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| Densidade
dos Líquidos |
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| Resumo |
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A densidade determina a quantidade de matéria que está presente em uma
unidade de volume. De forma prática, o experimento elucida a teoria de maneira a
fazer os alunos se questionarem porque um liquido flutua sobre o outro mostrando
que a mesma quantidade de volume de diferentes líquidos podem possuir diferentes
pesos. |
| Objetivos |
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Possibilitar que os alunos questionem, analisem e compreendam porquê alguns
líquidos flutuam sobre outros. |
| Estrutura da
Atividade |
- Contextualização: o que é densidade;
- Montagem do experimento;
- Discussão sobre os possíveis resultados.
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| Organização
da Classe |
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De acordo com os materiais disponíveis, sejam eles trazidos pelos alunos ou
cedidos pela escola, a classe pode ser organizada em pequenos grupos (máximo 5
alunos) para facilitar a visualização dos resultados obtidos pelo
experimento. |
| Formas de
Registro |
Antes de realizar o experimento com os alunos:
- Solicite que eles escrevam um breve relato de qual seria o motivo pelo qual
óleo fica na superfície da água.
Após a realização do experimento:
- Solicite que os alunos confeccionam um trabalho/pesquisa mais elaborado em
casa. O trabalho deve conter ilustrações feitas por eles mesmos das etapas que
foram realizadas no experimento, descrição dos procedimentos e o resultado
obtido e pesquisa sobre a densidade de outros líquidos, além dos envolvidos no
experimento.
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| Introdução |
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No nosso cotidiano são inúmeros os acontecimentos que desconhecemos suas
causas, são situações simples, que passam despercebidas ou que não apresentamos
interesse em desvendá-las.
Você já deve ter visto alguma reportagem sobre acidentes ambientais, onde
ocorre um vazamento no casco de grandes navios e estes deixam vazar petróleo nas
águas do mar, mas você já se perguntou por que o petróleo/óleo fica na
superfície da água?
Esta resposta você pode encontrar estudando a densidade dos materiais. Todo
material possui sua densidade, que é a massa por unidade de volume de uma
substância. O cálculo da densidade é feito pela divisão da massa do objeto por
seu volume, isto é, a densidade existe para determinar a quantidade de matéria
que está presente em uma determinada unidade de volume. A densidade dos sólidos
e líquidos é expressa em gramas por centímetro cúbico (g/cm3). |
| Material |
Para facilitar a realização do experimento e permitir que o aluno o reproduza
em sua residência é preferível utilizar materiais de fácil acesso a todos, como
produtos que podemos encontrar em nossas casas.Caso sejam utilizados materiais
de laboratório, deve-se citar algum que seja proporcional a este. EX. Béquer =
copo de vidro, medidas de volume = xícaras, etc.
- um copo alto de vidro
- uma medida de óleo de cozinha ou azeite
- uma medida de água
- uma medida de álcool etílico
- uma colher de tinta guache
A medida a ser utilizada dos líquidos deve ser a mesma, podendo ser
estipulada em ml ou xícaras, por exemplo.
Figura 1
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| Montagem |
- Dispor os ingredientes sobre a bancada ou mesa;
- Adicionar a tinta guache à água;
Figura 2
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| Procedimento |
Para que todos os alunos participem da atividade é aconselhável solicitar que
cada um realiza uma das etapas do procedimento.
- Derramar a água colorida no copo do experimento;
Figura 3
- Com o copo levemente inclinado adicionar o óleo, derramando-o pela lateral
do copo;
Figura 4
- Ainda com o copo inclinado adicionar o álcool da mesma forma, derramando-o
pela lateral do copo;
Figura 5
- Deixar o copo em repouso sobre a bancada;
- Observar o comportamento dos líquidos.
Figura 6
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| Hipóteses |
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Posso mudar a ordem de inclusão dos líquidos?
Teremos o mesmo resultado? |
| Elementos
Para Testar as Hipóteses |
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Caso haja material suficiente, permita que o grupo repita a experiência
colocando os líquidos no copo na ordem que desejarem. |
| Ações dos
Alunos |
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Participar de todas as etapas do experimento e observar seu
resultado. |
| Observações |
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Independentemente da ordem pela qual os líquidos sejam colocados no
recipiente, eles vão sempre ocupar a mesma posição de acordo com a sua
densidade.
Recolhendo um volume igual para cada um dos líquidos analisados, o volume
recolhido de líquido mais denso seria o que apresentava maior quantidade de
matéria (massa), sendo por isso o mais pesado. |
| Resultados |
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Os alunos perceberão que os líquidos não se misturam e um se sobrepõe ao
outro, formando camadas facilmente visualizadas devidos a coloração diferenciada
dos líquidos. |
| Discussão de
Conteúdo |
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O ocorrido deve-se a diferente densidade dos líquidos, onde o álcool é o
líquido com menor densidade permanecendo no topo das camadas, a água é o líquido
mais denso entre os três permanecendo no fundo do copo e o óleo com densidade
intermediaria à densidade do álcool e da água, permanecendo entre estas duas
camadas. |
| Dicas |
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Este conteúdo integra o tema Densidade dos Materiais, sejam eles sólidos,
líquidos ou gasosos. Cabe ao professor adequar a realização deste experimento
dentro de seu planeamento de aula de forma a não negligenciar os demais
conteúdos a serem abordados dentro do tema citado. |
| Noções
Científicas |
| Densidade dos Líquidos, Volume e
Massa.
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| Habilidades |
- Coordenação motora para adicionar os líquidos no recipiente;
- Participação/curiosidade nos questionamentos que antecedem a realização do
experimento;
- Trabalho em equipe;
- Observação;
- Desenho;
- Descrição do experimento;
- Iniciativa para realizar a pesquisa solicitada após o experimento.
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| Atividade
Experimental |
| Demonstração,Experimentação,Laboratório,Instrumentos de
observação,Instrumentos de medição,Simulação,Análise de dados,Materiais
alternativos
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| Atividades de Ciências da Natureza |
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Atividades desenvolvidas por alunos de graduação do curso de Licenciatura em
Ciências da Natureza para o Ensino Fundamental, da Escola de Artes, Ciências e
Humanidades da USP. |
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