Queridos alunos e amigos...


A CRIATIVIDADE É UMA FORÇA QUE DORME DENTRO DA GENTE!


MAS, PODE SER ACORDADA DE VÁRIAS MANEIRAS


PORÉM, MOTIVAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO SÃO OS PRINCIPAIS INSTRUMENTOS PARA ESSE "ACORDAR"!

SEJAM BEM VINDOS!


PROFESSORA ROSANE SANTOS

terça-feira, 23 de abril de 2013

ALIMENTOS QUE CONTÉM ÁGUA - PROFRSSORA ROSANE SANTOS

ÁGUA DE COMER
 
Os alimentos compostos essencialmente de água que podem ajudar na hidratação diária
Yara Achôa, iG São Paulo                    


















Foto: Thinkstock/Getty Images
Rabanete: um dos alimentos campeões em água

enviar por e-mail


* campos são obrigatórios
corrigir


* campos obrigatórios
 
Água é essencial para o bom funcionamento do organismo, manutenção da temperatura corporal e até para beleza. “Devemos ingerir de 1,5 a 2 litros de líquidos por dia, por meio da ingestão de água, água de coco, sucos ou chás. Essa quantidade pode variar de acordo com o metabolismo de cada pessoa, a prática de atividades físicas, temperatura do ambiente e tipos de alimentos ingeridos”, diz a nutricionista Bruna Murta, da Rede Mundo Verde.
 
Você acha difícil andar com uma garrafinha por aí? Pois saiba que certos alimentos podem contribuir para sua boa hidratação. “A quantidade de líquido pode diminuir de acordo com a ingestão de alimentos com alto teor de água”, explica a nutricionista.
 
A ideia, então, é acrescentar ao cardápio frutas, verduras e legumes crus, naturalmente ricos em água. Esses alimentos hidratam e facilitam o trabalho dos rins, que eliminam a retenção de líquidos com eficiência.

Entre eles estão:

chuchu (95%),
pepino (95%),
rabanete (95%),
nabo (94%),
tomate (94%),
couve-flor (92%),
melancia (92%),
melão (90%),
abacaxi (87%),
maçã (86%),
cenoura (86%),
goiaba (86%),
clara de ovo (75%),
banana (74%).

Além de contribuir com a hidratação eles têm poucas calorias, colaborando para manutenção da boa forma. E o melhor: os alimentos com grande quantidade de água podem ajudar a combater a celulite.

Um estudo realizado pelo dermatologista americano Howard Murad, autor do livro A Solução para Celulite, diz que hidratação é importante para tratar o problema. Mas, mais eficaz do que beber oito copos de água por dia, seria a ingestão desses alimentos.

Isso porque, segundo o especialista, as células são capazes de absorver melhor a água contida nos alimentos, principalmente aqueles ingeridos crus, como frutas e verduras. Assim, com o organismo bem hidratado, o problema que atormenta as mulheres seria minimizado.
 
 
Quando o verão chega, traz com ele muitas coisas boas. Com sol, calor, praia e piscina, todo mundo fica mais animado. Mas tem o outro lado, que são os cuidados extras com a saúde que essa época do ano demanda. E não é só o verão, mas em qualquer dia de tempo mais quente ou seco.
"Nestes dias de muito calor, os alimentos que devem ser privilegiados são as frutas, verduras e legumes, pois são ótimas fontes de vitaminas, minerais e fibras, além de serem alimentos refrescantes que combinam com a alta temperatura, por conterem boa quantidade de água em sua composição", afirma a nutricionista Natália Dourado, da e3 Nutrição & Marketing.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) preconiza o consumo mínimo diário de 400 gramas por pessoa ou o equivalente a cinco porções de 80 gramas, em média, por dia de frutas e hortaliças frescas para o alcance de seu efeito saudável e protetor de doenças crônicas. "Em dias quentes e secos não há nenhum problema em consumir uma quantidade maior de frutas e verduras, ainda mais aquelas ricas em água que são pouco calóricas e ajudam na questão da hidratação", diz ela.
Além dos alimentos que devem ser incluídos no cardápio, é preciso ficar atento ao que não ingerir no calor. "Tão importante quanto intensificar o consumo de alimentos aliados da hidratação no cardápio é ficar longe do sal, das frituras, das bebidas alcoólicas e dos carboidratos refinados para evitar a desidratação", aponta a nutricionista. No almoço e no jantar, o ideal é montar sempre um prato bem colorido e fresquinho, com alimentos leves que não pesem no estômago e tragam mal-estar.
 Os oito alimentos que mais contém água e sais minerais
e que devem ser incluídos na dieta
de quem quer manter o corpo hidratado no verão.
1 - Água de coco: rica em sais minerais e nutrientes, como o cálcio, magnésio e a vitamina C. Em 100 ml, apresenta cerca de 250 mg de potássio e 105 mg de sódio. Considerada um isotônico natural, é ideal para repor os líquidos e os sais perdidos por meio do suor durante a prática de atividades físicas e até mesmo em dias mais quentes.
2 - Pepino: é o campeão no percentual de água. "Tem apenas 15 calorias e é composto por aproximadamente 96% de água", afirma a nutricionista Natália Dourado, da e3 Nutrição & Marketing. Sua água ajuda no controle da temperatura corporal e nos processos orgânicos, fornecendo nutrientes para as células e eliminando delas as impurezas. A dica é consumi-lo cru. Entre diversos benefícios, ajuda a melhorar o funcionamento intestinal e é um diurético natural. É rico em potássio, proporcionando flexibilidade aos músculos, e dá elasticidade às células que compõe a pele. Seus minerais estão contidos na casca, mas a polpa (famosa por aliviar a irritação cutânea) é rica em vitamina C, que tem função antioxidante e contribui para o fortalecimento do sistema imunológico.
3 - Abobrinha: tem em sua composição 95% de água. Rica em vitamina A, contribui para conferir benefícios a pele, devido a sua ação antioxidante, e também para a visão. "O cozimento pode diminuir um pouco da água. Se a intenção for hidratar, prefira consumi-la crua em saladas", diz a nutricionista Natália Dourado.
4 - Espinafre: possui 94% de água em sua composição. Rica em sais minerais e em vitaminas, a hortaliça apresenta boas quantidades de cálcio, que é essencial para a formação dos ossos e dentes e ajuda na contração muscular; possui potássio, que participa da coagulação sanguínea; e vitamina A, necessária para uma boa visão. "Para aproveitar e potencializar os nutrientes presentes na hortaliça é necessário consumir o alimento nas principais refeições do dia. Para facilitar este consumo, o espinafre pode ser utilizado nas mais variadas receitas, como tortas, suflês, refogados e saladas cruas. O ideal é que seja diminuído ao máximo o período de cozimento, para que os nutrientes sejam conservados", explica a nutricionista Natália Dourado.
5 - Tomate: tem 94% de água e 20 calorias e, assim como outras frutas, possui potássio, fósforo, vitamina A e vitamina C, fortalecendo o sistema imunológico e prevenindo doenças e o envelhecimento precoce, devido ao seu poder antioxidante.
6 - Melancia: possui aproximadamente 92% de água, por isso ajuda muito na hidratação. "Além de ser refrescante e com sabor doce, possui, entre vários nutrientes, o licopeno e a glutationa, antioxidantes responsáveis por proteger o organismo contra a oxidação celular, contribuindo para o combate do envelhecimento precoce", fala a nutricionista Natália Dourado. É, ainda, fonte de vitamina C, potássio e magnésio.
7 - Brócolis: a hortaliça, principalmente cozida, possui aproximadamente 90% de água, além de ser fonte de fibras, micronutrientes e vitaminas. É rica em antioxidantes, como os carotenoides, que ajudam no combate aos radicais livres que causam danos às células saudáveis. Rico também em vitamina C (importante para o sistema imunológico e absorção do ferro), vitamina A (essencial para visão e reprodução), fibras (necessárias para o bom funcionamento do intestino), cálcio (que ajuda ossos e dentes e ajuda a regular a pressão sanguínea) e ácido fólico (importante para a replicação celular e bom funcionamento do sistema nervoso e imunológico).
8 - Morango: é composto por 90% de água e tem apenas 32 calorias. É um excelente aliado da memória e possui os minerais fósforo, potássio e magnésio. "Além disso, é uma excelente fonte de ácido salicílico, uma substância recomendada para o tratamento de gota e reumatismo", diz a nutricionista Natália Dourado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário