TRANSFORMANDO O LIXO EM CASA
O biólogo Luiz Toledo de Sá resolveu pôr em prática tudo o que aprendeu sobre reciclagem. Mas ele foi além de apenas dar um destino correto aos materiais recicláveis, e ergueu uma casa feita quase que totalmente de material reciclado.
A construção fica em um terreno na estrada da Granja, Santa Rita de Cássia, no município de Volta Redonda. As telhas são de caixas de leite ou resíduos de café; os pisos de resíduos de marmoraria; as portas e janelas de tábuas de obras, pintadas em “pátina”; as cortinas de embalagens de café; e as paredes de garrafas, papel e até esterco. Garrafas de vidro, ‘pet’, caixas de leite e até entulhos fazem parte da estrutura de mais de 400 metros quadrados, que serve de moradia para ele e a esposa Edna Toledo.
A casa, iniciada há cerca de cinco anos, foi construída a um custo de R$ 68 mil. Com o material reciclado, segundo o biólogo, foi gasto apenas 25% do que teria que investir se fosse utilizar materiais convencionais na construção. Para se ter uma ideia, 24 toneladas de garrafas de vidro, que revestem quase todas as paredes do imóvel, custaram apenas R$ 340. A intenção do biologa é que sua casa vire uma referência para aqueles que querem transformar o lixo.
Além da casa, o biólogo tem outras invenções que beneficiam e muito o meio ambiente. O esgoto é tratado no próprio quintal, por um sistema de filtros naturais. A água tratada é utilizada nos banheiros e na varanda da casa. O Biólogo Luiz Toledo desenvolveu a decomposteira doméstica: um jarro de barro, com cerca de 1,20m de altura por cerca de 60cm de diâmetro que serve para transformar o lixo orgânico em adubo para as plantas.
Além disso, o Biólogo e sua esposa ministram palestras sobre sustentabilidade e prestam consultoria a empresas que querem montar um projeto autossustentável
Nenhum comentário:
Postar um comentário