Queridos alunos e amigos...


A CRIATIVIDADE É UMA FORÇA QUE DORME DENTRO DA GENTE!


MAS, PODE SER ACORDADA DE VÁRIAS MANEIRAS


PORÉM, MOTIVAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO SÃO OS PRINCIPAIS INSTRUMENTOS PARA ESSE "ACORDAR"!

SEJAM BEM VINDOS!


PROFESSORA ROSANE SANTOS

sábado, 28 de julho de 2012

EVOLUÇÃO - EXERCITANDO O CÉREBRO - 3O. ANO - EM - PROFESSORA ROSANE SANTOS

EXERCITANDO O CÉREBRO
EVOLUÇÃO

01. (UFAL) À luz do conhecimento atual, observe a ilustração abaixo e aponte a alternativa que melhor responde a pergunta: o homem é originário do macaco?



a) A espécie Homo sapiens se distingue de outros hominídeos e, portanto, não se originou dos macacos, que são primatas.
b) Os gêneros Homo e Australopithecus representam o homem moderno e conviveram na mesma época com os macacos; assim, não são seus descendentes.
c) Chimpanzés são bípedes e parecidos morfologicamente com o homem; portanto, os chimpanzés deram origem ao homem.
d) Os seres humanos e chimpanzés possuíam um ancestral em comum e divergiram ao longo da evolução.
e) Os seres humanos e chimpanzés convergiram ao longo da evolução desenvolvendo características análogas.

02. (UEPG) A respeito da evolução humana existem hipóteses sendo reformuladas constantemente conforme as descobertas mais recentes. Conforme os estudos mais modernos, assinale o que for correto.
I II
0 0 – A evolução humana é representada como uma sucessão de espécies, uma atrás da outra, a começar pelo macaco, indo em direção ao homem. Em cada época somente existiu um tipo de hominídeo sobre a Terra e cada espécie teria originado a seguinte, seguindo um progresso crescente em direção ao homem atual.
1 1 – A partir do segundo hominídeo, o Australopithecus afarensis, evoluíram os Paranthropus, que foram os Australopithecus robustus e que originaram o homem moderno. Também do Australopithecus afarensis originaram-se os demais australopitecos menores, todos eles ainda na América.
2 2 – O primeiro hominídeo, o Australopithecus ramidus, viveu, estima-se, há quatro milhões de anos e pode ser interpretado como um elo entre os macacos e os seres humanos.
3 3 – Várias espécies de hominídeos habitaram o planeta ao mesmo tempo, e até nos mesmos lugares. Sabe-se que cinco diferentes espécies, dos gêneros Homo e Paranthropus, conviveram na África. Nada se sabe sobre o tipo do relacionamento entre elas, mas o fato é que havia várias espécies competindo num mesmo ambiente.
4 4 – A partir de linhagens do Australopithecus afarensis apareceu o primeiro representante do gênero Homo. Trata-se do Homo habilis, que, embora com capacidade craniana pequena, provavelmente foi quem iniciou a fabricação de ferramentas.

03. (PASUSP) Há três milhões de anos, os ancestrais dos seres humanos ainda passavam grande parte de suas vidas nas árvores. Mas, de acordo com um novo estudo, é possível que naquela época eles já caminhassem como bípedes. Há mais de 30 anos foi descoberto em Laetoli, na Tanzânia, um rastro de pegadas fósseis depositadas há 3,6 milhões de anos e preservadas em cinzas vulcânicas. A importância dessas pegadas para o estudo da evolução humana tem sido intensamente debatida desde então. As pegadas, que mostravam clara evidência de bipedalismo – a habilidade para caminhar na posição vertical –, haviam sido produzidas, provavelmente, por indivíduos da única espécie bípede que vivia naquela área na época: os Australopithecus afarensis. Essa espécie inclui Lucy, um dos fósseis de hominídeos mais antigos encontrados até hoje e cujo esqueleto é o mais completo já conhecido.
Agência FAPESP, 22/3/2010. http://www.agencia.fapesp.br/boletim/22032010. Acessado em 01/07/2010. Adaptado.
De acordo com o texto:
a) As pegadas fósseis encontradas na Tanzânia eram de indivíduos da espécie Homo sapiens.
b) O homem evoluiu a partir de macacos que viviam em árvores.
c) Os Australopithecus afarensis caminhavam na posição vertical.
d) Lucy é o mais antigo fóssil da espécie Homo sapiens já encontrado.
e) Lucy e os da sua espécie não tinham habilidade para caminhar na posição vertical.

04. (UNESP) Há cerca de 40.000 anos, duas espécies do gênero Homo conviveram na área que hoje corresponde à Europa: H. sapiens e H. neanderthalensis. Há cerca de 30.000 anos, os neandertais se extinguiram, e tornamo-nos a única espécie do gênero. No início de 2010, pesquisadores alemães anunciaram que, a partir de DNA extraído de ossos fossilizados, foi possível sequenciar cerca de 60% do genoma do neandertal. Ao comparar essas sequências com as sequências de populações modernas do H. sapiens, os pesquisadores concluíram que de 1 a 4% do genoma dos europeus e asiáticos é constituído por DNA de neandertais. Contudo, no genoma de populações africanas não há traços de DNA neandertal.
Isto significa que:
a) Os H. sapiens, que teriam migrado da Europa e Ásia para a África, lá chegando entrecruzaram com os H. neanderthalensis.
b) Os H. sapiens, que teriam migrado da África para a Europa, lá chegando entrecruzaram com os H. neanderthalensis.
c) O H. sapiens e o H. neanderthalensis não têm um ancestral em comum.
d) A origem do H. sapiens foi na Europa, e não na África, como se pensava.
e) A espécie H. sapiens surgiu independentemente na África, na Ásia e na Europa.

05. (MACK) Em abril de 2009, o Mackenzie homenageou o grande pesquisador Charles Darwin, promovendo ciclo de debates e de reflexões a respeito das teorias da evolução. Segundo a teoria de Darwin, considere as afirmações abaixo.
I. A espécie humana leva vantagem sobre as outras espécies, pois a medicina garante a sobrevivência de indivíduos com características desvantajosas.
II. O homem descende diretamente do macaco, ou seja, um ancestral deu origem ao macaco e este deu origem ao homem.
III. Darwin, na sua teoria original, não soube explicar que as diferenças entre os indivíduos ocorrem, principalmente, por mutações genéticas.
IV. Todos os seres vivos, incluindo o homem, tiveram um ancestral comum.
Estão corretas, apenas:
a) I e II.
b) II e III.
c) III e IV.
d) I e IV.
e) II e IV.

06. (UFPB) A figura, abaixo, ilustra uma das hipóteses acerca da origem do homem atual. Cada letra, nessa figura, corresponde a uma espécie e revela a possível filogenia da espécie Homo sapiens.



Nesse contexto, as letras A, B, C e D correspondem, respectivamente, às espécies:
a) Australopithecus afarensis, Australopithecus robustus, Homo erectus e Homo neanderthalensis.
b) Australopithecus robustus, Australopithecus afarensis, Homo neanderthalensis e Homo erectus.
c) Australopithecus afarensis, Australopithecus robustus, Homo neanderthalensis e Homo erectus.
d) Australopithecus robustus, Australopithecus afarensis, Homo erectus e Homo neanderthalensis.
e) Australopithecus afarensis, Homo erectus, Australopithecus robustus e Homo neanderthalensis.

07. (UFMS) O desenvolvimento das capacidades comunicativas permitiu que a humanidade se organizasse mais e cooperasse melhor com os seus semelhantes, estabelecendo condições mais adequadas para aprimorar o raciocínio, o pensamento, a linguagem e a cultura. Todo esse lento processo começou há cerca de dois milhões de anos, quando ele foi capaz de transformar as pedras em instrumentos para cortar, raspar e construir abrigos, o que o tornou mais apto para a atividade da caça e, ao compartilhar alimentos com o seu grupo, acelerou a sua socialização.



Trata-se do:
a) Australopithecus africanus.
b) Homem de Neandertal.
c) Australopithecus afarensis.
d) Homo sapiens.
e) Homo habilis.

08. (UFV) Observe o gráfico abaixo, que demonstra a evolução da variação do tamanho do crânio em relação à massa corporal entre espécies de três grupos de hominoides.



Após observação, assinale a afirmativa incorreta:
a) No Homo houve, proporcionalmente, maior aumento percentual do crânio em relação ao do corpo.
b) Os Australopitecos têm crânios menores para o tamanho de seus corpos do que os macacos.
c) No Homo ocorreu maior aumento de crânio em relação ao corpo do que em macacos e Australopitecos.
d) Em todos os três grupos, as espécies com crânios relativamente grandes também têm corpos grandes.

09. (UESC) A evolução humana tornou-se 100 vezes mais rápida e provocou um aumento das diferenças genéticas entre pessoas que vivem em continentes diferentes [...]. As evidências encontradas por um grupo de antropólogos americanos das universidades de Utah e Winconsin-Madison põem em xeque a antiga teoria de que a evolução desacelerou ou parou por completo no homem. A análise dos cientistas sugere, no entanto, que o processo de seleção natural se tornou cada vez mais veloz. [...] Quando os seres humanos surgiram na África e se dispersaram por outras regiões, há 40 mil anos, o ritmo da evolução se acelerou em comparação com os seis milhões de anos anteriores. Desde então, mais mutações são produzidas.
(EVOLUÇÃO…, 2007)
A partir da análise das informações do texto e de conhecimentos sobre a evolução biológica, é correto afirmar:
a) O processo evolutivo na espécie humana é cada vez mais dependente de características adquiridas.
b) As epidemias de doenças graves, que em muitos momentos da história reduziram o tamanho das populações humanas, atuaram naturalmente como fator de seleção.
c) O fluxo gênico entre populações humanas contribui para acentuar diferenças fenotípicas entre essas populações.
d) O potencial de manipulação do ambiente de Homo sapiens, que vem sendo ampliado com o desenvolvimento tecnológico, contribui para tornar a espécie mais suscetível a evoluir.
e) As mutações, sendo eventos direcionados pelo ambiente, representam a base molecular universal no processo evolutivo.

10. (UFMS) A figura abaixo mostra uma das possíveis hipóteses sobre a filogenia dos primatas com origem no Velho Mundo, um grupo chamado Cercopithecidae. Baseando-se nessa filogenia, assinale a alternativa correta.



a) O homem surgiu antes dos outros primatas na história evolutiva do grupo.
b) O gorila é mais próximo, filogeneticamente, do homem e do chimpanzé do que do orangotango e do gibão.
c) O chimpanzé é mais próximo, filogeneticamente, do gorila do que do homem.
d) O homem e o gorila deveriam ser incluídos em grupo taxonômico separado dos outros primatas.
e) Não é possível saber se o orangotango é mais próximo filogeneticamente do gibão ou dos outros primatas.

11. (UEPB) A revista Veja, de 8 de junho de 2005, página 74, traz como título A SOBREVIVÊNCIA DO MELHOR COMERCIANTE, destacando: “Os homens de Neanderthal estão para a antropologia como os dinossauros estão para a paleontologia. Ainda não existe explicação definitiva para a súbita extinção dos répteis há 65 milhões de anos. Também não se sabe por que os Homo neanderthalensis sumiram 30.000 anos atrás depois de um reinado de quase 300.000 anos na Europa e Oriente Médio”. Como isso ocorreu é motivo de especulação, mas o homem moderno é o principal suspeito dessa extinção.
Tomando por base o excerto acima, indique as proposições corretas assinalando a alternativa abaixo.
I. Homo neanderthalensis e Homo sapiens foram contemporâneos.
II. Houve indícios de um sistema de troca comercial entre os H. neanderthalensis e H. sapiens.
III. O desenvolvimento da linguagem foi maior em H. neanderthalensis.
IV. H. neanderthalensis possuía divisão de trabalho.
V. O cérebro do H. neanderthalensis era maior do que o da espécie humana atual; em média, era 1.450 cm3 contra 1.350 cm3, mas esse aumento estaria relacionado à sua forma mais robusta e não a uma inteligência mais desenvolvida.
a) Apenas as proposições I e V são corretas.
b) Apenas as proposições II e III são corretas.
c) Apenas as proposições III e IV são corretas.
d) Apenas as proposições I e II são corretas.
e) Apenas as proposições IV e V são corretas.

12. (UEM) Darwin foi o primeiro a propor nossa relação de parentesco evolutivo com os grandes macacos, incluindo definitivamente a espécie humana no Reino Animal e, de certa forma, rebaixando-a do ponto mais alto da criação. Nesse sentido, assinale o que for correto.
I II
0 0 – Os resultados das análises comparativas mostraram que, de fato, os chimpanzés são mais semelhantes a nós, do ponto de vista molecular, que qualquer outro ser vivo.
1 1 – Os seres humanos fazem parte do Filo Chordata, Sub filo Vertebrata, Classe Mammalia, Ordem Primata, Família Anthropoidea, Gênero Homo e Espécie sapiens.
2 2 – Os primatas desenvolveram, entre outros atributos, mãos dotadas de grande mobilidade e flexibilidade. As suas mãos apresentam o primeiro dedo oponível, funcionando como pinça para agarrar.
3 3 – Um grande avanço, na passagem evolutiva de australopiteco para a espécie humana atual, é o desenvolvimento do sistema nervoso e, consequentemente, da inteligência.
4 4 – Admite-se que o salto mais prodigioso da humanidade rumo ao conhecimento tenha sido o desenvolvimento da fala, que ocorreu há cinco mil anos. As gerações humanas passaram, desde então, a deixar, para as gerações futuras, informações sobre seu modo de vida e suas realizações.

13. (UFMS) Uma característica marcante na passagem evolutiva de Australopithecus sp. para Homo sapiens foi o grande desenvolvimento do sistema nervoso, consequentemente ocorreu o aprimoramento da comunicação. Em relação à evolução humana:
a) Os mamíferos que mais se assemelham à espécie humana são os pongídeos, família do chimpanzé.
b) O Homo erectus foi o primeiro a fabricar ferramentas de pedra lascada que deviam servir de faca para cortar a carne de animais.
c) O homem de Neandertal, que se extinguiu há cerca de 30 mil anos, tinha seu cérebro bem menor do que o da espécie humana atual.
d) O desenvolvimento da capacidade de comunicação não propiciou a evolução cultural.
e) Todos os fósseis atribuídos a ancestrais do homem são de gêneros diferentes.

14. (UEL) A evolução genética da espécie humana começou a ser afetada pelo homem a partir do momento em que ele passou a:
a) Controlar doenças infecciosas, através de vacinas e erradicação dos parasitas.
b) Diminuir os efeitos da seleção natural sobre a população.
c) Prolongar a vida dos indivíduos da sua espécie até os 60 ou 70 anos.
d) Garantir alimentação para toda a população, através do desenvolvimento da agropecuária.
e) Eliminar os predadores dos indivíduos da sua espécie.

15. (PUC-RS) Responda a esta questão com base nas teorias de Charles Darwin e na charge abaixo, que foi publicada por seus contemporâneos, após o lançamento do livro A origem das espécies.



Em 1861, a sociedade não aceitou a proposta de Darwin, a qual sugeria que:
a) Os homens seriam mais evoluídos que os macacos.
b) Os homens e os macacos possuiriam um ancestral comum.
c) Os macacos poderiam vir a ser homens ao longo da evolução.
d) Os macacos derivariam de hominídeos.
e) Os macacos atuais seriam descendentes de homens.

16. (FGV) É comum que os livros e meios de comunicação representem a evolução do Homo sapiens a partir de uma sucessão progressiva de espécies, como na figura abaixo.



Coloca-se na extrema esquerda da figura as espécies mais antigas, indivíduos curvados, com braços longos e face simiesca. Completam-se a figura adicionando, sempre à direita, as espécies mais recentes: os australopitecus quase que totalmente eretos, os neandertais, e finaliza-se com o homem moderno. Esta representação é:
a) Adequada. A evolução do homem deu-se ao longo de uma linha contínua e progressiva. Cada uma das espécies fósseis já encontradas é o ancestral direto de espécies mais recentes e modernas.
b) Adequada. As espécies representadas na figura demonstram que os homens são descendentes das espécies mais antigas e menos evoluídas da família: gorila e chimpanzé.
c) Inadequada. Algumas das espécies representadas na figura estão extintas e não deixaram descendentes. A evolução do homem seria mais bem representada inserindo-se lacunas entre uma espécie e outra, mantendo-se na figura apenas as espécies ainda existentes.
d) Inadequada. Algumas das espécies representadas na figura podem não ser ancestrais das espécies seguintes. A evolução do homem seria mais bem representada como galhos de um ramo, com cada uma das espécies ocupando a extremidade de cada um dos galhos.
e) Inadequada. As espécies representadas na figura foram espécies contemporâneas e, portanto, não deveriam ser representadas em fila. A evolução do homem seria melhor representada com as espécies colocadas lado a lado.

17. Com base na charge abaixo e nos conhecimentos das ciências, não é possível afirmar que:



a) O homem e o chimpanzé tiveram ancestral comum.
b) O homem controla em parte o ambiente em que vive.
c) O homem descende diretamente do macaco.
d) Os genes do homem e de seus ancestrais sub-humanos são formados pelos mesmos tipos de substâncias.
e) Os filhotes dos macacos e dos humanos mamam e apresentam temperatura corporal constante.

18. Os macacos evolutivamente mais aparentados com os seres humanos são:
a) Babuínos, bugios e orangotangos.
b) Bugios, chimpanzés e gorilas.
c) Saguis, búgios e micos-leão-dourados.
d) Chimpanzés, gorilas e orangotangos.
e) Társios, lêmures e mandris.

19. (UFF) Em relação à evolução do homem, assinale a única opção que não está correta:
a) Os homens primitivos, hoje extintos, evoluíram a partir dos macacos.
b) Homens e macacos atuais possuem algumas estruturas anatômicas muito semelhantes.
c) A postura ereta, embora vantajosa, torna o homem propenso a varizes, hérnias e outros problemas orgânicos.
d) O homem é tão fraco em relação a outros predadores que, sem a inteligência, dificilmente teria sobrevivido.
e) De 10 mil anos para cá, a evolução do homem foi muito mais cultura do que biológica.

20. (FMIt-MG) Em relação à evolução do homem, pode-se afirmar:
I. Todos os homens descendem do macaco.
II. Alguns homens primitivos, hoje extintos, vieram do macaco.
III. Homem e macaco provêm de um ancestral comum.
Assinale:
a) Se somente I é correta.
b) Se somente III é correta.
c) Se somente II é correta.
d) Se todas são corretas.
e) Se nenhuma é correta.

21. (UFPR) Considerando os estudos sobre a evolução provável do homem, através de fósseis, o primata mais próximo do homem seria:
a) Homo habilis.
b) Homo neanderthalensis.
c) Australopithecus africanus.
c) homem de Cro-Magnon.
e) Pithecanthropus erectus.

22. (UEPG) A respeito da evolução dos hominídeos, assinale o que for correto.
I II
0 0 – O fóssil humano mais conhecido foi apelidado de Lucy. Trata-se de um hominídeo do gênero Australopithecus que viveu na Etiópia há três milhões de anos e que apresenta semelhanças com o ser humano atual.
1 1 – No decorrer da evolução, os hominídeos foram representados pelos gêneros Australopithecus e Homo, cada um dos quais abrangendo várias espécies. Hoje, o único remanescente dos hominídeos é a espécie Homo sapiens neanderthalensis.
2 2 – O Homem de Neandertal desenvolveu certos comportamentos sociais, como a formação de grupos para a caça e a proteção entre os seus componentes, o que se deduz pelo exame do fóssil encontrado de um indivíduo que morreu ao redor dos 40 anos de idade, com indicação de que, quando jovem, sofreu mutilação no pé, e que, por não ter condições de caçar, jamais poderia ter sobrevivido sem que seu grupo lhe fornecesse alimento e proteção.
3 3 – A partir de um ancestral comum, surgiram as linhas evolutivas que resultaram nos gorilas, nos chimpanzés e nos homens.
4 4 – Foram descobertos restos de carvão, de cinzas e de ossos queimados na caverna de Chou-Kou-Tien, na China, que abrigava também muitos fósseis de Homo erectus. Muito provavelmente, o Homo erectus se abrigava nas cavernas para se proteger do frio, usando o fogo para espantar animais predadores.

23. (UFMS) “Esses nossos parentes antigos, durante boa parte do tempo, viveram da caça e da coleta, antes de começar a semear o chão e cultivar a terra. Nas caminhadas que fizeram atrás dos rebanhos, ao longo das estações do ano, cobriram planícies, cruzaram montanhas e rios. E, certamente, em momentos diferentes, levas inteiras avançaram territórios cada vez mais distantes, o que fez com que, ao longo do tempo, cobrissem enormes distâncias no espaço”.
(Revista Scientific American Brasil – ano 6, no 75 – agosto de 2008. p.6.)
Hoje sabemos que, _______________, o mais antigo fóssil de ancestral humano até hoje encontrado (7 milhões de anos), ao _______________ (cerca de 200.000 anos), o processo de hominização (o conjunto de transformações desde o mais antigo ancestral bípede até a conformação do ser humano moderno) ocorreu fundamentalmente no território da _______________ .
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
a) Do Homem de Pequim – Homo erectus – Ásia.
b) De Lucy – Homo habilis – Austrália.
c) Do Homem do Milênio – Homo ergaster – Europa.
d) De Toumai – Homo sapiens – África.
e) Do Menino de Altamira – Homem de Neandertal – Eurásia.

24. Na árvore filogenética abaixo, em que A representa seres humanos, B, C e D representam, respectivamente:



a) Chimpanzés, gorilas e orangotangos.
b) Chimpanzés, orangotangos e gorilas.
c) Gorilas, chimpanzés e orangotangos.
d) Gorilas, orangotangos e chimpanzés.

25. (UFS) Considere a árvore filogenética abaixo:



Dos macacos antropoides representados no esquema, os que apresentam maior parentesco com o homem são o:
a) Chimpanzé e o orangotango.
b) Orangotango e o gorila.
c) Gorila e o chimpanzé.
d) Gibão e o chimpanzé.
e) Gorila e o gibão.

26. (PUC-MG) CHIMPANZÉ TAMBÉM É “GENTE”, DIZ ESTUDO.
Alguns cientistas dos EUA afirmam que os chimpanzés (Pan troglodites) são geneticamente tão parecidos com os homens que deveriam ser incluídos no gênero Homo, que até o momento tem o Homo sapiens como único representante vivo. A ideia surgiu pela primeira vez em 1998 quando a análise de sequências de DNA de humanos e de chimpanzés revelou 98,4% de identidade. Mais recentemente, a comparação da sequência de DNA de 97 genes comuns de humanos e de chimpanzés revelou 99,4% de identidade entre os genes humanos e de chimpanzés. A diferença nos percentuais de identidade dos dois estudos se deve ao fato de que, em 1998, foi estudado o DNA não-codificante, que não faz parte das sequências que podem ser transcritas e traduzidas. Na realidade, biologicamente não somos tão diferentes dos chimpanzés como muitos crêem. Estudar estes 0,6% de diferenças pode contribuir para entendermos como, nos seis milhões de anos que separam a evolução do homem e do chimpanzé de um ancestral comum, apenas um deles desenvolve a capacidade de compor música, de construir prédios e de fazer pesquisa científica.
(Fonte: Folha de S.Paulo, em 21/05/2003.)
Tendo em vista o texto apresentado, assinale a afirmativa correta.
a) As espécies Homo sapiens e Pan troglodites surgiram há seis milhões de anos.
b) 99,4% dos genes apresentam a mesma sequência de DNA.
c) Sequências de DNA que podem ser expressas como proteínas apresentaram maiores semelhanças que as sequências não codificadoras.
d) Os 97 genes comuns são os responsáveis pela diferenças entres seres humanos e chimpanzés.

27. (PUC-RS) Registros, encontrados na África, de ossadas fósseis de Australopithecus (do latim australos = do sul + pithecus = macaco) são evidências de que o homem teve sua origem evolutiva nesse continente. A teoria da origem africana propõe que o ser humano moderno (Homo sapiens) surgiu há cerca de 130 mil anos na África e dispersou-se por outros continentes há cerca de 100-60 mil anos.



(1) Australopithecus anamensis.
(2) Australopithecus afarensis.
(3) Australopithecus boisei.
(4) Australopithecus robustus.
(5) Australopithecus garhi.
(6) Homo habilis.
(7) __________________
(8) Homo sapiens.
Evidências científicas indicam atualmente a árvore filogenética da linhagem do homem moderno conforme a representação acima, na qual o número 7 corresponde à espécie:
a) Homo neanderthalensis.
b) Australopithecus habilis.
c) Australopithecus erectus.
d) Australopithecus sapiens.
e) Homo erectus.

28. (FAFEOD-MG) Analise o desenho esquemático e marque a afirmativa correta.



a) Uma das prováveis causas da extinção de 2 foi o predatismo realizado por 1.
b) 1 e 2 viveram durante muito tempo juntos, mas numa relação harmônica.
c) 1 conseguiu domesticar 2 pelo fato de ele ser herbívoro e inofensivo.
d) 1 e 2 jamais se encontraram, pois, quando 1 surgiu, 2 já estava extinto.
e) Essa cena só é vista em desenho animado, pois, quando 2 se extinguiu, não havia nenhum tipo de mamífero na terra.

29. (UPE) Considerando a ilustração e as alternativas abaixo, identifique a que responde adequadamente ao processo de evolução dos Primatas.



a) Chimpanzé, gorila, orangotango e gibão, macacos da família dos Pongídeos, junto com o homem, formam a subordem Antropoides, cujas semelhanças são a visão bem desenvolvida, olhos frontais com visão binocular, polegar em oposição aos demais dedos e grande desenvolvimento cerebral e inteligente.
b) O homem e os macacos fazem parte da classe Mammalia, que compreende animais de sangue quente, portadores de pelos e que mamam quando jovens. Acredita-se que os mamíferos tenham surgido há 200 milhões de anos, na era Paleozoica, a partir de ancestrais dos primatas, os prossímios.
c) O possível ancestral do homem e dos antropoides é o Proconsul, que se espalhou pela África, diversificando-se em vários grupos, alguns originaram os Pongídeos (gorilas orangotango) e outros, o homem os chimpanzés.
d) A ordem dos Primatas compreende duas subordens: os prossímios ou primatas inferiores que surgiram no Jurássico, já extintos e os antropoides ou primatas superiores que surgiram há 40 milhões de anos e dividem-se em macacos do velho mundo (macaco-aranha) e macaco do novo mundo (babuíno).
e) Os primatas apareceram na era Mesozoica e muitas de suas características refletem adaptações à vida nas árvores que os favoreceu em relação aos animais do solo.

30. (UFPR) Admite-se que, há cerca de cinco milhões de anos, a linha evolutiva da qual se originou a espécie humana separou-se da dos demais macacos (chimpanzés e gorilas). A revista Veja de 17/07/2002 comenta que, nos limites do deserto do Saara, foi descoberto um hominídeo com cerca de sete milhões de anos. Tal achado fóssil desloca para trás essa divergência evolutiva em cerca de, pelo menos, um milhão de anos. Surpreende também por revelar que o crânio desse hominídeo, batizado como Sahelanthropus tchadensis, apresenta características quase idênticas às dos chimpanzés no formato e no tamanho (parte posterior), associadas com características só encontradas em ancestrais humanos mais recentes, tais como no Homo habilis, os quais apresentam menor projeção da mandíbula e sobrolhos bem-marcados. Esses estudos permitem reavaliar e entender melhor certos ramos da evolução humana repensando o raciocínio básico sobre a evolução das espécies, que interpreta que fósseis recentes refletem também estágios evolutivos mais recentes. Sobre o tema, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
I II
0 0 – O Homo habilis, que surgiu de uma espécie de Australopithecus, viveu na África por mais de 500 mil anos e foi o primeiro hominídeo a usar instrumentos para fins específicos.
1 1 – Os Australopithecus, que viveram na África entre 3,8 e 3,5 milhões de anos atrás, encontram-se extintos.
2 2 – As espécies afarensis, africanus e robustus pertencem ao gênero Homo.
3 3 – Os Australopithecus viviam nas savanas africanas, exibiam posição ereta e possuíam cérebro pouco maior que o dos chimpanzés.
4 4 – Admite-se que os primeiros seres humanos – Homo sapiens – surgiram há mais de 100 mil anos, a partir de um grupo populacional de Homo erectus.

31. (ANGLO-SP) Foi proposto um novo modelo de evolução dos primatas elaborado por matemáticos e biólogos. Nesse modelo, o grupo de primatas pode ter tido origem quando os dinossauros ainda habitavam a Terra, e não há 65 milhões de anos, como é comumente aceito.



Examinando essa árvore, evolutiva podemos dizer que a divergência entre os macacos do Velho Mundo e o grupo dos grandes macacos e de humanos ocorreu há aproximadamente:
a) 10 milhões de anos.
b) 40 milhões de anos.
c) 55 milhões de anos.
d) 65 milhões de anos.
e) 85 milhões de anos.

32. (PUC-MG) Recentes análises do DNA de chimpanzés permitiram concluir que o homem é mais aparentado com eles do que com qualquer outro primata. Isso permite concluir que:
a) O chimpanzé é ancestral do homem.
b) O chimpanzé e o homem têm um ancestral comum.
c) O homem e o chimpanzé são ancestrais dos gorilas.
d) A evolução do homem não foi gradual.
e) Os chimpanzés são tão inteligentes quanto o homem.

33. (FAFEOD-MG) “Os parentes distantes de homem, os X, já andavam sobre dois pés e possuíam mandíbula semelhante á nossa. Porém, apresentavam um cérebro com apenas 450 cm3 e uma face projetada (prognata) tipicamente característica de pongídeo, razão por que foram chamados intermediários. Não fabricavam instrumentos nem conheciam o fogo.”
(Estado de Minas, 22 out. 1989)
Prof. Paulo Márcio Novaes – ICB/UFMG
No texto acima, o indivíduo X é o:
a) Homo sp.
b) Gorila.
c) Chimpanzé.
d) Homo erectus.
e) Australopithecus.

34. (MACK) Na figura abaixo, que mostra a filogenia de alguns grupos de primatas, incluindo o homem, é incorreto afirmar que:



a) Os quatro grupos tiveram um ancestral comum.
b) O homem evoluiu a partir do chimpanzé.
c) O chimpanzé é mais próximo (evolutivamente) do homem do que o gorila.
d) O chimpanzé é mais próximo (evolutivamente) do homem do que do orangotango.

35. (MACK) A respeito da história evolutiva do homem e do macaco, considere as afirmações.
I. O homem evoluiu a partir do macaco.
II. Homem e macaco são aparentados em nível de ordem.
III. Homem e macaco descenderam de um mesmo ancestral.
Assinale:
a) Se somente I for correta.
b) Se somente II for correta.
c) Se somente III for correta.
d) Se somente I e II forem corretas.
e) Se somente II e III forem corretas.

36. (PUERI DOMUS) Leia o trecho a seguir, contido no livro O GENE EGOISTA, de Richard Dawkins.
O chimpanzé e os seres humanos compartilham cerca de 99,5% de sua historia evolutiva, no entanto a maioria dos pensadores considera o chimpanzé uma excentricidade malformada e irrelevante, enquanto se vêem a si próprios como degraus para o todo-poderoso. Para um evolucionista, isto não pode ocorrer. Não há fundamento objetivo para qual elevar uma espécie acima de outra. Chimpanzés e seres humanos, lagartixas e fungos, todos evoluímos durante aproximadamente três milhões de anos por um processo conhecido como seleção natural. Dentro de cada espécie alguns indivíduos têm mais descendentes sobreviventes de que outros, de modo que as características herdáveis (genes) daqueles reprodutivamente bem-sucedidos tornam-se mais numerosas na geração seguinte.
Analise as afirmações a seguir:
I. A história evolutiva de chimpanzés e seres humanos coloca essas espécies acima de outras quanto às características adaptativas.
II. Chimpanzés e seres humanos, assim como lagartixas e fungos, apresentam alto grau de parentesco, pois evoluíram por aproximadamente três milhões de anos.
III. Para os evolucionistas, todas as espécies viventes evoluíram ao longo de milhões de anos através de um processo conhecido como seleção natural.
IV. As características genéticas dos indivíduos com mais descendentes sobreviventes tendem a prevalecer ao longo do tempo.
V. Os genes são responsáveis por características que podem tornar uma espécie bem-sucedida ou mal-sucedida, com aumento ou redução do número de indivíduos.
São corretas:
a) I, II, III, IV e V.
b) Apenas I, III, IV e V.
c) Apenas I, II e IV.
d) Apenas III, IV e V.
e) Apenas II e IV.

37. (ANGLO-SP) O assunto na aula de Biologia era a evolução do Homem. Foi apresentada aos alunos uma árvore filogenética, igual à mostrada na ilustração, que relacionava primatas atuais e seus ancestrais.
Legenda da ilustração:
1. Símios do Novo Mundo.
2. Símios do Velho Mundo.
3. Gibão.
4. Orangotango.
5. Gorila.
6. Chimpanzé.
7. Homem.
I. Hilobatídeos.
II. Pongídeos.
III. Hominídeos.



Após observar o material fornecido pelo professor, os alunos emitiram várias opiniões, a saber:
I. Os macacos antropoides (orangotango, gorila, chimpanzé e gibão) surgiram na Terra mais ou menos contemporaneamente ao Homem.
II. Alguns homens primitivos, hoje extintos, descendem dos macacos antropoides.
III. Na história evolutiva, os homens e os macacos antropoides tiveram um ancestral comum.
IV. Não existe relação de parentesco genético entre macacos antropoides e homens.
Analisando a árvore filogenética, você pode concluir que:
a) Todas as afirmativas estão corretas.
b) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
c) Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
d) Apenas a afirmativa II está correta.
e) Apenas a afirmativa IV está correta.

38. (CESGRANRIO) A análise do quadro abaixo permite fazer as seguintes afirmativas.

ESPÉCIE
AMINOÁCIDOS DIFERENTES
EM RELAÇÃO AO HOMEM
Chimpanzé
0
Gorila
1
Gibão
2
Macaco Rhesus
8
Sapo
67

I. O grau de parentesco entre o gorila e o homem é maior que entre este e o chimpanzé.
II. A sequência de aminoácidos existentes na proteína do gibão é uma evidência de que, evolutivamente, ele está mais afastado do homem do que o macaco Rhesus.
III. Provavelmente a grande distância evolutiva entre o homem e outras espécies deve-se à existência de mutações ocorridas no DNA.
A(s) afirmativa(s) correta(s) é(são):
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) III, apenas.
d) I e III, apenas.
e) II e III, apenas.

39. (PUC-RJ)



Percebemos, pela análise do esquema acima, que não somos, como muitos pensam, descendentes dos macacos atuais. Na verdade, tanto o homem como os atuais antropoides descendem de um ancestral comum. A partir daí, ambos evoluíram separadamente acumulando, ao longo dos milhões de anos, diversas modificações. As alternativas abaixo representam fatores que influíram decisivamente na evolução do Homo sapiens, com exceção da seguinte:
a) Postura ereta ou bípede.
b) Desenvolvimento cerebral.
c) Manipulação precisa de objetos.
d) Desenvolvimento da linguagem.
e) Capacidade física predatória.

40. (COVEST) Em relação à evolução do Homem, avalie as seguintes proposições.
I II
0 0 – O Gênero Homo tem como ancestrais os australopitecos.
1 1 – Os primeiros homens anatomicamente idênticos ao homem atual surgiram, provavelmente, há mais de 500.000 anos.
2 2 – Todos os fósseis atribuídos a ancestrais do Homem são de gêneros diferentes.
3 3 – O desenvolvimento da capacidade de comunicação propiciou a evolução cultural.
4 4 – O Homo sapiens se relaciona estreitamente com chimpanzés e gorilas.

GABARITO


01
0203040506070809
10
D
FFVVVCBCAEBB
B
11
1213141516171819
20
A
VFVVFABBDCDA
B
21
2223242526272829
30
C
VVFVVDACCEDA
VVFVV
31
3233343536373839
40
B
BEBEDBCE
VFFVF

Um comentário:

  1. Blog muito bom e didático.
    visite meu blog, ele é novo: www.cambriano87.blogspot.com

    ResponderExcluir