APLICAÇÃO DE RESENDE - CAR
TREINANDO PARA O SIMULADO - 9O. ANO - EF
As Leis de Newton
01- (Vunesp-SP) Assinale a alternativa que
apresenta o enunciado da Lei de Inércia, também conhecida como Primeira Lei de
de Newton.
a) Qualquer
planeta gira em torno do Sol descrevendo uma órbita elíptica, da qual o Sol
ocupa um dos focos.
b) Dois corpos quaisquer
se atraem com uma força proporcional ao produto de suas massas e inversamente
proporcional ao quadrado da distância entre eles.
c) Quando um corpo exerce
uma força sobre outro, este reage sobre o primeiro com uma força de mesma
intensidade e direção, mas de sentido contrário.
d) A aceleração que um
corpo adquire é diretamente proporcional à resultante das forças que nele
atuam, e tem mesma direção e sentido dessa resultante.
e) Todo corpo
continua em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em uma linha reta, a
menos que sobre ele estejam agindo forças com resultante não nulas.
02- (Vunesp-SP) As
estatísticas indicam que o uso do cinto de segurança deve ser obrigatório para
prevenir lesões mais graves em motoristas e passageiros no caso de acidentes.
Fisicamente, a função do cinto está relacionada com a:
a) Primeira Lei
de Newton.
b) Lei de Snell.
c) Lei de Ampère.
d) Lei de Ohm.
e) Primeira Lei de
Kepler.
03- (UFMG) Um corpo de
massa m está
sujeito à ação de uma força F que o desloca segundo um eixo vertical em sentido
contrário ao da gravidade.
Se esse corpo se move com
velocidade constante é porque:
a) A força F é maior do que a da
gravidade.
b) A força
resultante sobre o corpo é nula.
c) A força F é menor do que a da
gravidade.
d) A diferença entre os
módulos das duas forças é diferente de zero.
e) A afirmação da questão
está errada, pois qualquer que seja F o corpo estará acelerado porque sempre existe a
aceleração da gravidade.
04- (UFMG) A Terra atrai
um pacote de arroz com uma força de 49 N. Pode-se então afirmar que o pacote de
arroz:
a) atrai a
Terra com uma força de 49 N.
b) atrai a Terra com uma
força menor do que 49 N.
c) não exerce força
nenhuma sobre a Terra.
d) repele a Terra com uma
força de 49 N.
e) repele a Terra com uma
força menor do que 49 N.
05- (Unitau-SP) Analise as afirmações a seguir e
assinale a alternativa correta:
I - Massa e peso são grandezas proporcionais.
I - Massa e peso são grandezas proporcionais.
II - Massa e peso variam inversamente.
III - A massa é uma grandeza escalar e o peso uma
grandeza vetorial.
a) Somente I é correta.
b) I e II são corretas.
c) I e III são
corretas.
d) Todas são incorretas.
e) Todas são corretas.
06- (ITA-SP) No
campeonato mundial de arco e flecha dois concorrentes discutem sobre a física
que está contida no arco do arqueiro. Surge então a seguinte dúvida: quando o
arco está esticado, no momento do lançamento da flecha, a força exercida sobre
a corda pela mão do arqueiro é igual à:
I - força exercida pela
sua outra mão sobre a madeira do arco.
II - tensão da corda.
III - força exercida
sobre a flecha pela corda no momento em que o arqueiro larga a corda.
Neste caso:
a) todas as afirmativas
são verdadeiras.
b) todas as afirmativas
são falsas.
c) somente I e
III são verdadeiras.
d) somente I e II são
verdadeiras.
e) somente II é
verdadeira.
07- (UFRGS) A inércia de
uma partícula de massa m se caracteriza:
I - pela incapacidade de
essa partícula, por si mesma, modificar seu estado de repouso ou de movimento
retilíneo uniforme.
II - pela incapacidade de
essa partícula permanecer em repouso quando uma força resultante é exercida
sobre ela.
III - pela incapacidade
de essa partícula exercer forças sobre outras partículas.
Das afirmações acima,
quais estão corretas?
a) apenas II
b) apenas III
c) apenas I e
II
d) apenas I e III
e) I, II e III
08- (FURRN) Numa história
em quadrinhos, os personagens fizeram uma viagem de avião e, como não havia
assentos, permaneceram de pé e soltos durante toda a viagem. Considerando-se as
condições normais, os personagens, nos momentos da decolagem e da aterrissagem,
foram deslocados:
a) no sentido
da cauda do avião, na decolagem e no da cabine de comando, na aterrissagem.
b) no sentido da cabine,
na decolagem, e no da cauda do avião, na aterrissagem.
c) sempre no sentido da
cabine do avião.
d) sempre no sentido
contrário ao da cabine de comando.
e) desceram numa vertical
nos dois momentos.
09- (FAFI-MG) As
afirmativas abaixo referem-se às leis de Newton.
I - As forças sempre
existem aos pares: quando um corpo A exerce uma força FAB sobre um
corpo B, este exerce sobre A uma força igual e oposta.
II - Se nenhuma força
resultante atua sobre um corpo, sua aceleração é nula.
III - Quando várias
forças atuam sobre um corpo, cada uma produz independentemente sua própria
aceleração. A aceleração resultante é a soma vetorial das várias acelerações
independentes.
Está(ão) correta(s):
a) apenas I
b) apenas I e II
c) apenas II
d) apenas II e III
e) todas as
três
10- (UEPA) Na parte final
de seu livro Discursos e demonstrações concernentes a duas novas ciências,
publicado em 1638, Galileu Galilei trata do movimento do projétil da seguinte
maneira: "Suponhamos um corpo qualquer, lançado ao longo de um plano
horizontal, sem atrito; sabemos que esse corpo se moverá indefinidamente ao
longo desse plano, com um movimento uniforme e perpétuo, se tal plano for
limitado."
O princípio físico com o
qual se pode relacionar o trecho destacado acima é:
a) o princípio
da inércia ou primeira lei de Newton.
b) o prinicípio
fundamental da Dinâmica ou Segunda Lei de Newton.
c) o princípio da ação e
reação ou terceira Lei de Newton.
d) a Lei da gravitação
Universal.
e) o princípio da energia
cinética.
11- (Univali-SC) Uma
única força atua sobre uma partícula em movimento. A partir do instante em que
cessar a atuação da força, o movimento da partícula será:
a) retilíneo
uniformemente acelerado
b) circular
uniforme.
c) retilíneo
uniforme.
d) retilíneo
uniformemente retardado.
e) nulo. A partícula
pára.
12- (U. Tocantins -TO)
Assinale a proposição correta:
a) A massa de um corpo na
Terra é menor do que na Lua.
b) O peso mede a inércia
de um corpo.
c) Peso e massa são
sinônimos.
d) A massa de um corpo na
Terra é maior do que na Lua.
e) O sistema de
propulsão a jato funciona baseado no princípio da ação e reação.
13- (PUC-RS) Para exemplificar pares de forças,
segundo o principio da ação e reação, são apresentadas as seguintes situações:
1. Ação: a Terra atrai os corpos.
Reação: os corpos atraem a Terra.
2. Ação: o pé do atleta chuta a bola.
Reação: a bola adquire velocidade.
3. Ação: o núcleo atômico atrai os elétrons.
Reação: os elétrons movem-se em torno do núcleo.
O par de forças ação-reação está corretamente
identificado
a) somente na
situação 1.
b) somente na situação 2.
c) somente na situação 3.
d) nas situações 2 e 3.
e) nas situações 2 e 3.
14- (UFMG) Uma pessoa está empurrando um caixote. A
força que essa pessoa exerce sobre o caixote é igual e contrária à força que o
caixote exerce sobre ela.
Com relação a essa situação assinale a afirmativa
correta:
a) A pessoa poderá mover
o caixote porque aplica a força sobre o caixote antes de ele poder anular essa
força.
b) A pessoa
poderá mover o caixote porque as forças citadas não atuam no mesmo corpo.
c) A pessoa poderá mover
o caixote se tiver uma massa maior do que a massa do caixote.
d) A pessoa terá grande
dificuldade para mover o caixote, pois nunca consegue exerce uma força sobre
ele maior do que a força que esse caixote exerce sobre ela.
e) nenhuma das
afirmativas acima.
15- (U.Uberaba-MG) O princípio da ação e reação
explica o fato de que:
a) algumas pessoas
conseguem tirar a toalha de uma mesa puxando-a rapidamente, de modo que os
objetos que estavam sobre a toalha permaneçam em seus lugares sobre a mesa.
b) um corpo, ao ser
lançado verticalmente para cima, atinge o ponto mais alto da trajetória e volta
ao ponto de lançamento.
c) quando atiramos uma
pedra em qualquer direção no espaço, se nenhuma força atuar nela, a pedra
seguirá seu movimento sempre com a mesma velocidade e na mesma direção.
d) a força de
atração do Sol sobre a Terra é igual, em intensidade e direção, à força de
atração da Terra sobre o Sol.
e) quanto maior a massa
de um corpo é mais difícil movimenta-lo, se está parado, e mais difícil
pará-lo, se está em movimento.
16- (PUC-MG) Abaixo, apresentamos três situações do
seu dia-a-dia que devem ser associados com as três leis de Newton.
1. Ao
pisar no acelerador do seu carro, o velocímetro pode indicar variações de
velocidade.
|
A) Primeira Lei, ou Lei da Inércia.
|
2. João machucou o pé ao chutar uma pedra.
|
B) segunda Lei ( F = m . a )
|
3. Ao fazer uma curva ou frear, os passageiros de
um ônibus que viajam em pé devem se segurar.
|
C) Terceira Lei de Newton, ou Lei da Ação e
Reação.
|
A opção que apresenta a sequência de associação
correta é:
a) A1, B2, C3
b) A2, B1, C3
c) A2, B3, C1
d) A3, B1, C2
e) A3, B2, C1
17- (CESCEA-SP) Um cavalo
puxa uma carroça em movimento. Qual das forças enumeradas a seguir é
responsável pelo movimento do cavalo?
a) A força de atrito
entre a carroça e o solo.
b) A força que o cavalo
exerce sobre a carroça.
c) A força que
o solo exerce sobre o cavalo.
d) A força que o cavalo
exerce sobre o solo.
e) A força que a carroça
exerce sobre o cavalo.
18- (UnB-DF) Uma nave
espacial é capaz de fazer todo o percurso da viagem, após o lançamento, com os
foguetes desligados (exceto para pequenas correções de curso); desloca-se à
custa apenas do impulso inicial da largada da atmosfera. Esse fato ilustra a:
a) Terceira Lei de
Kepler.
b) Segunda Lei de Newton.
c) Primeira Lei
de Newton.
d) Lei de conservação do
momento angular.
e) Terceira Lei de
Newton.
19- (FCMSC-SP) As leis de
Newton da Mecânica são verificadas:
a) só para observadores
em repouso.
b) para quaisquer observadores.
c) só para observadores
em movimento acelerado.
d) para
observadores parados ou com aceleração vetorial nula em relação a um sistema
inercial.
e) para observadores
parados ou acelerados.
20- (FUVEST-SP) A lei
fundamental da Dinâmica afirma que a aceleração de um corpo é diretamente
proporcional à força resultante que age sobre ele. De acordo esse enunciado:
a) a aceleração de uma
partícula eletrizada, sob a ação de um campo elétrico, não depende da massa da
partícula.
b) o Sol não exerce força
sobre a Terra porque esta não cai sobre aquele.
c) se a velocidade de um
móvel é muito grande, a força nele exercida também deve ser grande.
d) mesmo sem
apresentar movimento, um copo pode estar sob ação de forças.
e) o deslocamento de um
móvel se efetua sempre na direção da força resultante.
21- (PUC-RS)
Um corpo sob a ação de uma força constante desenvolve uma trajetória retilínea
sobre um plano horizontal sem atrito; cessando de atuar a força:
a) o corpo cessa seu
movimento.
b) o corpo
movimenta-se com velocidade constante.
c) o corpo movimenta-se
com aceleração constante.
d) o corpo movimenta-se
com aceleração decrescente.
e) nenhuma das afirmações
acima é correta.
22- (UFRGS) Um operário
puxa, por uma das extremidades, uma corda grossa presa, pela outra extremidade,
a um caixote depositado sobre uma mesa. Em suas mãos o operário sente uma força
de reação à força que ele realiza. Essa força é exercida:
a) pela corda.
b) pela terra.
c) pela mesa.
d) pelo chão.
e) pelo
caixote.
23- (PUC-SP) No arremesso
de peso, um atleta gira um corpo rapidamente e depois o abandona. Se não
houvesse a influência da Terra, a trajetória do corpo após ser abandonado pelo
atleta seria:
a) circular.
b) parabólica.
c) uma curva qualquer.
d) retilínea.
e) espiral.
24- A terceira Lei de
Newton diz que: "A uma ação corresponde uma reação de módulo igual à ação,
porém de sentido contrário". No caso de um corpo em queda livre, dizemos
que ele está sujeito apenas:
a) à força de
atração da Terra.
b) à força de atração da
Terra e à força de reação, de modo que a resultante fornece aceleração g.
c) à força de atração da
Terra, porque é desprezível a força de reação.
d) à força de reação
proveniente da ação da força da Terra.
e) à forças de ação e
reação, que, agindo sobre o corpo, se anulam.
25- (UFMG) Todas as alternativas contêm um par de
forças ação e reação, exceto:
a) A força com que a
Terra atrai um tijolo e a força com que o tijolo atrai a Terra.
b) A força com que uma
pessoa, andando, empurra o chão para trás e a força com que o chão empurra a
pessoa para a frente.
c) A força com que um
avião empurra o ar para trás e a força com que o ar empurra o avião para a
frente.
d) A força com que um
cavalo puxa uma carroça e a força com que a carroça puxa o cavalo.
e) O peso de um
corpo colocado sobre uma mesa horizontal e a força normal da mesa sobre ele.
26- (U.Uberaba-MG)
Coloca-se um cartão sobre um copo e uma moeda sobre o cartão. Puxando-se
bruscamente o cartão a moeda cai no copo. O fato descrito ilustra:
a) inércia.
b) aceleração.
c) atrito.
d) ação e reação.
e) n.r.a.
27- (Unisinos-RS)
Desde outubro do ano passado, é obrigatório o uso do cinto de segurança no Rio
Grande do Sul. Numa freada brusca, a tendência do corpo do motorista ou dos
passageiros é permanecer em movimento por:
a) ressonância.
b) inércia.
c) ação e reação.
d) atrito.
e) gravitação.
28- (Unisinos-RS) Após
saltar de um avião, e já com o pára-quedas aberto, um pára-quedista desce com
velocidade vertical constante. Nessa situação, o módulo do
peso do conjunto (pára-quedas + pára-quedista) é .................... módulo da
resistência do ar e a aceleração resultante ....................
As lacunas são
corretamente preenchidas, respectivamente, por
a)
igual ao; é nula.
b) igual ao; está orientada para baixo.
c) maior que o; está orientada para baixo.
d) maior que o; é nula.
e) menor que o; está orientada para cima.
29- (ITA-SP)
De acordo com as leis da mecânica newtoniana, se um corpo de massa constante:
a) tem velocidade escalar
constante, é nula a resultante das forças que nele atuam
b) descreve uma
trajetória retilínea com velocidade escalar constante, não há forças atuando
nele.
c) descreve um
movimento com velocidade vetorial constante, é nula a resultante das forças
nele aplicadas.
d) possui velocidade
vetorial constante, não há forças aplicadas no corpo.
e) está em movimento
retilíneo e uniforme, é porque existem forças nele aplicadas.
30- (PUC-SP) Têm-se as seguintes proposições:
I - Se nenhuma força
externa atuar sobre um ponto material, certamente ele estará em equilíbrio
estático ou dinâmico.
II - Só é possível um ponto material estar em
equilíbrio se estiver em repouso.
III - Inércia é a
propriedade da matéria de resistir à variação de seu estado de repouso ou de
movimento.
a) Somente
a proposição I é correta.
b) Somente a proposição
II é correta.
c) Somente a proposição
III é correta.
d) As proposíções I e II
são corretas.
e) As
proposíções I e IlI são corretas.
PROFESSORA ROSANE SANTOS
me ajudou muito com o meu trabalho.
ResponderExcluirobrigada pela ajuda!
Excluirvai me ajudar muito para a minha prova de amanha kakakak obrigado!!!!!!!<3s2
ExcluirParabéns por este trabalho.
ResponderExcluirProf. Sandro Prass - RS
gostei de seu trabalho,espero que continue assim com toda essa capacidade,pois ajuda outras pessoas.Muito sucesso.
ResponderExcluirProf.Fátima Santos-Pb
Parabéns professora pela criatividade na elaboração das diversas questões.Foi bastante útil pra mim.Obrigado!
ResponderExcluirGratidão professora!
ResponderExcluirMuito bom seu blog! Me ajudou bastante.
ResponderExcluirObrigada
Adriana
Parabéns pela sua dedicação e criatividade!!!
ResponderExcluirFoi muito interessante e proveitoso o seu trabalho.
Obrigada!!
obrigado professora!! me ajudou muito no meu estudo para o concurso que irei fazer.
ResponderExcluirbom...
ResponderExcluirmuito boa a explicação,gosto q e assim curta e gossa
ResponderExcluirMuito bom o material! Ótimos exercícios
ResponderExcluirgrata muitissimo
ResponderExcluirMuito bom ,,,me ajudo umuito,,abrçs!!
ResponderExcluirAnônimo 15 de agosto de 2013 19:00
ResponderExcluirAmei, achei bem criativo.
me ajudou muito
ResponderExcluirAmei tudo. Voce está de parabéns e obg pela ajuda!!!!
ResponderExcluirUhuu..mto bom!
ResponderExcluirme ajudou bastante
Obrigado me ajudou muito *-*
ResponderExcluirvaleu professora Rosane Santos, ótimo exercicio.
ResponderExcluirparabéns professora Rosean
ResponderExcluirParabéns professora Rosane.
ResponderExcluirparabéns, otímos exercícios
ResponderExcluirparabéns, muito bom
ResponderExcluirajudou muito fessora Rosane , vlw mesmo , me ajudou a compreender mais o assunto !
ResponderExcluirProf. Obrigado gostei dos exercícios achei que esta voltado ao dia a dia.
ResponderExcluirMuito obrigado, me ajudou bastante
ResponderExcluirq
ResponderExcluirGostei mt me ajudo pra caramba
ResponderExcluirParabéns ! Adorei ! rsrs
ResponderExcluirOlá. Sua seleção de questões sobre as leis de Newton é boa. Também sou professor de ciências no Ensino Fundamental e de Biologia no Ensino Médio.
ResponderExcluirMeu nome é Francisco.
Obrigado por disponibilizar suas questões de prova.
Ótimo conteúdo, atividade sobre as leis de Newton muito bem elaborada. Gostei e me ajudou muito. Obrigada!
ResponderExcluirAdorei essas questões. Vão me ajudar pra prova. Muito obrigado. Só queria que você colocasse a resposta em baixo da questão ao invés de grifa-la, pois assim possibilata que eu faca a questao antes de ver a resposta
ResponderExcluirAlex camocim -ce
ResponderExcluiradorei essasa questões .bravo!
mt bom esse site vlw msm obg galera do blog!!
ResponderExcluirMuito bom, essas questões são ótimas para um melhor compreendimento do tema.
ResponderExcluirmuito bom esse blog me ajudou a compreender melhor sobre as leis de newton'
ResponderExcluirjeferson camocim-ce
ResponderExcluireeep monsehor expedito da silveira de sousa
1ºano edificacoes
questoes muito boas e explicativas sobre as leis de newton
Meu nome e joão victor dos reis gomes 1 edificacoes da EEEP Monsenhor Expedito da Silveira de Sousa:
ResponderExcluireste e um conteudo muito bom aprendi muitas coisa principalmente sobre o arco e flecha.
gostei bastante das questoes só as melhores de vestibular' me ajudaram.
ResponderExcluirWillian Camocim-ce
ResponderExcluirAmei as questões, foram muito instrutivas para meus conhecimentos adiquiridos atraves das questões acima. adorei
Valeu aew! Tais questões servem para dar uma boa revisada, que é fundamental para a prova! Com questões bem úteis e simples. Abraço! Diego Brito 1 Eletro.
ResponderExcluir11 de setembro de 2014 as 13:37 :Esse blog vai me ajudar muito nas aulas e provas de física Vlw Tio Alex
ResponderExcluirdê valô Alex muito massa essas perguntas e muito faceis tambem
ResponderExcluirDe: Graciano Paixão Sampaio 1º Eletromecânica
Otimo Conteudo EEEP Camocim-Ce
ResponderExcluirValeu pela dica de estudo professor Alex!!!
ResponderExcluirP.s:O senhor já usou algumas questoẽs daqui kkkkkk
Queria agradecer ao(a) dono(a) desse blog por esses maravilhosos conteúdos que tive a oportunidade de desfrutá-los!!!!!!!!!
ResponderExcluirMuito Obrigado!
Me ajudou bastante!
Que Jesus Cristo Possa te Abençoar de forma tremenda! E que a cada dia de sua vida vc possa ser, quem vc realmente é!
eeep Camocim CE !!!!!!!!!!
ResponderExcluirMuito boas essas questões, me ajudou bastante
ResponderExcluirotimo eu gostei e essas questões vão me ajudar bastante nas aulas
ResponderExcluirgostei muito do site<muito bom para aprender coisas novas <3
ResponderExcluirMuito bom, parabéns!
ResponderExcluir(Y)
Me ajudou muito esse site, amei ! bjs *-*
ResponderExcluirfiquei com duvidas na questão 3. não era pra ser a opção a?
ResponderExcluirMuito Obrigado! :)
ResponderExcluirmuito obg :)
ResponderExcluirmuchas gracias
ResponderExcluirvlw :) me ajudará muito tenho uma prova na qunta e eu e a física não somos lá muito amigas se me entende Vlw beijos
ResponderExcluirme ajudo muito no meu trabalho eu vou fechar ele
ResponderExcluirMuito me ajudou, muito obrigado, muito bem organizado! Parabéns !
ResponderExcluirMuito obrigado
ResponderExcluirSoccer waves
ResponderExcluireu queria pra eu mesma marcar e no final ver quantas eu acertei
ResponderExcluir