Densidade dos Líquidos | |
Resumo | |
A densidade determina a quantidade de matéria que está presente em uma unidade de volume. De forma prática, o experimento elucida a teoria de maneira a fazer os alunos se questionarem porque um liquido flutua sobre o outro mostrando que a mesma quantidade de volume de diferentes líquidos podem possuir diferentes pesos. | |
Objetivos | |
Possibilitar que os alunos questionem, analisem e compreendam porquê alguns líquidos flutuam sobre outros. | |
Estrutura da Atividade | |
| |
Organização da Classe | |
De acordo com os materiais disponíveis, sejam eles trazidos pelos alunos ou cedidos pela escola, a classe pode ser organizada em pequenos grupos (máximo 5 alunos) para facilitar a visualização dos resultados obtidos pelo experimento. | |
Formas de Registro | |
Antes de realizar o experimento com os alunos:
| |
Introdução | |
No nosso cotidiano são inúmeros os acontecimentos que desconhecemos suas causas, são situações simples, que passam despercebidas ou que não apresentamos interesse em desvendá-las. Você já deve ter visto alguma reportagem sobre acidentes ambientais, onde ocorre um vazamento no casco de grandes navios e estes deixam vazar petróleo nas águas do mar, mas você já se perguntou por que o petróleo/óleo fica na superfície da água? Esta resposta você pode encontrar estudando a densidade dos materiais. Todo material possui sua densidade, que é a massa por unidade de volume de uma substância. O cálculo da densidade é feito pela divisão da massa do objeto por seu volume, isto é, a densidade existe para determinar a quantidade de matéria que está presente em uma determinada unidade de volume. A densidade dos sólidos e líquidos é expressa em gramas por centímetro cúbico (g/cm3). | |
Material | |
Para facilitar a realização do experimento e permitir que o aluno o reproduza
em sua residência é preferível utilizar materiais de fácil acesso a todos, como
produtos que podemos encontrar em nossas casas.Caso sejam utilizados materiais
de laboratório, deve-se citar algum que seja proporcional a este. EX. Béquer =
copo de vidro, medidas de volume = xícaras, etc.
| |
Montagem | |
| |
Procedimento | |
Para que todos os alunos participem da atividade é aconselhável solicitar que
cada um realiza uma das etapas do procedimento.
| |
Hipóteses | |
Posso mudar a ordem de inclusão dos líquidos? Teremos o mesmo resultado? | |
Elementos Para Testar as Hipóteses | |
Caso haja material suficiente, permita que o grupo repita a experiência colocando os líquidos no copo na ordem que desejarem. | |
Ações dos Alunos | |
Participar de todas as etapas do experimento e observar seu resultado. | |
Observações | |
Independentemente da ordem pela qual os líquidos sejam colocados no recipiente, eles vão sempre ocupar a mesma posição de acordo com a sua densidade. Recolhendo um volume igual para cada um dos líquidos analisados, o volume recolhido de líquido mais denso seria o que apresentava maior quantidade de matéria (massa), sendo por isso o mais pesado. | |
Resultados | |
Os alunos perceberão que os líquidos não se misturam e um se sobrepõe ao outro, formando camadas facilmente visualizadas devidos a coloração diferenciada dos líquidos. | |
Discussão de Conteúdo | |
O ocorrido deve-se a diferente densidade dos líquidos, onde o álcool é o líquido com menor densidade permanecendo no topo das camadas, a água é o líquido mais denso entre os três permanecendo no fundo do copo e o óleo com densidade intermediaria à densidade do álcool e da água, permanecendo entre estas duas camadas. | |
Dicas | |
Este conteúdo integra o tema Densidade dos Materiais, sejam eles sólidos, líquidos ou gasosos. Cabe ao professor adequar a realização deste experimento dentro de seu planeamento de aula de forma a não negligenciar os demais conteúdos a serem abordados dentro do tema citado. | |
Noções Científicas | |
Densidade dos Líquidos, Volume e Massa. | |
Habilidades | |
| |
Atividade Experimental | |
Demonstração,Experimentação,Laboratório,Instrumentos de observação,Instrumentos de medição,Simulação,Análise de dados,Materiais alternativos | |
Atividades de Ciências da Natureza | |
Atividades desenvolvidas por alunos de graduação do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza para o Ensino Fundamental, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP. |
Queridos alunos e amigos...
A CRIATIVIDADE É UMA FORÇA QUE DORME DENTRO DA GENTE!
MAS, PODE SER ACORDADA DE VÁRIAS MANEIRAS
PORÉM, MOTIVAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO SÃO OS PRINCIPAIS INSTRUMENTOS PARA ESSE "ACORDAR"!
SEJAM BEM VINDOS!PROFESSORA ROSANE SANTOS
quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013
EXPERIMENTO - DENSIDADE DOS LÍQUIDOS - PROFESSORA ROSANE SANTOS
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário