COLÉGIO DE APLICAÇÃO DE RESENDE
8O. ANO - EF - 2014
Dinâmica
CUIDANDO DO NINHO
DINÂMICA SOBRE SEXUALIDADE DESENVOLVIDA
COM O OBJETIVO DE REFLEXÃO SOBRE A GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA.
A Educação sexual nas escolas é fundamental para que jovens
possam falar sobre sexualidade, sem preconceitos ou tabus. Ações de prevenção
podem diminuir a incidência de gravidez precoce. Sabe-se hoje que 20% das
crianças do Brasil são filhas de adolescentes. Comparando com a década de 1970,
as estatísticas revelam um aumento cerca de três vezes mais, os casos de
grávidas com menos de 15 anos.
A dinâmica visa trabalhar com todos os alunos do 8º. Ano – do
Ensino Fundamental – envolvendo aspectos que vão do moral ao social e será realizada
a partir das seguintes etapas:
- Conteúdos teóricos sobre Sexualidade, Puberdade /
Adolescência – Transformação biológica que atinge o corpo do adolescente,
Namoro e Gravidez na Adolescência;
- Confecção de um bebê, a partir de um ovo de galinha (cru);
- Pesquisa sobre as características físicas e informações sobre doenças que o bebê poderá ter;
- Cada aluno cuidará de seu bebê durante 15 dias como se fosse seu filho (em casa e na escola);
- Os alunos contarão sua experiência respondendo uma avaliação individual e elaborando um relatório;
- Os pais participarão através da observação em casa e dando um depoimento por escrito na avaliação individual do aluno.
- Criação de um álbum de fotografias do bebê.
- Ao final da dinâmica: as fotos ficarão expostas,
bem como os bebês que chegarem até o fim da dinâmica. Os alunos irão
montar um mural explicativo com estatísticas e informações sobre os
conteúdos trabalhados durante as etapas da dinâmica.
Dinâmica “Cuidando do Ninho”
A dinâmica envolve o tema transversal
sexualidade e saúde.
A dinâmica "Cuidando do Ninho" procura mostrar que a
sexualidade é fundamental não só para a reprodução, como também para o bem
estar do ser humano, devendo, por isso, estar relacionada à outros aspectos
como sentimento, afeto, prazer, namoro, casamento, filhos e projeto de vida.
Trabalhar com os alunos as questões relacionadas com a dificuldade de
falar sobre a sexualidade, maternidade / paternidade precoce e com suas
responsabilidades e métodos contraceptivos
Material
Ovo
cru personalizado;
Certidão
de nascimento do bebê-ovo.
Desenvolvimento
Cada aluno receberá 1 ou mais
ovos, que simboliza um recém-nascido que
poderá ser cuidado pelo “pai”,
pela “mãe” ou por “ambos”;
O
bebê-ovo fará parte do dia-a-dia do aluno, portanto o mesmo deverá levá-lo a
todos os lugares onde normalmente irá, inclusive à escola, durante o período de
realização do projeto;
Fazer (se possível) álbum de fotografias;
Realizar
pesquisa sobre a possível doença do bebê e entregá-la;
Anotar
as histórias ocorridas com o bebê e com o participante;
Ao final da dinâmica cada aluno deverá responder as
questões de “Avaliação” e seus responsáveis farão um relatório
descrevendo a atitude do adolescente perante a dinâmica em
casa.
GRAVIDEZ
NA ADOLESCÊNCIA
Gravidez na adolescência, como o próprio termo define, consiste na
gravidez de uma adolescente.
Apesar de a Organização Mundial de Saúde
considerar a adolescência como o período de dez a vinte anos na vida de um
indivíduo, cada país especifica a idade em que seus cidadãos passam a ser
considerados adultos (a chamada maioridade legal) ainda podendo ser
influenciados localmente por fatores culturais.
A adolescência é uma fase bastante conturbada na maioria das vezes, em
razão das descobertas, das ideias opostas às dos pais e irmãos, formação da
identidade, fase na qual as conversas envolvem namoro, brincadeiras e tabus. É
uma fase do desenvolvimento humano que está entre infância e a fase adulta.
Muitas alterações são percebidas na fisiologia do organismo, nos pensamentos e
nas atitudes desses jovens.
A gravidez é o período de crescimento e desenvolvimento do embrião na
mulher e envolve várias alterações físicas e psicológicas. Desde o crescimento
do útero e alterações nas mamas a preocupações sobre o futuro da criança que
ainda irá nascer.
O início da atividade sexual está relacionado ao contexto familiar, adolescentes que iniciam a vida sexual precocemente e engravidam, na maioria das vezes, tem o mesmo histórico dos pais. A queda dos comportamentos conservadores, a liberdade idealizada, o hábito de “ficar” em encontros eventuais, a não utilização de métodos contraceptivos, embora haja distribuição gratuita pelos órgãos de saúde públicos, seja por desconhecimento ou por tentativa de esconder dos pais a vida sexual ativa, fazem com que a cada dia a atividade sexual infantil e juvenil cresça e consequentemente haja um aumento do número de gravidez na adolescência.
O início da atividade sexual está relacionado ao contexto familiar, adolescentes que iniciam a vida sexual precocemente e engravidam, na maioria das vezes, tem o mesmo histórico dos pais. A queda dos comportamentos conservadores, a liberdade idealizada, o hábito de “ficar” em encontros eventuais, a não utilização de métodos contraceptivos, embora haja distribuição gratuita pelos órgãos de saúde públicos, seja por desconhecimento ou por tentativa de esconder dos pais a vida sexual ativa, fazem com que a cada dia a atividade sexual infantil e juvenil cresça e consequentemente haja um aumento do número de gravidez na adolescência.
É
muito importante que a adolescente faça o pré-natal para que possa compreender
melhor o que está acontecendo com seu corpo, seu bebê, prevenir doenças e poder
conversar abertamente com um profissional, sanando as dúvidas que atordoam e
angustiam essas jovens.
Quando
uma adolescente engravida, geralmente ela se vê numa situação não planejada e
até mesmo indesejada. Na maioria das vezes a gravidez na adolescência ocorre
entre a primeira e a quinta relação sexual. E quando a jovem tem menos de 16
anos, por sua imaturidade física, funcional e emocional, crescem os riscos de
complicações como o aborto espontâneo, parto prematuro, maior incidência de
cesárea, ruptura dos tecidos da genitália durante o parto, dificuldades na
amamentação e depressão. Por tudo isso, a maternidade antes dos 16 anos é
desaconselhável.
O jovem casal deve ter em mente que um filho inesperado pode significar
ter que rever seus projetos de vida, interromper os estudos ou cancelando
planos futuros de vida profissional. Uma criança exige atenção, amor,
dedicação, além dos cuidados físicos. Durante muito tempo ela será totalmente
dependente dos pais, que deverão educá-la e contribuir para a formação de seu
caráter.
Nas
duas últimas décadas, a incidência de casos tem aumentado significativamente ao
mesmo tempo que tem diminuído a média de idade das adolescentes grávidas.
1. Desconhecimento dos métodos para evitar a gravidez
Ainda hoje encontramos rapazes e moças totalmente desinformados em
relação aos conhecimentos elementares sobre o funcionamento do corpo humano e
aos métodos para evitar a gravidez.
2. Método
conhecido, mas não praticado
Um
grande número de adolescentes não usa nenhum método anticoncepcional, apesar de
conhecer alguns deles.
A
falta de informação correta faz com que os adolescentes usem métodos de elevada
taxa de falha como a tabelinha e o coito interrompido que não exigem consulta
médica.
4. Uso incorreto ou
falha no uso de um método
Se a jovem se esquecer de tomar a pílula ou se a camisinha se romper
por uso incorreto o risco de gravidez é grande.
DEIXE O SEU RECADO
PROFESSORA ROSANE SANTOS
Olá prof. Rosane, td bem...Sou professora de Ciências e gostaria, se possível, que vc me passasse o questionário que os alunos receberam no final da dinâmica. Obrigada. Nossa ... Amei sua ideia. Parabéns. Meu e-mail é fbsend@yahoo.com.br
ResponderExcluirTambém adorei a ideia e vou desenvolver essa atividades com os meus alunos, tb poderia me enviar o questionário final...
ResponderExcluirObrigada
E parabéns pela ideia.
vivianneav@gmail.com
Gostei muito da idéias .. Já vi com boneca .. Mas o legal que com ovo todos podem participar .. Vou fazer com meus alunos .. Por gostaria de receber o e-mail com o questionário final .. Ficou muito legal ...
ResponderExcluirnanhina_anjo@hotmail.com
Gostei muito da idéias .. Já vi com boneca .. Mas o legal que com ovo todos podem participar .. Vou fazer com meus alunos .. Por gostaria de receber o e-mail com o questionário final .. Ficou muito legal ...
ResponderExcluirnanhina_anjo@hotmail.com
Adorei o trabalho e também gostaria de receber o questionario final para fazer com meus alunos
ResponderExcluiremail: andreiafe3@gmail.com
bom dia..
ResponderExcluirGostei muito da ideia.
Vou trabalhar esse projeto em um centro de convivência.
Você poderia encaminhar o questionário final por e-mail?
f.moraesramos@gmai.com..
Obrigada!