Queridos alunos e amigos...


A CRIATIVIDADE É UMA FORÇA QUE DORME DENTRO DA GENTE!


MAS, PODE SER ACORDADA DE VÁRIAS MANEIRAS


PORÉM, MOTIVAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO SÃO OS PRINCIPAIS INSTRUMENTOS PARA ESSE "ACORDAR"!

SEJAM BEM VINDOS!


PROFESSORA ROSANE SANTOS

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

EXPERIMENTO - A MÚMIA - 1O. ANO - ENSINO MÉDIO - PROFESSORA ROSANE SANTOS

 EXPERIMENTO – A MÚMIA
MATERIAL

·  1 Ovo Pelado (1 ovo cru e vinagre; veja a Experiência 1)
·  1 quilo de sal de cozinha
·  1 vasilha de vidro ou plástico (onde caiba o ovo com folga)
·  uma balança para pesar o ovo

PROCEDIMENTO


1. Para fazer o ovo pelado, você só precisa deixar 1 ovo cru mergulhado em vinagre durante 2 dias. Troque o vinagre no segundo dia, para acelerar o processo. Você pode manipular esse ovo pelado, mas não aperte com força!

2. Caso tenha uma balança, pese o ovo assim que tirar do vinagre.

3. Coloque uma certa quantidade de sal no fundo da vasilha; cerca de 2 dedos
está bom.


4. Coloque o ovo pelado sobre o sal e, com a ajuda de uma colher, cubra totalmente o ovo com mais sal. Nesta fase, você vai usar metade do pacote de sal.

COLÉGIO DE APLICAÇÃO DE RESENDE
1O. ANO - ENSINO MÉDIO
ALICE




COLÉGIO DE APLICAÇÃO DE RESENDE
1O. ANO A - ENSINO MÉDIO
VINÍCIUS / BRUNO / MARIA GABRIELLE / GABRIELLE



5. Observe o que aconteceu depois de 1 ou 2 dias. Você vai notar que o sal que está bem próximo ao ovo ficou úmido. Essa umidade é uma conseqüência da saída da água e um pouco de vinagre de dentro do ovo.  

É por isso que o ovo parece menor, pois já não está tão cheio de líquido.

OBS:PROCURE DEIXAR A VASILHA EM LOCAL AREJADO PARA QUE O VINAGRE QUE ESTÁ SAINDO DO OVO POSSA EVAPORAR.

6.Depois de 1 ou 2 dias, troque o sal se estiver muito úmido. Não reutilize esse sal na cozinha depois de usá-lo na experiência.Se quiser economizar um pouco, o melhor a fazer é tirar o ovo com cuidado, tirar o sal que estava mais
próximo ao ovo e colocar o ovo em contato com sal mais seco.

7. Aguarde cerca de 2 semanas ou um pouco mais, dependendo da temperatura do ambiente onde deixou o ovo, e você vai encontrar um ovo bastante seco, enrugado, e bem menor que o ovo que tirou do vinagre.
Se tiver uma balança, pese novamente o ovo.
 
O que aconteceu?

Você vai perceber que o ovo que secou dentro do sal está meio duro, todo enrugado e bem menor que antes. Mas mesmo tendo ficado fora da geladeira por 2 semanas, não está com cheiro ruim, de ovo podre!

As mudanças que você observou são uma conseqüência da desidratação - a remoção da água - que o ovo sofreu pela ação do sal.

Isso acontece porque o sal absorve a água, ao mesmo tempo que não consegue entrar dentro do ovo. Como tem muito sal em volta do ovo e a saída de água é lenta, não forma uma solução do lado de fora.

Se o ovo cru, fora da casca, fosse deixado ao ar livre, em duas semanas (na verdade, bem antes!) o cheiro de podre ia estar muito forte. Isso ia acontecer porque a umidade permite que bactérias e fungos que só conseguem sobreviver num meio com água.

Nossas células têm de 60 a 70% de água. O mesmo acontece com o ovo pelado, pois ele pode absorver água do meio quando perde a casca. O ovo pelado que tínhamos no início pesava 89 gramas. Após 2 semanas desidratando no sal, pesou 33 gramas. Isso corresponde a 37% do peso inicial. Ou seja, após duas semanas, perdeu 63% de água.

PROFESSORA ROSANE SANTOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário