Queridos alunos e amigos...


A CRIATIVIDADE É UMA FORÇA QUE DORME DENTRO DA GENTE!


MAS, PODE SER ACORDADA DE VÁRIAS MANEIRAS


PORÉM, MOTIVAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO SÃO OS PRINCIPAIS INSTRUMENTOS PARA ESSE "ACORDAR"!

SEJAM BEM VINDOS!


PROFESSORA ROSANE SANTOS

terça-feira, 24 de abril de 2012

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE SAUDE E MEIO AMBIENTE - FIOCRUZ - PROFESSORA ROSANE SANTOS

GALERA
DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DE RESENDE
CONVIDO A TODOS À PARTICIPAR DA

Logo

A Olimpíada

Com as questões de saúde e ambiente cada vez mais em pauta no mundo, você ganha voz aqui.

A 6ª edição da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA) chegou embalada pela conferência das Nações Unidas sobre o desenvolvimento sustentável, a Rio + 20, e pela Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, para dar voz a professores e alunos das escolas de todo o Brasil.

Você que é estudante...

Já se imaginou fazendo um filme sobre a coleta de lixo na sua cidade? Ou escrevendo um poema sobre o futuro do mundo após o possível derretimento das calotas polares? E, ainda, fazendo um projeto sobre o ciclo de plantio da horta que existe em sua escola?

Não fique só na imaginação. Você pode colocar isso em prática e ainda receber um prêmio pelo seu trabalho.

Vá correndo chamar o seu professor (a) porque a conversa agora é com ele (a)!

Se você é professor (a) de turmas de ensino fundamental (6º ao 9º ano) e de ensino médio, poderá mobilizar a sua escola e inscrever os projetos de seus alunos nas modalidades Produção Audiovisual, Produção de Textos ou Projeto de Ciências até 12/06 de 2012.

A OBSMA é organizada em seis coordenações regionais que englobam todos os estados brasileiros. São elas: Regional Centro-Oeste (Goiás, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Distrito Federal), Regional Minas-Sul (Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), Regional Nordeste I (Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte), Regional Nordeste II (Alagoas, Bahia e Sergipe), Regional Norte (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima) e Regional Sudeste (Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo).

Portanto, o trabalho será inscrito na regional pertencente ao estado onde a sua escola está localizada. A cada edição, essas coordenações organizam comissões avaliadoras compostas por pesquisadores e especialistas que indicam os destaques de acordo com as categorias e modalidades.

A contextualização do tema, a clareza dos objetivos, a valorização do conhecimento científico e os resultados dentro e fora da sala de aula são alguns dos itens avaliados.

Os projetos selecionados nessa fase seguem para a Etapa Nacional, onde o professor e um aluno representante do trabalho premiado participam da cerimônia de premiação, de eventos culturais, entre outras atividades.

Sobre a Olimpíada...

A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente é um projeto educativo promovido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para estimular o desenvolvimento de atividades interdisciplinares nas escolas públicas e privadas de todo o país.

Dentre os principais objetivos da OBSMA, destacam-se o reconhecimento do trabalho desenvolvido por professores e alunos nas escolas e a cooperação com a divulgação de ações governamentais criadas em prol da educação, da saúde e do meio ambiente.

Como Participar

Participar da 6ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente está mais rápido e fácil.

Se você é professor (a) e já possui o seu cadastro, para fazer a inscrição basta inserir seu CPF, senha e clicar em NOVO TRABALHO para inscrever seus projetos. Tenha em mãos as informações necessárias ao preenchimento antes de inseri-las no sistema de cadastro. Este procedimento facilitará o processo e evitará erros. Veja o que é preciso para inscrever um trabalho em vídeo, texto ou projeto.

Caso ainda não conheça a Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente e esteja interessado (a) em participar, são apenas seis etapas a cumprir para a inscrição do trabalho.

1. Entrar na área de cadastro. A área de cadastro está localizada na parte superior direita da página principal do site da 6ª edição, abaixo de “Mobilizem suas escolas”. Clique em CADASTRAR, logo abaixo do campo SENHA.

2. Preencher os campos com os seus dados pessoais. Insira as informações corretamente, em especial o e-mail, para que não tenha problemas de acesso no futuro. Volte para a página inicial.

3. Ao retornar à página inicial, faça o login. Você terá a opção DADOS PESSOAIS, onde poderá alterar suas informações de cadastro. Logo abaixo, clique em NOVO TRABALHO para inscrever seu trabalho na 6ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente.

4. Localizar a sua escola no sistema de cadastro. É necessário que a escola esteja cadastrada no INEP. Para realizar a busca pela escola no formulário de inscrição, utilize palavras-chave. Por exemplo, em vez de procurar por Escola Estadual Gota de Chuva, procure apenas por Gota ou Chuva.

5. Cadastrar aqueles que também participaram do projeto, seus alunos. É primordial que as informações sobre os estudantes sejam verdadeiras, caso contrário o trabalho poderá ser desclassificado. Tenha em mãos os dados corretos porque uma vez feita, a inscrição não poderá ser alterada.

6. E, por último, é a vez de inscrever o trabalho. O ideal é que se tenha em mãos todos os dados necessários para o preenchimento antes de fazê-lo. Veja quais informações são solicitadas em Produção Audiovisual, Produção de Textos, e Projeto de Ciências.

Pronto! Você já está inscrito e o seu trabalho também!

Agora é mobilizar a escola e avisar a família para acompanhar o seu progresso na olimpíada.

6ª Edição - Regulamento

Promovida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com a Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco), a Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA) busca incentivar a realização de trabalhos que contribuam para a melhoria das condições ambientais e de saúde no Brasil, além de possibilitar que o conhecimento científico se torne próximo do cotidiano escolar e que as atividades pedagógicas de professores e escolas ganhem visibilidade.
Criada em 2001 e voltada aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas, reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), a Olimpíada visa fortalecer nos jovens estudantes, o desejo de aprender, conhecer, pesquisar e investigar.
A Olimpíada conta com a parceria de instituições das áreas de educação, ciência, tecnologia, saúde e meio ambiente.

Capítulo I – Do concurso e dos objetivos

[Art. 1°] A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente, em sua sexta edição, tem um caráter educativo e visa estimular os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas, a refletirem de forma crítica sobre questões relacionadas à saúde, ao meio ambiente e suas interfaces.

[Art. 2º] São objetivos específicos da Olimpíada: incentivar a realização de projetos que possam contribuir para a melhoria das condições ambientais e de saúde da população brasileira; incentivar a capacidade de reflexão e a criatividade dos alunos; estimular a intervenção sócio-ambiental; despertar o interesse pela ciência e tecnologia; promover a valorização e a difusão do conhecimento científico, tecnológico e pedagógico; contribuir no processo de construção da cidadania; valorizar o trabalho do professor que desenvolve atividades exemplares, criativas e inovadoras na escola; valorizar o trabalho pedagógico da escola.

Capítulo II - Do Trabalho e da Inscrição

[Art. 3º]O trabalho inscrito na Olimpíada deve ser original e inédito e abordar temas relacionados à saúde e/ou meio ambiente.

[Art. 4º]O trabalho deve ser desenvolvido no período vigente da 6ª edição (2011/2012) por alunos, de escolas da rede de ensino brasileira e ter a coordenação de um professor vinculado à instituição de ensino.

[Art. 5º] O trabalho deve ser inscrito em uma das duas categorias: Ensino Fundamental ou Ensino Médio (Art.14) e em uma das três modalidades: Produção Audiovisual, Produção de Texto e Projeto de Ciências (Art. 15).

[Art. 6º]- Se o trabalho for orientado por mais de um professor, deve ser escolhido apenas um representante dos docentes para efetuar a inscrição. Esse professor será o representante do trabalho no caso de premiação do mesmo.

Parágrafo Único– O professor responsável deve estar cadastrado no site da Olimpíada.

[Art. 7º]A inscrição do trabalho é gratuita, realizada a partir do preenchimento do formulário eletrônico, disponível no sítio oficial - www.olimpiada.fiocruz.br e da postagem do material original, via correio convencional, à uma das coordenações regionais da Olimpíada.

[Art. 8°] O prazo para inscrição é até o dia 12/06/2012, à meia-noite e da postagem do material original, via correio convencional, a uma das Coordenações Regionais, até o dia 13/06/2012.

Capítulo III – Da Organização

[Art. 9º] A Olimpíada está organizada em seis Coordenações Regionais em território brasileiro.

Parágrafo Único - O trabalho inscrito fica obrigatoriamente vinculado a uma (1) das seis (6) Coordenações Regionais:

Parágrafo Único -O trabalho inscrito fica obrigatoriamente vinculado a uma (1) das seis (6) Coordenações Regionais, a saber, de acordo com a cidade e o estado de origem da escola:

I. Regional Centro-Oeste: responsável pelos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Distrito Federal;

II. Regional Minas-Sul: responsável pelos estados de Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul;

III. Regional Nordeste I: responsável pelos estados de Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte;

IV. Regional Nordeste II: responsável pelos estados de Alagoas, Bahia e Sergipe;

V. Regional Norte: responsável pelos estados de Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima;

VI. Regional Sudeste: pelos estados de Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo.

[Art. 10] Os trabalhos originais - textos, documentos, fotografias, vídeos, cd-rom, etc - devem ser encaminhados apenas a uma das Coordenações Regionais, correspondente ao estado de origem da escola.

[Art. 11] Os trabalhos enviados devem estar identificados com o título, modalidade, categoria, nome da escola, nome do professor responsável pela inscrição e nome(s) do(s) aluno(s) participantes.

[Art. 12] As inscrições com dados ou informações incompletas ou inconsistentes, ou os trabalhos que não respeitem o(s) objetivos(s) e as normas da Olimpíada não serão avaliados.

[Art. 13] Não serão encaminhados às comissões de avaliação:

a) trabalhos que explorem temas religiosos, partidários, raciais.

b)trabalho ganhador de outros prêmios ou concursos realizados no país.

Capítulo IV - Das Categorias e Modalidades

[Art. 14] A Olimpíada está dividida em duas categorias: 1)Ensino Fundamental - destinada aos alunos do 6º ao 9º ano e 2) Ensino Médio.

[Art. 15] Cada trabalho deve ser inscrito em uma das seguintes modalidades:

I. Produção Audiovisual - - nesta modalidade somente são aceitos trabalhos coletivos desenvolvido por um grupo de alunos, turma ou escola. O tema a ser abordado é de livre escolha dos autores, devendo estar relacionado ao objeto desta Olimpíada. Como critério de avaliação serão observados: o desenvolvimento do tema na linguagem audiovisual escolhida e a relevância, ou seja, os impactos do trabalho na comunidade escolar.

Os materiais apresentados devem utilizar a linguagem audiovisual e a duração máxima de cada vídeo é de dez (10) minutos. Os vídeos que ultrapassarem este limite de tempo não serão avaliados.

Os trabalhos podem ser produzidos em um dos seguintes gêneros audiovisuais: animação; documentário e ficção; vídeo-arte, programa de entrevistas, spot de propaganda, vídeo-reportagem e videoclipe.

As formas de captação aceitas são: AVI, MPEG, WMV. Para captação de imagens podem ser utilizados: celulares, câmeras fotográficas digitais e mini-dv (filmadoras).

II. Elaboração de Textos -podem se inscrever nesta modalidade trabalhos individuais ou coletivos. O tema a ser abordado é de livre escolha do(s) autor(es), devendo, necessariamente, ter relação com o objeto desta Olimpíada. O texto deve ser inédito e original, pode ter no máximo 10 (dez) páginas, e poderá ser ilustrado (literatura de cordel, tiras em quadrinhos, pinturas, colagens, fotografias, desenhos, etc).

Além do impacto que o trabalho pedagógico obteve junto à comunidade escolar, as Comissões de Avaliação analisam a capacidade de expressão e a clareza das ideias e dos argumentos, valorizando os trabalhos redigidos na forma padrão da língua portuguesa. A capacidade do autor em compreender e expressar as questões ou os problemas referentes à promoção da saúde e/ou preservação do meio ambiente no Brasil é considerada de grande relevância. Nessa modalidade, os trabalhos podem explorar quaisquer dos usos, das formas e dos estilos literários existentes. São aceitos contos, composições livres, redações, histórias, poemas, crônicas, novelas, reportagens jornalísticas, paródias etc.

III. Projeto de Ciências -podem se inscrever nesta modalidade somente propostas de projetos coletivos (grupos de alunos, turmas ou escola) que busquem tornar o processo de ensino-aprendizagem, das diversas disciplinas do ensino fundamental e médio, interessante, dinâmico e inovador. O tema a ser abordado é de livre escolha dos autores devendo, necessariamente, ter relação com o objeto desta Olimpíada.

Para efeito de avaliação, será levada em consideração a indicação/enumeração do conjunto de métodos, técnicas ou processos utilizados, os resultados obtidos e o impacto do projeto junto a comunidade escolar. Nesta modalidade, podem ser apresentados projetos diversos incluindo experimentos científicos destinados à verificação de fenômenos naturais ligados ao tema saúde e/ou meio ambiente. É obrigatória a remessa de outras formas de registro não escritas: fotografias, vídeos, cd-rom etc, que contenham, de forma clara e precisa, informações sobre os trabalhos.

[Art. 16] Após a realização da etapa nacional de avaliação os trabalhos não premiados ficarão a disposição por um período de um ano para serem retirados com ônus do professor.

 

Capítulo V - Da Avaliação e Premiação dos Trabalhos

[Art. 17] O processo de avaliação dos trabalhos está dividido em duas etapas: Regional - sob a responsabilidade de uma comissão formada por especialistas escolhidos pelas Coordenações Regionais - e Nacional - sob a responsabilidade de uma comissão formada por especialistas escolhidos pelo Conselho Nacional da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente.

[Art. 18] Na etapa regional as comissões avaliadoras escolhem os vencedores de cada regional, por categoria e nas 3 modalidades.

[Art. 19] Os vencedores da etapa regional concorrerão a etapa nacional.

[Art. 20] Na etapa nacional são escolhidos os destaques da 6ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente.

[Art. 21] As decisões das Comissões Avaliadoras, consignadas em ata, não serão suscetíveis de recursos ou impugnação.

[Art. 22] Os autores (um professor e um aluno) dos trabalhos vencedores na etapa regional participarão dos eventos programados e da cerimônia de premiação nacional.

[Art. 23] Os prêmios distribuídos, por categoria e por modalidade, pela 6ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente, são definidos pelo Conselho Nacional da Olimpíada.

[Art. 24] Comissões Avaliadoras não estabelecem ranking ou classificação.

Capítulo VI – Direitos Autorais de Imagem e Som

[Art. 25] Os professores inscritos concordam com a eventual publicação, pela Fiocruz e/ou Abrasco, de imagens e dos trabalhos inscritos, no todo, em parte, ou um texto resumido, em forma e suporte a serem definidos, sem que sejam devidas autorização e qualquer remuneração aos participantes e autores dos trabalhos, obrigando-se, todavia, a mencionar o crédito do material.

[Art. 26] O realizador do trabalho é responsável exclusivo pela utilização não-autorizada de imagens ou sons de terceiros em suas obras audiovisuais. Quaisquer problemas de direitos autorais recairão unicamente no responsável pelo trabalho inscrito.

[Art. 27] Os participantes da Olimpíada autorizam automaticamente o uso de suas imagens e vozes, em todo e qualquer material entre fotos, documentos e outros meios de comunicação. A presente autorização é concedida a título gratuito, abrangendo o uso da imagem anteriormente mencionada, em todo território nacional e no exterior.

[Art. 28] O(s) trabalho(s) inscrito(s) ou premiado(s) na modalidade Audiovisual pode(m) ser vinculado(s) ao Canal Saúde – emissora de televisão da Fundação Oswaldo Cruz.

Capítulo VII - Disposições gerais

[Art. 29] A participação de professores e alunos na 6ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente implica no conhecimento deste Regulamento e na sua aceitação.

[Art. 30] Os casos omissos serão resolvidos pelo Conselho Nacional da 6ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente.

[Art. 31] O Conselho Nacional da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente é composto pelos coordenadores nacionais, regionais e representantes das instituições promotoras deste projeto.

[Art. 32] No ato da divulgação do resultado dos vencedores regionais, a escola participante será comunicada.

[Art. 33] A Coordenação Nacional e as Coordenações Regionais estão localizadas nos seguintes endereços:

I. Coordenação Nacional: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio Av. Brasil 4365, Manguinhos, Cep 21045-900, Rio de Janeiro, RJ - Telefone: (21) 3865-9740 / 3865-9741 / 3865-9738 / Fax.: (21) 2560-8259 E-mail: olimpiada@fiocruz.br

II. Regional Centro-Oeste: Diretoria Regional de Brasília (DIREB) da Fiocruz Avenida L3 Norte, Campus Universitário Darcy Ribeiro Gleba-"A" SG-10 CEP:70904-970, Brasília, DF - Telefones: (61) 3329-4522. E-mail: olimpiadacentroeste@fiocruz.br

III. Regional Minas/Sul: Instituto de Pesquisas René Rachou (CPqRR) Av. Augusto Lima 1.715, Barro Preto, Cep. 30.190-002, Belo Horizonte, MG - Tel: (31) 3349-7741. E-mail: olimpiada@cpqrr.fiocruz.br

IV. Regional Nordeste I: Instituto de Pesquisas Aggeu Magalhães (CPqAM) Av. Morais Rego s/n, Campus da UFPE, Cidade Universitária, Cep 50.670-420, Recife, PE - Telefone: (81) 2101-2667. E-mail: olimpiada@cpqam.fiocruz.br

V. Regional Nordeste II: Instituto de Pesquisas Gonçalo Moniz (CPqGM) Rua Waldemar Falcão 121, Brotas, Cep 40.295-001, Salvador, Ba - Telefone: (71) 3176-2236. E-mail: olimpiada@cpqgm.fiocruz.br

VI. Regional Norte: Instituto de Pesquisas Leônidas e Maria Deane (CPqLMD) Rua Teresina 476, Adrianópolis, Cep 69.057-070, Manaus, AM - Telefone: (92) 3621.2323 . E-mail: olimpiada@amazonia.fiocruz.br

VII. Regional Sudeste: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) Av. Brasil 4365, Manguinhos, Cep 21040-360, Rio de Janeiro, RJ - Telefone: (21) 2560-8259 / 3865-9741/3865-9738. E-mail: olimpiada@fiocruz.br

São Paulo: Secretaria de Estado da Educação - Coordenação de Estudos e Normas Pedagógicas Praça da República, 53 - sala 65 - Térreo - São Paulo - SP - CEP: 01045-903 - Telefone: (11) 3866-0628.

Modalidades & Categorias

Não sei se produzo uma reportagem em vídeo, escrevo um cordel ou faço um experimento científico...

Então você veio ao lugar certo! Aqui você vai entender um pouco sobre o que é cada modalidade de trabalho: Produção Audiovisual, Produção de Texto e Projeto de Ciências.

Mas antes, fique sabendo que são duas as categorias de participação: Ensino Fundamental e Ensino Médio. Sendo que no ensino fundamental, só poderão participar turmas ou alunos do 6º ao 9º ano. Já no ensino médio, é permitida a participação de estudantes de cursos profissionalizantes e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Modalidades

Os trabalhos inscritos devem abordar a temática “saúde e/ou meio ambiente”.

  • Produção Audiovisual

    Trabalhos inscritos nesta modalidade são passíveis de serem vistos e ouvidos ao mesmo tempo. Ou seja: imagem sem som ou som sem imagem não serão aceitos.

    Podem ser uma vídeo-reportagem, um documentário, um videoclipe, um filme de ficção, um vídeo-arte, um programa de entrevistas, um filme de animação ou até mesmo um spot de propaganda, contato que seja coletivo e não ultrapasse 10 minutos no tempo de duração.

    Uma cópia em DVD da sua produção deve ser enviada por correio para a coordenação regional referente ao estado onde a sua escola está localizada. Fique atento ao prazo de postagem!

    Visualize a ficha de inscrição em Produção Audiovisual antes de preenchê-la no formulário de cadastro.
  • Audiovisual
  • Produção de Texto
    O texto inscrito nesta modalidade deve ser inédito, ou seja, nada de copiar do Google. Nós queremos saber a sua capacidade de compreender e expressar as questões referentes à promoção da saúde e/ou preservação do meio ambiente de acordo com a realidade da qual você faz parte. Seria mais legal ainda se o seu texto viesse acompanhado de imagens, mas isso não é obrigatório. Cada trabalho deve ter no máximo dez páginas.

    A capacidade de expressão, a clareza das ideias e o português correto, são requisitos fundamentais para uma avaliação positiva do seu texto.

    Você pode fazer uso de qualquer forma ou estilo literário para estruturar sua produção textual e ainda pode utilizar fotografias, desenhos, colagens e o que mais a sua imaginação permitir para compor o seu trabalho.

    Uma cópia deve ser enviada por correio para a coordenação regional referente ao estado onde a sua escola está localizada. Fique atento ao prazo de postagem!

    Visualize a ficha de inscrição em Produção de Texto antes de preenchê-la no formulário de cadastro.
  • Audiovisual
  • Projeto de Ciências

    Você pode apresentar um projeto dentro da temática desta olimpíada, contanto que não se esqueça de detalhar qual a sua motivação na escolha do tema, que caminhos percorreu durante o processo, em quais fontes bebeu para estruturar o trabalho e quais os impactos obtidos na escola, na comunidade, no bairro etc. Nesta modalidade não aceitamos trabalhos individuais.

    O projeto deve ser enviada por correio para a coordenação regional referente ao estado onde a sua escola está localizada. É obrigatório conter fotografias, vídeos ou outras formas de registro do processo de elaboração do trabalho. Fique atento ao prazo de postagem!

    Visualize a ficha de inscrição em Projeto de Ciências antes de preenchê-la no formulário de cadastro.

Divulgação

Você está na sala de imprensa da 6ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente.

Nesta página, o jornalista encontra tudo o que precisa para produzir uma matéria sobre esta Olimpíada. Além disso, também disponibilizamos material de divulgação para que nossas Coordenações Regionais de todo o Brasil e parceiros possam ter fácil acesso a este material.

Para jornalistas...

Este serviço destina-se à imprensa e aos veículos de comunicação. Para se cadastrar no mailing da OBSMA, receber sugestões de pauta sobre saúde e meio ambiente ou para atendimento, entre em contato:
+55 21 2560-8259


Parceiros...

O logotipo da 6ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente está disponível em vetor e imagem. A solicitação de folderes e cartazes para a divulgação da 6ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente deve ser feita à coordenação nacional, por meio do telefone +55 (21) 2560-8259.

Baixe a Logotipo da 6ª OBSMA


Selos de divulgação

Divulgar a 6ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente é muito fácil: basta copiar o texto da coluna “Código correspondente” referente a uma das imagens abaixo e colar em seu blog, página pessoal ou, até mesmo, na página de recados de seu orkut. Ou então, clique com o botão direito do mouse em cima da imagem desejada e salve no seu computador para, em seguida, publicá-la.


CONTO COM VOCÊ!

PROFESSORA ROSANE SANTOS

quarta-feira, 18 de abril de 2012

GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA - DINÂMICA "CUIDANDO DO NINHO" - 9O. ANO - EF - PROFESSORA ROSANE SANTOS

GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA

 
Gravidez na adolescência, como o próprio termo define, consiste na gravidez de uma adolescente.
  Apesar de a Organização Mundial de Saúde considerar a adolescência como o período de dez a vinte anos na vida de um indivíduo, cada país especifica a idade em que seus cidadãos passam a ser considerados adultos (a chamada maioridade legal) ainda podendo ser influenciados localmente por fatores culturais.
A adolescência é uma fase bastante conturbada na maioria das vezes, em razão das descobertas, das ideias opostas às dos pais e irmãos, formação da identidade, fase na qual as conversas envolvem namoro, brincadeiras e tabus. É uma fase do desenvolvimento humano que está entre infância e a fase adulta. Muitas alterações são percebidas na fisiologia do organismo, nos pensamentos e nas atitudes desses jovens.
  A gravidez é o período de crescimento e desenvolvimento do embrião na mulher e envolve várias alterações físicas e psicológicas. Desde o crescimento do útero e alterações nas mamas a preocupações sobre o futuro da criança que ainda irá  nascer.
  O início da atividade sexual está relacionado ao contexto familiar, adolescentes que iniciam a vida sexual precocemente e engravidam, na maioria das vezes, tem o mesmo histórico dos pais. A queda dos comportamentos conservadores, a liberdade idealizada, o hábito de “ficar” em encontros eventuais, a não utilização de métodos contraceptivos, embora haja distribuição gratuita pelos órgãos de saúde públicos, seja por desconhecimento ou por tentativa de esconder dos pais a vida sexual ativa, fazem com que a cada dia a atividade sexual infantil e juvenil cresça e consequentemente haja um aumento do número de gravidez na adolescência. 
  É muito importante que a adolescente faça o pré-natal para que possa compreender melhor o que está acontecendo com seu corpo, seu bebê, prevenir doenças e poder conversar abertamente com um profissional, sanando as dúvidas que atordoam e angustiam essas jovens.
Quando uma adolescente engravida, geralmente ela se vê numa situação não planejada e até mesmo indesejada. Na maioria das vezes a gravidez na adolescência ocorre entre a primeira e a quinta relação sexual. E quando a jovem tem menos de 16 anos, por sua imaturidade física, funcional e emocional, crescem os riscos de complicações como o aborto espontâneo, parto prematuro, maior incidência de cesárea, ruptura dos tecidos da genitália durante o parto, dificuldades na amamentação e depressão. Por tudo isso, a maternidade antes dos 16 anos é desaconselhável.

   O jovem casal deve ter em mente que um filho inesperado pode significar ter que rever seus projetos de vida, interromper os estudos ou cancelando planos futuros de vida profissional. Uma criança exige atenção, amor, dedicação, além dos cuidados físicos. Durante muito tempo ela será totalmente dependente dos pais, que deverão educá-la e contribuir para a formação de seu caráter.
Nas duas últimas décadas, a incidência de casos tem aumentado significativamente ao mesmo tempo que tem diminuído a média de idade das adolescentes grávidas.


causas mais freqUentes da gravidez na adolescência
 


1. Desconhecimento dos métodos para evitar a gravidez
Ainda hoje encontramos rapazes e moças totalmente desinformados em relação aos conhecimentos elementares sobre o funcionamento do corpo humano e aos métodos para evitar a gravidez.
2. Método conhecido, mas não praticado
Um grande número de adolescentes não usa nenhum método anticoncepcional, apesar de conhecer alguns deles.
3. Uso de método anticoncepcional de baixa eficiência
A falta de informação correta faz com que os adolescentes usem métodos de elevada taxa de falha como a tabelinha e o coito interrompido que não exigem consulta médica.
4. Uso incorreto ou falha no uso de um método
Se a jovem se esquecer de tomar a pílula ou se a camisinha se romper por uso incorreto o risco de gravidez é grande.

 
Dinâmica “Cuidando do Ninho”
 
A dinâmica envolve o tema transversal sexualidade e saúde.
"Cuidando do Ninho" procura mostrar que a sexualidade é fundamental não só para a reprodução, como também para o bem estar do ser humano, devendo, por isso, estar relacionada à outros aspectos como sentimento, afeto, prazer, namoro, casamento, filhos e projeto de vida.
Objetivo
Trabalhar com os alunos as questões relacionadas com a dificuldade de falar sobre a sexualidade,  maternidade / paternidade precoce e com suas responsabilidades e métodos contraceptivos
Material
 
·        Ovo cru personalizado;
·        Certidão de nascimento do bebê-ovo.
Desenvolvimento
·        Cada aluno receberá 1 ou 2 ovos,  que simboliza um recém-nascido que poderá ser cuidado pelo “pai”, pela “mãe” ou por “ambos”;
  
   
 
  

·        Cada aluno deverá personalizar seu bebê-ovo e montar uma certidão de nascimento para seu bebê-ovo;
      

  ·        O bebê-ovo fará parte do dia-a-dia do aluno, portanto o mesmo deverá levá-lo a todos os lugares onde normalmente irá, inclusive à escola, durante o período de realização do projeto;
   
  
 
·        Fazer (se possível) álbum de fotografias;
      
 
   
   
   
  
·        Realizar pesquisa sobre a possível doença do bebê e entregá-la;
  
  
   
   
   
 
  
  
·        Anotar as histórias ocorridas com o bebê e com o participante;
 
  
  

·        Ao final da dinâmica cada aluno deverá responder as questões de “Avaliação” e seus responsáveis farão um relatório descrevendo a atitude do adolescente perante a dinâmica em casa.
Período de realização: 09/04/2012 à 16/04/2012

PROFESSORA ROSANE SANTOS