Queridos alunos e amigos...


A CRIATIVIDADE É UMA FORÇA QUE DORME DENTRO DA GENTE!


MAS, PODE SER ACORDADA DE VÁRIAS MANEIRAS


PORÉM, MOTIVAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO SÃO OS PRINCIPAIS INSTRUMENTOS PARA ESSE "ACORDAR"!

SEJAM BEM VINDOS!


PROFESSORA ROSANE SANTOS

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

DIA MUNDIAL DA ÁGUA - 22 DE MARÇO - PROFESSORA ROSANE SANTOS

A Organização das Nações Unidas instituiu, em 1992, o Dia Mundial da Água - 22 de março. O objetivo da data é refletir, discutir e buscar soluções para a poluição, desperdício e escassez de água no mundo todo. Mas há muitos outros desafios: saber usá-la de forma racional, conhecer os cuidados que devem ser tomados para garantir o consumo de uma água com qualidade e buscar condições para filtrá-la adequadamente, de modo a tirar dela o máximo proveito possível.

A água no mundo

A água e o corpo humano



Os primeiros seres vivos da Terra surgiram na água há cerca de 3,5 bilhões de anos. Sem ela, acreditam os cientistas, não existiria vida. A água forma a maior parte do volume de uma célula. No ser humano, ela representa cerca de 70% de seu peso. Uma pessoa de 65 kg, por exemplo, tem 45 kg de água em seu corpo. Daí sua importância no funcionamento dos organismos vivos. O transporte dos sais minerais e de outras substâncias, para dentro ou para fora da célula, é feito por soluções aquosas. Mesmo a regulagem da temperatura do corpo depende da água - é pelo suor que "expulsamos" parte do calor interno.


A riqueza Brasileira


Quando o assunto é recursos hídricos, o Brasil é um país privilegiado. O território brasileiro detém 20% de toda a água doce superficial da Terra. A maior parte desse volume, cerca de 80%, localiza-se na Amazônia.

É naquela região desabitada que está a maior bacia fluvial do mundo, a Amazônica, com 6 milhões de quilômetros quadrados, abrangendo, além do Brasil, Bolívia, Peru, Equador e Colômbia. A segunda maior bacia hidrográfica do mundo, a Platina, também está parcialmente em território brasileiro.

Mas a nossa riqueza hídrica não se restringe às áreas superficiais: o aqüífero Botucatu/Guarani, um dos maiores do mundo, cobre uma área subterrânea de quase 1,2 milhão de quilômetros quadrados, 70% dos quais localiza-se em território brasileiro. O restante do potencial hídrico distribui-se de forma desigual pelo país. Apesar de tanta riqueza, as maiores concentrações urbanas encontram-se distantes dos grandes rios, como o São Francisco, o Paraná e o Amazonas.

Assim, dispor de grandes reservas hídricas não garante o abastecimento de água para toda a população.

Água potável e água tratada

A água é considerada potável quando pode ser consumida pelos seres humanos. Infelizmente, a maior parte da água dos continentes está contaminada e não pode ser ingerida diretamente. Limpar e tratar a água é um processo bastante caro e complexo, destinado a eliminar da água os agentes de contaminação que possam causar algum risco para a saúde, tornando-a potável. Em alguns países, as águas residuais, das indústrias ou das residências, são tratadas antes de serem escoadas para os rios e mares. Estas águas recebem o nome de depuradas e geralmente não são potáveis. A depuração da água pode ter apenas uma fase de eliminação das substâncias contaminadoras, caso retorne ao rio ou ao mar, ou pode ser seguida de uma fase de tratamento completa, caso se destine ao consumo humano.




ÁGUA CONTAMINADA
Existem vários elementos contaminadores da água. Alguns dos mais importantes e graves são:
  • Os contaminadores orgânicos: são biodegradáveis e provêm da agricultura (adubos, restos de seres vivos) e das atividades domésticas (papel, excrementos, sabões). Se acumulados em excesso produzem a eutrofização das
  • Os contaminadores biológicos: são todos aqueles microrganismos capazes de provocar doenças, tais como a hepatite, o cólera e a gastroenterite. A água é contaminada pelos excrementos dos doentes e o contágio ocorre quando essa água é bebida.
Os contaminadores químicos: os mais perigosos são os resíduos tóxicos, como os pesticidas do tipo DDT (chamados organoclorados), porque eles tendem a se acumular no corpo dos seres vivos. São também perigosos os metais pesados (chumbo, mercúrio) utilizados em certos processos industriais, por se acumularem nos organismos.
Um dos principais problemas que surgiram neste século é a crescente contaminação da água, ou seja, este recurso vem sendo poluído de tal maneira que já não se pode consumi-lo em seu estado natural. As pessoas utilizam a água não apenas para beber, mas também para se desfazer de todo tipo de material e sujeira. As águas contaminadas com numerosas substâncias recebem o nome de águas residuais. Se as águas residuais forem para os rios e mares, as substâncias que elas transportam irão se acumulando e aumentam a contaminação geral das águas. Isto traz graves riscos para a sobrevivência dos organismos.

CICLO DA ÁGUA NA NATUREZA
A água, na natureza, está sempre mudando de estado físico. Sob a ação do calor do Sol, a água da superfície terrestre se evapora e se transforma em vapor d'água. Este vapor sobe para a atmosfera e vai se acumulando. Quando encontra camadas frias, se condensa, formando gotinhas de água que juntam-se a outras gotinhas e formam as nuvens.

As nuvens formadas, quando ficam muito pesadas por causa da quantidade de água nelas contida, voltam à superfície terrestre em forma de chuva. Uma parte da água das chuvas penetra no solo e forma lençóis de água subterrâneos. Outra parte corre para os rios, mares, lagos, oceanos etc. Com o calor do Sol, a água volta a evaporar.



Como economizar água

Não demore muito tempo no chuveiro. Em média, um banho consome 70 litros de água em apenas 5 minutos, ou seja, 25.550 litros por ano.

Preste atenção ao consumo mensal da conta de água. Você poderá descobrir vazamentos que significam enorme desperdício de água. Faça um teste; feche todas as torneiras e os registros de casa e verifique se o hidrômetro - aparelho que mede o consumo de água - sofre alguma alteração. Se alterar, o vazamento está comprovado.

Você pode economizar 16.425 litros de água por ano ao escovar os dentes, basta molhar a escova e depois fechar a torneira. Volte a abri-la somente para enxaguar a boca e a escova.

Prefira lavar o carro com balde em lugar da mangueira. O esguicho aberto gasta aproximadamente 600 litros de água. Se você usar balde, o consumo cairá para 60 litros.

Cuidado: Nada de "varrer" quintais e calçadas com esguicho; use a vassoura!

Curiosidades

Cada brasileiro gasta 300 litros de água por dia. Apenas metade disso seria suficiente para suprir todas as necessidades. Além disso, grande parte dos reservatórios está contaminada, principalmente em regiões mais populosas.

Na maioria dos países, é no campo que ocorre o maior consumo de água: a agricultura intensiva consome mais de quinhentos litros por pessoa ao dia. De 1900 até os nossos dias, a superfície de cultivo irrigado triplicou. Os sistemas tradicionais de irrigação aproveitam apenas 40% da água que utilizam. O resto evapora ou se perde.



A humanidade poderá presenciar no terceiro milênio uma nova modalidade de guerra: a batalha pela água. Um relatório do Banco Mundial de 1995 já anunciava que as guerras do próximo século serão motivadas pela disputa de água, diferentemente dos conflitos do século XX, marcados por questões políticas ou pela disputa do petróleo. Uma prévia do que pode ocorrer num futuro próximo aconteceu em 1967, quando o controle da água desencadeou uma guerra no Oriente Médio.

Naquele ano, os árabes fizeram obras para desviar o curso do rio Jordão e de seus afluentes. Ele é considerado o principal rio da região, nasce ao sul do Líbano e banha Israel e Jordânia. Com a nova rota, Israel perderia boa parte de sua capacidade hídrica. O governo israelense ordenou o bombardeamento da obra, acirrando ainda mais a rivalidade com os países vizinhos.
http://sites.google.com/site/aguaprojetointerdisciplina

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

CASA RECICLADA - PROFESSORA ROSANE SANTOS

TRANSFORMANDO O LIXO EM CASA
O biólogo Luiz Toledo de Sá resolveu pôr em prática tudo o que aprendeu sobre reciclagem. Mas ele foi além de apenas dar um destino correto aos materiais recicláveis, e ergueu uma casa feita quase que totalmente de material reciclado.
A construção fica em um terreno na estrada da Granja, Santa Rita de Cássia, no município de Volta Redonda. As telhas são de caixas de leite ou resíduos de café; os pisos de resíduos de marmoraria; as portas e janelas de tábuas de obras, pintadas em “pátina”; as cortinas de embalagens de café; e as paredes de garrafas, papel e até esterco. Garrafas de vidro, ‘pet’, caixas de leite e até entulhos fazem parte da estrutura de mais de 400 metros quadrados, que serve de moradia para ele e a esposa Edna Toledo.

A casa, iniciada há cerca de cinco anos, foi construída a um custo de R$ 68 mil. Com o material reciclado, segundo o biólogo, foi gasto apenas 25% do que teria que investir se fosse utilizar materiais convencionais na construção. Para se ter uma ideia, 24 toneladas de garrafas de vidro, que revestem quase todas as paredes do imóvel, custaram apenas R$ 340. A intenção do biologa é que sua casa vire uma referência para aqueles que querem transformar o lixo.

Além da casa, o biólogo tem outras invenções que beneficiam e muito o meio ambiente. O esgoto é tratado no próprio quintal, por um sistema de filtros naturais. A água tratada é utilizada nos banheiros e na varanda da casa. O Biólogo Luiz Toledo desenvolveu a decomposteira doméstica: um jarro de barro, com cerca de 1,20m de altura por cerca de 60cm de diâmetro que serve para transformar o lixo orgânico em adubo para as plantas.
Além disso, o Biólogo e sua esposa ministram palestras sobre sustentabilidade e prestam consultoria a empresas que querem montar um projeto autossustentável
Para maiores informações sobre os projetos do biólogo acesse:

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

EXPERIMENTO - DENSIDADE A PROVA DOS LÍQUIDOS - PROFESSORA ROSANE SANTOS

Densidade à prova de líquidos

 


 
Através deste experimento é possível verificar duas propriedades das substâncias: a solubilidade e a densidade.
Tem por finalidade caracterizar o conceito de densidade como uma propriedade física da matéria.
Densidade é uma propriedade importante na identificação das substâncias.
A matéria tem duas características fundamentais: possui massa e ocupa lugar no espaço. Lembre-se que "ocupar lugar no espaço" é sinônimo de dizermos "tem volume". Assim, massa e volume são coisas que tudo que é material tem.

A densidade nos informa se a substância de que é feito um corpo é mais, ou menos compacta: os corpos que possuem muita massa em pequeno volume, como os de ouro e de platina, apresentam grande densidade. Corpos que possuem pequena massa em grande volume, como os de isopor, cortiça e os gasosos em geral, apresentam pequena densidade.
Nesta atividade os alunos de 8a série puderam vivenciar na prática o conceito de densidade nos líquidos. Abaixo segue fotos e comentários dos alunos sobre a atividade desenvolvida.
Material
Mel
Detergente líquido
Álcool contendo corante
Pequenos objetos: moeda, pedaço de parafina, bolinha de gude, rolha de cortiça.

Acrescente ao recipiente, cuidadosamente, todos esses ingredientes na ordem em que foram apresentados.
Vá formando camadas intercaladas como na imagem a seguir:


Observação: Uma dica é deixar os líquidos escoarem pelas paredes do frasco. Os objetos devem ser acrescentados por último.
Ao final do experimento teremos os líquidos separados em camadas e objetos flutuando sobre elas, veja na imagem:


Discussão dos resultados
Por que os objetos ficaram em camadas diferentes?
Os líquidos foram colocados na ordem decrescente de suas densidades, com o mel tendo a maior e o álcool a menor densidade de todos os líquidos.
Os objetos sólidos só irão flutuar em um líquido que apresente uma densidade maior que a sua

EXPERIMENTO - DENSIDADE DOS LÍQUIDOS - PROFESSORA ROSANE SANTOS

Densidade dos Líquidos
Clique para ampliar
Resumo
A densidade determina a quantidade de matéria que está presente em uma unidade de volume. De forma prática, o experimento elucida a teoria de maneira a fazer os alunos se questionarem porque um liquido flutua sobre o outro mostrando que a mesma quantidade de volume de diferentes líquidos podem possuir diferentes pesos.
Objetivos
Possibilitar que os alunos questionem, analisem e compreendam porquê alguns líquidos flutuam sobre outros.
Estrutura da Atividade

  • Contextualização: o que é densidade;
  • Montagem do experimento;
  • Discussão sobre os possíveis resultados.
Organização da Classe
De acordo com os materiais disponíveis, sejam eles trazidos pelos alunos ou cedidos pela escola, a classe pode ser organizada em pequenos grupos (máximo 5 alunos) para facilitar a visualização dos resultados obtidos pelo experimento.
Formas de Registro
Antes de realizar o experimento com os alunos:
  • Solicite que eles escrevam um breve relato de qual seria o motivo pelo qual óleo fica na superfície da água.
Após a realização do experimento:
  • Solicite que os alunos confeccionam um trabalho/pesquisa mais elaborado em casa. O trabalho deve conter ilustrações feitas por eles mesmos das etapas que foram realizadas no experimento, descrição dos procedimentos e o resultado obtido e pesquisa sobre a densidade de outros líquidos, além dos envolvidos no experimento.
Introdução
No nosso cotidiano são inúmeros os acontecimentos que desconhecemos suas causas, são situações simples, que passam despercebidas ou que não apresentamos interesse em desvendá-las. Você já deve ter visto alguma reportagem sobre acidentes ambientais, onde ocorre um vazamento no casco de grandes navios e estes deixam vazar petróleo nas águas do mar, mas você já se perguntou por que o petróleo/óleo fica na superfície da água? Esta resposta você pode encontrar estudando a densidade dos materiais. Todo material possui sua densidade, que é a massa por unidade de volume de uma substância. O cálculo da densidade é feito pela divisão da massa do objeto por seu volume, isto é, a densidade existe para determinar a quantidade de matéria que está presente em uma determinada unidade de volume. A densidade dos sólidos e líquidos é expressa em gramas por centímetro cúbico (g/cm3).
Material
Para facilitar a realização do experimento e permitir que o aluno o reproduza em sua residência é preferível utilizar materiais de fácil acesso a todos, como produtos que podemos encontrar em nossas casas.Caso sejam utilizados materiais de laboratório, deve-se citar algum que seja proporcional a este. EX. Béquer = copo de vidro, medidas de volume = xícaras, etc.
  • um copo alto de vidro
  • uma medida de óleo de cozinha ou azeite
  • uma medida de água
  • uma medida de álcool etílico
  • uma colher de tinta guache
A medida a ser utilizada dos líquidos deve ser a mesma, podendo ser estipulada em ml ou xícaras, por exemplo.
Clique para ampliar
Figura 1
Montagem

  • Dispor os ingredientes sobre a bancada ou mesa;
  • Adicionar a tinta guache à água;
    Clique para ampliar
    Figura 2
Procedimento
Para que todos os alunos participem da atividade é aconselhável solicitar que cada um realiza uma das etapas do procedimento.
  1. Derramar a água colorida no copo do experimento;
    Clique para ampliar
    Figura 3
  2. Com o copo levemente inclinado adicionar o óleo, derramando-o pela lateral do copo;
    Clique para ampliar
    Figura 4
  3. Ainda com o copo inclinado adicionar o álcool da mesma forma, derramando-o pela lateral do copo;
    Clique para ampliar
    Figura 5
  4. Deixar o copo em repouso sobre a bancada;
  5. Observar o comportamento dos líquidos.
    Clique para ampliar
    Figura 6
Hipóteses
Posso mudar a ordem de inclusão dos líquidos? Teremos o mesmo resultado?
Elementos Para Testar as Hipóteses
Caso haja material suficiente, permita que o grupo repita a experiência colocando os líquidos no copo na ordem que desejarem.
Ações dos Alunos
Participar de todas as etapas do experimento e observar seu resultado.
Observações
Independentemente da ordem pela qual os líquidos sejam colocados no recipiente, eles vão sempre ocupar a mesma posição de acordo com a sua densidade. Recolhendo um volume igual para cada um dos líquidos analisados, o volume recolhido de líquido mais denso seria o que apresentava maior quantidade de matéria (massa), sendo por isso o mais pesado.
Resultados
Os alunos perceberão que os líquidos não se misturam e um se sobrepõe ao outro, formando camadas facilmente visualizadas devidos a coloração diferenciada dos líquidos.
Discussão de Conteúdo
O ocorrido deve-se a diferente densidade dos líquidos, onde o álcool é o líquido com menor densidade permanecendo no topo das camadas, a água é o líquido mais denso entre os três permanecendo no fundo do copo e o óleo com densidade intermediaria à densidade do álcool e da água, permanecendo entre estas duas camadas.
Dicas
Este conteúdo integra o tema Densidade dos Materiais, sejam eles sólidos, líquidos ou gasosos. Cabe ao professor adequar a realização deste experimento dentro de seu planeamento de aula de forma a não negligenciar os demais conteúdos a serem abordados dentro do tema citado.
Noções Científicas
Densidade dos Líquidos, Volume e Massa.
Habilidades

  • Coordenação motora para adicionar os líquidos no recipiente;
  • Participação/curiosidade nos questionamentos que antecedem a realização do experimento;
  • Trabalho em equipe;
  • Observação;
  • Desenho;
  • Descrição do experimento;
  • Iniciativa para realizar a pesquisa solicitada após o experimento.
Atividade Experimental
Demonstração,Experimentação,Laboratório,Instrumentos de observação,Instrumentos de medição,Simulação,Análise de dados,Materiais alternativos
Atividades de Ciências da Natureza
Atividades desenvolvidas por alunos de graduação do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza para o Ensino Fundamental, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

EQUIPE CAMPEÃ - MOSTRA BRASILEIRA DE FOGUETES - 2012 - PROFESSORA ROSANE SANTOS

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE FOGUESTES - 2012
A EQUIPE CAMPEÃ DO RIO DE JANEIRO
É DE RESENDE!!!!!!!!!!!!!!!

ASSISTA O VÍDEO!!!!!!
OLIMPÍADA BRASILEIRA DE FOGUESTES - 2012
 
GOSTOU?????
ENTÃO COMENTE!!!!!!!!! 

ROSAS DE BATATAS FRITAS - PROFESSORA ROSANE SANTOS

ROSAS DE BATATAS FRITAS 
 
 APRENDA A FAZER


























GOSTOU??????????????
ENTÃO COMENTE!!!!!!!!!!!!

OBA - OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA - 2013 - PROFESSORA ROSANE SANTOS

Introdução

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica abre inscrições para a edição 2013

Rio - Já estão abertas as inscrições para a 16ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Podem participar alunos dos ensinos fundamental e médio de escolas públicas e particulares - urbanas e rurais - de todo o país. O prazo vai até o dia 13 de março e as provas acontecem no dia 10 de maio (sexta-feira), nas próprias escolas. As instituições que ainda não participaram devem se inscrever pelo site da olimpíada (http://www.oba.org.br) ou através das fichas de cadastros enviadas a todas as escolas ainda não participantes.

A OBA já conta, até hoje, com quase 5 milhões de participantes. Em 2012, a olimpíada distribuiu mais de 32 mil medalhas e reuniu cerca de 800 mil alunos de aproximadamente 9 mil escolas de todas as regiões do Brasil, envolvendo 64 mil professores. A expectativa desse ano é ultrapassar a marca de 1 milhão de participantes.

A olimpíada é dividida em quatro níveis. Os três primeiros são para alunos do fundamental. E o quarto, para o ensino médio. As medalhas serão distribuídas conforme a pontuação obtida pelo aluno na prova, nos quatro diferentes níveis.
Segundo o astrônomo e coordenador nacional da OBA, Dr. João Canalle, cada prova será constituída de dez perguntas: cinco de Astronomia, três de Astronáutica e duas de Energia.

- As questões serão, em sua maioria, de raciocínio lógico. E, muitas vezes, a resposta poderá até constar nos enunciados de outras questões da mesma prova. Nossa missão principal é levar a maior quantidade de informações sobre astronomia e astronáutica, além de instigar o interesse dos jovens pelas ciências espaciais - explica.

Canalle ressalta que a OBA não tem como finalidade criar rivalidade entre as escolas ou promover competição entre cidades ou estados: “O trabalho tem como alvo promover a disseminação dos conhecimentos básicos de forma lúdica e cooperativa entre professores e alunos, além de mantê-los atualizados”.

Os estudantes mais bem classificados nesse ano vão integrar as equipes que representarão o país nas olimpíadas Internacional de Astronomia e Astrofísica e Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica de 2014. Além disso, os participantes da edição desse ano vão concorrer a vagas nas Jornadas Espacial, de Energia, de Foguetes e no Space Camp. Nesses eventos, os alunos recebem material didático, assistem a palestras de especialistas e ainda podem ganhar uma bolsa de iniciação científica.

Organização

A OBA é coordenada por uma comissão formada por membros da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e da Agência Espacial Brasileira (AEB). O grupo responsável é constituído pelos astrônomos João Batista Garcia Canalle (UERJ), Thaís Mothé-Diniz (UFRJ), Douglas Falcão (MAST/MCTI), Jaime Fernando Villas da Rocha (UNIRIO) e pelo engenheiro aeroespacial José Bezerra Pessoa Filho (IAE).

A OBA ainda organiza, desde 2009, os Encontros Regionais de Ensino de Astronomia (EREAs). São promovidos de 10 a 12 encontros por ano. O programa é realizado com parcerias locais e principalmente com recursos obtidos junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Quem desejar organizar um EREA em sua região, basta entrar em contato com a secretaria (oba.secretaria@gmail.com).

domingo, 3 de fevereiro de 2013

DRAGÃO AZUL - PROFESSORA ROSANE SANTOS

DRAGÃO AZUL

Conheçam o Dragão Azul (Glaucus atlanticus). Esse cara é um molusco marinho. Parente do polvo, da lula, dos caramujos e das lesmas.

Lembre que muitos moluscos (animais de corpo mole) possuem uma peça bucal raspadora chamada de Rádula. Palavrinha frequente nos vestibulares.
 Conheçam o Dragão Azul (Glaucus atlanticus). Esse cara é um molusco marinho. Parente do polvo, da lula, dos caramujos e das lesmas.

Lembre que muitos moluscos (animais de corpo mole) possuem uma peça bucal raspadora chamada de Rádula. Palavrinha frequente nos vestibulares.