Queridos alunos e amigos...


A CRIATIVIDADE É UMA FORÇA QUE DORME DENTRO DA GENTE!


MAS, PODE SER ACORDADA DE VÁRIAS MANEIRAS


PORÉM, MOTIVAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO SÃO OS PRINCIPAIS INSTRUMENTOS PARA ESSE "ACORDAR"!

SEJAM BEM VINDOS!


PROFESSORA ROSANE SANTOS

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

XIV OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA - TODOS OS ALUNOS

GALERA, ESTOU FELIZ POR RECEBER MUITAS INSCRIÇÕES PARA A OBA!

A OBA ocorre totalmente dentro da própria escola, tem uma única fase e é realizada dentro de um só ano letivo. A participação dos alunos é voluntária e não há obrigatoriedade de número mínimo ou máximo de alunos. Ao final da OBA todos alunos recebem um certificado de participação, bem como os professores envolvidos no processo e também os diretores escolares.

A XIV OBA ocorrerá na sexta-feira, dia 13 de maio de 2011 em todas as escolas previamente cadastradas para participarem e no horário mais conveniente para a escola, desde que seja na sexta-feira, dia 13 de maio de 2011.

Nível 3: destinada aos alunos regularmente matriculados entre a 5ª e 8ª série do Ensino Fundamental no regime de 8 anos ou a 6o ao 9o ano no regime de 9 anos. Duração desta prova: duas horas;

Nível 4: destinada aos alunos regularmente matriculados em qualquer série/ano do Ensino Médio. Duração desta prova: quatro horas.

Atividades práticas 
Anualmente recomendamos fortemente que os alunos interessados em participarem da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica realizem algumas atividades práticas. Quem as realiza previamente ao dia da prova Olímpica, certamente terá melhores condições de responder algumas das questões, pois algumas são estreitamente relacionadas com as atividades práticas sugeridas


Prêmios
a) Certificados. Todo aluno participante receberá um certificado de participação com seu nome grafado. O professor representante da escola, bem como seus colaboradores e diretor da escola receberão um certificado de participação da CO/OBA. Também será enviado um certificado em nome da Escola. Abaixo do nome do aluno constará o tipo de medalha que ele ganhou. Abaixo do nome do professor no certificado constará a carga horária gasta por ele na organização da OBA. A OBA se reserva o direito de enviar certificados somente para os alunos que tenham obtido nota acima de um valor mínimo, caso não obtenha recursos suficientes

b) Premiação nacional – Medalhas. Serão distribuídas, aos alunos de maiores notas de cada um dos quatro níveis, cerca de 20.000 medalhas, entre ouro, prata e bronze. O professor cadastrado do estabelecimento de ensino, juntamente com os professores colaboradores, Diretor (a) da Escola e/ou coordenadores pedagógicos poderão decidir a data e a forma mais conveniente para fazer a entrega dos certificados e medalhas que receberão da CO/OBA. Recomendamos fortemente que uma solenidade de premiação seja organizada para tanto, com a presença de alunos, professores, pais, autoridades, imprensa, etc.

c) Brindes: Junto com os certificados e medalhas enviaremos, gratuitamente, livros, livretos e revistas obtidas por doação. Sempre que possível também serão enviadas cópias de artigos, cartazes, CDs com  conteúdos de Astronomia, Astronáutica, Energia, etc. Medalhas, certificados e brindes serão enviados todos juntos em um pacote para cada escola, no final do mês de outubro ou início de novembro.

d) Premiações regionais e escolares. Apoiamos fortemente a realização de outras premiações em nível regional ou escolar, bem como a realização de eventos associados à OBA. O Diretor e o Professor Representante de cada escola são livres para organizar suas próprias premiações escolares, com medalhas próprias, locais, ou o que mais se julgue apropriado. Se alguém tiver interesse em fazer uma premiação regional ou um evento (curso, cerimônia, etc.) para os melhores alunos da OBA em determinada região, entre em contato com a CO/OBA.  


EVENTOS POSTERIORES À OLIMPÍADA

Embora a OBA seja constituída de uma única fase, existem eventos formativos associados à Olimpíada, que acontecem anualmente, para o qual alunos e professores são convidados a partir da prova.

a)  Escola de Astronomia da OBA e Curso à Distância.   Acontece anualmente no mês de Agosto ou Setembro, durante cinco dias. São convidados para este curso cerca de 60 alunos de todo o Brasil, do Nível 4, e cerca de 20 alunos do Nível 3, dentre aqueles com maiores notas em Astronomia. Depois de tal Escola, segue-se um curso à distância de Astronomia Geral com os participantes daquela Escola, com duração de oito meses. Sobre a seleção para este curso, veja regulamento específico no site.

b) Jornada Espacial. Acontece anualmente no mês de Outubro ou Novembro, na cidade de São José dos Campos, SP, nas instalações do CTA (Centro Técnico Aeroespacial) e do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). São convidados cerca de 40 alunos do Nível 4, dentre aqueles de maiores notas nas questões de Astronáutica, bem como seus respectivos professores representantes da OBA.

c)  Jornada de Foguetes. Desde 2009 estamos realizando a JORNADA DE FOGUETES. Este é um evento que reúne cerca de 30 equipes de alunos do ensino médio que lançaram seus foguetes mais distante.

d) Jornada de Energia. Um grupo de aproximadamente 30 alunos, preferencialmente do ensino médio, dentre aqueles de maiores notas nas questões de energia, e respectivos professores representantes da OBA, serão selecionados para participarem da Jornada de Energia.

e) Processo de Seleção para Olimpíadas Internacionais.  Um grupo de alunos dos Níveis 3 e 4 é convidado anualmente para o processo de seleção que define as equipes brasileiras nas olimpíadas internacionais de astronomia de que o Brasil participa. Alunos selecionados na OBA em cada ano entram no processo seletivo para a olimpíada internacional do ano seguinte. Todos os alunos convidados para o processo de seleção são também convidados para a Escola de Astronomia da OBA. Atualmente, o Brasil envia duas equipes internacionais anuais:

i.   cinco estudantes de ensino médio, para a International Olympiad of Astronomy and Astrophysics (IOAA)

ii.  cinco estudantes de ensino médio para a Olimpíada Latino Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA)

O processo seletivo ocorre segundo regulamento específico, e obedecidas as regras gerais das olimpíadas internacionais. Veja regulamento específico no site http://www.oba.org.br/

AGORA É SÓ LER MAIS UM POUCO SOBRE O ASSUNTO.
ACREDITO EM CADA UM DE VOCÊS!
BEIJÃO NO CORAÇÃO...
PROFESSORA ROSANE SANTOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário