Queridos alunos e amigos...


A CRIATIVIDADE É UMA FORÇA QUE DORME DENTRO DA GENTE!


MAS, PODE SER ACORDADA DE VÁRIAS MANEIRAS


PORÉM, MOTIVAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO SÃO OS PRINCIPAIS INSTRUMENTOS PARA ESSE "ACORDAR"!

SEJAM BEM VINDOS!


PROFESSORA ROSANE SANTOS

sexta-feira, 22 de abril de 2011

PARTE 4 - REVISÃO PARA O SIMULADO – 2º. ANO – EM - PROFESSORA ROSANE SANTOS

  EXERCITANDO O CÉREBRO
REINO PLANTAE

01- (UFC) As BRIÓFITAS, que formam verdadeiros tapetes verdes, promovem a retenção da água das chuvas e, como conseqüência, evitam a erosão dos solos. Algumas são bastante utilizadas na horticultura como fonte de nutrientes para as plantas e para melhorar a capacidade de retenção de água pelo solo. Por serem muito sensíveis aos resíduos tóxicos, são excelentes indicadores de poluição ambiental. A respeito das Briófitas é verdadeiro afirmar que:
01. a ausência de tecido especializado para o transporte de seivas, explica, pelo menos em parte, o seu pequeno porte;
02. independem da água para a reprodução;
04. são classificadas como FANERÓGAMAS, por possuírem órgãos reprodutores bem visíveis (as flores);
08. vivem preferencialmente em locais secos e ensolarados;
16. a reprodução ocorre por alternância de gerações, sendo predominante a fase gametofítica (produtora de gametas).
Soma ( 01 + 16 = 17 )

02- (UFV-MG) Em Briófitas como os musgos e as hepáticas a fase duradoura é o:
a) esporófito.
b) gametófito.
c) arquegônio.
d) anterídio.
e) caliptra.

03- (UFF-RJ) Vegetais terrestres de pequeno porte, avasculares que não produzem flores ou sementes e vivem na dependência de sombra e umidade podem ser :
a) grama
b) musgos
c) selaginelas
d) samambaias
e) avencas

04- No ciclo vital das briófitas como os musgos e as hepáticas são consideradas as seguintes etapas:
I - produção de esporos;
II - fecundação;
III - produção de gametas;
IV - esporófito;
V - protonema.
A seqüência correta em que essas etapas ocorrem é
a) II, V, IV, I e III.
b) II, III, I, IV e V.
c) III, II, IV, I e V.
d) V, III, IV, I e II.
e) III, IV, I, II e V.

05- (FGV) Os musgos que crescem nos muros úmidos são:
a) gametófitos de briófitas.
b) gametófitos de pteridófitas.
c) esporófitos de briófitas.
d) esporófitos de pteridófitas.
e) esporófitos de gimnospermas.

Com relação as figuras cite o que se pede.
a) Cite as funções das estruturas um e dois e a(s) figura(s) que correspondem à fase esporofítica.
A estrutura um é o gametófito - fase duradoura e verde que produz gametas por mitose. A estrutura dois são os rizóides, estrutura com função de absorção de água e sais minerais. O esporófito está representado nas figuras C e D.


b) Cite o(s) grupo(s) que apresenta(m), durante o seu desenvolvimento, a estrutura apontada pela seta 8 na figura D. Cite o número de cromossomos da estrutura indicada pela seta 8, considerando-se que a espécie apresenta 2n=60 e o tipo de reprodução que origina a estrutura indicada pela seta 8.
A estrutura apontada pela seta oito é um esporo, estrutura produzida por meiose na reprodução assexuada de briófitas e pteridófitas. Os esporos são estruturas haplóides. Sendo o número 2n de cromossomos da espécie igual a sessenta, assim os esporos possuem trinta cromossomos. Os esporos são formados por meiose.


c) Cite a função das estruturas indicadas por três e a principal condição ambiental que favorece a proliferação dos grupos A e B em um jardim.
A seta três indica os gametângios, estruturas produtoras de gametas de uma Marchantia (briófitas). A e B indicam exemplos de briófitas - vegetais que precisam de umidade e sombra para se desenvolver satisfatoriamente


Nas Briófitas não há vasos condutores de seivas limitando o tamanho desses vegetais. As Pteridófitas são vasculares e podem atingir grande porte.



08- (U.F.Lavras -MG) Responda
a) No que se assemelham briófitas e pteridófitas quanto ao habitat e transporte de gametas?
Briófitas e pteridófitas são plantas terrestres de ambientes úmidos e dependentes do fator água para o encontro dos gametas.

b) No que diferem quanto ao transporte de água e sais minerais?
As briófitas são avasculares e as pteridófitas, vasculares ou traqueófitas.



09- (UFG) As briófitas e as pteridófitas são vegetais característicos de ambientes úmidos.
a) Explique como ocorre o transporte da água no interior desses organismos.
Briófitas são vegetais de pequeno porte, cujo transporte de líquidos em seu interior ocorre por difusão. As pteridófitas são vegetais de maior porte, sendo que o transporte de seiva é realizado por meio de vasos condutores.


b) Apresente uma razão para o fato de as briófitas serem considerados organismos importantes na dinâmica das comunidades.
Briófitas são vegetais que atuam como um dos grupos de organismos pioneiros no processo de sucessão ecológica em ambientes úmidos, possibilitando:
    - aumento da umidade local;
    - instalação e sobrevivência de plantas herbáceas;
    - maior disponibilidade de matéria orgânica (alterações ambientais);
    - estabelecimento (gradativo) de outras espécies vegetais e animais.


10 - (UNICAMP) Uma das tendências evolutivas no reino vegetal foi a redução progressiva da fase haplóide, o gametófito.

a) A que corresponde, nas angiospermas, o gametófito masculino? E o feminino?
Gametófito é a estrutura que produz o gameta. Portanto o gametófito masculino é o tubo polínico (local de formação do gameta masculino - núcleo espermático) e o gametófito feminino é o saco embrionário do óvulo vegetal (local de formação da oosfera).


b) Indique, através dos números, onde estão localizadas essas estruturas, no esquema de flor apresentado a seguir.
A seta um indica o gametófito masculino. A seta quatro indica o gametófito feminino.
c) Dê o nome do gameta feminino. O gameta feminino dos vegetais é a oosfera.
11- (UFES) As plantas fanerógamas - gimnospermas e angiospermas - apresentam algumas características em comum. As angiospermas constituem o grupo vegetal com a maior biodiversidade, embora representem o grupo mais recente na história da Terra.
a) Compare esses dois grupos, destacando as semelhanças e diferenças.
Entre outras diferenças, destaca-se o fato de as gimnospermas nunca formarem fruto, característica das angiospermas. As estruturas reprodutoras das gimnospermas são os estróbilos e das angiospermas são as flores. Os representantes de ambos os grupos possuem raízes, caule, folhas e semente.



b) Aponte os elementos que podem explicar o êxito das angiospermas em termos de biodiversidade.
O êxito das angiospermas que facilitou muito a sua disseminação é a formação de frutos que protegem as sementes.



12- (UNICAMP) O projeto "Flora Fanerogâmica do Estado de São Paulo", financiado pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), envolveu diversas instituições de pesquisa e ensino. O levantamento realizado no Estado comprovou a existência de cerca de oito mil espécies de fanerógamas.
a) Cite duas características exclusivas das fanerógamas.
Possuem estruturas reprodutoras visíveis a olho nu: estróbilos nas gimnospermas e flores (angiospermas). As fanerógamas não dependem da água para fecundar devido formar tubo polínico. Realizam polinização e formam sementes.



b) As fanerógamas englobam dois grupos taxonomicamente distintos, sendo que um deles é muito freqüente no Estado e o outro representado por um número muito pequeno de espécies nativas. Qual dos grupos é pouco representado?
Existem aproximadamente apenas 800 espécies de gimnospermas. Entre as angiospermas existem aproximadamente 235 mil classificadas. Portanto o grupo pouco representado no Estado de São Paulo é o das gimnospermas.


c) Que outro grupo de plantas vasculares não foi incluído nesse levantamento?
Pteridófitas.



Identifique os números das figuras correspondentes aos vegetais monocotiledônios. Justifique a sua resposta. As figuras 1, 3 e 6 representam estruturas de vegetais monocotiledônios pois estes apresentam, respectivamente às figuras: flores com verticilos organizados em função do número três ou múltiplos de três (trímeras), folhas com nervuras paralelas (paralelinérveas) e raízes em cabeleira (fasciculadas).
14- (UFRRJ) Leia o texto a seguir, sobre evolução dos processos reprodutivos das plantas e responda.
Os cientistas afirmam que as plantas terrestres evoluíram a partir de algas verdes que conquistaram o ambiente terrestre. Basicamente, a tendência manifestada na reprodução foi eliminar sua dependência da água.
AMABIS, J. M.; MARTHO, G. R. "Fundamentos da biologia moderna". São Paulo: Moderna, 1995.
a) Que estrutura tornou os vegetais superiores independentes da água, para a sua reprodução?
As gimnospermas e angiospermas tornaram-se a sua fecundação independente da água devido à formação do tubo polínico, uma expansão do grão de pólen.

b) De que maneira age a estrutura que torna os vegetais superiores independentes da água?
Age à maneira de um sifão, conduzindo o gameta masculino (núcleo espermático ou gamético) ao encontro de gameta feminino (oosfera). Ocorre a fecundação e surge um embrião, que ficará protegido dentro da semente.


a) O mangue-vermelho apresenta ramos laterais que se apóiam no solo e que eram chamados, até pouco tempo, de "raízes-escora". Descreva as principais estruturas da morfologia externa da raiz que nos permitem distinguir essa parte da planta.
A extremidade de uma raiz apresenta três regiões morfologicamente distintas. No ápice, encontra-se a coifa, um capuz de células que reveste e protege o meristema apical, um conjunto de células embrionárias indiferenciadas. Acima da coifa, encontra-se a zona de alongamento, onde ocorre a maior taxa de crescimento na raiz, por ser composta pelas novas células que se afastam progressivamente do meristema apical. Acima da zona de alongamento, encontra-se a zona pilífera, composta de células epidérmicas dotadas de pêlos absorventes, responsáveis por grande parte da absorção de água e sais minerais pela planta.


b) O mangue-preto e o mangue-branco caracterizam-se pela presença de pneumatóforos. Descreva o que são pneumatóforos e qual a sua função.
Pneumatóforos são raízes respiratórias cujas extremidades afloram perpendicularmente ao solo. Os manguezais encontram-se sob influência direta das marés. Enquanto na maré cheia o solo fica coberto por água salobra, na maré baixa as extremidades dos pneumatóforos ficam expostas, permitindo trocas gasosas com o ar.


16- (Unimep-SP) Com relação às gimnospermas, são feitas as afirmações a seguir:
I. São vegetais fanerógamos vasculares.
II. São plantas lenhosas, tipicamente terrestres e de clima temperado.
III. Apresentam frutos que encerra matéria nutritiva de reserva e que se destina à proteção da semente.
 Assinale:
a) Se todas as afirmações forem incorretas.
b) Se apenas uma afirmação for correta.
c) Se todas as afirmações forem corretas.
d) Se apenas as afirmações I e II forem corretas.
e) Se apenas as afirmações II e III forem corretas.


17- (FGV-SP) Uma característica evolutiva de um pinheiro em relação à samambaia é que:
a) O pinheiro depende da água para a fecundação.
b) O pinheiro produz folhas.
c) O pinheiro produz sementes.
d) O pinheiro produz frutos.
e) O pinheiro possui vasos condutores.


18- (UFBA) Nos vegetais superiores os papéis de espermatozóide e óvulo são desempenhados, respectivamente, por:
a) Grão de pólen e óvulo.
b) Tubo polínico e saco embrionário.
c) Primeiro núcleo reprodutor do tubo polínico e oosfera.
d) Estames e carpelos.
e) Antera e ovário.


19- (UFRGS) Considere as afirmativas abaixo, relacionadas às angiospermas:
I. Diversas espécies de angiospermas são utilizadas como plantas ornamentais, mas nenhuma faz parte da alimentação humana.
II. As características da flor são de fundamental importância para a classificação sistemática das espécies de angiospermas.
III. Todas as árvores que produzem sementes sem frutos pertencem à classe das angiospermas.
Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e II.
e) I, II e III.


20- (PUC-MG) Nas Gimnospermas e Angiospermas, o “nadar dos anterozóides é substituído pelo crescer do tubo polínico”. Para essas plantas, isso significa:
a) Independência de água para reprodução.
b) A produção de frutos partenocárpios.
c) O início da reprodução sexuada com produção de sementes nuas.
d) A presença do gametófito mais desenvolvido que o esporófito.
e) n.r.a


21- (VUNESP) Considere os seguintes grupos de plantas: briófitas, pteridófitas, angiospermas e gimnospermas, e assinale a alternativa correta:
a) Briófitas são vasculares.
b) Pteridófitas e gimnospermas são avasculares.
c) Angiospermas e gimnospermas apresentam grãos de pólen.
d) Briófitas e angiospermas apresentam flores e frutos.
e) Gimnospermas foram as primeiras plantas vasculares.


22- (PUC-MG) Relacione as colunas:
(1) Briófitas
(2) Pteridófitas
(3) Gimnospermas
(4) Angiospermas
(     ) Primeiras traqueófitas
(     ) sem tecidos condutores de pequeno porte vivendo em lugares úmidos.
(     ) Apresentam fruto e são independentes da água para reprodução.
(     ) São as primeiras a apresentarem semente.
 A alternativa que contém a ordem correta, de cima para baixo, é:
a) 1, 2, 3, 4.
b) 2, 1, 4, 3.
c) 1, 4, 2, 3.
d) 2, 3, 4, 1.
e) 3, 4, 2, 1.


23- (ACAFE-SC) Cica e ginkgo biloba são dois tipos de gimnospermas pouco comentados, sendo que esse grupo normalmente é apresentado com os exemplos das coníferas, como o pinheiro-do-paraná e os ciprestes.
A alternativa que apresenta uma característica representativa do grupo das gimnospermas é:
a) Folhas largas, em forma de penas.
b) Sementes nuas, desprovidas da proteção dos frutos.
c) Caules subterrâneos.
d) Raízes fasciculadas como uma cabeleira.
e) Disseminação das sementes exclusivamente pelo vento.


24- (UFP) Esta questão diz respeito aos grandes grupos vegetais.
(V) Na maioria terrestres, de lugares úmidos e de pequeno porte (alguns centímetros), os musgos e as hepáticas são briófitas.
(V) As samambaias e as avencas são pteridófitas. Os primeiros vegetais a apresentarem tecidos condutores de seiva (vasos liberianos e vasos lenhosos).
(V) As espermatófitas (traqueófitas mais evoluídas) incluem dois grandes grupos: as gimnospermas, sem frutos, e as angiospermas, com frutos protegendo as sementes.
(F) As angiospermas têm grande interesse econômico na maioria são árvores, algumas das quais de grande porte como Pinheiros, Ciprestes, Coníferas e Sequóias.
(F) Um aspecto marcante e exclusivo das gimnospermas é a chamada dupla fecundação, a partir da qual são produzidos dois núcleos diplóides.



25- (Mackenzie – SP)  Leia atentamente:
I - Flores femininas e masculinas em indivíduos separados.
II - Presença de óvulo e ausência de ovário na flor feminina.
III - Produção de grande quantidade de grãos-de-pólen.
As características anteriores, de um vegetal, identificam uma:
a) pteridófita.
b) briófita.
c) gimnosperma.
d) monocotiledônea.
e) dicotiledônea


26- (UFPR) Na(s) questão (ões) adiante, escreva no espaço apropriado a soma dos itens corretos.
O pinheiro-do-paraná - 'Araucada angustifolia' (Bert.) 0. Ktze. - é uma espécie arbórea nativa do Brasil, destacando-se fisionomicamente de tal forma que as florestas em que ocorre são comumente designadas como "florestas com araucária", ,,pinheirais" ou "pinhais". Sobre esta espécie e o tipo de vegetação em que ela ocorre, é correto afirmar:
01) As florestas com araucária têm ocorrência exclusiva no sul do Brasil, pois trata-se de uma região com temperaturas mais altas, propícias ao desenvolvimento da espécie.
02) Araucaria é o gênero a que pertence a espécie Araucaria angustifolia.
04) O pinheiro-do-paraná pertence ao grupo das angiospermas, pois forma um tipo de semente que é conhecida popularmente como pinhão.
08) A polinização do pinheiro-do-paraná é realizada por aves, enquanto que a dispersão de suas sementes ocorre pelo vento.
16) Os nomes dos autores que aparecem junto ao nome científico do pinheiro-do-paraná são os dos responsáveis pela descoberta das florestas com araucária.
32) O pinheiro-do-paraná pertence ao grupo das coníferas, que reúne uma série de espécies de notável valor econômico.
64) A área central de ocorrência das florestas com araucária no Brasil está sujeita a um clima subtropical, com geadas.
Soma = (02 + 32 + 64 = 98)



27- Uma característica das gimnospermas, que as diferencia das pteridófitas, é a ocorrência de:
a) raízes.
b) vasos condutores.
c) flores e sementes.
d) geração gametofítica.
e) geração esporofítica.



28- A presença de sementes é uma adaptação importante de certos grupos vegetais ao ambiente terrestre. Caracterizam-se por apresentar sementes
a) pinheiros e leguminosas.
b) gramíneas e avencas.
c) samambaias e pinheiros.
d) musgos e samambaias.
e) gramíneas e musgos.



29- O pinheiro-do-Paraná é uma Gimnosperma que produz todas as estruturas a seguir, EXCETO:
a) raiz.
b) caule.
c) flores.
d) frutos.
e) semente.



30- "Nas coníferas, o nadar dos anterozóides foi substituído pelo crescer dos tubos polínicos". Esta frase se relaciona com
a) a independência da água para que se dê a fecundação.
b) o aparecimento dos frutos na escala vegetal.
c) a substituição da reprodução assexuada pela sexuada.
d) o maior desenvolvimento do gametófito nas gimnospermas.
e) o aparecimento de vegetais intermediários como as briófitas.
 
PROFESSORA ROSANE SANTOS

21 comentários:

  1. obrigada.
    valeu por ajudar na pesquisa.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada prof;Rosane,me ajudou muito.Valew.

    ResponderExcluir
  3. muito bom ajudou e muito na prova !!!!!!

    ResponderExcluir
  4. obrigado
    valeu por ajudar no meu teste.

    ResponderExcluir
  5. Valeu pela ajuda brigaduu

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pela ajuda, sua profissão é linda, parabéns.

    ResponderExcluir
  7. Obrigada pela ajuda. Linda profissão, parabéns.

    ResponderExcluir
  8. Muuuuito obrigado pela disponibilização deste ótimo material!!!
    Um grannnnde abraço!

    ResponderExcluir
  9. Foi de grande ajuda para mim vou estudar mais obrigado

    ResponderExcluir
  10. obrigado foi de grande ajuda prof Rosane dos Santos o seu material vou estudar

    ResponderExcluir
  11. Obg pelo material. Acho que a questão 16 deve ser corrigida, pois os itens I e II estão corretos.

    ResponderExcluir