Queridos alunos e amigos...


A CRIATIVIDADE É UMA FORÇA QUE DORME DENTRO DA GENTE!


MAS, PODE SER ACORDADA DE VÁRIAS MANEIRAS


PORÉM, MOTIVAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO SÃO OS PRINCIPAIS INSTRUMENTOS PARA ESSE "ACORDAR"!

SEJAM BEM VINDOS!


PROFESSORA ROSANE SANTOS

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

EXPERIMENTO - OSMOSE EM VEGETAIS - 1O. ANO ENSINO MÉDIO - PROFESSORA ROSANE SANTOS

        EXPERIMENTO – OSMOSE EM VEGETAIS


Em vegetais, apesar de grande similaridade com animais, a osmose tem suas particularidades. Primeiramente por não haver ruptura da célula devido à resistência que a parede celular proporciona e também pela presença do vacúolo que suporta certa quantidade de água.

Ocorre, no entanto, outros acontecimentos como:

Turgidez: Mergulhada em um meio hipotônico (menos concentrado em soluto), a célula tende a absorver mais do que ceder água. Com isso a célula se "enche" por alcançar volume máximo (mas não se rompe, criando a impressão de "balão") de conteúdo.
Plasmólise: Ocorre quando a célula é inserida em meio hipertônico (mais concentrado em soluto). Neste a célula vegetal cede mais água que recebe, levando-a a um estado de aparência "seca". Isso se deve ao fato de o vacúolo retrair-se, diminui de tamanho e acaba por arrastar o conteúdo do citoplasma (e por conseqüência o conteúdo do hialoplasma) e a membrana plasmática.
Célula Murcha ao Ar: Acontece quando ocorre evaporação da água contida na célula. A célula fica "murcha".
Flacidez: Tem-se uma célula sem receber nenhum tipo de pressão. Com aspecto "frouxo".


 
Equação da osmose em vegetais
Existem dois fatores que determinam a quantidade de água na célula. São eles:
Fator osmótico: Fator que permite entrada de água na célula.
Pressão hidroestática: Fator que faz com que a água tenda a sair, por pressionar a membrana celulósica.


PROCEDIMENTO
Em uma batata, faça um furo até a metade de seu comprimento. No buraco adicionar sal de cozinha, e a seguir apóie a batata sobre a boca de um copo.






COLÉGIO DE APLICAÇÃO DE RESENDE
1O. ANO A - ENSINO MÉDIO
GUSTAVO / FERNANDA


COLÉGIO DE APLICAÇÃO DE RESENDE
1O. ANO A - ENSINO MÉDIO
OCTÁVIO / BRUNA






Tipos de osmose

Exostomose: o fluxo de água é feito do interior para o exterior;

Endosmose: o fluxo de água é feito do exterior para o interior. Endosmose é o movimento resultante das forças de capilaridade no suporte. Ocorre quando o suporte é colocado em contato com o tampão. A solução é aspirada pelas extremidades do suporte e no centro deste haverá o equilíbrio. Após ligar o aparelho, a endosmose aumenta devido à evaporação do solvente e é, portanto, mais intensa nas extremidades do suporte.

Eletrosmose: É o movimento de corrente líquida derivada do fato de serem os suportes eletronegativos em relação à água e, esta se torna eletropositiva em relação aos suportes. Quando se aplica o campo elétrico, o suporte sendo fixo e a água móvel, haverá uma migração para o pólo negativo. A eletrosmose é constante em toda extensão da fita e unidirecional.

A osmose ajuda a controlar o gradiente de concentração de sais em todas as células vivas. Este tipo de transporte não apresenta gastos de energia por parte da célula, por isso é considerado um tipo de transporte passivo. Esse processo está relacionado com a pressão de vapor dos líquidos envolvidos que é regulada pela quantidade de soluto no solvente.

 


PROFESSORA ROSANE SANTOS

Um comentário:

  1. meu muito legal tenho 13 anos e adorei o seu site continue assim mais o meu problema e q nao posso fazer uma experiencia com batata ;( mais td bem bjs

    ResponderExcluir