Queridos alunos e amigos...


A CRIATIVIDADE É UMA FORÇA QUE DORME DENTRO DA GENTE!


MAS, PODE SER ACORDADA DE VÁRIAS MANEIRAS


PORÉM, MOTIVAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO SÃO OS PRINCIPAIS INSTRUMENTOS PARA ESSE "ACORDAR"!

SEJAM BEM VINDOS!


PROFESSORA ROSANE SANTOS

domingo, 25 de março de 2012

PIRÂMIDES ALIMENTARES - 8O. ANO - EF - PROFESSORA ROSANE SANTOS


COLÉGIO DE APLICAÇÃO DE RESENDE
8O. ANO - ENSINO FUNDAMENTAL


OBJETIVO:

Construir uma pirâmide alimentar e apresentar um texto sobre a origem da pirâmide e o tipo de dieta sugerida.

PIRÂMIDES SUGERIDAS:
  ·      PIRÂMIDE ALIMENTAR AMERICANA (versão de 1992) – GRUPO 1


  .    PIRÂMIDE ALIMENTAR AMERICANA (versão de 2005) –GRUPO 2

· PIRÂMIDE ALIMENTAR DE HARVARD (Nova Pirâmide Alimentar) – GRUPO 3





· PIRÂMIDE ALIMENTAR BRASILEIRA – GRUPO 4

· PIRÂMIDE ALIMENTAR MEDITERRÂNEA – GRUPO 5

· PIRÂMIDE ALIMENTAR OVOLACTOVEGETARIANA OU A VEGETARIANA – GRUPO 6



 
<><><><><>
<><><><><>
<><><><><>
gifs-animados-frutas-pera[1].gif
<><><><><>
<><><><><>
<><><><><>
<><><><><>
ALIMENTAÇÃO NATURAL E SAUDÁVEL


Alimentação natural pode ser orientada sob várias vertentes. Pode ir desde alimentação vegetariana, macrobiótica, vegan, até simplesmente uma alimentação com a busca do que é inerente à natureza, simples e de preferência, muito saudável.

<><><><><><><><><><><><>

A busca aos ingredientes a serem usados e o critério dessas escolhas pode ser o fator que tornará ou não seu alimento natural e saudável.



Quanto mais in natura, mais próximo à natureza puder ser obtido e preparado, melhor. O evitar alimentos industrializados, plenos de químicas, processos em massa e conservantes, com certeza, é muito importante. Alimentos orgânicos, cultivados sem agrotóxicos, sem conservantes, sem remédios ou criados dentro de especificações da lei que classifica-os como orgânicos com seu selo de autenticidade são aqueles que deveríamos colocar dentro de nossas cozinhas sempre.



Gifs de PiñaSe no preparo do alimento for usada cocção, que seja cuidada, consciente e com conhecimentos para que não sejam perdidos os elementos nutricionais desse alimento e que traga sim a valoração do mesmo, tanto em termos de cor como textura, sabor, aroma e aparência. O ser humano invariavelmente usará todos esses critérios ao consumir sua comida, (ou deveria fazê-lo- deixando um pouco de lado a pressa e o viver no automático) para ter uma alimentação natural e principalmente saudável.



Não pense que essa alimentação não lhe dará trabalho. Dará sim, consumirá tempo e energia para a limpeza, preparo e apresentação desses alimentos. Sinceramente, essa dedicação poderá lhe proporcionar um grande bem estar, saúde e a sensação de estar bem saciado e alimentado e melhor, de ter feito corretamente sua ‘lição de casa’, respeitando esse corpo, essa máquina maravilhosa que sua alma habita.



O equilíbrio dos tipos de alimentos escolhidos também é importante que seja bem olhado, para isso entra o trabalho do nutricionista, que pode melhor orientar cada um, dentro de suas preferências pessoais. Encontramos em vários sites de nutrição e alimentação vegetariana as tão faladas pirâmides alimentares que orientam quais alimentos devem ser consumidos em maior ou menor proporção.




AS PIRÂMIDES ALIMENTARES



No início da década de 90, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, após várias pesquisas, desenvolveu e publicou a Pirâmide dos Alimentos. Chegou-se a conclusão de que uma pirâmide representaria adequadamente a forma correta de se alimentar.



Gifs animados de UvasA principal característica da Pirâmide Alimentar é a flexibilidade. O uso da Pirâmide está baseado em três palavras: equilíbrio, variedade e moderação. Ela é apenas um esboço do que você consome todos os dias, não é uma prescrição rígida, mas um guia geral que o faz escolher uma dieta saudável. Ter bom senso alimentar faz parte da educação e respeito próprios.



Segundo a FAO/OMS (Departamento de Agricultura dos EUA / Organização Mundial da Saúde), um cardápio balanceado deve conter, diariamente, cerca de 50 a 60% de carboidratos, 20 a 30% de lipídeos e 10 a 15% de proteína, além das vitaminas, sais minerais e fibras. Para garantirmos que todos esses nutrientes estejam presentes na dieta diária, a FDA (Food and Drug Administration - órgão do governo dos EUA que controla a produção e comercialização de remédios e alimentos), preconiza o consumo das seguintes porções diárias de alimentos que compõe a Pirâmide Alimentar:






















Grupo dos Pães, Cereais, Arroz e Massas: 6 - 11 porções por dia;

Grupo dos Vegetais: 3 – 5 porções por dia;

Grupo das Frutas: 2 – 4 porções por dia;

Grupo dos Laticínios: 2 – 3 porções por dia;

Grupo das Carnes, Ovos e Leguminosas: 2 – 3 porções por dia;

Grupo das Gorduras, Óleos e Açúcares: uso esporádico.


A pirâmide alimentar separa os alimentos em energéticos, reguladores, construtores e energéticos extras. Esses alimentos devem ser consumidos em ordem decrescente, ou seja, devemos consumir em maior quantidade os energéticos, seguidos dos reguladores, dos construtores e por último os energéticos extras, de consumo limitado.

Podemos então observar na base da pirâmide, os alimentos ricos em carboidratos (energéticos), seguidos pela ingestão de frutas e verduras principais fontes de vitaminas e minerais (reguladores), acima temos os alimentos fontes de proteína (construtores), e por último as gorduras e os açúcares (energéticos extras), que devem ter uma ingestão bastante restrita.

As recomendações em termos de porções são feitas para atender todos indivíduos adultos saudáveis. O número de porções de cada grupo são dependentes das necessidades de energia, que variam conforme idade, sexo e atividade física. Mas, é importante sempre lembrar, que todos devem consumir pelo menos o número mínimo de porções sugeridas neste guia.
 
CRÍTICAS A VERSÃO AMERICANA DE 1992

A Pirâmide Alimentar apresentada acima (EUA) que desde 1992 vem sendo usada como referência em programas de Alimentação, ganhou uma nova versão, sem tanto carboidrato. A nova Pirâmide foi apresentada por nutricionistas que contestam a dieta tradicional.










Os fundamentos da “antiga” Pirâmide vêm sendo criticados. Uma das teorias surgiu de uma equipe de médicos liderada por Walter Willett, chefe do departamento de nutrição da Escola de Saúde Pública da Universidade Harvard. As razões das contestações estão apresentadas em uma publicação chamada “Coma, Beba e Seja Saudável - O Guia da Alimentação Saudável da Escola de Medicina de Harvard”.

Na base da Pirâmide anterior está o grupo dos energéticos composto pelos alimentos ricos em carboidratos (arroz, macarrão, pães, batata, mandioca, etc.), no andar de cima o grupo dos reguladores composto pelos alimentos ricos em vitaminas e minerais (hortaliças e frutas), depois o grupo dos construtores composto pelos alimentos ricos em proteínas (carnes, ovos, leite e derivados e leguminosas) e lá no topo encontramos os açúcares e óleos que devem ser consumidos moderadamente.

Na nova versão (veja figura abaixo), a base da pirâmide é ocupada pelos exercícios físicos e o controle de peso. Depois vêm os cereais integrais e os óleos vegetais, no andar de cima as hortaliças e frutas, depois as leguminosas e as frutas oleaginosas, acima peixes, ovos e frango, depois leite e derivados, e para a surpresa de todos, os carboidratos que aparecem na base da pirâmide atual, na nova versão estão no topo junto com a carne vermelha e manteiga. Vitaminas e uma pequena dose de bebida alcoólica também são bem aceitos. Fonte:www.cfn.org.br

Segundo Walter Willett, o desenho da Pirâmide usada desde 1992, foi baseado em padrões científicos duvidosos antes de 1992 e contribui para a obesidade, a saúde deficiente e mortes precoces, absolutamente desnecessárias. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (órgão equivalente a um Ministério do setor) não se pronunciou sobre o assunto, dizendo apenas que não comenta sobre livros de dieta.

A nova versão está arraigada no fato de que alguns carboidratos são quebrados rapidamente no intestino e se transformam em açúcar. A elevação do açúcar no sangue pode levar a compulsão alimentar e a problemas cardiovasculares. Por esta razão os carboidratos estão lá na ponta da pirâmide. Porém é importante lembrar que dificilmente consumimos o carboidrato sozinho (arroz puro, por exemplo) e desta forma sua absorção não é tão rápida, evitando a elevação da glicemia.

A novidade está causando controvérsias entre os profissionais da área. Há aqueles que defendem, outros que discordam e ainda àqueles que aceitam a nova versão, porém com algumas adaptações. O importante é balancear ao máximo a nossa dieta e analisar sempre os pontos positivos e negativos de cada teoria, buscando o equilíbrio, novamente, usando-se do bom senso.


NOVA PIRÂMIDE ALIMENTAR AMERICANA (2005)

REVISÃO DA VERSÃO DE 1992


Durante muitos anos a conhecida pirâmide alimentar foi apresentada na forma de níveis ou andares, cada um deles dizendo respeito a um dos princípios alimentares, conforme texto acima.



















Recentemente os órgãos de saúde do governo americano mudaram a maneira de distribuição dos alimentos, que agora passam a ser mostrados em faixas longitudinais de cores diferentes, que descem do alto até a base da pirâmide. Este novo formato permite uma melhor visualização e compreensão sobre os princípios básicos para uma alimentação saudável. Fonte: www.pyramid.gov

De acordo com a nova pirâmide as pessoas devem ter em conta as cores e a qualidade dos alimentos de todos os dias, assim discriminados.
   - Cereais (na cor laranja): cereais integrais, de preferência, pão, arroz ou massa todos os dias, um pouco mais de 500 gramas, isto é, sensivelmente, uma ou duas fatias de pão integral, uma chávena de cereais no almoço (225 gramas), e meia chávena de arroz ou massa no jantar, por pessoa.
   - Legumes (na cor verde): de preferência cor verde-escura, como os espinafres, brócolis e couve sem esquecer os vegetais alaranjados ou ruivos como a cenoura e a batata doce: ao todo, cada dia, duas chávenas e meia (cerca de 600 gramas) por pessoa.
   - Frutos (na cor vermelha): frutos variados, de preferência frescos, mas podem ser igualmente frutos secos, congelados, enlatados, cristalizados. Consuma cerca de duas chávenas por dia, uns 400 gramas. Atenção: não exagere nos sumos de frutas.
   - Lacticínios (na cor azul): de preferência meio gordos ou sem gordura, leite, iogurtes, queijos, recomenda-se umas três chávenas (cerca de 600 gramas) por dia e por pessoa.
   - Carne e peixe (na cor lilás) e aves e proteínas vegetais como feijão, fava. Os americanos podem ir até à 150-180 gramas por dia, por pessoa.

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos recomenda o consumo adequado de calorias e a prática de atividade física, 30-60 minutos. É recomendado também que as pessoas estejam atentas aos seus limites de gorduras, açúcares e sal.


A PIRÂMIDE ALIMENTAR BRASILEIRA
No entanto, os hábitos alimentares americanos são diferentes dos nossos. Por essa razão, PHILLIPPI, Sônia Tucunduva, em 1996, adaptou a pirâmide americana de 1992, aos hábitos brasileiros. Com a nova Pirâmide Americana (2005) talvez a pirâmide brasileira também precise de uma releitura...



  

A “Pirâmide Alimentar Brasileira”, de acordo com as Resoluções RDC 359 e 360, de 26 de dezembro de 2003, da ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária, é em quatro níveis, sub-divididos em 8 grupos. Cada um desses níveis corresponde a um grupo de alimentos (energéticos, reguladores, construtores e energéticos extras). Esses grupos são divididos de acordo com as características dos alimentos que os formam e as quantidades que eles devem ser ingeridos durante o dia. Quanto maior for a porção da pirâmide que o grupo ocupa, maior é a quantidade que devemos ingerir de determinados alimentos. Veja as porções a serem ingeridas:













- Primeiro nível (base): é composto por cereais (arroz, trigo), raízes e tubérculos (batata, mandioca, mandioquinha, inhame) e massas (pães, bolos). São alimentos ricos em carboidratos, responsáveis pelo fornecimento de energia para o organismo. Deve-se consumir de 5 a 9 porções por dia.
   - Segundo nível: é composto por hortaliças (verduras e legumes) e frutas. São alimentos ricos em vitaminas e minerais, responsáveis pela regulagem das funções do nosso organismo. Deve-se consumir de 4 a 6 porções de hortaliças e de 2 a 4 porções de frutas por dia.
   - Terceiro nível: é composto por leite e derivados, carnes e ovos e leguminosas. São alimentos ricos em proteínas, responsáveis pela formação e manutenção dos tecidos do organismo. Deve-se consumir 3 porções de leite e derivados por dia; 1 a 2 porções de carnes e ovos e 1 porção de leguminosas.
   - Quarto nível: é composto por óleos, gorduras, açúcares e doces. Pode-se consumir de 2 a 3 porções de cada por dia.

Cada um desses grupos de alimentos fornece um pouco, mas não todos, os nutrientes que você precisa. Os alimentos em um grupo não podem substituir os de outros. Nem um grupo alimentar é mais importante que outro. Devemos enfatizar que para ter uma boa saúde cada indivíduo precisa de todos os grupos.

PIRÂMIDE ALIMENTAR MEDITERRÂNEA

















Atividade física: 30 minutos por dia, constante e regular. Estudos mostram que esse tipo de exercício reduz a gordura abdominal consideravelmente.
   Pães, massas e carboidratos em geral: consumir todos os dias, pois geram energia celular. Mas sem exagerar. Não ultrapasse 4 ou 5 porções por dia e dê preferência às versões integrais.
Frutas, legumes e hortaliças: o consumo de alimentos crus deve ser priorizado. Eles são ricos em vitaminas e minerais, fazendo que o organismo funcione adequadamente.
   Azeites: podemos citar o azeite, as oleaginosas (castanhas, amêndoas, nozes) e o óleo de linhaça. São alimentos ricos em ômegas, gorduras poli-insaturadas anti-inflamatórias que tratam e previnem doenças do coração e melhoram os neurotransmissores cerebrais.
   Queijos e iogurtes: são produtos fermentados, mais facilmente digeridos e não causam distensão abdominal por não formar gases. O iogurte é um produto facilmente digerível, sendo considerado agente regulador das funções digestivas. Vale ressaltar que a ingestão de leite e queijos de cabra é uma ótima opção, pois eles contêm menor quantidade de lactose.
Peixes, carnes brancas e ovos: fazem parte do grupo das proteínas com alto valor biológico. Devem ser consumidas semanalmente.
Doces: na dieta mediterrânea, eles são à base de frutas secas e, por isso, estimulados a serem consumidos semanalmente. Aqui não entram doces açucarados.
Carne vermelha: fonte de aminoácidos necessários à regeneração celular, de ferro heme (que é mais facilmente absorvido pelo organismo) e de vitamina B12, essencial na proteção contra as anemias. No entanto, em excesso, pode fazer mal, pois é rica em gorduras saturadas.
Vinho: contém resveratrol e antocianinas, antioxidantes que protegem o coração, melhoram o aspecto da pele e previnem o envelhecimento.
Água: o ideal é o consumo de água pura, pois assim as toxinas são liberadas e o organismo funciona melhor.

PIRÂMIDE ALIMENTAR OVO-LACTO-VEGETARIANA 

A Pirâmide ovo-lacto-vegetariana que, como diz o nome, permite o consumo de ovos, lácteos e seus derivados mas não carne, peixes ou aves; em sua base estão os cereais integrais, massas e pão de um lado e legumes, soja e derivados de outro:

Pirâmide Ovo-Lacto Vegetariana
Fonte:

PROFESSORA ROSANE SANTOS

TIPAGEM SANGUÍNEA - AULA PRÁTICA - 3O. ANO - EM - PROFESSORA ROSANE SANTOS


COLÉGIO DE APLICAÇÃO DE RESENDE
3O. ANO - ENSINO MÉDIO

AULA PRÁTICA 
TIPAGEM SANGUÍNEA 
GRUPOS SANGUÍNEOS – SISTEMA ABO E FATOR Rh

Um tipo sanguíneo, também chamado de grupo sanguíneo, é a caracterização do sangue baseada na presença ou ausência de substâncias antigênicas herdáveis presentes na membrana das células vermelhas. Esses antígenos da membrana das hemácias podem ser proteínas, carboidratos, glicoproteínas e alguns desses antígenos podem estar na membrana de outros tipos celulares. Vários desses antígenos de membrana formam, coletivamente, o que chamamos de sistema de grupo sanguíneo.

 
   

O sistema ABO, descoberto no início do século X, é o mais importante sistema de tipagem sanguínea e rege as transfusões de sangue até os dias atuais. Os antígenos do sistema ABO são produtos dos genes ABO localizados no cromossomo 9 de humanos. Sua descoberta ocorreu quando cientistas observaram a ocorrência de aglutinação de hemácias devido à fixação de anticorpos a antígenos específicos presentes na membrana dessas células. A reação de aglutinação causada pelos anticorpos contra esses antígenos é chamada de hemaglutinação.
 
Os antígenos de grupo sanguíneo estão organizados em múltiplas cópias na superfície da hemácia, permitindo que as células se aglutinem quando sofrem reação cruzada com anticorpos (Figura 1). Assim, indivíduos do tipo sanguíneo A expressam somente antígenos A na superfície das suas hemácias, enquanto os do tipo B expressam somente antígenos B. Já os do grupo AB expressam ambos os antígenos na superfície das hemácias e os do grupo O não expressam nenhum dos dois (Figura 1).

Grupo AGrupo B Grupo AB Grupo O
AB


Reação cruzada provocando hemaglutinação
Aspecto da hemaglutinação
Figura 1: Tipos de antígenos distribuídos na superfície das hemácias e hemaglutinação.

Bactérias do trato gastrintestinal possuem em suas membranas antígenos similares ou idênticos àqueles do sistema ABO. Essas bactérias estimulam a formação de anticorpos contra antígenos ABO nos indivíduos que não possuem o antígeno correspondente em suas próprias células. Por exemplo, indivíduos do grupo AB que possuem antígenos A e B nas suas hemácias (Figura 1) não desenvolvem anticorpos anti-A ou anti-B. Já os indivíduos do grupo O que não apresentam antígenos na superfície das hemácias desenvolvem anticorpos anti-A e anti-B (Figura 2).

Quando um indivíduo recebe sangue de um grupo diferente do seu isso pode desencadear respostas imunológicas que podem levar à destruição das células vermelhas do sangue. Por exemplo, se um indivíduo do grupo A (receptor) recebe sangue do grupo B (doador), os anticorpos anti-A presentes no sangue do doador (Figura 2) reagem contra os antígenos da superfície da célula vermelha do receptor provocando hemaglutinação (Figura 1), formação de   coágulos e destruição em massa das hemácias do receptor levando à morte. Portanto, é fundamental a caracterização dos grupos sanguíneos antes dos procedimentos de transfusão.

Figura 2: Grupo ABO – tipos de hemácias, anticorpos e antígenos

O sistema Rhesus é o segundo mais importante sistema de tipagem e classificação sanguínea. Foi descoberto da década de 40 quando cientistas perceberam que, ao injetar-se sangue do macaco do gênero Rhesus em cobaias, havia a produção de anticorpos para combater as hemácias introduzidas. Dessa constatação os cientistas concluíram que na membrana das hemácias do macaco Rhesus havia um antígeno de membrana que foi denominado fator Rh (de Rhesus).

Testando sangue humano com anticorpos anti-Rh cientistas verificaram que em 85% do sangue humano testado ocorria aglutinação (Figura 1), ou seja, os anticorpos anti-Rh reconheciam o antígeno Rh na superfície das hemácias humanas. Foram descritos cinco antígenos Rh diferentes (C, c, D, E, e) sendo o andtígeno Rh D o mais imunogênico.

Portanto, o termo fator Rh refere-se somente ao antígeno Rh D.
Indivíduos que apresentam o antígeno Rh D na superfície das suas hemácias são denominados de Rh positivos (Rh+) e os que não possuem o antígeno Rh D são chamados de Rh negativos (Rh -).

ROTEIRO DA AULA PRÁTICA DE TIPAGEM SANGUINEA
E FATOR Rh
 





1.º) Coloca-se numa lâmina de microscopia, lado a lado, uma gota de soro anti-A e outra de soro anti-B.
















2.º) Sobre cada gota de soro coloca-se uma gota do sangue a ser identificado.




Observando-se o resultado, temos:

a) Se não houver aglutinação em nenhum dos lados, o sangue em exame é do grupo O.





GRUPO "O" positivo (+)
GRUPO "O" NEGATIVO (-)
b) Se houver aglutinação nos dois lados, o sangue é do grupo AB.





c) Se houver aglutinação somente com o soro anti-A, o sangue é do grupo A.


GRUPO "A" - NEGATIVO (-)

GRUPO "A" POSITIVO (+)

GRUPO "A" POSITIVO (+)

d) Se aglutinar somente com o soro anti-B, o sangue é do grupo B.





GRUPO "B" POSITIVO (+)




Fator rh (Rhesus) ou Fator D – 85% das pessoas possuem nas hemácias um antígeno chamado fator Rh. Estas pessoas são Rh+ (positivas). 15% das pessoas não possuem nas hemácias o fator Rh e são Rh- (negativas).

Mecanismo genético – O fator Rh é determinado por um par de alelos, R e r: R determinando a formação do fator Rh e r determinando a sua não-formação, sendo R dominante sobre r.



Transfusões –
O único caso em que há problemas ocorre quando o doador é Rh+ e o receptor é Rh-, tendo o último já recebido anteriormente uma transfusão de sangue Rh+, estando, por isso, sensibilizado.


PROFESSORA ROSANE SANTOS