Queridos alunos e amigos...


A CRIATIVIDADE É UMA FORÇA QUE DORME DENTRO DA GENTE!


MAS, PODE SER ACORDADA DE VÁRIAS MANEIRAS


PORÉM, MOTIVAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO SÃO OS PRINCIPAIS INSTRUMENTOS PARA ESSE "ACORDAR"!

SEJAM BEM VINDOS!


PROFESSORA ROSANE SANTOS

domingo, 8 de junho de 2014

MOBFOG -2014 - OLIMPÍADA DE FOGUESTES - 2014 - CAR - PROFESSORA ROSANE SANTOS

MOBFOG - 2014
OLIMPÍADA DE FOGUETES - 2014 
COLÉGIO DE APLICAÇÃO DE RESENDE
PROFESSORA ROSANE SANTOS

O que é a mobfog
A MOBFOG é realizada anualmente pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) entre alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio em todo território nacional. A MOBFOG tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronáutica, Física, Astronomia e Ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, alunos, professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.
 
Os foguetes das provas são distintos para cada um dos quatro níveis
Nível 3. O foguete, construído pelos alunos a partir de duas garrafas pets de qualquer volume, que fica presa numa base de lançamento presa ao chão, também construída pelos alunos, e terá como combustível somente o ar comprimido por uma bomba manual de encher pneus de bicicletas.
 
SEGURANÇA DOS LANÇAMENTOS.
Os alunos do nível 3 utilizaram o Campo de Aviação de Resende – RJ, para realização de seus testes, bem como a final do campeonato.
Os alunos do nível 3 utilizaram para liberação dos foguetes da base, um fio grosso distante pelo menos 5 metros do foguete. As bases tinham um sistema de aborto de missão, ou seja, de despressurização para se algo desse errado. Visando também a segurança, as bases foram fixadas fortemente ao solo e um manômetro foi acoplado à base para medir a pressão interna do foguete.
Não foi permitido que nenhuma pessoa ficasse dentro da área de lançamentos enquanto os lançamentos estivessem acontecendo.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário