Queridos alunos e amigos...


A CRIATIVIDADE É UMA FORÇA QUE DORME DENTRO DA GENTE!


MAS, PODE SER ACORDADA DE VÁRIAS MANEIRAS


PORÉM, MOTIVAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO SÃO OS PRINCIPAIS INSTRUMENTOS PARA ESSE "ACORDAR"!

SEJAM BEM VINDOS!


PROFESSORA ROSANE SANTOS

domingo, 30 de janeiro de 2011

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

MENSAGEM ESPECIAL - 8o. / 9o. ANOS - EF + 1o. / 2o. 3o. ANOS - EM

O novo

O novo incomoda.
Por quê?
Porque desafia.
Mas, queiram ou não, o novo sempre vem.
E para nossa felicidade, o novo geralmente vence.
A máquina do mundo gira melhor.


Novos projetos deixam as tristezas numa agenda que não se abre mais.
Novos passos exigem de nós coragem.
O novo é belo porque nos muda.
Leva-nos a novas estações.
O novo nos torna pessoas melhores porque nos torna novas pessoas.
O novo é lindo, assim como os sonhos!
O novo não envelhece.

Pense nisso!
Professora Rosane Santos

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

2011 - ANO INTERNACIONAL DAS FLORESTAS - 8º. / 9º. ANOS – EF + 1º. / 2º. / 3º. ANOS - EM

Ano Internacional das Florestas

 O ano de 2011 foi escolhido pela ONU para ser o Ano Internacional das Florestas.  O objetivo é sensibilizar a sociedade mundial para a importância da preservação das florestas como forma de garantir a vida no planeta.
Segundo dados do PNUMA, publicados no site Planeta Sustentável, as florestas representam 31% da cobertura terrestre do planeta, servindo de abrigo para 300 milhões de pessoas de todo o mundo e, ainda, garantindo, de forma direta, a sobrevivência de 1,6 bilhões de seres humanos e 80% da biodiversidade terrestre.
Durante a COP-16, no final do ano passado, foram aprofundadas as discussões sobre o REDD, mecanismo que fomenta a redução de emissões por desmatamento e degradação, garantindo assim novas formas de proteção e preservação florestal.
Para celebrar o Ano Internacional das Florestas, a ONU realizará eventos em parceria com diversos países durante todo o ano de 2011. Entre os eventos já programados, está o International Forest Film Festival, que será realizado em fevereiro, na cidade de Nova Iorque. Outras ações poderão ser acompanhadas no site oficial da iniciativa.

No Brasil, o Ano Internacional das Florestas poderá ser comemorado com a aprovação do novo Código Florestal e do Projeto de Lei Complementar nº 01/2010, que regulamenta o artigo 23 da Constituição.
O projeto do novo Código Florestal prevê redução das áreas de preservação permanente (APPs), como matas ciliares e topos de morro, e as reservas legais (RLs), que são partes de propriedades privadas que não podem ser desmatadas.
Atualmente, as APPs nas margens de rios são de 30 metros; no novo Código seriam reduzidas para 15 metros.  O projeto também propõe a isenção de reserva legal para a agricultura familiar e o desconto de até quatro módulos fiscais para o cálculo da reserva em médias e grandes propriedades.
Já o Projeto de Lei Complementar nº 01/2010, com texto original do deputado Sarney Filho (PV-MA), mas com fortes modificações da bancada governista e ruralista, retira do IBAMA seu poder de fiscalização. Segundo emenda acrescentada no projeto, a fiscalização ambiental só poderá ser feita pela esfera licenciadora. Desta forma, somente o Estado poderá multar quem desmatar ilegalmente ou legalmente.
Vamos torcer e lutar para que estes “eventos” não sejam realmente realizados aqui no Brasil. Seria uma derrota tanto para o país, quanto para o mundo se a legislação ambiental brasileira fosse exterminada desta forma, ainda mais sendo este o Ano Internacional das Florestas. Discussões e celebrações são sempre bem-vindas, mas objetivando a sensibilização e a preservação, nunca a destruição.

FIQUE LIGADO!

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

365 DIAS DE QUÍMICA - 8º. / 9º. ANOS – EF + 1º. / 2º. / 3º. ANOS - EM

365 dias de Química
Seguindo a mesma linha do Calendário do Ano Internacional da Química, a Sociedade Brasileira de Química lançou 365 Dias de Química, um site no qual a cada dia de 2011 será possível acessar informações acerca de um assunto sobre a Química no cotidiano e o cotidiano da Química.
FIQUE LIGADO!

2011 - ANO INTERNACIONAL DAS FLORESTAS E DA QUÍMICA - 8º. / 9º. ANOS – EF + 1º. / 2º. / 3º. ANOS - EM

2011 será o Ano Internacional das Florestas e da Química (resoluções da UNESCOs 61 e 63, respectivamente).
Urge voltar as atenções internacionais na importância ambiental e econômica das florestas e, paralelamente, reconhecer a “química como ciência indispensável para a sustentabilidade de todos os processos vitais da actualidade” tendo em vista valorizar o seu contributo na procura de soluções para os desafios globais.
A Química é fundamental para a compreensão da humanidade e sua acção sobre o nosso planeta e o cosmos. Durante o AIQ, a comunidade científica distinguirá o papel essencial da química no desenvolvimento do conhecimento humano, visando ainda incrementar o interesse dos jovens pela Química.

           Não esqueçam que teremos muito trabalho!
                               Rosane Santos


PRIMEIROS SOCORROS EM LABORATÓRIO - 8º. / 9º. ANOS – EF + 1º. / 2º. / 3º. ANOS - EM

 
COLÉGIO DE APLICAÇÃO DE RESENDE
·       Se qualquer substância cair na PELE, remover o excesso com papel toalha e lavar o local com bastante água. 
·       CORTES OU FERIMENTOS LEVES devem ser lavados com água e sabão, e em caso de sangramento, estancá-lo.

·       QUEIMADURAS
1-Provocadas por calor devem ser lavadas e cobertas com vaselina;
2-Provocadas por ácido devem ser retirado o excesso do ácido com papel toalha, em seguida lavar com bastante água e com solução saturada de bicarbonato de sódio;
3-Provocadas por bases devem ser retirado o excesso da base com papel toalha, em seguida lavar com água e solução de ácido bórico;
4-Provocadas por álcoois devem ser lavadas com água e com ácido acético 1%;
5-Provocadas por fenóis devem ser lavadas com etanol.

·       INTOXICAÇÕES: procurar local com ar puro para respirar. Nas intoxicações com ácidos beber leite de magnésia ou solução de bicarbonato de sódio.

·       Se os OLHOS forem atingidos por qualquer substância, lavá-los com bastante água.

·      Se derramar ácido ou base na ROUPA, lavar imediatamente no chuveiro de emergência a parte afetada.

·       FOGO
1-Sobre bancadas: deve ser controlado com areia ou extintor de incêndio;
2-Sobre roupas: deve ser abafado com panos grandes (de preferência molhados).


FIQUE ATENTO E Lembre-se...
não pode haver bom resultado onde a dedicação não acompanha a execução.

NORMAS PARA UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO - 8º. / 9º. ANOS – EF + 1º. / 2º. / 3º. ANOS - EM

 COLÉGIO DE APLICAÇÃO DE RESENDE

O cumprimento das principais normas de trabalho se faz necessário para minimizar a probabilidade de erros, que induzem quase inevitavelmente a graves falhas. Segue abaixo uma compilação dessas normas.

·    É obrigatório o uso do jaleco (preferencialmente longo e de manga longa) durante as aulas práticas.
·       Não é permitido o uso de calçados abertos, bermudas ou saias no laboratório.
·       Não é permitido comer ou beber no laboratório.
·       Não deixar livros, pastas, roupas etc. sobre as bancadas.
·       Procure harmonizar-se durante as aulas práticas, mantendo-se nos limites da bancada e com o menor índice de barulho possível. Evite conversas paralelas e desnecessárias.
·       Ao lidar com vidraria proceda com cuidado para evitar quebras e cortes perigosos.
·       A limpeza da vidraria deverá ser feita imediatamente após seu uso.
·     Não introduzir pipetas ou conta-gotas nos frascos de reagentes. Retire para um béquer a quantidade desejada para evitar contaminação.
·     Não recolocar, nos frascos de origem, substâncias deles retiradas, que sobraram ou foram recuperadas.
·     Conservar os frascos sempre fechados.
·     Consultar o professor antes de descartar qualquer material na pia.
·     Não jogar na pia papel de filtro ou outra substância sólida. Use a lixeira.
·     Substâncias inflamáveis só podem ser manuseadas em local distante da chama.
·     Não cheirar um reagente diretamente. Os vapores devem ser abanados em direção ao nariz, minimizando a quantidade inalada.
·     Nunca provar o sabor das substâncias.
·     Nunca despejar água num ácido, mas sim o ácido sobre a água. Além disso, o ácido dever ser adicionado lentamente, com agitação constante.
·     Não se deve aquecer bruscamente nenhum sólido ou líquido.
·     Comunicar imediatamente ao professor qualquer acidente ocorrido.
·     Lembrar que a atenção adequada ao trabalho evita a grande maioria dos acidentes. É muito importante executar uma atividade com segurança e consciência.

 
FIQUE ATENTO E Lembre-se...
não pode haver bom resultado onde a dedicação não acompanha a execução.

QUÍMICA - CIÊNCIA EXPERIMENTAL - 8º. / 9º. ANOS – EF + 1º. / 2º. / 3º. ANOS - EM


COLÉGIO DE APLICAÇÃO DE RESENDE

A química é uma ciência experimental e se ocupa especialmente das transformações das substâncias, de sua composição e das relações entre estrutura e composição.

Com objetivo proporcionar ao aluno a oportunidade para trabalhar com autonomia e segurança em um laboratório de química, procura-se não apenas desenvolver a habilidade no manuseio de reagentes e aparelhagens, mas também criar condições para uma avaliação crítica dos experimentos realizados. Estes se encontram diretamente ligados aos tópicos discutidos nas aulas teóricas, propiciando-se assim a sedimentação do conhecimento.

Os princípios fundamentais nos quais a química se apóia são baseados em fatos experimentais. Portanto, as experiências deverão ser executadas com cuidado para que suas conclusões sejam realmente consideradas exatas.

A capacidade de observação, a imaginação, o cuidado na montagem dos aparelhos e outros fatores, desempenham um papel muito importante para o bom desenvolvimento de seus trabalhos experimentais.

Para o bom andamento das atividades práticas, será necessário o conhecimento prévio das normas de utilização e de segurança do laboratório de química.

FIQUE ATENTO E Lembre-se...
não pode haver bom resultado onde a dedicação
não acompanha a execução.