Queridos alunos e amigos...


A CRIATIVIDADE É UMA FORÇA QUE DORME DENTRO DA GENTE!


MAS, PODE SER ACORDADA DE VÁRIAS MANEIRAS


PORÉM, MOTIVAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO SÃO OS PRINCIPAIS INSTRUMENTOS PARA ESSE "ACORDAR"!

SEJAM BEM VINDOS!


PROFESSORA ROSANE SANTOS

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

AULA PRÁTICA - ESTRAGANDO O MINGAU - 2O. ANO - EM - BIOLOGIA - PROF. ROSANE SANTOS

 COLÉGIO DE APLICAÇÃO DE RESENDEEXPERIMENTO - Estragando o mingau - 28/02/11
2O. ANO - ENSINO MÉDIO














Objetivo
Perceber a necessidade de guardar bem os alimentos para que eles não se contaminem.
Material
• 5 copinhos de café numerados
• 1 saco plástico ou filme plástico
• 2 colheres de amido de milho ou outro tipo de farinha
• 1 colher de óleo
• 1 colher de sopa
• 1 panela pequena
• 1 copo de vidro
• 1 colher de vinagre
• água

                                                                                          Procedimento
Prepare o mingau com o amido de milho e um copo de água.
Misture bem e leve ao fogo até engrossar.
Coloque o mingau ainda quente até a metade dos copinhos.
Deixe o copo 1 aberto, em cima da pia do laboratório.
Cubra o 2 com o filme plástico, vede-o, e deixe-o também sobre a pia.
O 3 é completado com óleo e o 4, com vinagre.
O 5 é colocado na geladeira, sem cobertura.
Observe em qual mingau apareceram as primeiras alterações.
Depois de uma semana, descrever a aparência de cada copo e fazer desenhos coloridos, seguindo o que viram nos copinhos.








 
RESULTADO

Explicação

                A temperatura alta, usada no cozimento do mingau, matou os microrganismos. Já o calor que ultrapassa 30º C deixa o ambiente propício a proliferação de micróbios, que se depositam no mingau deixando ao ar livre.

LEMBRE-SE...
não pode haver bom resultado onde a dedicação não acompanha a execução.



BEIJINHOS...
PROFESSORA ROSANE SANTOS

AULA PRÁTICA - CULTIVANDO BACTÉRIAS - 2O. ANO - EM - BIOLOGIA - PROF. ROSANE SANTOS

 COLÉGIO DE APLICAÇÃO DE RESENDE
EXPERIMENTO 1 - Cultivando bactérias - 28/02/2011
2O. ANO - ENSINO MÉDIO

Objetivo
Mostrar a existência de micróbios e como eles contaminam o meio de cultura.

Material (para o meio de cultura)
• 1 pacote de gelatina incolor
• 1 xícara de caldo de carne
• 1 copo de água

Dissolver a gelatina incolor na água, conforme instruções do pacote. Misturar ao caldo de carne







Material (para a experiência)

• Duas placas de petri (ou duas tampas de margarina ou dois potinhos rasos), com o meio de cultura cobrindo o fundo ;
• Cotonetes
• Filme plástico
• Etiquetas adesivas
• Caneta
Procedimento
             
                  Passar o cotonete no chão ou entre os dentes, ou ainda entre os dedos dos pés (de preferência depois de eles ficarem por um bom tempo fechados dentro dos tênis).
Você poderá optar por: usar um dedo sujo ou uma nota de 1 real.
O cotonete é esfregado levemente sobre o meio de cultura para contaminá-lo. Tampar as placas de petri. Marque nas etiquetas adesivas que tipo de contaminação foi feita.
Depois de três dias, observe as alterações.


Explicação
Ao encontrar um ambiente capaz de fornecer nutrientes e condições para o desenvolvimento, os microrganismos se instalam e aparecem.
Esse ambiente pode ser alimentos mal-embalados ou guardados em local inadequado. O mesmo acontece com o nosso organismo sem as medidas básicas de higiene, ele torna-se excelente anfitrião para bactérias e fungos.

LEMBRE-SE...
não pode haver bom resultado onde a dedicação não acompanha a execução.


ATENÇÃO
NÃO ESQUEÇAM DO JALECO PARA PRÓXIMA PRÁTICA!

BEIJINHOS...

PROFESSORA ROSANE SANTOS

sábado, 26 de fevereiro de 2011

AULA PRÁTICA - PRODUÇÃO DE SAIS DE BANHO - 9O. ANO - EF

COLÉGIO DE APLICAÇÃO DE RESENDE
9O. ANO - ENSINO FUNDAMENTAL

SAIS DE BANHO

Os sais de banho foram projetados para ser adicionados ao banho, cujo objetivo era melhorar a experiência de banhar-se, ou para servir como um veículo para agentes cosméticos. Os sais de banho foram desenvolvidos para imitar as propriedades de banhos minerais naturais.

Tais sais incluem:

Efeitos de sais de banho

O Sulfato de Magnésio ou Sal de Epsom é o sal de banho mais-estudado e tem muitos efeitos nos músculos e no sistema nervoso.

Os sais mudam o contrapeso osmótico da água de modo que menos água seja absorvida pela pele através de osmose. Isto reduz “podar” ou “enrugar” o efeito da exposição prolongada de pele à água fresca. O sulfato de magnésio foi mostrado para ser absorvido através da pele e o magnésio tem um efeito antiinflamatório.

Os óleos e substâncias aromáticas permanecem em cena, mas é com os sais de banho que o ser humano explora suas sensações neste momento de higiene que se transformou em minutos de prazer.

É claro que hoje em dia é muito mais difícil procurar ervas para enriquecer o banho. Para facilitar essa tarefa, o homem moderno criou a comercialização em larga escala dos sais de banho. Hoje, com a busca do consumidor por bem-estar, esses produtos ganham espaço no mercado cosmético. Adicionados à água, os sais de banho podem provocar sensações de relaxamento, energização, alívio de tensões e excitação.

 As concentrações muito elevadas dos sais na água são usadas na terapia da flutuação.

SAIS DE BANHO 

MATERIAL:
- dois terços de uma xícara de sal marinho
- um terço de uma xícara de sais de sulfato de magnésio
- uma colher de chá de glicerina
- 3 gotas do óleo essencial de sua preferência

Pode-se juntar até três tipos diferentes de óleos, como lavanda, gerânio e alecrim.
O gerânio é tonificante e tira a oleosidade excessiva da pele. O alecrim é dermopurificante).

PARABÉNS 9O. ANO!
NOTA 10 PARA A REALIZAÇÃO DA PRÁTICA.
CONTINUEM A TER COMPROMISSO COM OS ESTUDOS.
E NÃO ESQUEÇAM DE TRAZER SEMPRE O JALECO...

LEMBRE-SE...
não pode haver bom resultado onde a dedicação não acompanha a execução.

BEIJINHOS...

PROFESSORA ROSANE SANTOS

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

O QUE É SER CIENTISTA?


Na Noite dos Investigadores de 2010 o público foi desafiado a dizer...

O que é ser Cientista?

Fig. 1 - Charles Robert Darwin, 1809-1882.

Fig.2 - Louis Pasteur, 1822-1895.

Mural - Categoria 1: Crianças até 10 anos
“Ser cientista é descobrir as coisas que não sabemos o significado e saber porquê”
“Ser cientista é descobrir coisas raras e fazer experiências”
“Acho que deve ser divertido descobrir o que está debaixo dos nossos pés”

Fig.3 - Marie Curie, 1867-1934.

Mural - Categoria 2: Jovens dos 10 aos 18 anos
“É uma profissão normal!”
“É uma busca incessante de entender a ordem natural da matéria e da vida. É ser capaz de descrever o universo por leis da harmonia matemática”
“Ser cientista é viver numa busca incansável do porquê e do como de tudo ao seu redor!”
“É ser um descobridor e assegurar a sobrevivência”
“Ser cientista é procurar explicações para tudo, “nunca” descansar pois nada é fixo”
“Ser cientista é desvendar o mundo para ajudar as pessoas”
“Ser cientista é descobrir, inovar, evoluir…”
“Ser cientista é assegurar a sobrevivência da raça humana”
“Ser cientista envolve muito trabalho e esforço, tanto a nível social como pessoal, isto é, implica abdicar de “uma vida” com o intuito de beneficiar a Humanidade”
“Ser cientista é descobrir, criar e inovar. É inventar, mudar e construir”

Fig.4 - Albert Einstein, 1879-1955.

Mural - Categoria 3: Adultos, a partir dos 18 anos

“Ser cientista é ser fã da descoberta, da curiosidade, do assombro e da magia”
“Ser cientista é ir mais além”
“… é procurar para encontrar”
“… é descobrir o futuro, melhorar o ambiente, a qualidade de vida e a saúde. Ser cientista é cientificar”
“Ser cientista é ver coisas onde elas parecem não estar à primeira vista”
“Ser cientista é acreditar para depois ver”
“Ser cientista é procurar, observar, reflectir, pensar, é querer saber, ser paciente, explorar a natureza e usar a mente”
“… é tornar verdade o desconhecido”
“Ser cientista é… ser estudante até morrer”
“Ser cientista é… estudar novas formas de nos adaptarmos e compreendermos a realidade”



Fig.5 - Steven Hawking, 1942

FIQUE LIGADO!

PROFESSORA ROSANE SANTOS