Queridos alunos e amigos...


A CRIATIVIDADE É UMA FORÇA QUE DORME DENTRO DA GENTE!


MAS, PODE SER ACORDADA DE VÁRIAS MANEIRAS


PORÉM, MOTIVAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO SÃO OS PRINCIPAIS INSTRUMENTOS PARA ESSE "ACORDAR"!

SEJAM BEM VINDOS!


PROFESSORA ROSANE SANTOS

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

CARBONO 14 E URÂNIO 238 - PARA MEDIR A IDADE DOS FÓSSEIS - PROFESSORA ROSANE SANTOS


CARBONO 14 E URÂNIO 238
PARA MEDIR A IDADE DOS FÓSSEIS E DAS ROCHAS  (RESPECTIVAMENTE)

Fóssil

Como se realiza a prova do Carbono 14 para conhecer a idade dos restos encontrados por paleontólogos?
A técnica do carbono-14 foi descoberta nos anos quarenta por Willard Libby. Ele percebeu que a quantidade de carbono-14 dos tecidos orgânicos mortos diminui a um ritmo constante com o passar do tempo. Assim, a medição dos valores de carbono-14 em um objeto fóssil nos dá pistas muito exata sdos anos decorridos desde sua morte.



Esta técnica é aplicável à madeira, carbono, sedimentos orgânicos, ossos, conchas marinhas - ou seja todo material que conteve carbono em alguma de suas formas. Como o exame se baseia na determinação de idade através da quantidade de carbono-14 e que esta diminui com o passar do tempo, ele só pode ser usado para datar amostras que tenham entre 50 mil e 70 mil anos de idade.

A radioatividade do carbono 14

Libby, que era químico, utilizou em 1947 um contador Geiger para medir a radioatividade do C-14 existente em vários objetos. Este é um isótopo radioativo instável, que decai a um ritmo perfeitamente mensurável a partir da morte de um organismo vivo. Libby usou objetos de idade conhecida (respaldada por documentos históricos), e comparou esta com os resultados de sua radiodatação. Os diferentes testes realizados demonstraram a viabilidade do método até cerca de 70 mil anos.O C-14 se produz pela ação dos raios cósmicos sobre o nitrogênio-14 e é absorvido pelas plantas. Quando estas são ingeridas pelos animais, o C-14 passa aos tecidos, onde se acumula. Ao morrer, este processo se detêm e o isótopo começa a desintegrar-se para converter-se de novo em nitrogênio-14. A partir desse momento, a quantidade de C-14 existente em um tecido orgânico se dividirá pela metade a cada 5.730 anos. Cerca de 50 mil anos depois, esta quantidade começa a ser pequena demais para uma datação precisa.

Depois de uma extração, o objeto a datar deve ser protegido de qualquer contaminação que possa mascarar os resultados. Feito isto, se leva ao laboratório onde se contará o número de radiações beta produzidas por minuto e por grama de material. O máximo são 15 radiações beta, cifra que se dividirá por dois por cada período de 5.730 anos de idade da amostra.


Fonte: Portal Terra.Com

Urânio 238 para medir a idade das rochas
Granito
A idade das rochas é determinada a partir da análise de elementos químicos instáveis presentes nelas. Tais elementos são assim chamados por passarem por um processo de decaimento radioativo. Isto é, eles liberam partículas permanentemente até que o núcleo atômico se torne mais estável que de início. Durante esse processo, o elemento muda seu número atômico, o que faz com que ele se transforme em outro elemento químico. É o caso do urânio (U), que libera partículas até se transformar em chumbo (Pb).
Conhecida a velocidade com que ocorre essa transformação, é possível determinar há quanto tempo o processo está acontecendo em uma determinada rocha. Para isso, obtém-se uma amostra mineral que incorporou apenas o urânio (elemento-pai) na sua formação. Com o passar do tempo, esse elemento decaiu gerando chumbo (elemento-filho). Assim, mede-se a razão atual entre o elemento-pai e o elemento-filho.
Quanto menor essa razão, mais antiga é a rocha, pois mais tempo se passou e mais elemento-filho foi gerado. Desse modo, chegamos à idade absoluta da rocha. Na datação, utiliza-se o conceito de meia-vida, que é o tempo que metade de um elemento precisa para se transformar em outro. No caso do urânio 235, a meia-vida é de, aproximadamente, 700 milhões de anos. Já no urânio 238, são necessários 4,5 bilhões de anos para que metade do elemento se transforme em chumbo.
O método urânio-chumbo é o mais utilizado para determinar quantos anos tem uma rocha – e, por sinal, é usado para conhecer a idade da Terra. A mesma metodologia pode ser usada com outros elementos, como o rubídio (Rb), que se transforma em estrôncio (Sr).
Fonte: Ciênciahoje.uol.com

FÓSSEIS - PROFESSORA ROSANE SANTOS


FÓSSEIS



Os fósseis são restos ou vestígios de seres vivos (animais ou vegetais) que foram preservados até a atualidade por milhares ou até milhões de anos. Esta conservação do fóssil ocorre graças aos fenômenos da natureza (gelo, argila. aridez do solo). Esta conservação acontece de forma natural.

Exemplo de formação de um fóssil: um peixe que morreu há três milhões de anos atrás, pode ter sido preservado pelo processo de petrificação (em pedra, argila ou rocha) até a atualidade. Ao escavar um sítio arqueológico, o arqueólogo descobre este fóssil que será muito importante para o estudo de um período do planeta.



Além da conservação em rochas e pedras, os seres vivos podem ser transformados em fósseis pelo processo de congelamento ou conservação em âmbar (resina fóssil de origem vegetal). Neste último caso é comum encontrarmos fósseis de insetos. Os ossos humanos e de animais, que viveram há muitos anos atrás, também são considerados fósseis.
Na maioria das vezes, a matéria orgânica do fóssil, principalmente dos preservados em pedras e rochas, não existem mais. Fica apenas o formato do animal ou vegetal. Quando há vestígios de matéria orgânica é possivel fazer a datação através do processo do Carbono 14.

fotos, fósseis, museu, christopher locke, video game

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

FUIDO NÃO NEWTONIANO - PROFESSORA ROSANE SANTOS

FLUIDO NÃO NEWTONIANO



01.(ERSHC – 2012 ) Com os fluidos não-newtonianos algumas coisas bizarras acontecem. Se dermos um soco na superfície da água, como dito, o máximo que conseguiremos é espargir água (e molhar o oobservador que estiver ao nosso lado ). Já no caso de um fluido não-newtoniano, coisas bem diferentes acontecem: Se dermos um soco na superfície de um fluido não-newtoniano:

Aqui a mão foi colocada lentamente. Fonte: wn.com
a) a mão afundará, pois o líquido entre os grânulos se afastará.
b) a mão não afundará, pois o líquido entre os grânulos se afastará.
c) a mão afundará, pois a pressão do soco fará o líquido entre os grânulos se afastar.
d) a mão não afundará, pois a pressão do soco fará o líquido entre os grânulos permaneça, o que faz a massa ficar dura.
e) a mão afundará, pois a pressão do soco fará o líquido entre os grânulos não se afastar.
 
02.(ERSHC – 2012 ) Sobrea a experiência do amido com água (fluido não-newtoniano) abaixo, o que não pode acontecer ?:
Dado: Usamos a "viscosidade" para descrever a resistência de um líquido ao fluxo.
a) sua viscosidade pode ser ampliada ou reduzida.
b) tal fluido poderá se tornar tão viscoso que se comportará como sólido.
c) tal fluido poderá se tornar menos viscoso que parecerá água pura.
d) a viscosidade aumenta ao se exercer força mecânica sobre ele.
e) nenhuma resposta satisfaz.

03.(ERSHC – 2012 ) Um estudo sobre este tipo de fluido é importante, pois durante a perfuração de poços de petróleo frequentemente encontram-se lamas cuja viscosidade diminui mediante a ação da perfuratriz. Estes são os chamados Fluidos (ou Plásticos) de Bingham. Portanto, Se enchermos uma banheira de líquido não newtoniano:
a) basta que se deixe o líquido em repouso, para que uma pessoa que fique passando de uma lado para o outro sobre ele, afunde.
b) basta que se deixe o líquido em repouso , para que uma pessoa que fique parada no lugar afunde.
c) basta que se deixe o líquido em repouso, para que uma pessoa que fique passando de uma lado para o outro sobre ele, afunde lentamente pois a viscosidade vai variando.
d) basta que se deixe o líquido em repouso, para que uma pessoa que fique parada no lugar não afunde.
e) basta que se deixe o líquido em repouso , para que uma pessoa que fique parada no lugar não afunde pois a viscosidade não varia.

04.(ERSHC – 2012 ) Há vários tipo de fluido não-newtoniano sendo estudados e outros já bastante conhecidos como o catchup, assim é falsa a alternativa.
Dado: Com o catchup acontece justamente o contrário.
a) ele fica lá na dele, parado e sua viscosidade tende a aumentar.
b) quando você vira a garrafa, o preguiçoso se recusa a sair.
c) quando você sacode a garrafa, ele escoa pois foi aplicada pressão.
d) quando você sacode a garrafa, sua viscosidade comece a diminuir
e) Todas as alternativas estão erradas.
 
05. (ERSHC – 2012 ) Não é exemplo de fluido não-newtoniano e nem tem comportamento semelhante.
a) ketchup.
b) bolinha de borracha.
c) areia movediça.
d) amido com água
e) amido de milho


06. (ERSHC – 2012 ) A imagem abaixo mostra a combustão do amido quando soprado contra uma fonte de calor (fogo). Marque a alternativa correta.
a) O amido é altamente inflamável por isso pegou fogo.
b) O amido só pegou fogo por que aumentou sua superfície de contato.
c) O amido só pegou fogo por que aumentou sua concentração de CO2, e diminuiu sua área de contato.
d) O amido só pegou fogo por que diminuiu sua superfície de contato e diminuiu sua concentração de CO2.
e) O amido só pegou fogo por que aumentou sua superfície de contato e aumentou sua concentração de CO2.


07. (ERSHC – 2012 ) Sobre a experiência da bolha de sabão , as propriedades físicas observadas na imagem são:
a) elasticidade, redução da tensão superficial, decomposição da luz.
b) diminuição das pontes de hidrogênio, elasticidade, densidade do gás.
c) elasticidade, eliminação da tensão superficial, decomposição da luz.
d) aumento das pontes de hidrogênio, elasticidade, diminuição da densidade do gás.
e) transparência, aumento da tensão superficial, não decomposição da luz.


08. (ERSHC – 2012 ) Sobre a experiência da bolha de sabão , assinale a alternativa correta.

a) a adição do detergente fortalece as pontes de hidrogênio, pois diminui o número delas.
b) a adição do mel fortalece as ligações covalentes simples, pois aumenta o número delas.
c) a adição da glicerina diminui as tensões superficiais , pois aumenta o número de pontes de hidrogênio.
d) a adição do bicarbonato é para fazer espumar a solução água + mel.
e) nenhuma alternativa é verdadeira

09. (ERSHC – 2012 ) Observando as bolhas de sabão abaixo, podemos afirmar com certeza que não há:
 
a) o fenômeno da elasticidade devido à diminuição das tensões superficiais.
b) a decomposição da luz como se a bolha fosse um prisma.
c) a diminuição das tensões superficiais o que fazem a bola crescer.
d) o aumento das tensões superficiais o que fazem a bola crescer.
e) Nenhuma afirmativa é correta.

GOSTAR DE FÍSICA - PROFESSORA ROSANE SANTOS

GOSTAR DE FÍSICA

O que falta é só atitude !





Se você é um daqueles alunos que encontrou alguma dificuldade com a disciplina de física desde o início do ano, não se preocupe, "seus problemas se acabaram"! Segue abaixo "totalmente de grátis" 10 dicas sobre como se dar bem em Física e tirar aquelas notas incríveis e completamente azuis! E mais: você ainda ganhará "totalmente de brinde" algumas dicas para superar aquelas pequenas dificuldades matemáticas!

Faça todas as tarefas: você já deve ter percebido que aquela tarefa que você copiou e não fez acabou lhe fazendo falta na hora da prova, certo? Então deixa de moleza e começe a fazer as suas tarefas;

Estude pelo livro didático: sim, aquele livro foi feito para você estudar os temas que aparecem escritos lá! Incrível, não? O livro didático lhe permite revisar os conteúdos da aula e ainda trás alguns conteúdos "novinhos" que você poderá discutir com o professor;

Problemas com a matemática?: se aquelas "fórmulas esquisitas" lhe parecem realmente esquisitas, não se desespere. Primeiro leia a teoria do livro, veja o significado de cada letra que aparece nas fórmulas e acompanhe a resolução dos exercícios de exemplo que o próprio livro fornece. Compare com o que estudou em classe e tente resolver os problemas. Evite usar calculadoras (elas são práticas para quem tem que fazer muitas contas, mas são péssimas para quem não sabe fazer contas);

Recorra ao professor sempre: sim, nós professores recebemos dinheiro todo mês para que dediquemos um tempo especial para tirar suas dúvidas e ajudá-lo a compreender os conceitos e a fazer suas tarefas! Recorra ao professor sempre que não tiver compreendido completamente qualquer assunto;

Use o seu caderno para estudar: ele não serve apenas para fazer desenhos, tirar folhas para fazer aviozinhos ou bolinhas de papel. Faça resumos, esquemas, anote dúvidas, resolva exercícios do livro ou que o professor passou em classe;

Use a internet para estudar: complemente seu estudo pesquisando na internet os assuntos estudados em classe. Vai no físikanarede.blospot.com. Se não souber como fazer isso, pergunte ao professor!

Reuna a turma para estudar: procure formar um grupo de estudo. Várias cabeças pensam melhor do que uma só. Mas lembre-se de que a reunião é para estudar e não para jogar conversa fora apenas, ok?

Dedique um tempo semanal para estudar: pelo menos duas horas para estudar os assuntos de física da semana já são suficientes. Não deixe de estudar em nenhuma semana e, preferencialmente, estude os assuntos da aula no próprio dia em que teve aula. Não acredite que uma "estudadinha de véspera de prova" vá resolver... Não resolve;

Não falte às aulas: se já não é fácil compreender bem a matéria quando você está lá, na sala de aula, imagine então como será se tiver que estudar sozinho. Evite faltar às aulas e, se precisar faltar, consulte seus colegas de classe e coloque todos os assuntos estudados em dia;

Dedique sua atenção às aulas: se você está tendo dificuldades para compreender os assuntos estudados, preste muita atenção nas explicações do professor, faça perguntas, peça ajuda aos colegas na hora de resolver os exercícios e recorra ao professor sempre que não conseguir fazer sua tarefa.

Com essas dicas e um pouquinho de "atitude" você poderá ter um final de ano azulzinho e até mesmo divertido. Não deixe para tentar salvar seu pescoço apenas na recuperação. Começe já a fazer corretamente aquilo que não tem feito. Tenha fé em si mesmo e coragem para encarar o sucesso!
 
PROFESSORA ROSANE SANTOS

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

TARTARUGA QUE URINA PELA BOCA - PROFESSORA ROSANE SANTOS

TARTARUGA QUE URINA PELA BOCATartaruga que urina pela boca, conhecida como tartaruga chinesa de casco mole (Pelodiscus sinensis), encontrada na Ásia. O sistema excretor deste animal é completamente diferente ao que estamos acostumados: apesar de urinar da maneira usual (cloaca), a maior parte da uréia é excretada pela boca, quando o animal abaixa a cabeça em poças. Acredita-se que seja uma forma de sobreviver com mais facilidade no meio salubre em que estes animais são encontrados, pois através do rim seria necessária uma quantidade maior de água, algo inviável na água mais salgada, ou, segundo o biólogo Yeung Kwon que participou da descoberta, a capacidade poderia ser evolutivamente ligada à forma como alguns mamíferos, como morcegos, bovinos e caprinos, "reciclam" nitrogênio, excretando ureia através de sua saliva.

Turtle that urine through the mouth, known as chinese softshell turtle (Pelodiscus sinensis), found in Asia. The animal's excretory system is completely different to what we are used to: although urinate in the usual manner (cloaca), most of the urea is excreted through the mouth when the animal lowers its head in puddles. It is believed to be one way to survive more easily in brackish environment in which the animals are found, sense through the kidney requires a larger amount of water, something not feasible in such salt water, or, according to biologist Yeung Kwon who participated in discovery, the capacity could be evolutionarily linked to how some mammals, such as bats, cattle and goats, "recycle" nitrogen by excreting urea through saliva.

Photo: Kim Pardi
Other photo: http://ow.ly/hegtM
source: http://ow.ly/hefES / http://ow.ly/hefHJ
 
Tartaruga que urina pela boca, conhecida como tartaruga chinesa de casco mole (Pelodiscus sinensis), encontrada na Ásia. O sistema excretor deste animal é compl...etamente diferente ao que estamos acostumados: apesar de urinar da maneira usual (cloaca), a maior parte da uréia é excretada pela boca, quando o animal abaixa a cabeça em poças. Acredita-se que seja uma forma de sobreviver com mais facilidade no meio salubre em que estes animais são encontrados, pois através do rim seria necessária uma quantidade maior de água, algo inviável na água mais salgada, ou, segundo o biólogo Yeung Kwon que participou da descoberta, a capacidade poderia ser evolutivamente ligada à forma como alguns mamíferos, como morcegos, bovinos e caprinos, "reciclam" nitrogênio, excretando ureia através de sua saliva.

Turtle that urine through the mouth, known as chinese softshell turtle (Pelodiscus sinensis), found in Asia. The animal's excretory system is completely different to what we are used to: although urinate in the usual manner (cloaca), most of the urea is excreted through the mouth when the animal lowers its head in puddles. It is believed to be one way to survive more easily in brackish environment in which the animals are found, sense through the kidney requires a larger amount of water, something not feasible in such salt water, or, according to biologist Yeung Kwon who participated in discovery, the capacity could be evolutionarily linked to how some mammals, such as bats, cattle and goats, "recycle" nitrogen by excreting urea through saliva.

Photo: Kim Pardi
Other photo:
http://ow.ly/hegtM
source: http://ow.ly/hefES / http://ow.ly/hefHJ
 
PROFESSORA ROSANE SANTOS

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

CONSTELAÇÕES - PROFESSORA ROSANE SANTOS

ASTRONOMIA - AS CONSTELAÇÕES 
PROFESSORA ROSANE SANTOS

                                                             
                                                                 AS CONSTELAÇÕES

                                                                                                    ÁRIES

Áries, o Carneiro, é uma constelação do zodíaco . O genitivo, usado para formar nomes de estrelas, é Arietis. Na mitologia, este era o carneiro cuja lã se transformou em ouro, conhecido como Velo d'ouro, ensejando a busca de Jasão e os Argonautas.
O carneiro também é um dos animais preferidos para sacrifícios em diversas culturas Meso-Orientais.
As constelações vizinhas, de acordo com as fronteiras modernas, são Perseus,Triangulum,Pisces, Cetus e Taurus.

                       TOUROTaurus, o Touro, é uma constelação do zodíaco. O genitivo, usado para formar nomes de estrelas, é Tauri. Este é o touro mitológico em que Zeus se transformou para seduzir Europa, uma princesa fenícia.
As constelações vizinhas, de acordo com as fronteiras modernas, são Auriga, Perseus, Áries, Cetus, Eridanus, Orion e Gemini.
Conhecida pela sua maior estrela Aldebaran. Tem 40 vezes o tamanho do Sol e é uma das maiores estrelas junto da Antares na constelação de Escorpião.
Touro é formada apenas pela cabeça, ombros e membros anteriores do Touro. Na literatura grega foi chamada o Busto, representando o touro que raptou Europa, e sua parte posterior estava submersa nas ondas. As estrelas são representadas como um touro em posição de ataque, os chifres enormes abaixados.
A constelação ascendia no equinócio vernal entre 4100 e 1900 a.C., aproximadamente. Manilius referiu-se a ela como "rica em mulheres", referindo-se às sete Híades e sete Plêiades.
 
GÊMEOS
Gemini, ou Gêmeos, é uma constelação do zodíaco. O genitivo, usado para formar nomes de estrelas, é Geminorum. Eles representam Castor (α) e Pólux (β), irmãos de Helena de Tróia, na mitologia grega. O planeta-anão Plutão foi descoberto próximo a Wasat, δ Gem, em 1930, por Clyde Tombaugh.
As constelações vizinhas, de acordo com as fronteiras modernas, são Lynx, Auriga, Taurus, Orión, Monoceros, Canis Minor e Câncer.
 
CÂNCER
Cancer (Português Brasileiro) ou Caranguejo ( Português Europeu)é uma constelação do zodíaco. O genitivo, usado para formar nomes de estrelas, é Cancri . 55 Cancri possui um sistema planetário com dois planetas confirmados. A massa de um deles é 0,84 vezes a de Júpiter, e a do outro é estimada em 5 vezes esta última.
As constelações vizinhas, de acordo com as fronteiras modernas, são Lynx, Gemini, Canis Menor, Hydra e Leo.
Na China, o Aglomerado de estrelas "Presépio" da constelação de Câncer, chama-se Sekishiki, que significa "buraco por onde as almas sobem para o além".
 
LEÃO
Leo, o Leão, é uma constelação do zodíaco. O genitivo, usado para formar nomes de estrelas, é Leonis. Wolf 359, que é uma das estrelas mais próximas do Sistema Solar, encontra-se nesta constelação.
As constelações vizinhas, de acordo com as fronteiras modernas, são Ursa Major, Leo Minor, Câncer, Hydra, Sextans, Crater, Virgo e Coma Berenices.

VIRGEM
Virgo, a Virgem, é uma constelação do zodíaco. O genitivo, usado para formar nomes de estrelas, é Virginis. Uma das identidades mitológicas da Virgem é Têmis, deusa da justiça, que, desgostosa com o comportamento humano, ascendeu ao céu. Em outras versões é identificada com Astréia, filha de Zeus e Têmis, que viveu entre os homens durante a Idade de Ouro, contudo com a decadência da humanidade, retirou-se para o céu onde foi transformada na constelação da Virgem. Um de seus atributos era a balança, daí a proximidade das duas constelações.
Suas vizinhas, de acordo com as fronteiras modernas, são Boötes, Coma Berenices, Leo, Crater, Corvus, Hydra, Libra e Serpens Caput.

LIBRA
Libra, a Balança, é uma constelação do zodiaco. O genitivo, usado para formar nomes de estrelas, é Librae. Representando a balança segurada pela Virgem, a Justiça, esta constelação também foi, por muito tempo, considerada parte do Escorpião.
As constelações vizinhas, de acordo com as fronteiras modernas, são Serpens Caput, Virgo, Hydra, Lupus, Scorpius e Ophiucus.

ESCORPIÃO
Scorpius, o Escorpião, é uma constelação do zodíaco. O genitivo, usado para formar nomes de estrelas, é Scorpii. Seu inimigo mitológico é Orión, o caçador, e as constelações estão de fato em pontos diametralmente opostos do céu.
As constelações vizinhas, de acordo com as fronteiras modernas, são Sagittarius, Ophiuchus, Libra, Lupus, Norma, Ara e Corona Australis.

SAGITÁRIO
Sagittarius, o Arqueiro, é uma constelação do zodíaco. O genitivo, usado para formar nomes de estrelas, é Sagittarii. O centro da Via-Láctea se encontra nesta constelação.
As constelações vizinhas, de acordo com as fronteiras modernas, são Aquila, Scutum, Serpens Cauda, Ophiuchus, Corona Australis, Telescopium, Microscopium e Capricornus.
Na mitologia grega está relacionado com Quíron,um centauro mestre em Medicina.
Sagittarius é o género da ave de rapina secretário.

CAPRICÓRNIO
Capricornus é uma constelação do zodíaco. O genitivo, usado para formar nomes de estrelas, é Capricorni; a constelação é conhecida em português como Capricórnio. Os antigos associavam-na a uma cabra ou cabra-do-mar.
As constelações vizinhas, de acordo com as fronteiras modernas, são Aquila, Sagittarius, Microscopium, Piscis Austrinus e Aquarius.
Na mitologia grega pode se referir a Amaltéia, cabra que amamentou Zeus em sua infância em Creta. Também pode fazer referência a figura do Deus Pan, protetor dos bosques, campos e pastores, e a figura dos sátiros, personagens lendários meio homens ,meio bodes.

AQUÁRIO
Aquarius (Latim para portador da água) é uma constelação do zodíaco. O genitivo, usado para formar nomes de estrelas, é Aquarii e a abreviação oficial adotada pela União Astronômica Internacional é Aqr; a constelação é conhecida em português como Aquário, o portador de água.
A região do céu em que ela se encontra é conhecida como o Marou a Água, devido à proximidade de constelações como Cetus, a Baleia, Pisces, os Peixes, e o rio Eridanus (Erídano). Este é, por vezes, representado como fluindo do vaso do Aquário. Os antigos viam, nessa constelação, a figura de um homem vertendo água de uma ânfora.
É a constelação da Era de Aquarius.
Na mitologia grega a constelação representa o príncipe troiano Ganímedes.
As constelações vizinhas, de acordo com as fronteiras modernas, são Pisces, Pégasus, Equuleus, Delphinus, Aquila, Capricornus, Piscis Austrinus, Sculptore Cetus.

PEIXES
Pisces, os Peixes, é uma constelação do zodíaco. O genitivo, usado para formar nomes de estrelas, é Piscium. A estrela α Psc é conhecida como Alrisha, significando "o nó"; este seria o nó da corda usada para atar os peixes em que a deusa Afrodite e seu filho Eros se transformaram para escapar de titã Tífon.
As constelações vizinhas, de acordo com as fronteiras modernas, são Triangulum, Andromeda, Pegasus, Aquarius, Cetus e Áries.