Queridos alunos e amigos...


A CRIATIVIDADE É UMA FORÇA QUE DORME DENTRO DA GENTE!


MAS, PODE SER ACORDADA DE VÁRIAS MANEIRAS


PORÉM, MOTIVAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO SÃO OS PRINCIPAIS INSTRUMENTOS PARA ESSE "ACORDAR"!

SEJAM BEM VINDOS!


PROFESSORA ROSANE SANTOS

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

ECOSSISTEMA EXPERIMENTAL - PROFESSORA ROSANE SANTOS

Aula 01

A aula tem início com a atividade: construindo um Ecossistema Experimental (Figura abaixo)
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/554/imagens/planta_frasco.jpg
Professor, uma ou duas aulas antes desta atividade, solicite que os alunos tragam para a escola o seguinte material: um frasco de vidro (limpo, sem rótulo e com tampa), um rolo de fita isolante, mudas de plantas (podem ser plantas variadas, mas recomendo o uso de mudas de grama – é fácil de conseguir mudas com raiz e são relativamente resistentes).
Você, professor, por sua vez, pode providenciar um saco com terra e outro com areia e algumas varetas para a montagem do experimento. Pode trazer também algumas mudas de plantas (há sempre os alunos que “esquecem”) e uma caneta para retro projetor (para anotar os nomes e a data nos frascos).
A montagem do Ecossistema Experimental é simples: oriente os alunos a colocarem um pouco de areia no fundo do frasco e depois cobrir com terra (mais ou menos o dobro da quantidade de areia). Em seguida é colocada a muda da planta, utilizando as varetas para enterrar sua raiz. Finalmente devem acrescentar um pouco de água (bem pouco mesmo, a não ser que a terra esteja muito seca), tampar o frasco, vedá-lo com a fita isolante e identificá-lo com seu nome e data (pode ser colada uma etiqueta ou escrito diretamente sobre o vidro com caneta para retro projetor.
Dica! – Essa atividade produz um pouco de sujeira, então oriente os alunos a limpar sala ao final ou realize-a no pátio da escola.

Dica! – É possível que o Ecossistema Experimental dure muito tempo. Assim a etiqueta do lado externo pode se perder ou o escrito com caneta se apagar. Para não perder a data da produção, a mesma pode ser escrita com caneta de retro projetor em um pedaço de plástico resistente (como o de embalagens de margarina, por exemplo) e colocado DENTRO DO FRASCO.

Após a montagem do experimento, oriente para que mantenham o frasco em casa, em local que não receba luz direta do sol, mas que tenha suficiente luminosidade.
É interessante que os alunos “pesem” seu frasco (isso pode ser feito num mercado ou padaria) e registrem a data e o valor obtido. (Isso será usado posteriormente para verificar se houve alterações no peso frasco)
A seguir apresento uma foto com dois Ecossistemas Experimentais que produzi na escola. O da esquerda ainda possui vegetais vivos no seu interior e foi montado há um ano e meio. O da direita já tem seis meses de duração.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/554/imagens/ecossistema_experimental_01.jpg
O experimento aqui sugerido também é conhecido como terrário. A construção de um terrário pode ser observada no no portal do professor no seguinte endereço:


Para finalizar a primeira aula, oriente os alunos para produzirem questionamentos a respeito do experimento:
Ex.:
a) A planta vai sobreviver no frasco fechado?
b) A água vai acabar?
c) Como a planta respira?
d) O que ocorre se ficar na luz direta do Sol?
e) ...
A montagem do experimento toma boa parte do tempo da aula, por isso, oriente os alunos que continuem a produção das perguntas em casa.
Podem ser formados grupos para essa tarefa e, ao final, cada grupo passa as perguntas produzidas para o professor, que fará um documento único, reunindo todas elas e excluindo as que forem repetidas ou tiverem o mesmo significado.
Obs.: Fiz esse trabalho com alunos de quatro turmas e obtive mais de 50 perguntas sobre o experimento. Alguns poucos conceitos da Biologia permitem que a maioria delas sejam respondidas.

Aula 02
Dois conceitos básicos da Biologia devem ser trabalhados para a compreensão dos fenômenos ocorridos com o Ecossistema Experimental: a fotossíntese e a respiração.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/554/imagens/som.jpg
Antes de iniciar a explicação desses fenômenos o professor pode apresentar um trecho de áudio do Programa Escola Brasil, no link abaixo, que ensina sobre o processo da fotossíntese de forma divertida e atraente, aos 19 minutos (duração do trecho referente ao tema – 5 minutos).
O Programa também apresenta outros assuntos. Recomendo que o professor utilize a abertura do programa e em seguida apre sente o trecho referente ao assunto.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/1380/inclusao_set.mp3

Professor, ao explicar a fotossíntese dê ênfase na reação simplificada do processo. O que se quer neste momento é valorizar a capacidade que os vegetais possuem de fabricar seu próprio alimento (fonte de energia) a partir do gás carbônico, água e energia luminosa.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/554/imagens/FOTOSSINTESE.jpg
Da mesma maneira, explique o processo de respiração também de forma simplificada para que o aluno perceba sua importância no processo de obtenção de energia a partir do alimento (neste caso, produzido pela própria planta).
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/554/imagens/RESPIRACAO.jpg
Dica! – O retro projetor é um recurso antigo, mas rico para ilustrar as aulas de Biologia. Imprima as figuras desta aula em transparências e utilize-as para apresentar os conceitos.
A partir da compreensão destes dois fenômenos, os alunos terão capacidade de compreender a dinâmica do Ecossistema Experimental, podendo responder muitas das questões por eles mesmos formuladas.
Caso os alunos tenham acesso à internet, poderão navegar no hipertexto de botânica – fisiologia vegetal, que apresenta as necessidades básicas de sobrevivência das plantas e os mecanismos envolvidos por trás dessas necessidades.
Pode ser acessado no seguinte endereço
 http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/2411
É comum, na crença popular, a idéia que os vegetais FAZEM FOTOSSÍNTESE DE DIA e RESPIRAM DE NOITE. (ou ainda que a fotossíntese seja a respiração dos vegetais). Por isso não se pode dormir com plantas no quarto, porque elas consomem todo o nosso ar. Questione essas crenças!
• E se houver luz de noite (artificial), a fotossíntese acontece?
• Por que não nos falta ar se dormirmos na mata de noite? Embora cobertos pelo manto verde de vegetais?
• Flores perfumadas, pólen e esporos de algumas plantas podem causar alergias respiratórias se mantidas próximo ao local de dormir?
Este é o momento de, em grupo, responder as questões propostas.
Vale lembrar que para algumas perguntas a resposta poderá ser obtida pela observação direta do experimento (a curto ou longo prazo), como por exemplo:
• O peso do frasco irá aumentar?
• A planta cresce?
• Quanto tempo vai viver?
Atividade Complementar 1 – Analisando situações diferenciadas para o Ecossistema Experimental
Divida a turma em seis grupos e oriente-os para que cada grupo produza um Ecossistema Experimentai com uma das situações apresentadas a seguir:
• Deixando o frasco exposto à luz solar direta;
• Mantendo o frasco no escuro (pode ser embrulhado com plástico preto);
• Com excesso de água;
• Sem água;
• Com pequenos animais (como tatuzinho de jardim, por exemplo)
• Com sementes de plantas (feijões ou milho, por exemplo)
Importante: todos as situações propostas devem ser realizadas com Ecossistemas Experimentais produzidos no mesmo dia, com o mesmo tipo de planta. Eles devem ser mantidos cada um com seu grupo, para posterior apresentação do resultado na turma.
Programe um período de aproximadamente dois ou três meses de espera para verificar os resultados obtidos (fenômenos ocorridos com o Ecossistema Experimental).
Cada grupo deverá apresentar seu experimento à turma discutindo sobre esses resultados.



Recursos Complementares
 
O recurso de animação disponível no portal do professor no link abaixo permite visualizar o fenômeno do efeito estufa, que pode ser relacionado ao experimento apresentado na aula. (copie e cole a url abaixo no seu navegador, ou clicando no recurso ao final da aula) http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9065/02_o_efeito_estufa/02_o_efeito_estufa.html A partir do que foi explorado na aula é possível desenvolver o estudo de cadeia alimentar, destacando o papel dos vegetais como produtores de alimento para si e para todos os outros seres do planeta. Acesse a animação CADEIA ALIMENTAR copiando e colando a url abaixo em seu navegador, ou clicando no recurso ao final da aula. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9928/cadeia_alimentar.swf
Avaliação
A primeira parte da atividade desperta o interesse dos alunos e promove a verificação dos conceitos que ainda não possuem, refletidos nas questões elaboradas por eles mesmos sobre o tema. Após o desenvolvimento da aula, se os alunos tiverem condições de dar respostas a essas questões, perceber-se-á que houve apropriação dos conteúdos propostos e uma mudança de postura frente aos problemas levantados, no que se refere à superação de idéias do senso comum. A atividade complementar também permitirá avaliar o nível de compreensão que os alunos têm em relação ao tema proposto – “Autonomia dos Vegetais”. Ao apresentar para a turma os resultados obtidos na variação da experiência, os alunos estarão fazendo uma relação entre diferentes conceitos da Biologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário