Queridos alunos e amigos...


A CRIATIVIDADE É UMA FORÇA QUE DORME DENTRO DA GENTE!


MAS, PODE SER ACORDADA DE VÁRIAS MANEIRAS


PORÉM, MOTIVAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO SÃO OS PRINCIPAIS INSTRUMENTOS PARA ESSE "ACORDAR"!

SEJAM BEM VINDOS!


PROFESSORA ROSANE SANTOS

quinta-feira, 31 de maio de 2012

EXPERIMENTO - OBSERVAÇÃO DO PROCESSO DE OSMOSE ATRAVÉS DA MEMBRANA DE UM OVO - 1O. ANO - EM - PROFESSORA ROSANE SANTOS

EXPERIMENTO

processo de osmose através da membrana de um ovo



OBJETIVO:

Este experimento tem por objetivo observar o processo de osmose através da membrana de um ovo.

QUESTÃO PRÉVIA

É possível introduzir ou retirar matéria de um ovo sem quebrá-lo ou perfurá-lo?

Justifique sua resposta.


TEMPO PREVISTO

4 a 5 dias.

MATERIAL E REAGENTES

· 2 béqueres de 300 mL (ou copos de vidro incolor)

· 1 colher de sopa

· 2 ovos de tamanhos iguais

· 250 mL de vinagre

· 250 g de açúcar

PROCEDIMENTO

Lave um ovo somente com água e coloque-o num béquer contendo cerca de 250 mL de vinagre. Durante 5 a 10 minutos, observe o que acontece. Ocorre alguma reação química? Anote todas as suas observações. Deixe o sistema em repouso por pelo menos um dia. Ao lado, deixe o outro ovo para comparação.

Após um dia ou mais, observe se houve alterações no sistema. Quais? Compare o tamanho do ovo mergulhado no vinagre com o do outro ovo. Com cuidado, para não romper a membrana do ovo, retire o vinagre do béquer segurando o ovo. Observe se o ovo ainda tem casca. A seguir, lave-o apenas com água, recoloque-o no béquer e adicione cerca de 250 mL da solução fria supersaturada de açúcar. Observe se ocorre alguma reação. O ovo flutua ou fica no fundo do béquer? Deixe o sistema em repouso por pelo menos mais um dia. Após esse período, retire cuidadosamente o ovo da solução de açúcar, lave-o e compare seu tamanho com o do outro ovo.


Preparo da Solução

Solução supersaturada de açúcar

- adicione 250 g de açúcar a cerca de 250 mL de água quente e continue aquecendo e mexendo até que a dissolução seja completa. A solução ficará amarelada e viscosa.




DISCUSSÃO


Na primeira parte deste experimento, após o consumo da casca do ovo na reação com o ácido, o ovo fica envolvido apenas por uma membrana. Essa membrana é semipermeável, pois permite a passagem da água de uma solução mais diluída (meio hipotônico) para uma mais concentrada (meio hipertônico): esse processo de transferência da água através da membrana semipermeável é conhecido como osmose. No caso do ovo sem casca imerso no vinagre, a água da solução (vinagre) entra no ovo porque a concentração de solutos dentro do ovo é maior do que no vinagre. No caso do ovo inchado com água, em contato com a solução de açúcar, a água sai do interior do ovo porque a concentração de solutos no ovo agora é menor do que na solução.


O processo de osmose está presente em muitos mecanismos de transporte celular, principalmente entre células vegetais e microorganismos unicelulares. No caso dos vegetais ocorre o transporte de água do solo úmido (meio hipotônico) para o interior da raiz (meio hipertônico). No caso de microorganismos unicelulares, geralmente com concentrações de solutos bem maiores que o meio externo (água doce), ocorre transporte contínuo de água para o seu interior; para não estourar, o microorganismo precisa bombear para fora o excesso de água. O contrário ocorre em microorganismos unicelulares de água salgada, havendo gasto de energia para repor a perda de água para o meio exterior mais concentrado, impedindo que o microorganismo murche.

OBSERVAÇÕES

1 - A casca do ovo é formada, em grande parte, de carbonato de cálcio (CaCO3). Quando se coloca o ovo em contato com o vinagre, observa-se a evolução de gás carbônico devido à seguinte reação:

2H+(aq) + CaCO3(s) ® CO2(g) + H2O(l) + Ca+2(aq)

2 - Um fenômeno físico que também pode ser observado no início do experimento, é a flutuação do ovo com casca, associada à formação de uma camada de bolhas na superfície. Ocorre que a densidade do conjunto ovo/camada de bolhas é menor que a densidade só do ovo. A este fenômeno dá-se o nome de empuxo.
EXPERIMENTO – A MÚMIA
MATERIAL

· 1 Ovo Pelado (1 ovo cru e vinagre; veja a Experiência 1)
· 1 quilo de sal de cozinha
· 1 vasilha de vidro ou plástico (onde caiba o ovo com folga)
· uma balança para pesar o ovo

PROCEDIMENTO


1. Para fazer o ovo pelado, você só precisa deixar 1 ovo cru mergulhado em vinagre durante 2 dias. Troque o vinagre no segundo dia, para acelerar o processo. Você pode manipular esse ovo pelado, mas não aperte com força!

2. Caso tenha uma balança, pese o ovo assim que tirar do vinagre.

3. Coloque uma certa quantidade de sal no fundo da vasilha; cerca de 2 dedos
está bom.


4. Coloque o ovo pelado sobre o sal e, com a ajuda de uma colher, cubra totalmente o ovo com mais sal. Nesta fase, você vai usar metade do pacote de sal.

5. Observe o que aconteceu depois de 1 ou 2 dias. Você vai notar que o sal que está bem próximo ao ovo ficou úmido. Essa umidade é uma conseqüência da saída da água e um pouco de vinagre de dentro do ovo.

É por isso que o ovo parece menor, pois já não está tão cheio de líquido.

OBS:PROCURE DEIXAR A VASILHA EM LOCAL AREJADO PARA QUE O VINAGRE QUE ESTÁ SAINDO DO OVO POSSA EVAPORAR.


6.Depois de 1 ou 2 dias, troque o sal se estiver muito úmido. Não reutilize esse sal na cozinha depois de usá-lo na experiência.Se quiser economizar um pouco, o melhor a fazer é tirar o ovo com cuidado, tirar o sal que estava mais
próximo ao ovo e colocar o ovo em contato com sal mais seco.





7. Aguarde cerca de 2 semanas ou um pouco mais, dependendo da temperatura do ambiente onde deixou o ovo, e você vai encontrar um ovo bastante seco, enrugado, e bem menor que o ovo que tirou do vinagre.
Se tiver uma balança, pese novamente o ovo.
O que aconteceu?

Você vai perceber que o ovo que secou dentro do sal está meio duro, todo enrugado e bem menor que antes. Mas mesmo tendo ficado fora da geladeira por 2 semanas, não está com cheiro ruim, de ovo podre!

As mudanças que você observou são uma conseqüência da desidratação - a remoção da água - que o ovo sofreu pela ação do sal.

Isso acontece porque o sal absorve a água, ao mesmo tempo que não consegue entrar dentro do ovo. Como tem muito sal em volta do ovo e a saída de água é lenta, não forma uma solução do lado de fora.

Se o ovo cru, fora da casca, fosse deixado ao ar livre, em duas semanas (na verdade, bem antes!) o cheiro de podre ia estar muito forte. Isso ia acontecer porque a umidade permite que bactérias e fungos que só conseguem sobreviver num meio com água.

Nossas células têm de 60 a 70% de água. O mesmo acontece com o ovo pelado, pois ele pode absorver água do meio quando perde a casca. O ovo pelado que tínhamos no início pesava 89 gramas. Após 2 semanas desidratando no sal, pesou 33 gramas. Isso corresponde a 37% do peso inicial. Ou seja, após duas semanas, perdeu 63% de água.

6 comentários:

  1. Achei sua experiencia muito interessante e queri que você seguisse meu blog, www.anaguadepapel.blogspot.com, o nome é bem bobo mas na minha opinião ele é muito interessante também, nele eu falo sobre a moda, cultura e muitas outras coisas. Um beijo Júlia.

    ResponderExcluir
  2. Olá eu adoro o seu blog e achei a experiencia muito interessante, o meu blog é o www.anaguadepapel.blogspot.com o nome é meio bobo mas na minha opinião é muito divertido, lá eu posto sobre moda,cultura... Gostaria se você me seguisse, um beijo Júlia.

    ResponderExcluir
  3. Tia que legal suas explicações, amei de verdade :)

    ResponderExcluir
  4. amei a explicaçao é disso msm ke eu tava precisando... obrigada

    ResponderExcluir
  5. gostaria que você colocasse resultado passo a passo preciso fazer um trabalho escolar com o dia a data e tudo mais ,queria q você colocasse as observações do ovo passo a passo,por favor me ajude

    ResponderExcluir