Queridos alunos e amigos...


A CRIATIVIDADE É UMA FORÇA QUE DORME DENTRO DA GENTE!


MAS, PODE SER ACORDADA DE VÁRIAS MANEIRAS


PORÉM, MOTIVAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO SÃO OS PRINCIPAIS INSTRUMENTOS PARA ESSE "ACORDAR"!

SEJAM BEM VINDOS!


PROFESSORA ROSANE SANTOS

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

NOÇÕES DE EMBRIOLOGIA - PROFESSORA ROSANE SANTOS

NOÇÕES DE EMBRIOLOGIA

Um dos critérios utilizados na classificação dos animais é o desenvolvimento embrionário. Daí ser importante ter-se uma noção de como ocorre esse desenvolvimento nos principais grupos e também de alguns termos utilizados na embriologia e que podem ser úteis na classificação dos seres vivos.

No desenvolvimento dos integrantes do Reino Animal, logo após a formação do zigoto, ocorrem múltiplas divisões celulares caracterizando o período de segmentação ou clivagem. A partir daí, forma-se um aglomerado de células chamado de mórula, em que cada uma das células é chamado de blastômero.

O acúmulo de líquido entre os blastômeros os desloca para a periferia levando à formação de uma cavidade, a bIastocele, que caracteriza uma fase do desenvolvimento embrionário chamada de blástula. Nessa fase, o embrião é constituído pela blastocele que é desenvolvida por um conjunto de células chamado de bIastoderme.

A blástula passa, então, por um processo chamado de gastrulação, em que ocorre um dobramento do embrião em direção ao interior da blastocele, que se reduz progressivamente. À medida que ocorre o dobramento forma-se urna nova cavidade no interior do embrião, o arquêntero, que é responsável pela formação da cavidade digestiva dos animais adultos e está ausente nos Poríferos. Devido a esse fato os Poríferos são considerados um ramo atípico entre os integrantes do treino Animal e classificados em um sub-reino chamado de Parazoa.

O arquêntero possui uma abertura para o meio extemo que é chamada de bIastóporo e em alguns grupos irá originar a boca enquanto que em outros originará o ânus.

Ainda durante a gástrula, o embrião poderá se apresentar com dois ou três folhetos germinativos. Os animais que apresentam dois folhetos terão apenas o ectoderma e o endoderma, como ocorre nos Poríferos e Cnidários enquanto que os que possuem três folhetos apresentam a mesoderma além desses outros dois.


Um outro acontecimento embrionário importante é a formação, em alguns grupos de animais, de urna cavidade totalmente revestida pela mesoderma chamada de celoma.

 
Observando o desenvolvimento dos principais grupos de animais tornou-se possível a classificação desses grupos de acordo com alguns critérios, corno a seguir:
1 - Quanto ao número de folhetos embrionários

Diblásticos - animais com apenas dois folhetos embrionários, isto é, aqueles animais que possuem apenas o ectoderma e o endoderma. Nesse grupo só encontramos os Cnidários.

Triblásticos - animais com três folhetos embrionários, isto é, animais que apresentam o ectoderma, o mesoderma e o endoderma. É o grupo em que encontramos todos os demais grupos de animais pluricelulares.
2 - Quanto ao destino do blastóporo
Protostômios - animais em que o blastóporo origina a boca. São incluídos nesse grupo todos os principais filos desde os Cnidários até os Artrópodos.

Deuterostômios - animais em que o blastóporo origina o ânus. São deuterostômios apenas os Equinodermos e os Cordados

3 - Quanto à presença de celoma
Acelomados - animais que não apresentam celoma. Entre os triblásticos, apenas os Platelmintos são acelomados.
Pseudocelomados -aqueles que possuem um falso celoma, isto é, possuem uma cavidade apenas parcialmente revestida pela mesoderma.
O pseudoceloma atua transportando substâncias pelo corpo, nos animais adultos, além de auxiliar na sua sustentação atuando como esqueleto hidrostático Entre os principais filos animais, apenas os Nematelmintos apresentam pseudoceloma.

Celomados - são os animais que durante a vida embrionária apresentam uma cavidade totalmente revestida pela mesoderma. Os Moluscos, Anelídeos, Artrópodos, Equinodermos e os Cordados possuem celoma verdadeiro.
A formação do celoma nesses animais pode ocorrer de formas diferentes e então são chamados de esquizocelomados (quando o celoma se forma a partir de fendas da mesoderma ) ou enterocelomados ( quando o celoma se forma a partir de bolsas que surgem a partir da região superior do arquêntero). São esquizocelomados os Moluscos, Anelídeos e os Artrópodos. Os Equinodermos e os Cordados são enterocelornados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário