Queridos alunos e amigos...


A CRIATIVIDADE É UMA FORÇA QUE DORME DENTRO DA GENTE!


MAS, PODE SER ACORDADA DE VÁRIAS MANEIRAS


PORÉM, MOTIVAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO SÃO OS PRINCIPAIS INSTRUMENTOS PARA ESSE "ACORDAR"!

SEJAM BEM VINDOS!


PROFESSORA ROSANE SANTOS

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

EXPERIMENTO - EXTRAÇÃO DO DNA DO MORANGO - 1O. ANO ENSINO MÉDIO - PROFESSORA ROSANE SANTOS

                 EXPERIMENTO

Extração do DNA do morango

 Gifs - Morangos

Os morangos que consumimos são plantas da espécie Fragaria ananassa. Estas plantas são Rosáceas, ou seja, são da mesma família das rosas que enfeitam muitos jardins. Elas se reproduzem principalmente por meio do estolão, que é um ramo que cresce paralelo ao chão, gerando brotos de novas plantas. As variedades de morangos que consumimos hoje são resultado de cruzamentos de espécies diferentes que ocorriam, naturalmente na Europa (França e Rússia) e nas Américas (Chile e Estados Unidos).
Uma das razões de se trabalhar com morangos é que eles se prestam muito bem à extração de DNA, porque são muito macios e fáceis de homogeneizar. Morangos maduros também produzem pectinases e celulases, que são enzimas que degradam a pectina e a celulose (respectivamente), presentes nas paredes celulares das células vegetais. Além disso, os morangos possuem muito DNA: eles possuem 8 (oito) cópias de cada conjunto de cromossomos (são octoplóides!).

Materiais (por grupo):
  1. 1 saco plástico tipo "zip loc"
  2. 1 morango (fresco ou congelado)
  3. 10 ml de solução de extração de DNA (veja como fazer abaixo)
  4. Aparato filtrante: 1 filtro de papel com funil ou 1 filtro de pano ou gaze
  5. Álcool etílico gelado (pode ser álcool 70º g.l.)
  6. 1 tubo de ensaio limpo
  7. 1 bastão de vidro ou 1 palito de madeira (tipo pau-de-laranjeira, para manicure, encontrado em drogarias)
Preparo das soluções e outras notas sobre os materiais
  • O saquinho tipo "zip loc" deve ser bem espesso. Quanto mais espesso mais resistente e geralmente os saquinhos utilizados para embalar comidas no freezer são apropriados.
  • Os morangos podem ser frescos ou congelados. Se for usar morangos congelados, deixar descongelar completamente antes de realizar o experimento. Outras frutas macias como Kiwi ou banana podem ser usadas, mas não fornecem ao final tanto DNA.
Solução de extração de DNA (suficiente para 100 grupos)
  • 100 ml de xampu (não contendo condicionador)
  • 15 gramas de NaCl (sal de cozinha) = 2 colheres de chá
  • 900 ml de água (H2O), de preferência mineral
  • 50 ml de detergente podem substituir o xampu (de preferência sem corantes)
O álcool etílico (etanol) deve ser de, no mínimo, 90º g.l. e deve estar gelado.
Se for usar gaze, corte-a em quadrados e dobre em 2 camadas. Corte-a grande o suficiente para poder ficar presa no funil ou na boca do tubo.

PROCEDIMENTO
  1. Coloque um morango, previamente lavado e sem as sépalas (as folhinhas verdes) em um saco zip loc.
  2. Esmague o morango com o punho por, no mínimo, 2 minutos.
  3. Adicione a solução de extração ao conteúdo do saco.
  4. Misture tudo, apertando com as mãos, por 1 minuto.
  5. Derrame o extrato no aparato filtrante e deixe filtrar diretamente dentro do tubo. Não encha totalmente o tubo (encha somente até 1/8 do seu volume total).
  6. Derrame devagar o álcool gelado no tubo, até que o mesmo esteja cheio pela metade.
  7. Mergulhe o bastão de vidro ou o pau-de-laranjeira dentro do tubo no local onde a camada de álcool faz contato com a camada de extrato.
  8. Mantenha o tubo ao nível dos olhos para ver o que está acontecendo.
  9. COLÉGIO DE APLICAÇÃO DE RESENDE
    1O. ANO A - ENSINO MÉDIO
    MONIQUI / VICTOR

Resultados esperados:
Assim que os participantes derramarem o etanol gelado no extrato de morango eles começarão a notar fitas brancas muito finas de DNA, que se formarão na interface entre as duas camadas. Agitando-se o DNA que se formou na camada de etanol, este formará fibras como as de algodão, que grudarão no objeto que se está usando para misturar (bastão de vidro ou madeira).
O que acontece quando...
  • Colocamos o detergente? O detergente presente no xampu ajuda a dissolver a bicamada lipídica que compõe a membrana plasmática e as membranas das organelas.
  • Colocamos o sal? O sal ajuda a manter as proteínas dissolvidas no líquido extraído, impedindo que elas precipitem com o DNA.
  • Colocamos o etanol? O ADN não é solúvel em etanol (álcool etílico).
Quando as moléculas são solúveis em um dado solvente, elas se dispersam neste solvente e não são, portanto, visíveis. Por outro lado, quando as moléculas são insolúveis em um dado solvente, elas se agrupam, tornando-se visíveis. Quanto mais gelado estiver o álcool, menos solúvel o ADN vai estar. Por isso é tão importante que o etanol seja mantido no freezer ou em um banho de gelo até a hora do experimento.
Bom experimento!

Bibliografia:

Retirado e adaptado de um método de Diane Sweeney a ser publicado em Biology:
Exploring Life, Pearson Education
Arquivo pdf da extração de DNA de morango
Informações sobre as espécies de morango
Para saber mais você pode visitar também o site, em português, DNA VAI À ESCOLA.
Fonte de imagens: Museu da Vida/ Fiocruz.

EXPERIMENTO - OSMOSE EM VEGETAIS - 1O. ANO ENSINO MÉDIO - PROFESSORA ROSANE SANTOS

        EXPERIMENTO – OSMOSE EM VEGETAIS


Em vegetais, apesar de grande similaridade com animais, a osmose tem suas particularidades. Primeiramente por não haver ruptura da célula devido à resistência que a parede celular proporciona e também pela presença do vacúolo que suporta certa quantidade de água.

Ocorre, no entanto, outros acontecimentos como:

Turgidez: Mergulhada em um meio hipotônico (menos concentrado em soluto), a célula tende a absorver mais do que ceder água. Com isso a célula se "enche" por alcançar volume máximo (mas não se rompe, criando a impressão de "balão") de conteúdo.
Plasmólise: Ocorre quando a célula é inserida em meio hipertônico (mais concentrado em soluto). Neste a célula vegetal cede mais água que recebe, levando-a a um estado de aparência "seca". Isso se deve ao fato de o vacúolo retrair-se, diminui de tamanho e acaba por arrastar o conteúdo do citoplasma (e por conseqüência o conteúdo do hialoplasma) e a membrana plasmática.
Célula Murcha ao Ar: Acontece quando ocorre evaporação da água contida na célula. A célula fica "murcha".
Flacidez: Tem-se uma célula sem receber nenhum tipo de pressão. Com aspecto "frouxo".


 
Equação da osmose em vegetais
Existem dois fatores que determinam a quantidade de água na célula. São eles:
Fator osmótico: Fator que permite entrada de água na célula.
Pressão hidroestática: Fator que faz com que a água tenda a sair, por pressionar a membrana celulósica.


PROCEDIMENTO
Em uma batata, faça um furo até a metade de seu comprimento. No buraco adicionar sal de cozinha, e a seguir apóie a batata sobre a boca de um copo.






COLÉGIO DE APLICAÇÃO DE RESENDE
1O. ANO A - ENSINO MÉDIO
GUSTAVO / FERNANDA


COLÉGIO DE APLICAÇÃO DE RESENDE
1O. ANO A - ENSINO MÉDIO
OCTÁVIO / BRUNA






Tipos de osmose

Exostomose: o fluxo de água é feito do interior para o exterior;

Endosmose: o fluxo de água é feito do exterior para o interior. Endosmose é o movimento resultante das forças de capilaridade no suporte. Ocorre quando o suporte é colocado em contato com o tampão. A solução é aspirada pelas extremidades do suporte e no centro deste haverá o equilíbrio. Após ligar o aparelho, a endosmose aumenta devido à evaporação do solvente e é, portanto, mais intensa nas extremidades do suporte.

Eletrosmose: É o movimento de corrente líquida derivada do fato de serem os suportes eletronegativos em relação à água e, esta se torna eletropositiva em relação aos suportes. Quando se aplica o campo elétrico, o suporte sendo fixo e a água móvel, haverá uma migração para o pólo negativo. A eletrosmose é constante em toda extensão da fita e unidirecional.

A osmose ajuda a controlar o gradiente de concentração de sais em todas as células vivas. Este tipo de transporte não apresenta gastos de energia por parte da célula, por isso é considerado um tipo de transporte passivo. Esse processo está relacionado com a pressão de vapor dos líquidos envolvidos que é regulada pela quantidade de soluto no solvente.

 


PROFESSORA ROSANE SANTOS

DIA MUNDIAL DE COMBATE AO DIABETES - 12 DE NOVEMBRO - PROFESSORA ROSANE SANTOS

O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF) em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), como uma resposta ao crescente número de casos em todo o mundo. Pelo menos 245 milhões de pessoas têm diabetes e um alto percentual vive em países em desenvolvimento. Em 30 anos, este número deve chegar a 380 milhões. No Brasil, cerca de 10 milhões de pessoas são portadoras da doença e 500 novos casos surgem a cada dia. O objetivo desta data é chamar a atenção, sobretudo no que diz respeito ao acesso à sua prevenção e tratamento adequados e de qualidade para evitar complicações mais severas, reduzindo o impacto sobre os indivíduos, famílias e custos para os sistemas de saúde e para a sociedade em geral. 

Dia Mundial de Combate ao Diabetes - para marcar a data do nascimento do cientista canadense, Frederick Banting (14/11/1981 – 21/02/1941) que, em parceria com seu colaborador Charles Best, em 1921,  isolam do pâncreas de cães uma substância capaz de eliminar os sintomas do diabetes. O extrato é batizado de insulina.

Em 2007, entrou em vigor, no Brasil, a Lei nº 11.347/2006, que dispõe sobre a distribuição gratuita de medicamentos, e materiais necessários à sua aplicação, para o tratamento de portadores de diabetes, reforçando, assim, a garantia constitucional do Sistema Único de Saúde (SUS) de atendimento universal e equânime.


Neste domingo, 12 de dezembro, o mundo se mobiliza por uma causa: a prevenção do diabetes. O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF) em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), como uma resposta ao crescente número de casos em todo o mundo. Pelo menos 245 milhões de pessoas têm diabetes e um alto percentual vive em países em desenvolvimento. Em 30 anos, este número deve chegar a 380 milhões. No Brasil, cerca de 10 milhões de pessoas são portadoras da doença e 500 novos casos surgem a cada dia.

O objetivo desta data é chamar a atenção, sobretudo no que diz respeito ao acesso à sua prevenção e tratamento adequados e de qualidade para evitar complicações mais severas, reduzindo o impacto sobre os indivíduos, famílias e custos para os sistemas de saúde e para a sociedade em geral.
 
Para se prevenir dessa doença você precisa ter hábitos saudáveis, como praticar exercícios físicos, alimentar-se bem e manter o peso ideal. Fique atento também para os fatores de risco e sintomas do diabetes. Em caso de suspeita, procure uma unidade de saúde.


A Diabetes Mellitus está entre as 5 doenças que mais matam, chegando cada vez mais ao topo da lista. É uma doença metabólica caracterizada pelo aumento anormal de glicose (açucar) no sangue. Embora ainda não haja uma cura definitiva, há vários tratamentos que podem melhorar a qualidade de vida.


Título Conteúdo  Fatores de Risco e Prevenção do Diabetes

- FATORES DE RISCO

• Urbanização crescente
• Idade maior de 45 anos (envelhecimento da população)
• Estilo de vida pouco saudável, como: sedentarismo, dieta inadequada e obesidade
• Sobrepeso (IMC - índice de massa corporal maior ou igual a 25)
• Antecedente familiar
• Hipertensão arterial (maior que 14 por 9)
• Colesterol e/ou triglicerídios maior que o normal
• História de macrossomia ou diabetes gestacional
• Diagnóstico prévio de síndrome de ovários policísticos
• Doença cardiovascular, cerebrovascular ou vascular periférica definida
















- PREVENÇÃO DE RISCOS

• Mudanças de estilo de vida
• Redução de peso (entre 5 a 10% do peso)
• Manutenção do peso perdido
• Aumento da ingestão de fibras
• Restrição de gorduras, especialmente as saturadas
• Aumento de atividade física regular


- PRINCIPAIS SINTOMAS DO DIABETES

• Aumento do volume urinário (acima de 2.500 ml por dia -  observar que é volume, e não frequência)
• Sensação de sede em demasia
• Fome excessiva
• Perda involuntária de peso
• Fadiga
• Fraqueza
• Letargia
• Prurido cutâneo e vulvar
• Inflamação conjunta da glande e prepúcio
• Infecções regulares

Atenção: na maioria dos casos o diabetes é assintomático.



















Título Conteúdo  O Diabetes e suas Consequências

- CONSEQUÊNCIAS DO DIABETES

• A expectativa de vida é reduzida em média 15 anos para o diabetes tipo 1
• A expectativa de vida é reduzida em média 5 a 7 anos para o diabetes tipo 2
• Os adultos com diabetes têm risco 2 a 4 vezes maior de doenças cardiovasculares e acidente vascular cerebral
• É a causa mais comum de amputações de membros inferiores não-traumática
• Cegueira irreversível
• Doença renal crônica
• Em mulheres, partos prematuros e mortalidade materna
Título Conteúdo  O Papel dos Profissionais de Saúde

 















- OS PROFISSIONAIS DA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA DEVEM

 • Informar a população
 • Prevenir doenças
 • Identificar grupos de risco
 • Fazer diagnóstico precoce e abordagem terapêutica
 • Manter o cuidado continuado
 • Educar e preparar portadores e famílias a terem autonomia no autocuidado
 • Monitorar a qualidade do controle
 • Prevenir complicações
 • Gerenciar o cuidado nos diferentes níveis de complexidade

  
PROFESSORA ROSANE SANTOS