Queridos alunos e amigos...


A CRIATIVIDADE É UMA FORÇA QUE DORME DENTRO DA GENTE!


MAS, PODE SER ACORDADA DE VÁRIAS MANEIRAS


PORÉM, MOTIVAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO SÃO OS PRINCIPAIS INSTRUMENTOS PARA ESSE "ACORDAR"!

SEJAM BEM VINDOS!


PROFESSORA ROSANE SANTOS

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

AULA PRÁTICA - PRODUÇÃO DE REPELENTE - PROFESSORA ROSANE SANTOS

COLÉGIO DE APLICAÇÃO DE RESENDE
9O. ANO - EF


AULA PRÁTICA – PRODUZINDO REPELENTE
 
MATERIAL:
  
·      1/2 litro de álcool;
·      1 pacote de cravo da Índia (10g);
·      1 vidro de óleo corporal (100ml)
 
PROCEDIMENTO:
 


 
Deixe o cravo curtindo no álcool uns quatro dias agitando pela manhã e a tarde.
Depois coloque o óleo corporal (pode ser de amêndoas, camomila, erva-doce, aloe vera).
Passe só uma gota no braço e pernas e o mosquito foge do cômodo. 
 
RESULTADO:
 
O cravo espanta formigas da cozinha e dos eletrônicos, espanta as pulgas dos animais. 
 
O repelente evita que o mosquito sugue o sangue, assim, ele não consegue maturar os ovos e atrapalha a postura, vai diminuindo a proliferação.


LEMBRE-SE...
não pode haver bom resultado onde a dedicação não acompanha a execução.

AULA PRÁTICA - PRODUZINDO SAIS DE BANHO - 9O. ANO - EF - PROFESSORA ROSANE SANTOS

COLÉGIO DE APLICAÇÃO DE RESENDE
9O. ANO - EF - 2014
AULA PRÁTICA: PRODUÇÃO DE SAIS DE BANHO




 
Os sais de banho foram projetados para ser adicionados ao banho, cujo objetivo era melhorar a experiência de banhar-se, ou para servir como um veículo para agentes cosméticos. Os sais de banho foram desenvolvidos para imitar as propriedades de banhos minerais naturais.
Tais sais incluem:
·         sulfato do magnésio (Sais de Epsom)
·         bórax
·         sal do mar inoperante
 
Efeitos de sais de banho
O Sulfato de Magnésio ou Sal de EpsoNm é o sal de banho mais-estudado e tem muitos efeitos nos músculos e no sistema nervoso.
Os sais mudam o contrapeso osmótico da água de modo que menos água seja absorvida pela pele através de osmose. Isto reduz “podar” ou “enrugar” o efeito da exposição prolongada de pele à água fresca. O sulfato de magnésio foi mostrado para ser absorvido através da pele e o magnésio tem um efeito anti-inflamatório.
Os óleos e substâncias aromáticas permanecem em cena, mas é com os sais de banho que o ser humano explora suas sensações neste momento de higiene que se transformou em minutos de prazer.
É claro que hoje em dia é muito mais difícil procurar ervas para enriquecer o banho. Para facilitar essa tarefa, o homem moderno criou a comercialização em larga escala dos sais de banho. Hoje, com a busca do consumidor por bem-estar, esses produtos ganham espaço no mercado cosmético. Adicionados à água, os sais de banho podem provocar sensações de relaxamento, energização, alívio de tensões e excitação.
 As concentrações muito elevadas dos sais na água são usadas na terapia da flutuação.
 
SAIS DE BANHO  
MATERIAL:
- dois terços de uma xícara de sal marinho
- um terço de uma xícara de sais de sulfato de magnésio
- uma colher de chá de glicerina
- 3 gotas do óleo essencial de sua preferência
 
Pode-se juntar até três tipos diferentes de óleos, como lavanda, gerânio e alecrim.
O gerânio é tonificante e tira a oleosidade excessiva da pele. O alecrim é dermo purificante.
 
LEMBRE-SE...
não pode haver bom resultado onde a dedicação não acompanha a execução.
 
 

PROJETO GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA - DINÂMICA CUIDANDO DO NINHO - PROFESSORA ROSANE SANTOS

COLÉGIO DE APLICAÇÃO DE RESENDE
8O. ANO - EF - 2014
 
Dinâmica CUIDANDO DO NINHO
 
DINÂMICA SOBRE SEXUALIDADE DESENVOLVIDA COM O OBJETIVO DE REFLEXÃO SOBRE A GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA.

A Educação sexual nas escolas é fundamental para que jovens possam falar sobre sexualidade, sem preconceitos ou tabus. Ações de prevenção podem diminuir a incidência de gravidez precoce. Sabe-se hoje que 20% das crianças do Brasil são filhas de adolescentes. Comparando com a década de 1970, as estatísticas revelam um aumento cerca de três vezes mais, os casos de grávidas com menos de 15 anos.
A dinâmica visa trabalhar com todos os alunos do 8º. Ano – do Ensino Fundamental – envolvendo aspectos que vão do moral ao social e será realizada a partir das seguintes etapas:
 
  1. Conteúdos teóricos sobre Sexualidade, Puberdade / Adolescência – Transformação biológica que atinge o corpo do adolescente, Namoro e Gravidez na Adolescência; 
  2. Confecção de um bebê, a partir de um ovo de galinha (cru);
  3. Pesquisa sobre as características físicas e informações sobre doenças que o bebê poderá ter;
  4. Cada aluno cuidará de seu bebê durante 15 dias como se fosse seu filho (em casa e na escola);
  5. Os alunos contarão sua experiência respondendo uma avaliação individual e elaborando um relatório;
  6. Os pais participarão através da observação em casa e dando um depoimento por escrito na avaliação individual do aluno.
  7. Criação de um álbum de fotografias do bebê.
  8. Ao final da dinâmica: as fotos ficarão expostas, bem como os bebês que chegarem até o fim da dinâmica. Os alunos irão montar um mural explicativo com estatísticas e informações sobre os conteúdos trabalhados durante as etapas da dinâmica.
 
 
 
 
Dinâmica “Cuidando do Ninho”

A dinâmica envolve o tema transversal sexualidade e saúde.
A dinâmica "Cuidando do Ninho" procura mostrar que a sexualidade é fundamental não só para a reprodução, como também para o bem estar do ser humano, devendo, por isso, estar relacionada à outros aspectos como sentimento, afeto, prazer, namoro, casamento, filhos e projeto de vida.
 Objetivo
Trabalhar com os alunos as questões relacionadas com a dificuldade de falar sobre a sexualidade, maternidade / paternidade precoce e com suas responsabilidades e métodos contraceptivos
Material
Ovo cru personalizado;
Certidão de nascimento do bebê-ovo.
 
Desenvolvimento
Cada aluno receberá 1 ou mais ovos,  que simboliza um recém-nascido que poderá ser cuidado pelo “pai”, pela “mãe” ou por “ambos”;
 Cada aluno deverá personalizar seu bebê-ovo e montar uma certidão de nascimento para seu bebê-ovo;
 O bebê-ovo fará parte do dia-a-dia do aluno, portanto o mesmo deverá levá-lo a todos os lugares onde normalmente irá, inclusive à escola, durante o período de realização do projeto;   
Fazer (se possível) álbum de fotografias; 
Realizar pesquisa sobre a possível doença do bebê e entregá-la;  
Anotar as histórias ocorridas com o bebê e com o participante;
 
Ao final da dinâmica cada aluno deverá responder as questões de “Avaliação” e seus responsáveis farão um relatório descrevendo a atitude do adolescente perante a dinâmica em casa.
 
GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA
 
Gravidez na adolescência, como o próprio termo define, consiste na gravidez de uma adolescente.
 Apesar de a Organização Mundial de Saúde considerar a adolescência como o período de dez a vinte anos na vida de um indivíduo, cada país especifica a idade em que seus cidadãos passam a ser considerados adultos (a chamada maioridade legal) ainda podendo ser influenciados localmente por fatores culturais.
A adolescência é uma fase bastante conturbada na maioria das vezes, em razão das descobertas, das ideias opostas às dos pais e irmãos, formação da identidade, fase na qual as conversas envolvem namoro, brincadeiras e tabus. É uma fase do desenvolvimento humano que está entre infância e a fase adulta. Muitas alterações são percebidas na fisiologia do organismo, nos pensamentos e nas atitudes desses jovens.
A gravidez é o período de crescimento e desenvolvimento do embrião na mulher e envolve várias alterações físicas e psicológicas. Desde o crescimento do útero e alterações nas mamas a preocupações sobre o futuro da criança que ainda irá  nascer.
           
O início da atividade sexual está relacionado ao contexto familiar, adolescentes que iniciam a vida sexual precocemente e engravidam, na maioria das vezes, tem o mesmo histórico dos pais. A queda dos comportamentos conservadores, a liberdade idealizada, o hábito de “ficar” em encontros eventuais, a não utilização de métodos contraceptivos, embora haja distribuição gratuita pelos órgãos de saúde públicos, seja por desconhecimento ou por tentativa de esconder dos pais a vida sexual ativa, fazem com que a cada dia a atividade sexual infantil e juvenil cresça e consequentemente haja um aumento do número de gravidez na adolescência. 
            É muito importante que a adolescente faça o pré-natal para que possa compreender melhor o que está acontecendo com seu corpo, seu bebê, prevenir doenças e poder conversar abertamente com um profissional, sanando as dúvidas que atordoam e angustiam essas jovens.
 
Quando uma adolescente engravida, geralmente ela se vê numa situação não planejada e até mesmo indesejada. Na maioria das vezes a gravidez na adolescência ocorre entre a primeira e a quinta relação sexual. E quando a jovem tem menos de 16 anos, por sua imaturidade física, funcional e emocional, crescem os riscos de complicações como o aborto espontâneo, parto prematuro, maior incidência de cesárea, ruptura dos tecidos da genitália durante o parto, dificuldades na amamentação e depressão. Por tudo isso, a maternidade antes dos 16 anos é desaconselhável.
  
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

O jovem casal deve ter em mente que um filho inesperado pode significar ter que rever seus projetos de vida, interromper os estudos ou cancelando planos futuros de vida profissional. Uma criança exige atenção, amor, dedicação, além dos cuidados físicos. Durante muito tempo ela será totalmente dependente dos pais, que deverão educá-la e contribuir para a formação de seu caráter.
Nas duas últimas décadas, a incidência de casos tem aumentado significativamente ao mesmo tempo que tem diminuído a média de idade das adolescentes grávidas.
causas freqUentes da gravidez na adolescência
 
1. Desconhecimento dos métodos para evitar a gravidez
Ainda hoje encontramos rapazes e moças totalmente desinformados em relação aos conhecimentos elementares sobre o funcionamento do corpo humano e aos métodos para evitar a gravidez.
2. Método conhecido, mas não praticado
Um grande número de adolescentes não usa nenhum método anticoncepcional, apesar de conhecer alguns deles.
3. Uso de método anticoncepcional de baixa eficiência
A falta de informação correta faz com que os adolescentes usem métodos de elevada taxa de falha como a tabelinha e o coito interrompido que não exigem consulta médica.
4. Uso incorreto ou falha no uso de um método
Se a jovem se esquecer de tomar a pílula ou se a camisinha se romper por uso incorreto o risco de gravidez é grande.
 
 
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